Total de visualizações de página

segunda-feira, 2 de março de 2015

SERMÃO BASEADO EM MARCOS 5.15-20

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: MARCOS 5.15-20
[15] Chegando-se a Jesus, viram o endemoninhado, o que tivera a legião, sentado, vestido, e em perfeito juízo; e temeram. [16] E os que tinham visto aquilo contaram-lhes como havia acontecido ao endemoninhado, e acerca dos porcos. [17] Então começaram a rogar-lhe que se retirasse dos seus termos. [18] E, entrando ele no barco, rogava-lhe o que fora endemoninhado que o deixasse estar com ele. [19] Jesus, porém, não lho permitiu, mas disse-lhe: Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes o quanto o Senhor te fez, e como teve misericórdia de ti. [20] Ele se retirou, pois, e começou a publicar em Decápolis tudo quanto lhe fizera Jesus; e todos se admiravam.

INTRODUÇÃO
          Sempre é feita uma distinção entre tipos, classes ou modelos contrários que se opõem naturalmente, como por exemplo: Rico e pobre; patrão e empregado; Situação e posição; crente e incrédulo; etc. Todos nós fazemos parte de alguma coisa que exclui a outra naturalmente. Nesta passagem Marcos narra a continuação da história do geraseno que foi liberto de uma legião de demônios, continua observando as reações do gerasenos e do ex-possesso, veremos isto baseado no tema abaixo.
                                              
TEMA: DOIS TIPOS DE PESSOAS QUE EXISTEM NA TERRA

1.     HÁ UM TIPO DE PESSOA QUE DESAGRADA A DEUS. V.15-17

1.1     Permanecem distante de Deus, mesmo vendo o agir poderoso de Deus. V.15-16
[15] Chegando-se a Jesus, viram o endemoninhado, o que tivera a legião, sentado, vestido, e em perfeito juízo; e temeram. [16] E os que tinham visto aquilo contaram-lhes como havia acontecido ao endemoninhado, e acerca dos porcos”.

1.2     Não almeja a presença de Cristo em sua vida. V.17
“Então começaram a rogar-lhe que se retirasse dos seus termos”.

2.     HÁ UM TIPO DE PESSOA QUE AGRADA A DEUS. V.18-20

2.1     Este tipo de pessoa deseja está próximo de Jesus. V.18
“E, entrando ele no barco, rogava-lhe o que fora endemoninhado que o deixasse estar com ele”.

2.2     Este tipo de pessoa recebe a incumbência de Cristo para anunciar o evangelho. V.19
“Jesus, porém, não lho permitiu, mas disse-lhe: Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes o quanto o Senhor te fez, e como teve misericórdia de ti”.

2.3     Este tipo de pessoa atende de prontidão a ordem de Cristo. V.20
“Ele se retirou, pois, e começou a publicar em Decápolis tudo quanto lhe fizera Jesus; e todos se admiravam”.

3.     HÁ UMA ESCOLHA QUE CADA UM PRECISA FAZER: AGRADAR OU DESAGRADAR A DEUS. V.20b
“[...] começou a publicar em Decápolis tudo quanto lhe fizera Jesus[...]”

3.1     Não é possível servir a dois senhores. Mt 6.24
“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas”.

3.2     Não é possível viver com dois pensamentos. I Rs 18.21
“E Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; mas se Baal, segui-o. O povo, porém, não lhe respondeu nada”.

3.3     Não é possível amar a Deus e ao mundo. Jo 17.14; I Jo 2.15
Eu lhes dei a tua palavra; e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.
“Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele”.

CONCLUSÃO
          Esta mensagem teve o objetivo de apresentar, por meio da atitude dos gerasenos e do ex-endemoninhado, dois tipos de pessoas que estão presentes em todas as partes da terra. Verificou-se que existem pessoas que desagradam a Deus com as suas vidas; também que existem outras que agradam a Deus e; que é exigido uma escolha de cada pessoa, que é, agradar ou desagradar a Deus. A qual tipo de pessoa você pertence? Se ainda está na duvida, o que é recomendável é que escolha estar perto de Jesus. Faça isto agora e terás a presença de Cristo constantemente contigo. Que Deus te abençoe, te guarde e te dê a sua paz, em Nome de Jesus! Amém!

Autor: Veronilton Paz da Silva (Presbítero, Missionário e Teólogo)   

Nenhum comentário:

Postar um comentário