Total de visualizações de página

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

SERMÃO BASEADO EM MARCOS 4.26-29

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: MARCOS 4.26-29
“[26] Disse também: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse semente à terra, [27] e dormisse e se levantasse de noite e de dia, e a semente brotasse e crescesse, sem ele saber como. [28] A terra por si mesma produz fruto, primeiro a erva, depois a espiga, e por último o grão cheio na espiga. [29] Mas assim que o fruto amadurecer, logo lhe mete a foice, porque é chegada a ceifa.

INTRODUÇÃO
          O ciclo de vida de uma planta é semente semeada, nascimento, crescimento, frutificação e morte, no reino de Deus é diferente, pois as pessoas são semeadas, nascem, crescem, frutificam e depois vivem eternamente. O evangelista Marcos segundo CHEUNG (2003) nesta passagem traz uma continuação da parábola do semeador, esta semente seria a Palavra de Deus que faz com que o cristão tenha uma vida autentica. Esta mensagem irá sobre trabalhar algumas questões sobre a vida cristã nesta parábola baseado no tema abaixo.

TEMA: A TRAJÉTORIA DA VIDA CRISTÃ

1.     COMEÇA COM O NOVO NASCIMENTO. V.26-27

1.1   O novo nascimento é uma obra de Deus. V.26
“Disse também: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse semente à terra”.

1.2   O novo nascimento traz para o homem uma nova vida. V.27
“E dormisse e se levantasse de noite e de dia, e a semente brotasse e crescesse, sem ele saber como”.

2.     PROSSEGUE COM UMA VIDA DE SANTIDADE. V.28
“A terra por si mesma produz fruto, primeiro a erva, depois a espiga, e por último o grão cheio na espiga”.

2.1   Ser santo é ter uma vida espiritual produtiva. Rm 6.22
“Mas agora, libertos do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna”.

2.2   Ser santo é buscar se parecido com o Senhor. I Pe 1.13-15
“[13] Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos oferece na revelação de Jesus Cristo. [14] Como filhos obedientes, não vos conformeis às concupiscências que antes tínheis na vossa ignorância; [15] mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento”.

2.3   Ser santo é apresentar Cristo ao mundo com o viver. I Pe 2.12
“Tendo o vosso procedimento correto entre os gentios, para que naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, observando as vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação”.

3.     CONCLUI-SE NAS GLORIOSAS MORADAS CELESTIAIS. V.29
”Mas assim que o fruto amadurecer, logo lhe mete a foice, porque é chegada a ceifa”.

3.1   Cristo intercede constantemente por quem Nele crê no céu. Rm 8.34
“Quem os condenará? Cristo Jesus é quem morreu, ou antes quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós”.

3.2   Cristo preparou um lugar para quem Nele crê no céu. Jo 14.1-3
“[1] Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. [2] Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. [3] E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.

3.3   Cristo confessa o nome de quem crê Nele no céu. Mt 10.32-33
“[32] Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. [33] Mas qualquer que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus.

CONCLUSÃO
          Esta mensagem trouxe algumas lições sobre a trajetória da vida cristã. Foi examinado que a vida cristã inicia com o novo nascimento, continua com uma vida de santidade e, termina nas moradas celestiais. Ou seja, alguém que nasce de novo deve viver vida santa e só aqueles que vivem com o Senhor é que irão morar no céu. Você já nasceu de novo? Vive vida santa? Tem certeza que vai morar no céu? Se ainda está em duvida pode hoje ter um encontro com Cristo.


Autor: Veronilton Paz da Silva (Presbítero, Missionário e Teólogo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário