Total de visualizações de página

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

SERMÃO BASEADO EM MARCOS 4.21-25

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: MARCOS 4.21-25
[21] Disse-lhes mais: Vem porventura a candeia para se meter debaixo do alqueire, ou debaixo da cama? não é antes para se colocar no velador? [22] Porque nada está encoberto senão para ser manifesto; e nada foi escondido senão para vir à luz. [23] Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça. [24] Também lhes disse: Atendei ao que ouvis. Com a medida com que medis vos medirão a vós, e ainda se vos acrescentará. [25] Pois ao que tem, ser-lhe-á dado; e ao que não tem, até aquilo que tem ser-lhe-á tirado.

INTRODUÇÃO:
         Marcos continua ensinando sobre vários aspectos da vida cristã e como vivê-la, ficamos perguntando sobre a realidade da vida cristã e perguntamos: Será que estamos sendo cristãos reais ou apenas ouvintes, estamos em uma igreja ou somos igreja de Cristo? Gostaria de falar sobre alguns aspectos da vida cristã, faremos isso baseados no tema que será exposto a seguir.

TEMA: COMO DEVE VIVER ALGUÉM QUE PERTENCE A CRISTO?

1.    SENDO UMA LUZ PARA O MUNDO EM TREVAS. V.21-22
“[21] Disse-lhes mais: Vem porventura a candeia para se meter debaixo do alqueire, ou debaixo da cama? não é antes para se colocar no velador? [22] Porque nada está encoberto senão para ser manifesto; e nada foi escondido senão para vir à luz”.

1.1 A igreja de Cristo é chamada de candeeiros de ouro, ou seja, deve iluminar ou testemunhar para as pessoas sobre Cristo. Ap 1.20
“Eis o mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete candeeiros de ouro: as estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas”.

1.2 A igreja de Cristo não pode se acovardar, pois recebeu Espírito de poder e não de covardia, assim deve testemunhar. II Tm 1.7
“Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação”.

2.    DANDO OUVIDOS A PALAVRA DE DEUS. V.23-24a
“[23] Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça. [24] Também lhes disse: Atendei ao que ouvis [...]”

2.1 O cristão não deve ser apenas ouvinte, mas operoso praticante. Tg 1.22

2.2 O cristão deve seguir a Palavra de Deus e não tradições religiosas. Mt 15.3

3.    TRABALHANDO PARA O REINO DE DEUS. V.24b-25
“[...] Com a medida com que medis vos medirão a vós, e ainda se vos acrescentará. [25] Pois ao que tem, ser-lhe-á dado; e ao que não tem, até aquilo que tem ser-lhe-á tirado”.

3.1 Trabalhamos para o reino de Deus servindo, prestando culto ou adorando a Ele. Mt 4.10
”Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás (darás culto em outras versões)”.

3.2 Trabalhamos para o reino de Deus orando a Ele. Ef 6.18-19
“[18] com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos, [19] e por mim, para que me seja dada a palavra, no abrir da minha boca, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho”.

3.3 Trabalhando para o reino de Deus falando de Jesus para as pessoas. Mt 28.18; Mc 16.15
“[19] Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; [20] ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”
”E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura”.

CONCLUSÃO:

          Esta mensagem tem um objetivo de tratar sobre coisas da vida cristã e foram trabalhados que alguém que pertence a Cristo deve: Ser luz para o mundo em trevas; dar ouvidos a Palavra de Deus e; trabalhar para o reino de Deus. Fica a pergunta: Vivemos de fato como alguém que conhece a Palavra de Deus e pertence a Cristo? Se há alguém que reconhece que não está vivendo de modo digno do evangelho, o Senhor está disposto a perdoar e lhe dá uma nova chance. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário