Total de visualizações de página

sábado, 8 de novembro de 2014

SERMÃO EM GN 7.1-16

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: GÊNESIS 7.1-16
[1] Depois disse o Senhor a Noé: Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração. [2] De todos os animais limpos levarás contigo sete e sete, o macho e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois, o macho e sua fêmea; [3] também das aves do céu sete e sete, macho e fêmea, para se conservar em vida sua espécie sobre a face de toda a terra. [4] Porque, passados ainda sete dias, farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites, e exterminarei da face da terra todas as criaturas que fiz. [5] E Noé fez segundo tudo o que o Senhor lhe ordenara. [6] Tinha Noé seiscentos anos de idade, quando o dilúvio veio sobre a terra. [7] Noé entrou na arca com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos, por causa das águas do dilúvio. [8] Dos animais limpos e dos que não são limpos, das aves, e de todo réptil sobre a terra, [9] entraram dois a dois para junto de Noé na arca, macho e fêmea, como Deus ordenara a Noé. [10] Passados os sete dias, vieram sobre a terra as águas do dilúvio. [11] No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, romperam-se todas as fontes do grande abismo, e as janelas do céu se abriram, [12]  e caiu chuva sobre a terra quarenta dias e quarenta noites. [13] Nesse mesmo dia entrou Noé na arca, e juntamente com ele seus filhos Sem, Cão e Jafé, como também sua mulher e as três mulheres de seus filhos, [14] e com eles todo animal segundo a sua espécie, todo o gado segundo a sua espécie, todo réptil que se arrasta sobre a terra segundo a sua espécie e toda ave segundo a sua espécie, pássaros de toda qualidade. [15] Entraram para junto de Noé na arca, dois a dois de toda a carne em que havia espírito de vida. [16] E os que entraram eram macho e fêmea de toda a carne, como Deus lhe tinha ordenado; e o Senhor o fechou dentro.

ATENTAR PARA V.1a
“Depois disse o Senhor a Noé: Entra na arca, tu e toda a tua casa [...]”

INTRODUÇÃO:
         A palavra casa vem da palavra grega “oikos ou Ékos” e significa família, lar ou habitat Natural. A tradução da septuaginta (tradução do Velho Testamento da língua hebraica para a grega em 150 a.C. por 72 rabinos tradutores em Alexandria no Egito) concedeu este significado de casa como família, no Novo Testamento, que foi escrito em grego koinê, esta palavra também adquiriu este significado de família (At 16.31), na vulgata latina (tradução da Bíblia do grego para o latim por S. Jerônimo Savanarola, no séc. V) também traz no latim a idéia de casa como família, lar ou habitat natural.
          O Genesis foi escrito por Moisés que todas as ciências do Egito, ele narra a história da criação (1-2), em especial narra a formação do homem e da mulher (Gn 1-26-2.25); após traz a maior catástrofe da humanidade, que é o pecado entrando na raça humana (3.1-24), mas neste capitulo tenebroso ele dá esperança de salvação para o homem (Gn 3.15) e a sua justiça contra o mal (4.1-11.32), a partir do capitulo 12 fala sobre o recomeço com o chamado de Abraão e que se estende a todas as famílias da terra (Gn 12.3). No capitulo 7 ele traz um dos primeiros julgamentos de Deus sobre o pecado, que foi o dilúvio, no qual Deus depois de alertar durante 120 nos por meio de Noé e as pessoas achavam que Noé estava com brincadeira. Algo que eu gostaria de chamar a atenção aqui é o valor que Deus dá a família, pois Ele não disse a Noé que ele entrasse na arca sozinho, mas disse: “Entra na arca, tu e toda a tua casa [...]”. A família não é uma ideia humana, mas um plano de Deus para o ser humano, e será trabalhado sobre isto baseado no tema abaixo.

TEMA: FAMILIA, UM PROJETO DE DEUS.

1.  COMO É SUA COMPOSIÇÃO?

1.1  A família é composta por uma figura paterna: Pai. Mt 15.4
“Pois Deus ordenou: Honra a teu pai e a tua mãe; e, Quem maldisser a seu pai ou a sua mãe, certamente morrerá”

1.2  A família é composta por uma figura materna: Mãe. Mt 19.5
“E que ordenou: Por isso deixará o homem pai e mãe, e unir-se-á a sua mulher; e serão os dois uma só carne?”

1.3  A família é composta por uma (s) figura (s) gerada (s): Filhos. Sl 128.3
“A tua mulher será como a videira frutífera, no interior da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira, ao redor da tua mesa”.

1.4   A família precisa ter um quarto componente: Jesus Cristo. At 16.30-31
“[30] e, tirando-os para fora, disse: Senhores, que me é necessário fazer para me salvar? [31] Responderam eles: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.

2.    O PAPEL QUE ELA DESEMPENHA?

2.1  A família tem um papel educador e discipulador. Dt 6-4-7
“[4] Ouve, ó Israel; o Senhor nosso Deus é o único Senhor.[5] Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. [6] E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; [7] e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te.

2.2  A família tem um papel social. Gn 2.18
“Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea”.

2.3  A família tem um papel missionário. Gn 12.2-3
[2] Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, sê  uma bênção.[3] Abençoarei aos que te abençoarem, e amaldiçoarei àquele que te amaldiçoar; e em ti serão benditas todas as famílias da terra”.

3.    QUAL A RAZÃO DA SUA EXISTENCIA?

3.1  A família existe para a glória de Deus. Sl 96.7; I Co 10.31
“Tributai ao Senhor, ó famílias dos povos, tributai ao Senhor glória e força”
“Portanto, quer comais quer bebais, ou façais, qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus”

3.2  A família existe para o serviço cristão. Js 24.15
“Mas, se vos parece mal o servirdes ao Senhor, escolhei hoje a quem haveis de servir; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do Rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor”.

3.3  A família existe para a comunhão mútua. Ef 4.16
do qual o corpo inteiro bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, efetua o seu crescimento para edificação de si mesmo em amor.

CONCLUSÃO:
           Nesta mensagem baseada em Gênesis 7.1 vimos que a família é um projeto de Deus. Trabalhamos sobre a composição da família que é formada por pai, mãe e filho (s); ainda vimos um pouco sobre o papel da família que é um papel educador e discipulador, social e missionário; por fim trabalhamos sobre a razão da existência da família que é glorificar a Deus, servir ao Senhor e aos outros e, ter comunhão mutua. Como estamos vivendo nossa vida familiar? Esforçamo-nos para cuidar da nossa família? Que possamos viver a vida familiar em compreensão mutua e ajudando uns aos outros a crescerem em Cristo. Amém!


Autor: Veronilton Paz da Silva (Presbítero, Missionário e Teólogo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário