Total de visualizações de página

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

SERMÃO BASEADO EM MARCOS 3.31-35

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam


TEXTO: MARCOS 3.31-35

[31] Chegaram então sua mãe e seus irmãos e, ficando da parte de fora, mandaram chamá-lo. [32] E a multidão estava sentada ao redor dele, e disseram-lhe: Eis que tua mãe e teus irmãos estão lá fora e te procuram. [33] Respondeu-lhes Jesus, dizendo: Quem é minha mãe e meus irmãos! [34] E olhando em redor para os que estavam sentados à roda de si, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos! [35] Pois aquele que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe.  

INTRODUÇÃO:
          A família é uma das coisas mais importantes da nossa vida, mas nesta passagem fala sobre uma outra família que torna-se mais importante do que a carnal, isto não quer dizer que a carnal não seja importante, a família espiritual é mais importante porque todos seguem um mesmo Deus e vão morar em um mesmo lugar. Marcos narra a chegada da mãe e seus irmãos e como Ele responde a esta chegada, delimitando que no reino de Deus o espiritual sobrepõe sobre o carnal, vamos examinar algumas verdades sobre a família espiritual de Cristo, faremos isto baseado no tema abaixo.

TEMA: VERDADES SOBRE A FAMÍLIA ESPIRITUAL DE CRISTO


1.    ESTÁ SEMPRE JUNTO DELE. V.32
“E a multidão estava sentada ao redor dele, e disseram-lhe: Eis que tua mãe e teus irmãos estão lá fora e te procuram”.
        
1.1 Jesus morreu para unir os filhos de Deus em um corpo (igreja). Jo 11.49-52
[49] E Caifás, um deles que era sumo sacerdote naquele ano, lhes disse: Vós nada sabeis, [50] Nem considerais que nos convém que um homem morra pelo povo, e que não pereça toda a nação. [51] Ora ele não disse isto de si mesmo, mas, sendo o sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus devia morrer pela nação. [52]E não somente pela nação, mas também para reunir em um corpo os filhos de Deus que andavam dispersos.

           A igreja é um só corpo, porém as funções são variadas (Rm 12.4). Cristo morreu para unir um corpo de salvos, que adoram e servem a Ele, vivendo para agradá-lo em todas as coisas. Porém, se os membros não fazem o serviço em unidade pode trazer doenças para o corpo. Na UPH fizemos uma dinâmica do corpo, cada um fazendo uma parte do corpo e ficou no final “malamanhado”, porque cada um fez sem consultar o outro, separadamente. Temos vivido como corpo de Cristo? Vivemos em unidade? Jesus morreu para que nós sejamos um só corpo!

1.2  Jesus se faz presente na vida daqueles que lhe pertencem. Mt 18.20
“Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles”.

           Nesta passagem Jesus faz uma promessa muito animadora quando disse “estou” estava apontando para a constância da sua presença, que já está conosco agora e continuará conosco para sempre. Ele está presente conosco agora. Igual a promessa que estaria conosco todos os dias até a consumação do século (Mt 28.20). Ele está conosco hoje e sempre! Você crê nisso?

1.3  Jesus virá um dia para levar todos os seus para junto Dele. Jo 14.1-3
“[1] Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. [2] Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. [3] E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também”.

          A volta de Jesus será de separação e de união, pois Ele separará os salvos dos perdidos (Mt 25.34-41) e unirá seu povo a si mesmo como no texto de João 14.1-3 está escrito. Muitos estão vivendo despreocupadamente sem pensar no futuro na vinda de Cristo, porém, a vinda de Cristo separará o joio do trigo, os peixes pequenos dos maiores, os ímpios dos santos. Jesus virá! Você está preparado?

2.    É MAIS IMPORTANTE QUE A FAMÍLIA CARNAL. V.31,33
[31] Chegaram então sua mãe e seus irmãos e, ficando da parte de fora, mandaram chamá-lo. [33] Respondeu-lhes Jesus, dizendo: Quem é minha mãe e meus irmãos!”

          Há um grupo de estudiosos de romanistas que querem explicar o inexplicável, dizem que os irmãos aqui citados eram primos de Jesus para justificar o dogma da virgindade de Maria, porém este ensino não se sustenta quando verifica-se alguns pontos, tais como: 1. Maria foi citada no texto, ela não era tia, mas mãe de Jesus; 2. Em Mt 13.55 são citados irmãos, o pai e a mãe de Jesus, como pode um texto citar o pai e a mãe e o irmãos citados serem primos?; 3. Maria é dita como prima de Isabel em Lc 1.36, não diz que eram irmãs; 4. Foi encontrado um baú da época de Jesus com o termo “Tiago irmão de Jesus”; 5. Está escrito em Mt 1.25 que Maria depois que Jesus nasceu teve relações sexuais com seu esposo José; 6. Em Lc 2.7 Jesus é dito como primogênito de Maria (primeiro) e não unigênito (único). Diante do exposto chagamos a conclusão que estes irmãos aqui citados eram de fato irmãos carnais de Jesus e não primos como dizem os estudiosos romanistas. Mas, há uma família espiritual também que pertence a Cristo, a igreja, também chamada pelo apostolo Paulo de “família de Deus” (Ef 2.19). Cristo demonstrou que a família espiritual tem mais valor do que a família carnal. Ser parente de Jesus não garante salvação, mais fazer parte da sua família espiritual (igreja).

1.1  Os irmãos de Jesus não criam Nele, só passaram a fazer parte da sua familia espiritual quando se converteram a Ele depois da sua ressurreição. Jo 7.5; At 1.14
“Pois nem seus irmãos criam nele”. “Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos”.

          Imagine aí os irmãos de Jesus, convivendo com os ensinos de Jesus, e foram incrédulos até a ressurreição Dele dentre os mortos. Como dizia um conhecido meu: vai ser incrédulo assim no inferno! Imagine os filhos que os pais são crentes, dão testemunho fiel e eles seguem o caminho da impiedade. Está ao lado de Cristo ou de quem serve a Cristo não quer dizer que estamos com Cristo. Herodes tinha João batista perto dele, mas seguiu sendo escravo dos seus próprios desejos, Festo estava perto de Paulo e continuou incrédulo, Judas era discípulo de Jesus e era ladrão. Está próximo de Jesus não significa está com Cristo. Está na família de cristo (igreja) não significa ser família espiritual de Cristo!

1.2   Quando alguém busca viver para o evangelho encontra inimigos dentro de sua própria família. Mt 10.36
“E assim os inimigos do homem serão os seus familiares”.

1.3   A nossa prioridade deve ser para os domésticos da fé. Gl 6.10

“Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé”


3.    É FORMADA POR QUALQUER UM QUE FIZER A VONTADE DE DEUS. V.34-35
[34] E olhando em redor para os que estavam sentados à roda de si, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos! [35] Pois aquele que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe”.  
                            
          Fazer a vontade de Deus nem sempre é fácil, pois esta tira a pessoa muitas vezes da zona de conforto. Muitas vezes as pessoas precisam deixar para trás mães, pais, irmãos, casas, terras por causa do reino de Deus. Porém, há a promessa da recompensa divina para os que priorizam o reino de Deus. A volta de Jesus trará a restauração da natureza original, e a realização perfeita da vontade de Deus, mas enquanto vivermos neste mundo precisamos buscar a vontade de Deus na nossa vida e a vontade de Deus para nós além da salvação (II Ts 2.13)é a santificação (I Ts 4.3), precisamos andar em novidade de vida (Rm 6.4). Vejamos algumas razões para nós buscarmos fazer a vontade do Pai:

3.1  A vontade Dele é boa, perfeita e agradável, sendo assim devemos buscar sempre realizá-la. Rm 12.2

“E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”.


3.2  A vontade de Deus visa sua própria glória, nós como seus servos devemos nos submeter a ela. I Co 10.31
“Portanto, quer comais quer bebais, ou façais, qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus”.

3.3  A vontade de Deus visa conceder a vida eterna para o pecador arrependido. Jo 6.39
“E a vontade do que me enviou é esta: Que eu não perca nenhum de todos aqueles que me deu, mas que eu o ressuscite no último dia”.

CONCLUSÃO:
          Vimos um pouco sobre a família espiritual de Cristo. Explicamos que esta está sempre junto Dele; è mais importante do que a família carnal e; é formada por qualquer um que fizer a vontade de Deus. Qual o valor que você dá a familia espiritual de Jesus? Você já faz parte dela? Se ainda não, convido você para integrar esta família que vai morar eternamente com Jesus.


Autor: Veronilton Paz da Silva (Presbítero, Missionário e Teólogo).

Um comentário: