Total de visualizações de página

sábado, 8 de novembro de 2014

ESTUDANDO OS EVANGELHOS - MATEUS 13

 Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

INTRODUÇÃO:
          Este capítulo 13 de Marcos está cheio de parábolas, chamadas de “parábolas do reino”, ensinando sobre vida cristã, pregação da palavra, juízo final, etc. Aqui há um desafio para a igreja, encarnar o reino de Deus e buscar viver na presença de Deus aqui na terra. Vamos examinar estas parábolas? Mãos à obra!

TEMA: A PRESENÇA DO REINO DE DEUS AQUI NA TERRA: AS PARABOLAS DO REINO.

1.     A PARABOLA DO SEMEADOR: A MENSAGEM DO REINO DE DEUS (V.1-23).
a)     O autor diz que _____________ _________________ se reuniam perto de ___________. Ele lhes falava por _______________. Ele ensinou uma dizendo: _____ _____ ____ ___________ ________ a __________. Jesus estava comparando a Palavra de Deus com uma semente e o pregador com um semeador. Você tem semeado a Palavra de Deus? (1-3)
b)     Ele disse que _______ parte caiu a __________ do ___________, e vindo as _______, a ____________. A explicação é que aqueles que não ______________ vem o ___________ e arrebata o que foi _______________ no ________________. Jesus aqui fala sobre aqueles que tem o coração endurecido pelo diabo, que permanecem de coração duro sem querer viver com Jesus (V.4, 19)
c)     Continuou dizendo que outra parte caiu em ________ ______________, onde a ________ era pouca, saindo o ________, a ___________ e porque não tinha __________, secou-se. Ele explica que estes são os que ouvem a ____________ e a recebem com ___________, mas por não ter ________ quando chega a ___________ ou a _____________ por causa da _________, logo se _______________. Aqui Jesus fala daquele que esta desviado, ouviu, gostou, mas não tem coragem de enfrentar as lutas para permanecer em Cristo. (V.5-6; 20-21)
d)     Ainda disse que outra parte caiu entre os ____________, e os _____________ cresceram e a ___________________. Na explicação Jesus diz que o que foi semeado entre os ____________ é o que ouve a ______________, porém os cuidados do ____________ e a fascinação das _____________ sufocaram a _________, ficando infrutífera. Aqui o Senhor está falando sobre quem tem o coração dividido entre Deus e o mundo. Como está seu coração, é totalmente do Senhor ou está dividido entre Ele e os prazeres do mundo? (V.7; 22)
e)     Disse mais Que outra, enfim, caiu em ________ ____________ e deu ________; a ______, a ________, e a _________ por um. Ele explicou que o que foi ______________ em ________ __________ é o que ouve a ____________ e a ___________; este ___________ e produz a ___, a ______________ e a ________ por um. Jesus aqui fala sobre o coração convertido, que já teve um encontro com Cristo no coração, e agora busca viver uma vida de frutos (santidade) (V.8-9; 23)
f)      Jesus ainda disse que falava por ______________ porque aos seus é dado conhecer os _____________ do reino dos ________, mas as outras pessoas não _____, Ele disse que o ________________ daquele ____________ estava ____________ e de mau _______ ouviram com ____________ e fecharam os ___________ para que não _______com os olhos, ouçam com os _____________, entendam com o ___________, se ___________ e sejam por Jesus ____________. Jesus estava dizendo que o povo judeu estava com o coração duro, distante de Deus e precisavam ser convertidos. Você já teve o coração convertido? (V.10-15).
g)     Jesus ainda que muitos _________ e __________ desejavam ver o que eles estavam _______ e ouvir o que eles estavam ____________, por isso são _____ ______________ os olhos e ouvidos dos que ouviram ________. Jesus estava falando que muitas pessoas que vieram antes Dele quiseram ouvir e ver as Palavras de Jesus e não ouviram. Que valor Você dá as palavras de Jesus? (V.16-17).

2.     A PARABOLA DO JOIO: PARECE CRISTÃO MAS NÃO É. (V.24-30; 36-43).
a)     Jesus fala que um homem semeou _______ ____________no seu campo. Ele explica que o que __________ a boa semente é o __________ do ___________. O ____________ é o mundo; a boa _______ são os filhos do ____________. A Palavra é pregada e aqueles que recebem ela verdadeiramente são o trigo (v.30), ou seja são o fruto bom (V.24; 36-38).
b)     Ainda o mestre falou que enquanto os ____________ dormiam veio o ___________ e semeou o _________ no meio do _________ e retirou-se. Quando a ________ cresceu e produziu fruto, apareceu também o ___________. Os servos perguntaram se ele tinha semeado _______ ___________ boa semente no campo, de onde vinha o ________. Ele disse que um __________ fez isso. Ele explicou que o campo é o ________, o _______ são os filhos do __________ e o inimigo é o ___________. Jesus estava aqui explicando que a Palavra é pregada, mas muitos dizem ser cristãos de maneira falsa, mas são enviados pelo maligno para tentar prejudicar o reino, o joio parece trigo, mas o joio é venenoso(V.25-28; 38-39).
c)     Os servos perguntaram se o Senhor gostaria que ______________ o _______, mas Ele disse que deixassem ________ juntos até a ___________, quando o joio seria ______ e ___________ e o trigo ________ no celeiro. Ele explica que a ceifa é a _____________do século, os ________ são os anjos, Ele ajuntará o joio que são todos os que praticam _____________ e ___________ e os lançará na __________ ____________, ali haverá choro e _______ de dentes, ao passo que os _______ resplandecerão como o _______, no reino do seu Pai. Aqui Ele fala sobre o julgamento, estamos no mundo e convivemos com pessoas no mundo que não se submetem a Deus, mesmo os falsos cristãos que estão dentro da igreja, serão recolhidos com os ímpios no dia do juízo (V.28-30; 39-43).

3.     A PARABOLA DO GRÃO DE MOSTARDA: O REINO PARECE PEQUENO, MAS É GRANDE. (V.31-32).
a)     Aqui fala que o reino de Deus é semelhante a uma ___________ de ___________ que um homem __________ no seu ___________. O reino de Deus é plantado por Deus, Ele nos convida a sermos uma semente no seu campo. Você já aceitou seu convite? (V.31).
b)     Ele diz que a semente de _________ é a menor de ________ as ___________, mas quando cresce torna-se uma __________, de modo que as ______ vem se aninhar nos seus ________. Mesmo que o mundo não nos veja, não se importe conosco, com Jesus recebemos graça para abençoar as pessoas como a mostarda dá ninho as aves (V.32).

4.     A PARABOLA DO FERMENTO: O REINO DE DEUS CRESCE A CADA DIA. (V.33).
a)     Jesus explica o _________ de _________ como se fosse fermento usado na cozinha, que se esconde na ___________ e faz tudo fica levedado. Precisamos agir com humildade, como o fermento que abençoa mesmo sem ser percebido (V.33).

5.     AS PARABOLAS E SUA FINALIDADE. (V.34-35).
a)     Jesus falava as ___________ por ___________ e sem ____________ nada lhes dizia. Ele buscava falar com aquelas pessoas por esta figura de linguagem, ensinando sobre temas da atualidade com histórias do cotidiano (v.34).
b)     Ele falava por parábolas para que se cumprisse o que disse _______. Ou seja, as parábolas como todo o ministério de Jesus buscavam obedecer à palavra de Deus. (V.35).

6.     A PARABOLA DO TESOURO ESCONDIDO E DA PEROLA: ADQUIRINDO O QUE É MAIS VALIOSO. (V.44-46).
a)     Jesus compara o ________ de ________ a _________ oculto no campo; também comparou a uma um homem que negocia em busca de boas _________, ele acha uma de __________ ___________. O reino de Deus é algo valioso para o ser humano, o que Jesus fez na cruz por nós não tem algo que pague, pois ele oferece a coisa mais valiosa, a salvação (V. 44-45).
b)     Ele narra também o certo homem, tendo achado o ____________ oculto no _______, vende tudo que ________ e compra aquele ________. Ele também disse que o homem que negociava em busca de _______ ___________, tendo-a achado, vende tudo que __________ e compra aquela ________. Jesus estava apresentando o valor que tem o reino de Deus “tesouro oculto no campo” e “perola de grande valor”, mas também apresentando o valor que precisamos dá a este reino “Vende tudo que tem e compra aquele campo” e vende tudo o que possui e a compra (perola). Qual o valor que estamos dando ao que Jesus fez por nós (V.44-46).

7.     A PARABOLA DA REDE: MUITOS ENTRAM NA IGREJA, MAS NEM TODOS VÃO PARA O CÉU. (V.47-50).
a)     Ele compara o reino de ________ a uma ___________ lançada ao _____________ que recolhe ___________ de toda espécie. A nossa missão no reino no reino não é escolher a quem pregar, devemos pregar a todas as pessoas, pois nossa missão não é converter, mas pregar. Quem converte os corações é Deus (V.47).
b)     Agora Ele disse que a rede está __________ os ___________ arrastam-na para a ________, e assentados os ________ para ________ e os ruins deitam _________, Diz ainda que será assim na ___________ do _____________, sairão os ________ e separarão os ____________ dentre os __________, e os lançarão na _________ ___________ e ali haverá ________ e __________ de ___________. O dia do juízo terá uma separação dos que buscaram andar com Jesus e os que viveram uma vida distante de Deus, os que andaram com Jesus vão morar com Ele e os que viveram longe Dele vão morar no fogo eterno. Para onde você quer ir? (V.48-50).

8.     A PARABOLA DAS COISAS NOVAS E COISAS VELHAS: O DISCERNIMENTO ESPIRITUAL DOS CRENTES. (V.51)
a)     Jesus disse que todo __________ versado no ___________ dos _________ é semelhante a um __________ de _____________. Jesus estava falando aqui do conhecimento de Deus, pois muitos possuem conhecimento cientifico, matemático, físico, e não possuem nenhum conhecimento de Deus. Você tem conhecimento de Deus? Já conheceu a Jesus? (V.51).
b)     Jesus ainda disse que este _______ de ___________ tira do seu _______________ coisas ____ e coisas ________. O que está aqui em foco é que os discípulos compartilhariam o bom tesouro que haviam encontrado em Cristo, ao passo que as tradições que receberam dos pais ficariam a segundo plano (V.51).

9.     A PARABOLA E SEUS CONFRONTOS NOS CORAÇÕES DOS HOMENS (V.53-58).
a)     Jesus também foi ensinar na sua _________, ensinava na _________ e as pessoas perguntavam de _______ lhe _______ esta ___________ e estes ___________ miraculosos. Aqui eles estavam zombando de Jesus, pois sabiam que Jesus foi uma pessoa simples e com pouco estudo. Como você reage quando alguém que tem pouco estudo prega, com alegria ou com zombaria? (V.53-54).
b)     Eles não apenas conheciam Jesus, mas sabiam que seu pai era ______, sua mãe _________ e seus irmãos _________, ___________, ____________ e ___________, e sabiam ainda que Ele tinha _________. Eles por isso se _____________________ Nele. Jesus disse que não há _____________ sem honra, senão na sua __________ e na sua _________. Aqueles homens sabiam quem era Jesus, sua família simples e seus irmãos incrédulos(Jo 7.5), e agiram pela aparência, como muitos agem hoje, se chega um filho de deputado para falar, ouvem; se chega um filho de um agricultor, desconfiam. Como você tem agido, por aparência ou com justiça? (V.55-57).
c)     Termina dizendo que Jesus não fez ali muitos _______________, por causa da ___________ deles. Aqui Jesus nos ensina a não sermos incrédulos, muitas vezes Deus quer agir e a nossa incredulidade faz com que Deus retenha a benção por certo tempo (v.58).

CONCLUSÃO:
          O reino de Deus está presente aqui, precisamos encarar isto com seriedade. Nestas parabolas aprendemos a viver como cristãos, anunciar a Cristo e vimos o alerta que precisamos dar as pessoas que vivem em pecado, pois há um lugar horrível que está reservado para os que morrem na pratica do pecado. Como temos encarado o reino de Deus? Você já faz parte Dele?


Autor: Veronilton Paz da Silva (Presbítero, Missionário e Teólogo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário