Total de visualizações de página

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

ESTUDANDO OS EVANGELHOS – MATEUS 14


INTRODUÇÃO:  
          Mateus a partir do cap. 14 trata sobre a autoridade do reino de Deus e a presença deste na pessoa do Messias que era Jesus. Neste reino tudo que nele existe é diferente dos outros reinos, pois seu comandante está presente neste reino. Vamos trabalhar sobre este que está presente aqui a partir de agora.

TEMA: O REINO DE DEUS PRESENTE AQUI NA TERRA

1.     JESUS NO REINO DE DEUS, FOI PRECEDIDO POR JOÃO BATISTA SEU PRECUSSOR. 1-12

a)     Aqui é contada a história sobre o que disse Herodes depois da morte de __________ ___________ pensando que _________ era ele ressuscitado dentre os ___________, e que por isso nele operava __________ ________________. As atitudes de João Batista pareciam tanto com as de Jesus que Herodes pensou que Jesus era ele ressuscitado. Temos parecido com Jesus em nossas atitudes? (v.1-2).

b)    Ainda é narrado o acontecido quando _______________ lança ___________ no _____________, porque ele disse que não era __________________ Herodes possuir ____________ que era ________ do seu __________ ______________. Ele queria __________, mas temia o _____________, porque tinham ____________ como _____________. Aqui João Batista foi preso porque disse a verdade a Herodes que era um adultero e queria ter relações sexuais com a cunhada, João falou que ele estava em pecado, assim cai por terra os que ensinam que crente não sofre (V.3-5).

c)     Chegando o dia ______________ de Herodes, dançou a filha de _____________, ele disse que daria o que ela _______________ e ela _____________ pela _____________, mesmo __________________ ele deu ordens e _________________ ___________ no cárcere e depois foi trazida a __________ num prato e dada a __________, que levou a sua ________. Aqui vemos a maldade e os pecados daquelas pessoas, de Herodes que era o rei, mas era escravo dos seus próprios prazeres. Além do mais, ele era covarde, pois mesmo sabendo dos seus erros, prende o que o denunciou, e se omite em nome de um falso juramento para matar um profeta de Deus. Vemos a perversidade de Herodias, traindo o marido e articulando a morte de João, se nós olhássemos apenas até aqui veríamos somente a maldade das pessoas e a maldade do ser humano, mas a história não acaba aqui, vamos ver uma atitude diferente no próximo item; também podemos aprender aqui que devemos amar mais a Cristo do que nossa própria vida, João batista fez isso, e nós que faremos? (V.6-11).

d)    Agora é dito que vieram os ____ ____________ (de João), levaram o ________ e o __________; depois foram e anunciaram a ___________. Aqui vemos que ao contrário de Herodes, Herodias e sua filha, estes homens que seguiam os ensinos de João, não o desprezaram, mas recolheram seu corpo e sepultaram-no, depois foram alertar Jesus que Herodes tinha matado a João e podia querer matar Jesus também, ou seja, estes homens estavam preocupados com o reino de Deus e você, qual a sua preocupação com o reino de Deus? (V.12)

2.     JESUS NO REINO DE DEUS SE PREOCUPA COM AS PESSOAS E MINISTRA AS SUAS NECESSIDADES. 13-21

a)     Jesus retirou-se quando da morte de ________ ________ retirou-se para um ________ _________ e as ____________, vieram das __________, seguindo-o por _____________, Jesus ao ver ________ grande __________, ele ______________ deles e curou os seus _____________. Jesus retirou-se de onde estava quando foi alertado pelos discípulos de João da morte dele. Ele foi seguido pela multidão, ele se compadeceu deles e curou seus enfermos, ou seja, Jesus nos ama e se compadece de nós, como você tem agido com relação aos que sofrem? Tem imitado Jesus? (V.13-14).

b)    Ao ______ da ______ e sendo o lugar _________ os discípulos pediram para que ________ despedisse as ___________ para que indo pelas ________, comprem o que __________, mas Jesus disse que eles não ____________ se __________ e os desafiou a ____________ a eles o que _________. Eles disseram que só tinham ________ pães e dois ___________. Jesus disse que deviam _________ a ele. Após Jesus mandou que a __________ se ____________ sobre a ________, tendo tomado os cinco pães e dois peixes, erguendo os olhos ao ______, os abençoou. Depois partiu e entregou aos ____________ e estes entregavam às ___________. Jesus nos desafia a confiar Nele, ele quer que nos disponhamos a ser usados por ele, devemos alimentar os necessitados não apenas no corpo, mas também na alma, se o que temos é pouco (5 pães e dois peixes), Ele vai nos usar, pois ele partiu e entregou aos discípulos para que estes entregassem as pessoas. Não fuja disso, pois, o mundo só vai ser abençoado se você se dispor a ser vaso de benção para abençoar as pessoas e oferecer a cura para a maior lepra, chamada pecado, com o evangelho de cristo (V.15-19).

c)     O texto continua dizendo que _________ e se ___________ e sobejaram (sobraram) ________ cestos ________, mesmo que os que comeram foram cerca de ______ mil homens, além de __________ e crianças. A benção de Deus é maior do que nós mereceremos e do que pedimos. Segundo os estudiosos aqui foram alimentadas aproximadamente dez mil pessoas, e as sobras segundo o historiador Flavio Josefo foram distribuídas para que as pessoas levassem para casa, a fim de que nada se perdesse. Deus nos faz abundar de bênçãos todos os dias, A benção Dele é completa, não é pela metade, Ele faz sobrar. (V.20-21)

3.     JESUS NO REINO DE DEUS TINHA RELAÇÃO COM O PAI E COM SEUS DISCIPULOS. 22-33

a)     Jesus compeliu os ______________ a embarcar, enquanto isso Ele _____________ as ____________ , após isso Ele _______ ao ________, a fim de _______ sozinho, em caindo a _________, lá estava ele _______ Jesus atendia as pessoas, seus discípulos, mas mantinha um momento de orar ao Pai sozinho. Nós precisamos trabalhar, evangelizar, congregar, mas também tirar momentos para ficar a sós com Deus. Temos feito isto? (V.22-23).

b)     O _______ estava longe açoitado pelas __________. Na ________ vigília da noite, Jesus foi até eles andando sobre o ________. A noite para os judeus possui quatro vigílias, a primeira das 18-21h, a segunda das 21-00h, a terceira das 00h-03h e a quarta das 03h-06h da manhã, segundo relatou Marcos 6.48 eles estavam em dificuldades de remar o barco, durante as três vigílias da noite, mas na quarta Jesus apareceu para lhes dá a vitória e acalmar o mar, se parece que os problemas irão te suplantar, que não tem mais solução, Jesus vai te dá a vitória, mesmo que seja na quarta vigília da noite. Você crê nisso (V.24-25).

c)     Nesta parte os _____________ ao verem Jesus andando sobre o mar pensaram que estavam vendo um __________ tomados de __________, gritaram. Muitas vezes as pessoas estão perto de Jesus e não confiam Nele, ao pensar que estavam vendo um fantasma, eles não creram que Jesus era possível de andar sobre o mar, mesmo depois de terem experimentado um milagre tão grande como a multiplicação dos pães e peixes, e nós confiamos no poder do Senhor? (V.26).

d)      Jesus disse que eles tivessem _____ _____________, que era Ele que estava ali, não deviam ______, o discípulo chamado _________, pediu que se fosse mesmo ________, ordenasse que ele fosse até ele ___________ por sobre as _________. Jesus disse: ______! O discípulo ___________, desceu do barco e começou a andar por sobre as ________ e foi ter com __________. Até aí ia bem, mas ele começou a _________ na força do ___________, quando teve __________ e começou a ___________, foi quando ele gritou: ____________ _____________. Aqueles discípulos estavam com o Mestre, andavam com Ele, viam suas obras, porém muitas vezes duvidavam do que Jesus podia fazer. Alguns como Pedro até querem ver Deus agir, mas deixam de olhar para Jesus e começam a ver as circunstâncias contrárias, por isso muitos afundam nos problemas que surgem a cada dia, como você tem agido, olha para as circunstancias ou para Jesus? Você já ousou confiar em Jesus? Já experimentou entregar sua vida aos cuidados dele? Pedro clamou por Jesus quando estava afundando e você por quem tem clamado? (V.27-30).

e)     Depois que Pedro clamou por Jesus para salvá-lo, ____________ estendendo a _______, tomou-o e lhe disse __________ ____ __________ _____, _______ _________? Subindo ambos para o _________, cessou o ________. Os que estavam no _______ o ____________ e diziam que Ele era ________________ o Filho de ___________. O Discípulo Pedro, apesar de suas imperfeições, foi buscar na pessoa certa (Jesus), quando Jesus entrou no barco, o vento cessou, pois com Ele no barco da nossa vida tudo vai muito bem. Você já convidou Jesus para entrar no barco da sua vida? Se a resposta é negativa faça isso agora. Outra coisa importante é que Jesus neste texto é que depois que Jesus entrou no barco Ele foi adorado pelos seus discípulos, ou seja, quando Jesus entra de fato na nossa vida, adoramos somente a Ele. A quem você tem adorado? Alguns religiosos buscam ensinam a pedirem as coisas a pessoas que já morreram e não ressuscitaram, os crentes pedem somente a Jesus, pois Ele está vivo. Creia neste Jesus, pois Ele pode mudar tua vida e te dá vida eterna. (V.31-33).

4. JESUS É ACESSIVEL ÀS PESSOAS NO REINO DE DEUS. 34-36

a)     Jesus era conhecido pelas pessoas, pois o autor diz que quando ___________ a _______________ os homens _________________ mandaram avisar a toda a ___________________ e estes trouxeram-lhe todos os ________________. Jesus está acessível a todos os que reconhecem sua necessidade Dele. Ele deseja que aqueles que o conhecem, levem outras pessoas também a conhecê-lo. Você reconhece que depende de Jesus? Tem levado outras pessoas a conhecer a Jesus por suas palavras e também por suas atitudes? (V.34-35).

b)     As pessoas ali ___________ a Jesus que os seus enfermos pudessem pelo menos ___________ na ________ da sua __________. E todos que _____________ ficaram __________. As pessoas ali iam pedir, clamar a Jesus para tocar Nele, ou seja, eles iam buscar solução na pessoa certa, em Jesus. O hino 93 do hinário novo cântico diz “A Minha fé e o meu amor/ Estão firmados no Senhor”. Em quem está firmada a sua fé? Em Jesus ou na religião? Em Jesus ou nas forças humanas. O texto ainda relatou que Todos que tocaram em Jesus foram curados, portanto, ninguém que vai até Cristo volta vazio. Se for vazio volta salvo (V.36).

CONCLUSÃO:
          Esta mensagem teve a ideia de convidar as pessoas para integrar este reino, pois este reino está firmado eternamente e quem se integra nele recebe vida eterna. Você já recebeu vida eterna. Já teve um encontro com Jesus? Deseja fazer isso?


Autor: Veronilton Paz da Silva (Presbítero, Missionário e Teólogo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário