Total de visualizações de página

sábado, 27 de dezembro de 2014

SERMÃO BASEADO EM II CORÍNTIOS 12.7-10

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: II CORÍNTIO 12.7-10
[7] E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de que eu não me exalte demais; [8] acerca do qual três vezes roguei ao Senhor que o afastasse de mim; [9] e ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo. [10] Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco, então é que sou forte.

INTRODUÇÃO:
         
          A palavra graça vem do grego Kháris e significa “favor imerecido”, “presente”, a graça vem de Deus e nos habilita a viver para Deus e por Ele. A carta de II Coríntios foi escrita por Paulo aproximadamente um ano após escrever I Coríntios, pois a igreja de Corinto sempre foi problemática como a confusão das línguas (I Co 14.1-39), escândalos morais (I Co 5.1-13), divisões (I Co 3.1-9), ensino deturpado sobre a ressurreição de Cristo (I Co 15.1-58), etc. Surge ainda alguns que duvidavam do chamado apostólico de Paulo (II Co 12.11-13), dai que ele diz ser apóstolo de Cristo pela vontade de Deus (II Co 1.1).
          A passagem lida fala sobre um “espinho na carne”, “mensageiro de Satanás” (v.7) que causa mal estar no apostolo, e muitos sugerem vários sentidos para este espinho, como: 1. Um demônio; 2. Doença física ou; 3. Oposição dos judeus. A carta foi escrita para que Paulo apresentasse suas credenciais de apostolo que estavam sendo negadas por alguns (12.11-13). Possivelmente Paulo estava com dificuldades de enxergar devido as torturas que sofreu por causa do evangelho, dai que este espinho tem sido interpretado por boa parte dos comentaristas como problema físico nos olhos de Paulo, porém, uma expressão que o Senhor disse ao seu servo faz toda a diferença na vida dele: “A minha graça te basta”, entendemos assim que a vida de Paulo era totalmente debaixo da graça de Deus, e somente assim ele viveu de maneira intensa o evangelho de Cristo mesmo tendo enfrentado lutas e oposições, esta mensagem trará uma aplicação desta graça bendita  sobre a vida do crente, segundo aponta o tema abaixo.

TEMA: A GRAÇA DE DEUS NA VIDA DO CRENTE

1.    EVITA QUE ELE SE ORGULHE. V.7-8
[7] E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de que eu não me exalte demais; [8] acerca do qual três vezes roguei ao Senhor que o afastasse de mim”.

          Paulo havia tido muitas revelações grandiosas como por exemplo, encontrou com Cristo no caminho de Damasco (At 22.1-21) e recebeu graça e apostolado (Rm 1.5), mesmo antes tendo sido perseguidor da igreja (Gl 1.13); foi arrebatado ao paraíso (II Co 12.1-6), operou maravilhas (II Co 12.12), assim ele poderia se orgulhar e diz que este espinho na carne impedia que se ensoberbecesse (v.7). Este que vos fala acredita que o referido espinho seja um problema físico já acima dirimido, mas o que queremos trabalhar aqui é sobre a graça bendita de Deus. Quando nós conhecemos esta graça inaudita não somos orgulhosos, mas humildes. Compreendemos que sem Ele nós nada podemos fazer (Jo 15.5), somente em Cristo é que nossa adoração, louvor, oração é aceita por Deus. Quando tentamos chegar a Deus por nossos próprios esforços, somos orgulhosos e sua graça não está nós, pois estamos nos colocando no lugar de deus, vamos examinar um pouco abaixo.

1.1  Ser orgulhoso é querer está no lugar de Deus e desprezar a graça do Senhor. Jd V.4, 16
“[4] Porque se introduziram furtivamente certos homens, que já desde há muito estavam destinados para este juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de nosso Deus, e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo [...] [16] Estes são murmuradores, queixosos, andando segundo as suas concupiscências; e a sua boca diz coisas muito arrogantes, adulando pessoas por causa do interesse”.

          Foi dito pelo pastor presbiteriano Hernandes Dias Lopes que o orgulho foi o principal motivo da queda de Adão e Eva, pois quiseram ser como Deus (Gn 3.5). Na passagem exposta acima Judas trata sobre pessoas arrogantes que transformam a graça de Deus em libertinagem, isto segundo suas próprias paixões e para agradar ou adular as pessoas por motivos interesseiros. Não é diferente do que se vê hoje em um contexto em que a mensagem se transformou em auto-ajuda ou massagem para o ego de pessoas que querem ouvir apenas aquilo que agrade seu coração carnal. O orgulhoso não aceita ser contrariado, ele se acha dono da verdade, e quer adequar a Bíblia ao seu pensamento. Era assim que alguns cristãos da época de Judas agiam, e assim muitos continuam se comportando hoje. Você é orgulhoso? Alguém que vive em orgulho precisa voltar-se para o Deus gracioso e Ele o ajudará.

1.2  O orgulhoso está fadado à queda espiritual. Pv 16.18
“A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda”.

          O orgulho pode fazer cair uma nação, afundar uma empresa, ou mesmo desgastar uma igreja. A igreja de Laodiceia era uma igreja orgulhosa que pensava não precisar de nada, mas Jesus disse que ela era miserável, infeliz, pobre, cega e nua (Ap 3.17). Os crentes orgulhosos de Laodiceia achavam que tinham tudo que precisavam, mas eles não tinham comunhão com Cristo, Cristo queria ser convidado por eles para suas casas, mas estava do lado de fora (Ap 3.20). O sábio disse que alguém que é orgulhoso tem depois a queda. Nabucodonosor pensou que estava acima de todo mundo, perdeu um parafuso e começou a andar com quadrúpede e comer capim igual a jumento, ele olhou para o céu e reconheceu o governo soberano de Deus sobre todos os reinos e só assim voltou a sua dignidade (Dn 4.28-37). Cuidado! O orgulho vai te fazer cair, se você não buscar viver uma vida de humildade e temor a Deus!

1.3  O orgulhoso só será restaurado quando se encontrar com a graça de Cristo. I Pe 5.5
“Rogo igualmente aos jovens: Sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça”

          O antídoto para o pecado do orgulho é uma relação intima com o Deus gracioso. Calvino disse que a doutrina da graça esmagou seu orgulhoso coração e lhe fez ver quão pequeno ele era e como era indescritível o amor de Deus. Quando nos aproximamos de Deus, vemos a nossa limitação como Isaías que disse: “Ai de mim! Estou perdido, pois meus olhos viram o Rei, O senhor dos Exércitos” (Is 6.5); como Pedro que diante da pesca maravilhosa reconheceu a grandeza de Cristo e a sua pecaminosidade dizendo: Senhor! Afaste-se de mim que sou um pecador” (Lc 5.8). E nós o que faremos, continuaremos com o nosso orgulho ou descansaremos na graça de Deus reconhecendo sua grandeza e a nossa falibilidade? O que desejar livrar-se do orgulho deve buscar repousar na bendita graça de Deus, afinal ela é suficiente para guiar toda a sua vida, mas isto será tratado no próximo item.

2.    É SUFICIENTE PARA A SUA VIDA. V.9a
“E ele me disse: A minha graça te basta [...]”

          A graça de Deus nos traz alivio para o viver, mesmo quando estamos sofrendo, se estamos debaixo da graça o sofrimento torna-se aliviado, uma prisão torna-se um culto de louvor, o exílio torna-se uma porta aberta para o céu. A graça faz com que toda nossa vida seja um culto de louvor a Deus (Rm 12.1-2), quando temos a graça de Cristo nossa vida torna-se doce, nosso coração está posto nas coisas do alto e não nas que são daqui (Cl 3.1-3), quando vivemos debaixo da graça de Deus priorizamos a Ele em nossa vida, isto será visto a partir de agora.

2.1  Quando buscamos primeiramente a Cristo e seu reino, Ele satisfaz todas as nossas necessidades. Mt 6.33-34
[33] Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. [34] Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

          Desfrutamos das riquezas que a graça nos proporciona quando colocamos Deus acima de tudo em nossas vidas. Devemos colocar o Senhor e nosso relacionamento com Ele como mais importante do que as necessidades vitais, pois estas serão acrescentadas por Ele próprio. Há uma nota de rodapé da Biblia de Estudo Genebra que será exposto aqui:

“[...] Isso quer dizer tornar o governo soberano de Deus e o nosso correto relacionamento com Ele a maior das prioridades da vida [...] a preocupação é inconsistente com essas prioridades, porque põe em dúvida a soberania ou a divindade de Deus e nos desvia dos nossos verdadeiros objetivos de vida. Deus proverá todas as necessidades daqueles que arriscam tudo por ele (cf CH 118, 123)” (BEG, 2010, p.1240).

          Quando Deus é priorizado em nossas vidas, todas as demais áreas da nossa vida estão sendo abençoadas, quando você ver um crente que é mau funcionário, mau vizinho ou uma má pessoa, pode examinar que Deus não é prioridade em sua vida, as demais coisas ocupam a maior parte do seu tempo e Deus só recebe as sobras. Que nós possamos priorizar Deus em tudo que fazemos e se estamos tendo dificuldade de fazer, oremos ao Senhor e Ele fará nos dará graça para conseguirmos. A graça de Deus nos habilita a priorizarmos o reino de Deus!

2.2  Quando buscamos a Cristo nossa vida se enche de sua graça, pois Cristo é cheio de graça. Jo 1.14; At 4.33
“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai”.
“Com grande poder os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça”.

          A graça de Deus abundou em nós por meio de Cristo, pois onde abundou o pecado superabundou a graça (Rm 5.20), estamos cheios da graça de Deus se estamos unidos a Cristo, afinal tudo que oferecemos fazemos de maneira perfeita por meio de Jesus (Hb 13.15). O cantor Ad Souto contava uma história que aconteceu quando ele cantava em uma praça de Queimadas - PB e um mendigo todo sujo, fedido e bêbado se aproximou dele e se entregou a Cristo, passando um período de um ano, ele voltou aquele lugar e viu um cidadão com uma Bíblia, vestido com roupas simples e limpas e cheiroso, então ele se aproximou de AD e disse: Eu sou aquele que estava bêbado, sujo e fedido, e Jesus me transformou e hoje sou nova criatura. Isso é abundante graça! Aleluia!!


2.3  Quando buscamos a Cristo e somos alcançados por sua graça, convidamos outros para também receber. Ap 22.17
“E o Espírito e a noiva dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, receba de graça a água da vida”.

          Quando conhecemos a Cristo e sua graça não queremos só para nós, mas queremos que outros conheçam. Quando conhecemos a Cristo a alegria fica estampada em nosso rosto, a alegria invade nossa alma e nós queremos que todo mundo o conheça também. Muitas pessoas estão em busca de alegria em pessoas, coisas e status social, porém felicidade não está em pessoas, coisas ou prazeres. Felicidade tem nome, Felicidade é Jesus de Nazaré! Aleluia! Este texto de Apocalipse traz um convite para que se beba de graça da água da vida. Jesus é a fonte da água viva, Ele sacia nossa vida espiritual, se você deseja ter sua alma satisfeita, Jesus é a fonte que te sacia.
          Precisamos levar esta mensagem de salvação para as pessoas, Se já fomos alcançados pela graça de Deus, teremos prazer em falar Dele para que sua glória seja reconhecida por outros. Você já foi alcançado pela graça de Cristo? Você já anuncia esta mensagem para as pessoas? A graça de Cristo ajuda o crente a deixar o orgulho, guiá-lo em sua vida e ainda para auxiliá-lo nas suas fraquezas, examinaremos isto a partir de agora.

3.    AJUDA-O NAS SUAS FRAQUEZAS. V.9b-10

          O ser humano aos a queda passou a ter todo tipo de fraqueza, passou a ter pecados por palavras (Rm 3.13-14), pensamentos (Rm 1.21) e obras (Rm 3.15). Todo ser humano tem todas as ferramentas prontas para ser um monstro, se ele não demonstra toda a maldade do seu coração é por que a graça de Deus o impede de fazer. O teólogo Santo Agostinho dizia que “A graça de Deus transforma lobos em cordeiros, monstros em homens, e homens em anjos”. A graça está impedindo este mundo de ser pior do que já é. A graça de Deus nos ajuda a não fazer as monstruosidades que o pecado nos convida. Como diz um belo hino: Oh! Bendita graça! Que Deus nos outorgou! ALELUIA!!!!!! A Graça de Deus nos faz ver nossas limitações para que confiemos no poder do Senhor, o que será visto a partir de agora.

3.1  A graça de Deus nos faz reconhecer que somos fracos, assim confiamos unicamente no poder de Deus. V.9b
“[...] porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo”.

          O apostolo Paulo reconhece que era falho, imperfeito, fraco como todos os seres humanos são. Muitos crentes querem dá uma de Nescau, “Energia que dá gosto”, mas na verdade todos somos fracos, necessitados da graça de Deus. Se não fora o Senhor em nossa vida, como diz o cantor Marcos Antônio, há nenhum lugar nós chegaríamos e com certeza morreríamos. Mas, outra coisa reconhecida por Paulo neste texto é que sobre ele repousava o poder de Cristo, Cristo estando na nossa vida, destruímos exércitos de dificuldades, saltamos muralhas de aflição. Há um belo hino do hinário que diz: “Ceifeiros da seara santa/Quão fracos e poucos sois/ Mais forte é cristo vosso mestre/ Avante, avante, pois”, e isto é verdade, se nossa vitória dependesse de nós, estaríamos todos derrotados. Este é um dos motivos que não creio nas mensagens de algumas musicas que dizem que a vitoria vem de dentro de você, porquê nossa vitória não vem de dentro de nós, nossa vitória vem do céu, vem de Cristo, nós somos fracos e Ele é forte. Confia no Senhor que Ele é poderoso para te livrar de todas as tuas aflições! Jesus é o Deus forte (Is 9.6). ALELUIA!!!!

3.2  A graça de Deus nos leva a enfrentar as lutas por amor a Cristo, mesmo sendo fracos, Ele nos faz fortes.
“Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco, então é que sou forte”.

          A vida cristã é um combate, ou melhor, um bom combate diário que só termina na glória (II Tm 4.7), igreja não é uma colônia de férias, pelo contrário, é um quartel general para o combate cristão, quando nós saímos para evangelizar é uma luta espiritual intensa, pois além das nossas fraquezas estão as forças contrarias que tentam nos impedir, porém com oração, jejum e consagração a vitória já nos é entregue. Paulo passou por muitas lutas pelo evangelho como apedrejamento (II Co 11.25), surra de varas (II Co 11.25), prisão (II Co 11.23), levava trinta e nove chibatadas na prisão (II Co 11.24), tudo isto por amor de Cristo, ele reconhece que a força para enfrentar estas lutas não estava nele, mas em Cristo que o fortalecia. Aleluia! Quando estiver passando por lutas, mesmo que estas lutas pareçam insolúveis, o mesmo Deus de Paulo é também o teu Deus e estará ao teu lado para te ajudar e te fazer vencer. Você crê nisso? Então exalte e glorifique o nome de Jesus!

3.3  A graça de Deus nos levar a fortalecer um ao outro a permanecer na luta. Is 41.6; Jl 3.10
“Um ao outro ajudou, e ao seu companheiro disse: Esforça-te”.
“Forjai espadas das relhas dos vossos arados, e lanças das vossas podadeiras; diga o fraco: Eu sou forte”.

          A vida cristã não é um isolamento, pode parecer bonito a história de Robinson Crusoé, em aprender a sobreviver sozinho na mata depois de um naufrágio, porém, a vida cristã não deve ser isolada. O próprio nome igreja vem do grego eklésiae que está no plural significando “chamados ou assembléia”, ou seja, o próprio termo igreja já denota mais de uma pessoa. O autor aos hebreus usou um outro termo, “congregação” (Hb 10.25), que também denota reunião, assim sendo não há base para a pessoa dizer que é “crente em casa”, ele precisa estar na igreja.
          Também foi dito por alguém que igreja é como uma fogueira que se você colocar uma madeira verde na fogueira acesa aquela vai se aquecer e pegar fogo também e se você tirar uma madeira seca da fogueira e isolar ela, aos poucos ela vai se apagando. Vida cristã não é isolamento, mas vida com Deus e com outros cristãos que crêem na mesma fé. Cada cristão tem a responsabilidade de exortar uns aos outros a que sejam fortes nas lutas, suportar os fracos em suas fraquezas (Rm 15.1), ajudando-os a chegar a maturidade espiritual, isto é um papel que os dons do Espírito Santo desempenham nos crentes para que o corpo de Cristo (igreja) seja edificado (Ef 4.12), e cada crente tem pelo menos um dom (I Co 12.11), então use seus dons para fortalecer o outro, pare de pensar só no seu umbigo e busque o bem do outro. A graça de Deus está sobre você? Então, você tem a responsabilidade de buscar fortalecer seu irmão que está fraco ou caído. Amém!

CONCLUSÃO

          Esta mensagem teve a incumbência de tratar sobre a graça de Deus na vida do crente. Vimos que a graça o ajuda a não ser orgulhoso, é suficiente para sua vida e, o ajuda em suas fraquezas. Todos os que já foram alcançados pela graça de Deus devem viver a vida cristã de maneira intensa. Que esta mensagem encontre guarida em nosso coração, clame ao Senhor para Ele te faça forte nas suas fraquezas, pois o poder para nos restaurar vem somente Dele. Ore ao Senhor neste por sua vida, sua família, seus projetos e sonhos. Deus abençoe você! Deus abençoe tua casa! Deus te dê a paz! Que o ano de 2015 Possamos viver debaixo da graça de Deus! Amém!



REFERENCIAS

A Bíblia de Estudo de Genebra. 2 ed. Ampl. Campinas - SP: Cultura Cristã, 2010.

FONSECA, Gilson Altino da. Um Caminho Suave Para o Grego. Patrocínio – MG: CEIBEL, 1992.

HIPONA, Agostinho de. Apud. Martins, José. O Homem e a Salvação. Patrocínio – MG: CEIBEL, 1990.

O Hinário Presbiteriano Novo Cântico. Campinas – SP: Cultura Cristã, 2010.

Autor: Veronilton Paz da Silva: Presbítero da IPB Monteiro/PB; Missionário da Cong. Presb. do Serrote; Formação de Evangelista pelo CEIBEL e CPO/IBN; Bacharel em Teologia pelo ITG de Belo Jardim-PE; Bacharel em Missiologia pelo IHT de Aparecida de Goiana-GO; Graduando em Letras na UEPB de Monteiro-PB.


Um comentário: