Total de visualizações de página

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

A RELAÇÃO DE DEUS COM A CRIAÇÃO


 [1] No principio criou Deus os céus e a terra. [2] A terra, porém estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas. [3] Disse Deus: Haja luz; e houve luz” (Gn 1.1-3).

Há uma tentativa de alguns tentarem apagar dos homens a imagem do Deus criador, nas escolas, universidades e outros setores da sociedade estão ensinando que o universo foi gerado pelo nada, é engraçado dizer que o nada gerou o tudo, mas a Bíblia diz que Deus criou tudo do nada. Há alguns que ensinam a criação gerada a partir de um caos explosivo chamado de Big Bang, porém, toda explosão causa desordem e destruição, o Big Bang seria a única explosão que teria causado ordem o que é totalmente ilógico e porque não dizer, falso e ilusório. Por isso que nós cremos que Deus criou tudo que existe, afinal o universo segue uma ordem e a Bíblia diz que Deus criou seguindo um plano ordenado (Sl 19).
O livro do Gênesis foi escrito por Moisés no período de 1404 – 1406 a.C., ele traz algumas verdades fundamentais como: Deus como o criador de tudo que existe, inclusive do ser humano; O homem foi criado para viver com Deus, mas quis ser como Deus (Gn 3.5-7); Deus é misericordioso, pois mesmo com a desobediência humana continuou a agir em seu favor (Gn 3.15). O trecho que foi escolhido trata sobre a origem da criação e veremos aqui uma breve explicação dos versículos 1 – 3 para sua compreensão, da qual extrairemos algumas verdades expostas abaixo.
A primeira verdade que extraímos deste trecho é que Deus é o autor da criação. O termo hebraico do v. 1 é “bereshid Elohim baráh” que significa Deus criou tudo do nada. O nome de Deus está no plural, indicando a presença da trindade na criação (Gn 1.2; Jo 1.1-3; Hb 11.3), também indica a majestade de Deus e sua soberania fazendo existir tudo daquilo que não existia (Hb 11.3). Ele não teve matéria prima para criar, mas criou toda a matéria prima para as nossas necessidades. Deus depois da criação deu ao homem a missão de cuidar e desfrutar da natureza criada, ou seja, tudo ele fez para o nosso bem. Aprendemos também que Ele é todo – poderoso, pois fez existir tudo daquilo que não existia (Hb 11.3). Deus com seu poder criou todas as coisas e também pode fazer aparecer coisas novas em tua vida, situações vitoriosas para você ou desfazer os problemas que o aflige. Creia somente e descanse no poder de Deus confiando no seu infinito amor.
A segunda verdade que retiramos deste texto é que Deus está no controle da criação. O V.2 fala que “a terra estava sem forma e vazia e que havia trevas sobre a face do abismo, mas algo que nos chama a atenção é que “o Espírito de Deus pairava por sobre a face do abismo”. O termo “por sobre” indica por cima ou acima numa nítida alusão ao governo soberano de Deus sobre todas as coisas criadas. A reforma protestante trouxe de volta um importante conceito bíblico chamado de “providencia de Deus”, dividindo esta doutrina em sustento e governo, na qual Ele sustenta todas as coisas (Hb 1.3), providenciando a sobrevivência de todos os seres viventes (Ne 9.6) e governando todo o mundo criado (Sl 24.1), dando as coordenadas do que deve acontecer. Nada acontece fora do governo de Deus, Ele não é pego de surpresa, mas tem todo o universo em suas mãos, as águas dos oceanos cabem na palma da sua mão, pesa todos os montes em romana e os outeiros em balança de precisão (Is 40.12), ainda conta todas as estrelas e as chama pelo nome e nenhuma delas vem a faltar (Is 40.26), dá ordens as ondas do mar para que sigam até areia e voltem dali (Jr 22.5). Deus está no controle de todas as coisas, Ele está comandando a tua vida da mesma forma que comanda a criação, sua história foi escrita por este Deus supremo e Ele vai completar a obra que iniciou em ti, descanse no Senhor, pois da forma que tornou a terra vazia em terra habitável pode mudar tua sorte.
A terceira verdade que observamos nesta passagem é que Deus iluminou a criação. A Bíblia diz que Deus criou todas as coisas pela sua palavra (Hb 11.3), neste v.3 ele fala sobre a criação da luz, quando o autor sacro relata que “disse Deus” estava também indicando que Ele faz tudo conforme a sua vontade (Ap 4.11), a luz também trazia um símbolo de benção e vida (Sl 56.13; Jo 1.1-4), o apostolo João indica que a luz que prevalece sobre as trevas é Cristo (Jo 1.5) e que traz vida aos homens (Jo 1.4). Portanto, como Cristo estava presente na origem da vida (Jo 1.3), agora trazia vida espiritual para os que estivessem Nele (Jo 1.7). Como Deus fez separação entre luz e trevas na criação (Gn 1.4), agora Cristo faz separação entre os que andam na luz e os que andam nas trevas (Jo 3.19-21). Como temos vivido, na luz ou nas trevas? Quando nos aproximamos da luz nossos pecados aparecem (Jo 3.19-20), então temos a oportunidade de mudar de vida e sermos transformados pelo Senhor. Porém, muitos preferem ficar distantes da luz para que suas obras más não apareçam e eles continuem nas mesmas praticas pecaminosa (Jo 3.20), fazem isto porque as trevas lhe cegaram os olhos (I Jo 2.11). Você quer que o Senhor te ilumine? Então você precisa se aproximar de Jesus, pois da mesma forma como Deus criou a luz e a separou das trevas, pode também por meio de Cristo te livrar das trevas do pecado, tirar você da cegueira espiritual, e te fazer andar no caminho de luz com Jesus (Jo 8.12).
Gostaria de concluir esta mensagem sobre esta relação entre Deus e a criação fazendo uma aplicação para sua vida. Deus é poderoso para te transformar e mudar a sua sorte, pois criou tudo do nada; Ele te dá descanso e cuida de você e das suas necessidades, pois seu Espírito pairava por sobre (acima, soberamente) da face das águas; e ilumina você te libertando do pecado e te dando nova vida guiado pela luz de Cristo. Que Deus te abençoe e que esta mensagem tenha falado de maneira muito linda, amável e restauradora em nome de Jesus


Pb. Missº Veronilton Paz da Silva (IPB Monteiro-PB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário