Total de visualizações de página

sábado, 17 de janeiro de 2015

SERMÃO BASEADO EM JONAS 3.1-4

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: JONAS 3.1-4
“[1] Pela segunda vez veio a palavra do Senhor a Jonas, dizendo: [2] Levanta-te, e vai à grande cidade de Nínive, e lhe proclama a mensagem que eu te ordeno. [3] Levantou-se, pois, Jonas, e foi a Nínive, segundo a palavra do Senhor. Ora, Nínive era uma grande cidade, de três dias de jornada. [4] E começou Jonas a entrar pela cidade, fazendo a jornada dum dia, e clamava, dizendo: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida.

INTRODUÇÃO

          A missão não é algo novo ou que começou somente com as missões modernas, mas a missão já começou no propósito eterno de Deus que nos escolheu e providenciou a nossa salvação (Ef 1.4-5; I Pe 1.18-20). Esta missão se desenvolveu no Velho Testamento com o chamado do crente Abraão (Gn 12.3), no qual ele escolheu Israel e tinha Sião (Jerusalém) como um centro de adoração e para a qual todas as nações da terra seriam atraídas para prestar culto ao Deus verdadeiro (Jr 27.7). Deus fez a missão de maneira centrípeta com Israel atraindo as nações para o Senhor, mas Israel falhou nesta missão, ao invés de atrair as nações para Deus foi atraído pelas nações e praticou seus pecados (Jr 2.12-13). O Senhor continuou tendo este plano para todas as nações, porém, através da igreja providenciou a missão centrifuga e neste chamado a igreja não apenas atrai, mas também vai em direção as nações para fazer discípulos (Mt 28.19-20) e os salvar, conforme afirma GEORGE (1990).
           O livro diz que Jonas era filho de Amitai (v.1), e Jonas significa “pombo” e Amitai, “verdade”, assim Jonas seria “pombo da verdade ou o “mensageiro da verdade. O livro de Jonas recebe o nome do seu principal personagem, já citado anteriormente. Este livro conta a história do profeta Jonas que foi escolhido por Deus para pregar em uma cidade chamada Nínive, conhecida por seu paganismo. O profeta tenta fugir da presença do Senhor para não cumprir sua ordem. Entretanto, Deus fez o profeta passar por alguns revezes como tempestades, ser lançado no mar, engolido por um grande peixe e por fim vomitado na praia de Nínive, porque quando Deus quer o profeta em Nínive não adianta fugir para társis (Jn 1.1-17), que Deus faz ele ir parar em Nínive para cumprir sua ordem e o seu chamado. Gostaria de falar um pouco sobre este chamado missionário de Deus para os seus servos, isto será feito baseado no tema abaixo.

TEMA: VERDADES SOBRE O CHAMADO MISSIONÁRIO

1.      É IDEALIZADO POR DEUS. V.1-2

          O chamado missionário não é algo de foro externo, mas principalmente de foro interno no qual Deus vocaciona e separa o crente para servi-lo na missão (At 13). O chamado de Jonas veio pela palavra de Deus, neste chamado ele disse que “veio a Palavra do Senhor a Jonas [...]” (v.1), este chamado era uma ordem dizendo ao profeta que deveria se dispor a ir a cidade de Nínive pregar contra sua malicia (v.2), o mesmo Deus que chamou Jonas também nos chama hoje para fazer sua obra e anunciar a sua graça. Quando o chamado é de Deus se realizará, pois o Deus que chama é o mesmo que cumpre este chamado e nos leva a ter sucesso na missão. O missionário Jonas tentou se esconder, mas não conseguiu, isto veremos a partir deste instante.

1.1   A pessoa que é chamada para a missão não consegue se esconder da voz de Deus. V.1
“Pela segunda vez veio a palavra do Senhor a Jonas [...]”.

          Porque será que o autor escreveu que “pela segunda vez veio a palavra do Senhor [...]? A verdade é que Deus já havia ordenado a Jonas antes e ele tentou fugir da missão (1.1-3), no entanto, Deus havia determinado que quem ia pregar em Nínive era Jonas e não outro, assim o profeta recebe pela segunda vez o chamado divino para a missão. Sabe irmão aquele chamado que você recebeu há muitos anos atrás, você pode ter esquecido, porém, o Senhor não esqueceu e está pela segunda vez te chamando como fez com Jonas. Jonas agora não fugiu do que Deus tinha para ele e você também não fuja. O Senhor ordenou a Jonas que fosse até Nínive e também está nos ordenando ir cumprir sua missão, vamos examinar um pouco isto a partir de agora.

1.2   A pessoa que é chamada para a missão recebe uma ordem para obedecer. V.2
“Levanta-te, e vai à grande cidade de Nínive, e lhe proclama a mensagem que eu te ordeno”.

          Há pessoas que recebem um chamado para uma missão especifica seja de pastorear, plantar igrejas. Porém, todo crente tem a missão de fazer discípulos onde ele está, seja no trabalho, escola, vizinhança, etc. Evangelizar não é um dom, mas uma responsabilidade de todo crente (I Co 9.16-17), então não use a desculpa de não ter dom para evangelizar para justificar a sua negligência. Outros dizem que não precisa evangelizar porque Deus é soberano, o que é falso, pois como diz Packer (2002), se Deus é soberano eu devo evangelizar porque terei frutos. O Senhor falou no imperativo para Jonas, “levanta-te, e vai a grande cidade de Nínive”, Ele deu uma ordem para que Jonas obedecesse e fosse falar do seu amor. Segundo SHEDD (2004) a ordem de Deus para fazer missões é urgente porque a missão brota do coração amoroso de Deus, o ser humano tem uma necessidade desesperadora de Deus em seu coração, ao evangelizarmos levamos a única solução eficaz para o pecado humano, o evangelho precisa ser proclamado e recebido pelo pecador. Deus hoje está ordenando que nos voltemos para o seu coração amoroso e obedeçamos a sua ordem de alcançarmos até os confins da terra (At 1.8). Jonas, recebeu esta missão de proclamar a Palavra de Deus, nós também temos este mesmo privilégio, porém, muitas vezes temos sido desobedientes a este chamado. O que você vai fazer, continuar desobediente ou obedecer ao chamado de Deus? O chamado para a missão é idealizado por Deus, porém, o missionário não é passivo nesta obra e sim ativo, veremos isto no próximo item.

2.      REQUER A AÇÃO DO MISSIONÁRIO. V.3

          Segundo GEORGE (1990), o termo missionário tem dois sentidos: Geral e especifico. No sentido geral, o autor trabalha sobre a missão da igreja como um corpo (I Co 12.20, 27), assim todo crente é um missionário, quando demonstra ter vida transformada e dá testemunho de uma experiência pessoal como cristo. No entanto, Deus concedeu dons diversos aos crentes (Ef 4.11), um destes dons é o dom de apóstolo no grego Apostoleo, que quer dizer enviado ou missionário, este seria alguém que planta igrejas, desbrava regiões com a pregação do evangelho, portanto, há pessoas especificas que foram separadas para realizar a obra e fazer missões. O missionário não é chamado para ficar em um gabinete e esperar as pessoas o procurar nem para ficar o dia inteiro no facebook, mas ir até os perdidos e lhes anunciar o evangelho da graça de Deus, isto será trabalhado a seguir.

2.1   O missionário precisa sair em busca do perdido. V.3a
“Levantou-se, pois, Jonas, e foi a Nínive [...]”.

          Jonas saiu ao encontro daquela cidade impenitente, de pessoas sem Deus, perdidos e distantes de Deus. O Senhor também nos orientou para saíssemos em busca daqueles que estão distantes Dele. O próprio Senhor deu o exemplo ao sair em busca da ovelha perdida até encontrá-la (Lc 15.4), ou em busca da dracma perdida (Lc 15.8), assim ele nos orienta a seguir seu exemplo indo em busca daqueles que estão distantes de Deus (Rm 15.20). Para Paulo era possível usar todos os meios possíveis para salvar perdidos e levá-los a ter a fé em Cristo (I Co 9.19-22), e quando pregamos o evangelho aos que se perdem estamos crendo que um dia haverá a consumação do evangelho e uma multidão universal louvará o Senhor na nova terra (Ap 7.9). A igreja de Antioquia enviava missionários aos perdidos segundo lhe orientava o Espírito Santo (At 13.1-4) e ao longo da história a igreja enviou missionários para várias partes do mundo. Alguns indivíduos ao longo da história foram em busca dos perdidos, vejamos alguns exemplos: 1. Patrício (396 d.C.) – foi seqüestrado quando jovem e viveu como escravo na Irlanda e fugiu de volta para sua casa, porém, depois retorna a Irlanda para evangelizar aquele país; 2. Nicolau Von Zinzendorf (1700 d.C.) - criou uma colônia para dá refugio a pessoas perseguidas, ali teve inicio a comunidade do “Grão de Mostarda”, e gerou-se um celeiro de missionários para evangelizar as pessoas perdidas no mundo inteiro. Precisamos sair do nosso mundinho e está em busca de perdidos, seguindo o exemplo de Jesus que veio “buscar e salvar o perdido” (Lc 19.10). Esta é a nossa missão, levar Cristo aos perdidos.

2.2   A motivação do missionário não deve ser sua própria glória, mas obedecer ao Senhor.V.3b
“[...] foi a Nínive, segundo a palavra do Senhor. Ora, Nínive era uma grande cidade, de três dias de jornada”.

          Durante muito tempo foi dito que a principal função da igreja era a evangelização, porém quando se observa as Escrituras é possível verificar que a principal função da igreja é a adoração, é buscar glorificar a Deus. GREENWAY (2001), traz uma explicação baseada no BCW e na sua primeira pergunta sobre o fim principal do homem e a resposta é que a finalidade da existência do homem é glorificar a Deus e desfrutar da sua presença para sempre (Rm 11.36; I Co 10.31), e segundo o autor este pensamento inspira os verdadeiros missionários. A outra função importantíssima da igreja é promover a glória de Deus entre os povos, isto é feito através da obra missionária, e mesmo assim quando acontecem as conversões por meio da pregação, a gloria não é do pregador, mas do Deus gracioso que convence o pecador por meio do seu Espírito (Jo 16.8). Jonas não foi a Nínive segundo a palavra de um homem, mas “segundo a palavra do Senhor”. A ordem é de Deus e tudo Ele faz para sua honra e sua glória! Nada podemos fazer sem Ele (Jo 15.5), assim a obra de salvação do pecador é um ato do Senhor e nós somos apenas vasos de barro habitados por um tesouro que é este Deus maravilhoso. Toda honra e toda a glória é somente para Ele! ALELUIA!!!! A nossa maior motivação para fazer missões não deve ser reconhecimento ou glórias ao nosso nome, mas que a glória de Deus seja conhecida entre os povos e seu nome exaltado! Pregue o evangelho para a glória de Deus! Aleluia!!! O chamado missionário é idealizado por Deus, requer ação do missionário e exige que se pregue contra o pecado, este aspecto será tratado a partir do ponto abaixo.

3.      EXIGE QUE SE PREGUE CONTRA O PECADO. V.4

3.1   A pregação da Palavra de Deus deve alertar sobre o perigo de se viver no pecado. V.4
“E começou Jonas a entrar pela cidade, fazendo a jornada dum dia, e clamava, dizendo: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida”.

          A pregação do evangelho de Cristo é um alerta solene contra aqueles que vivem na pratica do pecado, pois o pecado é o caminho mais curto para se chegar ao inferno. O grande avivalista Jhonatas Edwards no seu sermão pecadores nas mãos de um Deus irado falava do grande perigo de se viver na prática do pecado e as pessoas ali presentes se agarravam nos pilares da igreja, batiam no peito e lamentavam sua miserabilidade espiritual. Como você reage quando ouve a pregação do evangelho contra o pecado? O hino do Hinário NC 304 diz “A voz do evangelho/Vem a todos avisar/ Do perigo grande e grave/Para quem se descuidar/ Salvai-vos Desde já/ Não vos detenhais no Mal/Cobiçando seus prazeres/Pois vos pode ser fatal”, de fato, A voz do evangelho vem alertando o homem desde a época de Noé sobre o perigo do pecado e vários homens permanecem fazendo ouvidos de mercador. Jonas deu o veredito a Nínive que ela seria destruída em quarenta dias, semelhante Jesus disse que se os homens permanecessem no pecado todos igualmente pereceriam (Lc 13.3). Esta também precisa ser nossa mensagem, igreja não existe para ficar bajulando políticos em troca de recursos nem para bajular pessoas para que permaneçam na igreja, mas para anunciar que o pecado vai levar o homem para distante de Deus (Is 59.1-2) e por fim, o levará para o castigo eterno (Sl 9.17). Pregue contra o pecado, pois o pecado gera morte (Tg 1.15) e Deus quer nos usar para trazer vida as pessoas. A pregação contra o pecado, ao contrario do que dizem alguns, não afasta as pessoas, pelo contrário leva as pessoas ao arrependimento e a salvação, assunto que será explicitado a partir deste momento.

3.2   A pregação da Palavra de Deus contra o pecado leva o pecador ao arrependimento e a salvação. V.5-6
[5] E os homens de Nínive creram em Deus; e proclamaram um jejum, e vestiram-se de saco, desde o maior deles até o menor. [6] A noticia chegou também ao rei de Nínive; e ele se levantou do seu trono e, despindo-se do seu manto e cobrindo-se de saco, sentou-se sobre cinzas”.

          A pregação da Palavra de Deus mesmo quando é falado contra o pecado que se está cometendo não se tem em mente a condenação, mas a salvação do pecador. O evangelho de João trouxe discursos duros de Jesus contra o pecado, a ponto de alguns se afastarem Dele, porém o apostolo deixou bem claro que o que foi escrito visava que as pessoas cressem em Jesus e recebessem vida eterna por meio de Cristo (Jo 20.30-31). A Palavra de Deus é uma carta de amor ao homem, na qual Deus o criou com amor, o homem desobedeceu a Deus e mesmo assim, Ele não desistiu do ser humano, prometeu um redentor (Gn 3.15), ao longo da história do povo de Israel Deus sempre se mostrou disposto a um relacionamento com o Homem, o cume do amor de Deus está na cruz de Cristo. A cruz mostra a feiúra e grandeza do nosso pecado e a infinitude e singeleza do seu amor (Rm 5.8).
          Quando nós falamos sobre o pecado devemos também falar sobre a graça, pois onde abundou o pecado superabundou a graça de Deus (Rm 5.20). Para o pecador que está desesperado por causa dos seus pecados, Jesus oferece o descanso da sua graça. Precisamos anunciar que o pecado separa o homem de Deus e Jesus veio para perdoar os pecados (At 3.19) e garantir um lugar um lugar nas mansões celestiais (Jo 14.1-3). Como você tem pregado a Palavra, visando condenação ou a salvação do pecador? Um dia eu estava pregando para uma prostituta próximo ao Mercado Público e um destes irmãos santarrões chegou e me disse: - “Meu irmão, não lance perolas aos porcos, esta aí não muda não! Eu olhei nos olhos daquele abençoado e repliquei: - “Meu irmão, você também já foi porco e achou bom quando alguém o ajudou a sair da lama com a Palavra de Deus, então me deixe ajudar esta pessoa”. Depois vi esta prostituta com uma Bíblia servindo a Deus. Pregue contra o pecado, mas pregue com amor visando que o pecador se arrependa e seja salvo.

CONCLUSÃO

          Nesta mensagem tratou-se sobre algumas verdades sobre o chamado missionário. Foi trabalhado que a missão é idealizada por Deus, requer a ação do missionário e, exige que se pregue contra o pecado. A missão é para toda a igreja, porém, nem todo mundo tem o chamado para estar no campo. Por isso você pode cooperar com missões, indo ao campo, orando pelos que vão ou contribuindo para a manutenção dos mesmos. A obra do Senhor não pode ficar a mercê das nossas sobras, mas precisamos priorizá-la acima dos nossos consumismos.
          Uma jovem norte-americana ouviu um sermão inflamado na sua igreja sobre missões e o desafio foi que economizassem o dinheiro que gastavam com coisas supérfluas e entregassem na Junta Missionária da Igreja Local para que se fizessem chegar aos missionários de regiões inóspitas, a jovem aceitou o desafio e decidiu deixar de tomar refrigerante em casa e na faculdade, ela juntou 100 dólares durante o mês e entregou ao presidente da Junta Missionária, para sua surpresa ela recebeu uma carta que terminava dizendo: “Muito obrigado, sua oferta ajudou a refazer nosso armário que já estava com o ultimo quilo de feijão, arroz e carne seca. Ass: Irykou Arbou (Angola)”. A jovem caiu em prantos e continuou a contribuir mais e mais com missões. O desafio que fica é que nós deixemos de lado a negligencia e estejamos envolvidos de maneira muito intensa com o Senhor e com sua obra. Que o Senhor nos ajude a fazer missões até os confins da terra. Amém!

REFERÊNCIAS

A Biblia de estudo Genebra. 2 ed. Ampl. São Paulo-SP: Cultura Cristã, 2010.

GEORGE, Sherron. K. A Igreja Missionária. 1 ed. Patrocínio-MG: CEIBEL, 1990.

GREENWAY, Roger. Ide e Fazei Discípulos: Introdução às missões Cristãs. 1 ed. São Paulo-SP: Cultura Cristã, 2001.

O Hinário Presbiteriano Novo cântico. 21 ed. São Paulo-SP: Cultura Cristã, 2010.

PACKER. J. I. A Evangelização e a Soberania de Deus. 1 ed. São Paulo-SP: Cultura Cristã, 2002

SHEDD, Russel P. Fundamentos Bíblicos da Evangelização. 1 ed. São Paulo-SP: Vida Nova, 2004.


Autor: Veronilton Paz da Silva – Presbítero na IPB Monteiro-PB; Missionário na Cong. Presb. do Sitio Serrote; Formação de evangelista pelo CEIBEL (Curso Extensivo do Instituto Bíblico Eduardo Lane, Patrocínio-MG); Formação de Obreiro no CPO/IBN (Curso de Preparação de Obreiros do Instituto Bíblico do Norte, Garanhuns-PE); Bacharel em Teologia pelo ITG (Instituto Teológico Gamaliel, Belo Jardim-PE); Bacharel em Missiologia pelo IHT (Instituto Teológico Batista Hebron, Aparecida de Goiana-GO); Concluindo Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa na UEPB (Universidade estadual da Paraíba, Monteiro-PB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário