TEXTO: II JOÃO 1.12-13
INTRODUÇÃO:
Hoje em dia as relações humanas estão muito fragilizadas devido ao advento da informática, na qual muitos passam o dia inteiro se comunicando de maneira virtual que perdem o jeito de se comunicarem pessoalmente, “olho no olho”. João buscava manter uma relação intima com os irmãos, andar com Jesus é também andar com o próximo. Ele buscava sempre comunicar-se pessoalmente com os irmãos. Nós temos buscado viver relacionamentos saudáveis com os irmãos? Precisamos viver em relacionamentos íntimos com os irmãos, sobre isso quero falar baseado no tema exposto.
TEMA: A RELAÇÃO DO CRISTÃO COM OUTROS CRISTÃOS.
1. DEVE GOZAR DE UMA COMUNHÃO PESSOAL COM OUTROS CRISTÃOS. V.12a
“Embora tenha eu muitas coisas para vos escrever, não o quis fazer com papel e tinta [...]”
1.1 A comunhão dos irmãos se dá nos mandamentos reciprocos.
Existem vários mandamentos recíprocos, citamos alguns: a) Amem-se uns aos outros (Rm 12.10); b) Aceitem-se uns aos outros (Rm 15.7); c) Saúdem-se uns aos outros (II Co 13.12); d) Cuidai uns dos outros (I Co 12.25); e) Sujeitem-se uns aos outros (Ef 5.21-22); f) Suportem-se uns aos outros (Cl 3.13); g) Não tenham inveja uns dos outros (Gl 5.26); h) Deixem de julgar uns aos outros (Rm 14.13); i) Não se queixem uns dos outros (Tg 5.9). Para ter comunhão é preciso ter uma reciprocidade mútua!
1.2 A comunhão dos irmãos se dá na assembléia dos santos. Hb 10.24-25
A Escrritura nos fala da comunhão desembocando na assembleia reunida: “24 Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. 25 Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima” (Hb 10.24-25). Verdades: A. A assembleia dos santos ajuda na comuhão e prárica das boas obras (v.24). B. A assembleia dos santos é uma ordenança divina para os salvos (v.25). C. A assembleia dos santos prepara os crentes para uma vida santa aguardando o dia de Cristo (v.25). Se você tem comunhão com os irmãos tem prazer de estar juntos no culto de adoração!
1.3 A comunhão dos irmãos deve ser desejada por todos. Ef 4.3,13,16
A Palavra de Deus nos mostra que devemos desejar esta comunhão, vejamos: a. Aquele que deseja a comunhão se esforça por ela: ”Esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz” (v.3). b. Aquele que deseja a comunhão sabe que o seu sentido pleno somente quando chegarmos á perfeição no céu: “Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo” (v.13). c. Aquele que deseja a comunhão luta para que por meio dela a igreja receba edificação: “De quem todo o corpo, bem-ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor” (v.16).
2. DEVE ALEGRAR-SE AO CONVIVER COM OUTROS CRISTÃOS. V.12b
“[...] mas espero visitar-vos e falar face a face, para que o nosso gozo seja completo”.
2.1 A alegria dos cristãos se dá no convívio por causa mesma fé. At 2.46-47
Cristãos devem se alegrar juntos por causa da sua fé em Jesus: “46 Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, 47 louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos” (At 2.46-47). Anotações: a) Os cristãos possum a mesma fé por isso cultuam juntos alegremente no templo (v.46). b) Os cristãos possuem a mesma fé, por isso vivem alegremente nos lares (v.46). c) Os cristãos possuem a mesma fé, por isso a sua alegria impactava a sociedade (v.47).
2.2 A alegria dos cristãos se dá de forma completa, pois um só é o seu Senhor. V.12; Jo 15.11; Rm 15.13
A alegria dos cristãos se dá de forma plena por causa de Cristo, observemos: a. A nossa alegria é plena, pois temos uma família espiritual e convivemos com ela: “[...] mas espero visitar-vos e falar face a face, para que o nosso gozo seja completo” (v.12b). b. A nossa alegria é completa, pois temos uma família espiritual em Cristo: “Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo” (Jo 15.11). c. A nossa alegria é completa, pois temos uma família espiritual cheia de poder do Espírito Santo: “E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo” (Rm 15.13). Cristão tem motivo para se alegrar com seus irmãos, mas o motivo da nossa alegria é a pessoa de Jesus!
2.3 A alegria dos cristãos é vista na relação pessoal dos irmãos. V.12
Os imãos ao viver relacionamentos saudáveis demonstram a alegria do Senhror, confiramos aqui: A. João se esforça para visitar os irmãos e conviver pessoalmente com ele: “Embora tenha eu muitas coisas para vos escrever, não o quis fazer com papel e tinta; mas espero visitar-vos e falar face a face, para que o nosso gozo seja completo (v.12). B. João se alegra ao encontrar os irmãos em Cristo: “Fiquei sobremodo alegre em ter encontrado dentre os teus filhos os que andam na verdade, de acordo com o mandamento que recebemos da parte do Pai” (v.4). C. João afirma que a comunhão com Deus e com os irmaos traz comunhão: “Estas coisas, pois, vos escrevemos para que a nossa alegria seja completa” (I Jo 1.4). Tenha relacionamentos saudáveis, seja alegre em Cristo com seus irmãos!
3. DEVE COSTURAR A UNIDADE CRISTÃ. V.13
3.1 A unidade da igreja deve ser incentivada pelos cristãos. V.13
a saudação entre os irmaos era uma forma de construir uma unidade cristã: “Saúdam-te os filhos de tua irmã, a eleita” (v.13). Lições importantes: A. A saudação era uma forma de manter união entre pessoas (v.13). B. A saudação servia para unir pessoas distantes (v.13). C. A saudação foi uma forma usada pelos cristãos para incentivar a unidade (v.13). Joao incentivou os irmãos a se sauda, pois isso geraria união entre os cristãos locais e até entre irmãos distantes.
3.2 A unidade da Igreja deve buscada pelos cristãos. Ef 4.3
A Bíblia afirma que os cristãos devem buscar a unidade da Igreja: “Esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz” (Ef 4.3). Notas importantes: A. A unidade deve ser buscada com esforço (v.3). B. A unidade deve ser buscada com auxílio do Espírito Santo (v.3). C. A unidade deve ser buscada para termos paz com os irmãos (v.3). O cristão que vive de contender não está buscando preservar a unidade cristã, mas destruí-la!
3.3 A unidade da Igreja deve ser fortalecida. Ef 4.15-16
Observa-se que deve fortalecer a unidade cristã: “15 Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, 16 de quem todo o corpo, bem-ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor” (Ef 4.15-16). Verdades: A. A unidade é fortalecida seguindo a verdade (v.15). B. A unidade é fortalecida quando vivemos a verdade em amor (v.15). C. A unidade é fortalecida quando centralizamos Cristo (v.15). D. A unidade é fortalecida quando cada um faz sua parte (v.16).
CONCLUSÃO:
Vimos nesta mensagem que o cristão precisa se relacionar com outros cristãos, gozar de uma comunhão pessoal com outros cristãos; alegrando-se ao conviver com outros cristãos e; fortalecendo a unidade cristã. Aplicação: Crentes: Há uma música cristã que diz: “Eu preciso de você e você de mim; nós precisamos de Cristo até o fim. Como nossa relação com outros cristãos está sendo vivida? Temos vivido em amor? buscamos a unidade cristã? Não Crentes: Você precisa, antes de ter comunhão com o povo de Deus, ter uma comunhão com o Senhor Jesus, recebendo-o com o seu Senhor e Salvador, tendo certeza de vida eterna e comunhão com Ele e com seu povo. Você quer fazer isso?
AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário