Total de visualizações de página

segunda-feira, 9 de junho de 2014

ESTUDANDO OS EVANGELHOS – MATEUS CAP. 10


Veredas da Justiça: Sermões e Mensagens que Edificam

ESTUDANDO OS EVANGELHOS – MATEUS CAP. 10

INTRODUÇÃO:
          Estamos em mais um capitulo de Mateus, nesta parte fala do chamado para os seus servos, chamado no grego é vocação, significa um chamado para uma missão, todos nós temos uma missão que o Senhor convida a realizar, vamos estudar um pouco sobre esta missão, extraindo algumas lições para nossa vida.

TEMA: LIÇÕES ADQUIRIDAS COM O CHAMADO DE JESUS PARA OS SEUS SEGUIDORES

1.      A FORMA COMO JESUS REALIZA O CHAMADO (1-4).

a)      Jesus quando chamou seus discípulos lhes deus ______________ sobre __________ ____________ para os ____________ e para _______ toda sorte de _____________ e _______________. Jesus dá autoridade para nós orarmos pelas pessoas oprimidas pelo diabo e pelos doentes. Você já recebeu essa autoridade? Já ora pelas pessoas? (Mt 10.1).

b)      Os nomes dos doze apóstolos são estes: _________, por sobrenome __________; e _________, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu,e _________, seu irmão; ____________ e ________________; __________ e ____________, o publicano; ________, filho de Alfeu, e _________; ___________, o zelote, e __________ __________. Que foi quem o traiu. Jesus conhece a cada um dos seus pelo nome, Que maravilha é saber que Ele chama seus servos pelo nome. Ele te chama pelo nome! Ele te conhece (Mt 10.2-4).

c)       Jesus conhece até o nosso coração, pois Ele já sabia que ______________ iria o trair. Jesus conhece o coração de cada um, Ele sabe se nosso coração é bom ou mal (Mt 10.4).

2.      AS ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DO CHAMADO (V.5-15).

a)      Jesus instrui seus discípulos não tomando _________ aos __________, mas procurando inicialmente as ___________ perdidas da casa de _____________. Ele estava orientando a buscar primeiro os filhos de Deus que estavam afastados de Deus, que haviam se desviado do caminho. Quando ver alguém que se afastou, chame-o para a igreja (Mt 10.5-6).

b)      Jesus instrui também que à medida que fossem seguindo, eles deveriam ______________ que _______ __________ o ________ de ______. Precisamos anunciar para as pessoas sobre Jesus, sobre seu reino. Fazemos isso com nossas palavras e com nossa vida. Temos feito isso? (Mt 10.7).

c)       Jesus orienta seus discípulos ainda a que ________ os enfermos, ressuscitem os ________, purificai __________, expeli __________. Ele disse mais que ____ __________ recebestes e de _______ daí. Jesus nos convida a abençoar as pessoas, examinemos se estamos buscar ajudar outros, orar pelas pessoas, libertar pessoas do mal, deve-se fazer de graça e não pago como fazem alguns (Mt 10.8).

d)      Ele continua instruindo que eles não deveriam prover-se de ______, nem de ________, nem cobre nos _______, nem de duas __________, nem de __________, nem de ___________, porque digno é o _________________ do seu _____________. Ou seja, Jesus orienta os seus servos a depender Dele e não das suas próprias forças, pois Deus não irá deixar faltar o seu sustento. Temos experimentado o sustento de Deus em nossa vida (Mt 10.9-10).

e)      Jesus instrui ainda que ao entrarem em uma __________ ou ___________, buscassem saber quem era digno. Ao entrarem na casa deveriam saudar com a ________; se a casa for _________ venha sobre ela a ____ _______, se não for digna a paz torna para ______ __________. Ele estava dizendo que deveríamos saber qual a casa que teria a dignidade de ouvir a Palavra de Deus, ao entrar deveríamos deixar a paz de Cristo para aquelas pessoas (Mt 10.11-13).

f)        Jesus instrui mais, que se alguém não nos __________, nem ouvir as _________ ____________, seus discípulos deveriam sacudir o pó dos pés daquela cidade e haveria menos rigor para __________ e ___________ no dia do juízo do que para aquela cidade. Jesus estava dizendo ao dizer “sacudir o pó dos vossos pés”, que eles não deveriam pregar para alguém que não ama nem quer ouvir a Palavra de Deus, ao dizer “menos rigor no juízo para Sodoma e Gomorra”, está usando uma hipérbole para indicar o perigo eterno que corre quem não ouve nem guarda a Palavra de Deus (Mt 10.14-15).

3.      OS CUIDADOS QUE SE DEVE TER PARA REALIZAR O CHAMADO (V.16-23).

a)      Jesus orienta que seus discípulos são enviados como ________ para o meio de _________, diz ainda que seus servos devem ser prudentes como as serpentes e ________ como as __________. Jesus estava orientando seus discípulos ao equilíbrio, sabedoria, eles deveriam viver alerta para nem deixarem de ser sociáveis, nem se deixar influenciar pelas coisas pecaminosas (Mt 10.16).

b)      Jesus ainda diz que eles deveriam __________ dos homens pois estes os levariam aos ___________ e os _______ nas _____________. Isso tudo seria por causa do nome de __________, que eles seriam levados a ___________ de ______________ e de _______ para servir de _________ a eles e aos _________. Jesus ainda fala que a perseguição que um ________ entregará á ________ outro ________, e o pai ao _______; filhos se levantariam contra os progenitores (pais) e os ____________, mas a perseverança leva no final os que continuam com Cristo a ser ________. Disse também que a perseguição contra o povo de Deus continuaria até que _______ o _______ do __________. Jesus orienta a tomar cuidado, não confiar nos homens, pois esses são falhos, e ficar alerta para as perseguições que virão e continuarão até a volta Dele (Mt 10.17-18; 21-23).

c)       Jesus disse que quando seus servos fossem entregues nos tribunais, não deveriam _________ em como ou o que _______, pois seria __________ o que haveriam de _________, a razão disto é que não seria eles que falariam, mas o ___________ ______________  falaria por meio deles. Jesus nos orienta a confiar no Senhor, descansar Nele, pois Ele mesmo nos ajuda a falar as palavras corretas (Mt 10.19, 20).

4.      OS ESTIMULOS DE JESUS PARA A REALIZAÇÃO DO CHAMADO (V.24-33).

a)      Jesus fala que o discípulo não está acima do mestre, nem o ________ acima do seu _________, basta ao _________ ser como seu __________, e ao ________, como o seu __________, disse mais que se chamaram _____________ ao Dono da Casa (Jesus), quanto mais aos seus _____________. Ele está orientando seus servos a buscar imitar suas ações, sem se preocupar com as lutas e perseguições, se perseguiram a Jesus também farão como seus servos (Mt 10.24-25).

b)      Jesus orienta a não temer as perseguições, disse mais que nada há __________ que não venha a ser ___________; nem __________ que não venha a ser ____________, o que _____________. Disse que o que se diz às ______________, dizei-o em _________ _________, e o que se diz ao _____________, proclamai-o dos ___________. Ele orienta a não temer aos homens, pois suas ações más serão reveladas e ao mesmo tempo orienta a não esconder a verdade e proclamá-la para que todos a ouçam (Mt 10.26-27).

c)       Jesus orienta ainda que não devemos temer os que matam somente o ________ e não podem matar a __________, devemos temer quem pode fazer __________ no inferno tanto a __________ como o __________. Não devemos temer os homens, pois estes só podem atingir o nosso corpo, mas temer a Deus que pode lançar no inferno quem não vive com Ele (Mt 10.28).

d)      Jesus ainda instrui seus servos perguntando se não se vendem dois ___________ por um asse? E ainda diz que nenhum deles ________ em terra sem o consentimento do vosso ________, ainda disse que todos os __________ da nossa __________ estão contados, fala ainda que seus servos ___________ ______________ que muitos _______. Ele está nos convidando a confiar Nele na sua fidelidade e poder para nos guardar, ele nos valoriza. Nós temos valor para Deus! (Mt 10.29-31).

e)      Jesus ainda incentiva aqueles que querem ser seus servos para que _____________ o seu nome diante dos ___________, pois o que o _______________ diante dos ___________, Jesus o ___________ diante do Pai que está nos _____________. Se alguém o _________ diante dos homens, Jesus também o ___________ diante do ____ que está nos céus. Aqui é bem clara a mensagem, ou você confessa ou nega Jesus, não há meio termo. Se você confessa Jesus aqui, Ele te confessa lá, e se você o negar aqui, Ele te negará lá. Quem não tem o nome confessado no céu, não entra lá. O que você deseja para tua vida, entrar no céu ou ser condenado? (Mt 10.32-32)

5.      AS DIFICULDADES QUE PODEMOS TER PARA REALIZAR O CHAMADO (V.34-39).

a)      Jesus fala que não veio trazer _____ à _______, mas ________. Ele disse que veio causar __________ entre o Homem e seu _______, entre a filha e sua _______ e entre a nora e a _________, disse mais que os ___________ do homem estarão na sua própria _________. Jesus aqui não está instigando a vivermos brigando em casa, Ele está falando que há uma nítida divisão quando alguém da família se converte. Em alguns casos, há até expulsão de casa pelos pais, como um mulçumano que se converteu a Jesus e seus pais tentaram matá-lo (Mt 10.34-36).

b)      Jesus diz ainda que se alguém amar seu _____, ______, _______ou _______ mais do que Ele não é digno Dele. Olhemos os detalhes: Jesus não está dizendo que não devemos amar nossos familiares, mas que não devemos amá-los mais do que a Cristo, pois qualquer coisa que se coloca no lugar de Deus torna-se um ídolo (Mt 10.37).

c)       Jesus diz mais que não toma a sua ________ e vem após ______, não é digno Dele, ainda diz que quem acha a _________, ______________ e quem perde a _________ por causa de Cristo, ___________. Jesus está aqui falando sobre compromisso, “tomar a cruz”, significa compromisso e obediência a Ele e não um fardo pesado como algumas igrejas fazem, perder a vida aqui não é a morte física somente, mas perder a vida fácil que este mundo oferece e aceitar a vida livre e responsável que Jesus oferece. Quem não faz isso, não é digno de Jesus (Mt 10.38-39).

6.      AS RECOMPENSAS QUE PODEREMOS RECEBER AO REALIZAR A OBRA DO SENHOR (V.40-42).

a)      Jesus disse que quem nos _________, recebe a Ele e quem recebe a Ele, ___________ aquele que o enviou. Ele está dizendo que quando se crê no que um servo Dele está ensinando na Bíblia, está recebendo o próprio Cristo, você precisa crê na pregação da Palavra de Cristo (Mt 10.40)

b)      Ele fala quem recebe um __________, na condição de ________, receberá o _________ de ___________ e quem recebe um _________ na condição de __________ receberá o galardão de justo. Receber um profeta (pregador), e um justo (servo de Deus), receberá o prêmio divino, você precisa crê no que se está pregando se está de acordo com as Escrituras (Mt 10.41).

c)       Diz mais que se alguém der mesmo que seja um __________ de _________ ______ a alguém por ser _______ de Jesus, de modo algum perderá seu _____________. Ele mais uma vez faz promessas abençoadora a quem valoriza seus servos (Mt 10.42).

CONCLUSÃO:
          Esta mensagem tem o objetivo de trazer alguns aprendizados que adquirimos com o chamado de Jesus para seus discípulos, foi detalhado primeiramente sobre a forma como Jesus realiza o chamado para os seus servos; as orientações para realizar o chamado; alguns cuidados que se precisa ter na realização do chamado, os incentivos do mestre para realizar-se o chamado; as dificuldades que poderemos ter na realização do chamado e; as recompensas que se recebe quem aceita o chamado de Deus. Como temos vivido o chamado de Deus para nós? Buscamos viver intensamente uma vida com Cristo ou nos escondemos para não falarmos no seu nome?

APLICAÇÃO:
Neste momento examinar e refletir sobre as palavras de Jesus em Mt 10.32-33, gostaria que você usasse seu capacidade reflexiva, sua mente. Responda se você quer ser confessado ou negado no céu? Sabendo que para ter seu nome confessado no céu precisa confessar Cristo na terra, o que vai fazer?  Confessá-lo ou negá-lo?

Autor: Veronilton Paz da Silva (Presbítero, missionário e Teólogo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário