Total de visualizações de página

domingo, 25 de maio de 2014


Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: MARCOS 2.1-12
 “[1] Alguns dias depois entrou Jesus outra vez em Cafarnaum, e soube-se que ele estava em casa. [2] Ajuntaram-se, pois, muitos, a ponta de não caberem nem mesmo diante da porta; e ele lhes anunciava a palavra. [3] Nisso vieram alguns a trazer-lhe um paralítico, carregado por quatro; [4] e não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava e, fazendo uma abertura, baixaram o leito em que jazia o paralítico. [5] E Jesus, vendo-lhes a fé, disse ao paralítico: Filho, perdoados são os teus pecados. [6] Ora, estavam ali sentados alguns dos escribas, que arrazoavam em seus corações, dizendo: [7] Por que fala assim este homem? Ele blasfema. Quem pode perdoar pecados senão um só, que é Deus? [8] Mas Jesus logo percebeu em seu espírito que eles assim arrazoavam dentro de si, e perguntou-lhes: Por que arrazoais desse modo em vossos corações? [9] Qual é mais fácil? dizer ao paralítico: Perdoados são os teus pecados; ou dizer: Levanta-te, toma o teu leito, e anda? [10] Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados ( disse ao paralítico ), [11] a ti te digo, levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa. [12] Então ele se levantou e, tomando logo o leito, saiu à vista de todos; de modo que todos pasmavam e glorificavam a Deus, dizendo: Nunca vimos coisa semelhante”.

INTRODUÇÃO:
          As pessoas sempre estão tendo oportunidades para aprender algo, cada momento de alegria vivida, cada dor experimentada ou cada particularidade como o nascimento de um ser, o abrir de uma flor e até mesmo uma enfermidade, trazem oportunidades para que possamos aprender algo e assim ficarmos mais experientes.
          Jesus é um mestre por excelência (Jo 13.13), até as suas ações estão repletas de ensinos preciosos para o nosso caminhar. Ele nos ensina quando prega, quando liberta os oprimidos e quando cura um moribundo que está sofrendo. Iremos aprender algumas lições em uma cura feita por Jesus na cidade de Cafarnaum quando curou um paralítico, faremos isto baseado no tema abaixo:

TEMA: ALGUMAS LIÇÕES EXTRAÍDAS DA CURA DE UM PARALÍTICO EM CAFARNAUM

1.       JESUS SEMPRE ESTAVA VIAJANDO A PROCURA DE VIDAS PARA ABENÇOAR. V.1-2

1.1     Jesus se servia de homens para anunciar a sua chegada. V.1
“Alguns dias depois entrou Jesus outra vez em Cafarnaum, e soube-se que ele estava em casa”.

1.2     Jesus sempre abençoava as pessoas com a pregação da Palavra. V.2
“Ajuntaram-se, pois, muitos, a ponta de não caberem nem mesmo diante da porta; e ele lhes anunciava a palavra”.

2.       JESUS VÊ A FÉ DAQUELE QUE SE APROXIMA DELE. V.3-8

2.1     A fé nos leva a conduzir as pessoas necessitadas até Jesus. V.3
“Nisso vieram alguns a trazer-lhe um paralítico, carregado por quatro”.

2.2     A fé nos leva a esforçarmos-nos em favor do outro. V.4
“E não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava e, fazendo uma abertura, baixaram o leito em que jazia o paralítico”.

2.3     A fé leva ao arrependimento e ao perdão de pecados. V.5
“E Jesus, vendo-lhes a fé, disse ao paralítico: Filho, perdoados são os teus pecados”.

2.4     A falta de fé é fruto de um coração incrédulo. V.6-7
“[6] Ora, estavam ali sentados alguns dos escribas, que arrazoavam em seus corações, dizendo: [7] Por que fala assim este homem? Ele blasfema. Quem pode perdoar pecados senão um só, que é Deus?”

2.5     A falta de fé é percebida por Jesus, pois Ele conhece o coração. V.8
Mas Jesus logo percebeu em seu espírito que eles assim arrazoavam dentro de si, e perguntou-lhes: Por que arrazoais desse modo em vossos corações?”

3.       JESUS APRESENTA A SUA AUTORIDADE SOBRE A TERRA. V.9-12

3.1     Jesus tem autoridade divina para perdoar pecados. V.9-10
“[9] Qual é mais fácil? dizer ao paralítico: Perdoados são os teus pecados; ou dizer: Levanta-te, toma o teu leito, e anda? [10] Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados, disse ao paralítico”.

3.2     Jesus tem autoridade sobre todas as doenças. V.11-12a
“[11] a ti te digo, levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa. [12] Então ele se levantou e, tomando logo o leito, saiu à vista de todos [...]”

3.3     Jesus tem sua autoridade exaltada e divulgada pelos homens. V.12b
“[...] de modo que todos pasmavam e glorificavam a Deus, dizendo: Nunca vimos coisa semelhante”.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
          Nesta mensagem vimos algumas lições preciosas retiradas da cura do paralítico de Cafarnaum. A primeira lição que expusemos é que Jesus estava sempre viajando a procura de vidas para abençoar (Aplicação: Temos abençoado a vida das pessoas?); a segunda lição apreendida foi que Jesus vê a fé daquele que se aproxima Dele (Aplicação: Diante de Jesus como está nossa fé?) e; a terceira lição adquirida é que Jesus apresenta a sua autoridade sobre a terra (Aplicação: Se Jesus tem toda autoridade, então temos obedecido a Ele?). Gostaria de convidar todos para um consagração ao Senhor, para entregar toda a sua vida aos  cuidados do Senhor! Você deseja isso? A hora é essa!

Veronilton Paz da Silva (Presbítero, Missionário e Teólogo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário