Total de visualizações de página

segunda-feira, 9 de junho de 2014

SERMÃO EM MARCOS 2.13-17


TEXTO: MARCOS 2.13-17
[13] Outra vez saiu Jesus para a beira do mar; e toda a multidão ia ter com ele, e ele os ensinava. [14] Quando ia passando, viu a Levi, filho de Alfeu, sentado na coletoria, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu. [15] Ora, estando Jesus à mesa em casa de Levi, estavam também ali reclinados com ele e seus discípulos muitos publicanos e pecadores; pois eram em grande número e o seguiam. [16] Vendo os escribas dos fariseus que comia com os publicanos e pecadores, perguntavam aos discípulos: Por que é que ele como com os publicanos e pecadores? [17] Jesus, porém, ouvindo isso, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas sim os enfermos; eu não vim chamar justos, mas pecadores.

EXÓRDIO:
          Existe uma doutrina emanada da reforma protestante chamada de “Vocação Eficaz” pelos reformados de modo geral e de “Graça Irresistível” pelos símbolos de fé de Dort. Esta doutrina ensina que existe um chamado geral que é a pregação do evangelho e um chamado eficaz que é a pregação aplicada de maneira salvadora no coração dos pecadores alcançados pelo agir interno do Espírito Santo. A palavra vocação vem do grego voccatis, é uma palavra formada de uma composição por aglutinação entre duas palavras voccat (chamado) e dynamis (força, poder e impacto), ficando a palavra voccatis e significa chamado forte. O que acontece com uma pessoa chamada por Deus é que Deus abre o seu coração para que a pregação entre e provoque o novo nascimento e a conversão (At 16.14-16; Tt 3.3-5), depois Ele concede o arrependimento para a vida (At 5.31; At 11.18), coloca a fé no coração (Ef 2.8), assim o pecador responde satisfatoriamente. Como dizia Santo Agostinho: “Deus coloca em nós a capacidade de responder a Ele com fé, pois sem Ele nada podemos fazer”. Como temos encarado o chamado de Cristo para nós?

NARRAÇÃO:
          O evangelho de Marcos escrito foi escrito no período entre 62-69 a.D., sua intenção era apresenta Cristo ao público gentio que vivia em Roma. Algumas verdades fundamentais sobre Jesus relatadas por Marcos foram: Era o aguardado Cristo de Israel (Mc 14.61-62); era o Filho Divino de Deus (Mc 1.1); Sofreu, morreu e ressuscitou em favor do seu povo (Mc 9.30-32); Jesus desejava espalhar a salvação aos gentios (Mc 16.15); Ele exercia poder sobre o mal (Mc 1.21-28). Todas as atitudes de Jesus tinham um fim principal: Vocacionar ou chamar de maneira poderosa pessoas para andar com Ele (Mc 2.14). Vimos um pouco acima sobre o agir interno de Deus sobre os vocacionados, mas nesta mensagem trabalharemos algumas questões externas sobre o chamado de Deus para os seus vocacionados como o ensino, serviço e transformação que Ele opera nos seus servos. Afinal Deus escolhe não apenas os fins da vocação ou salvação, mas também os meios com os quais ele atrai os que Ele soberanamente chamou. Estes meios serão trabalhados nesta mensagem, baseada no tema abaixo:

TEMA: JESUS VOCACIONA PESSOAS PARA VIVER COM ELE

1.        JESUS CHAMA OS VOCACIONADOS PELO SEU ENSINO. V.13
“Outra vez saiu Jesus para a beira do mar; e toda a multidão ia ter com ele, e ele os ensinava”

1.1      Jesus ensina com autoridade divina.
“Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus” (Jo 5.18).
“[16] E, mesmo que eu julgue, o meu juízo é verdadeiro; porque não sou eu só, mas eu e o Pai que me enviou. [17] Ora, na vossa lei está escrito que o testemunho de dois homens é verdadeiro. [18] Sou eu que dou testemunho de mim mesmo, e o Pai que me enviou, também dá testemunho de mim” (Jo 8.16-18).

1.2      Jesus ensina com suas palavras e suas ações.
“[13] Vós me chamais Mestre e Senhor; e dizeis bem, porque eu o sou. [14] Ora, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. [15] Porque eu vos dei exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também” (Jo 13.13-15).

1.3      Jesus ensina a verdade com misericórdia.
“Ide, pois, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifícios. Porque eu não vim chamar justos, mas pecadores” (Mt 9.13).
“[18] E, entrando ele no barco, rogava-lhe o que fora endemoninhado que o deixasse estar com ele. [19] Jesus, porém, não lho permitiu, mas disse-lhe: Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes o quanto o Senhor te fez, e como teve misericórdia de ti (Mc 5.18-19)

1.4      Jesus ensina como podemos receber a vida eterna.
“Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida” (Jo 5.24).
“Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim”(Jo 5.39).

2.        JESUS CHAMA OS VOCACIONADOS PARA SERVI-LO V.14

2.1       Jesus vê o homem e suas ocupações diárias. V.14a
“Quando ia passando, viu a Levi, filho de Alfeu, sentado na coletoria [...]”

2.2       Jesus convida o homem para a mais nobre ocupação que é servir a Ele. V.14b
“[...] e disse-lhe: Segue-me [...]”

2.3       Jesus exige uma decisão favorável do homem ao seu convite. V.14c
[...] E ele, levantando-se, o seguiu”.

3.        JESUS CHAMA VOCACIONADOS PARA TRANSFORMÁ-LOS. V.15-17

3.1      Jesus se faz presente na vida de pecadores que querem segui-lo. V.15
“Ora, estando Jesus à mesa em casa de Levi, estavam também ali reclinados com ele e seus discípulos muitos publicanos e pecadores; pois eram em grande número e o seguiam”.

3.2      Jesus não se faz representar pelos religiosos que tentam excluir pessoas do reino de Deus. V.16
“Vendo os escribas dos fariseus que comia com os publicanos e pecadores, perguntavam aos discípulos: Por que é que ele como com os publicanos e pecadores?”

3.3      Jesus cura a maior chaga que atinge o ser humano chamado pecado. V.17
“Jesus, porém, ouvindo isso, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas sim os enfermos; eu não vim chamar justos, mas pecadores”.

CONCLUSÃO:
          Esta mensagem trata sobre o chamado vocacional de Deus para os seus servos, apresentamos que Jesus chama as pessoas pelo seu ensino; para servi-lo; e para ser transformado. Jesus não chama para a pessoa ser um marajá, ou um empresário da fé, muito menos para decretar, determinar a benção. Ele também não nos chama para sermos reis e rainhas, mas para sermos servos. Em Apocalipse 1.6 o apostolo João disse que Ele pelo seu sangue nos constituiu reino e sacerdotes para o seu Deus e Pai, ou seja, constituir reino não é constituir reis, pois reino é fazer parte do reino de Deus que é nosso rei (I Tm 1.17), sacerdotes é serviço para Deus e não para ser servido. Você já serve a Deus, já foi transformado por ele?

APLICAÇÃO:
          Gostaria de desafiar você para que neste instante faça um propósito de servir ao Senhor, andar com Ele e buscar ser transformado por Ele. Ele está interessado com o teu bem estar espiritual, com a tua vida e com a tua alma. Você precisa de Jesus em tua vida e eu quero te convidar para mudar você por completo. Entregue-se totalmente ao Senhor neste instante em nome de Jesus! Ore ao Senhor e peça a Ele que mude, renove e transforme você!

Autor: Veronilton Paz da Silva (Presbítero, Missionário e Teólogo)

Um comentário:

  1. muito boa noite a paz de cristo jesus muito boa essa explicação de marcos 2.13.17. missionaria fatima

    ResponderExcluir