Total de visualizações de página

terça-feira, 17 de junho de 2014

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM II JOÃO 1.7-11

TEXTO: II JOÃO 1.7-11

7 Porque já muitos enganadores saíram pelo mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Tal é o enganador e o anticristo. 8 Olhai por vós mesmos, para que não percais o fruto do nosso trabalho, antes recebeis plena recompensa. 9 Todo aquele que vai além do ensino de Cristo e não permanece nele, não tem a Deus; quem permanece neste ensino, esse tem tanto ao Pai como ao Filho. 10 Se alguém vem ter convosco, e não traz este ensino, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. 11 Porque quem o saúda participa de suas más obras”.

INTRODUÇÃO:

Um homem especialista em descobrir dólar falso nos EUA, foi perguntado quais suas técnicas para tal façanha. Ele respondeu que não tinha técnicas, conhecia muito bem as notas verdadeiras a tal ponto de saber diferencias das falsas. Um dos temas muito discutidos nas cartas de João é a presença de falso ensino na igreja. Muitos falsos mestres, falsos apóstolos se levantaram no passado e continuam se levantando no presente. Mas como se combate o falso ensino? Iremos tratar sobre isso baseado no tema:

TEMA: COMO O CRISTÃO COMBATE O FALSO ENSINO

1. O CRISTÃO DEVE RECONHECER A EXISTÊNCIA DO FALSO ENSINO. V. 7-8

1.1 O Falso Ensino Sai de Dentro da Igreja. V.7a

Enquanto que as perseguições vêm de fora, as heresias surgem, geralmente, dentro da igreja: “Porque já muitos enganadores saíram pelo mundo [...]” (v.7a). Verdades: A.O falso mestre está no meio cristão, mas nunca foi convertido: (I Jo 2.19). B. O falso mestre vive no enganador (v7). C. O falso mestre sai da Igreja para fermentar o seu falso ensino no mundo (v7). Muitos que estão ensinando heresias ou estão dentro de Igrejas ou já fizeram parte. O falso ensino deve ser combatido e os falsos mestres expostos.

1.2 O Falso Ensino Nega Doutrinas Básicas do Evangelho. V. 7b

João escreve para combater uma heresia que negava a doutrina básica sobre a humanidade de Cristo: “[...] os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne [...]” (v.7b). Lições: a) É preciso confessar Jesus diante dos homens: 32 Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus; 33 mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus” (v.7; Mt 10.32-33). c) É preciso confessar Jesus da forma correta e bíblica (v.7) c) É preciso confessar a verdade cristã, mas o falso mestre a nega: “[...] Tal é o enganador e o anticristo” (v.7c). O falso mestre nega doutrinas básicas do cristianismo.

1.3 O Falso Ensino deve ser tratado com Cautela pelo Cristão. V. 8

O cristão deve tratar o falso ensino de modo cuidadoso: “Olhai por vós mesmos, para que não percais o fruto do nosso trabalho, antes recebeis plena recompensa” (v.8). Aplicações: a. Uma autoanálise: “Olhai por vós mesmos [...]” (v.8). b. Um perigo: “[...] para que não percais o fruto do nosso trabalho [...]” (v.8). c. Um resultado para diligência: “[...] antes recebeis plena recompensa” (v.8). Há um convite para que cada um faça uma autoavaliação da sua vida, para que não volte atrás, mas prossiga e tenha uma recompensa!

2. O CRISTÃO DEVE CONHECER A VERDADEIRA DOUTRINA PARA COMBATER O FALSO ENSINO. V. 9

2.1. O Falso Mestre Faz Acréscimos à Simples Doutrina do Evangelho. V.9a

Não é possível ultrapassar a doutrina bíblica sem cair no falso ensino: “Todo aquele que vai além do ensino de Cristo [...] não tem a Deus [...]” (v.9a). Anotações: 1ª Deus disse que não se deve acrescentar nada nem diminuir da sua revelação: “Nada acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor, vosso Deus, que eu vos mando” (Dt 4.2). 2ª O verdadeiro ensino não ultrapassa o que está escrito: “[...] não ultrapasseis o que está escrito [...]” (I Co 4.6). 3ª Aquele que acrescenta ou diminui algo à Escritura está debaixo do juízo de Deus: 18 Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro; 19 e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro” (Ap 22.18-19). 4ª Quem vai além da Palavra de Deus não se tem Deus (v.9). Ensino baseado em outras fontes é perigoso!

2.2 O Falso Mestre não permanece na Doutrina de Cristo. V.9b

A Escritura diz que um falso mestre se afasta da doutrina biblica: “Todo aquele que [...] não permanece nele, não tem a Deus [...]” (v.9b). Impressões: 1. Pemanecer em Cristo é está na Palavra e ser um verdadeiro discípulo: “Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos (Jo 8.31). 2. Permanecer em Cristo é antevê a glória: “Não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas” (II Co 4.18). 3. Permanecer em Cristo é fugir do pecado: “Todo aquele que permanece nele não vive pecando; todo aquele que vive pecando não o viu, nem o conheceu” (I Jo 3.6).

2.3. O Falso Mestre é combatido quando Conhecemos e Permanecemos na Doutrina de Cristo. V.9c

Para combater o falso ensino deve-se ter o conhecimento e permanecer nele: “[...] quem permanece neste ensino, esse tem tanto ao Pai como ao Filho”. Notas: I. Precisamos conhecer o ensino do Senhor: E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (Jo 17.3). II Precisamos permanecer no ensino do Senhor (v.9). III. Precisamos entender que não permanecer no ensino correto é estar longe do Pai e do Filho (v.9). IV. O falso ensino é combatido quando conhecemos e permanecemos no verdadeiro Deus, Jesus Cristo: “Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna” (I Jo 5.20).

3. O VERDADEIRO CRISTÃO NÃO DEVE NEGOCIAR COM O FALSO ENSINO, MAS REJEITÁ-LO POR COMPLETO. V.10-11

3.1 O Verdadeiro Cristão Não Deve Dá guarida ao Falso Ensino. V. 10

Você que é cristão precisa ter coragem de combater e não dar apoio ao falso ensino: “Se alguém vem ter convosco, e não traz este ensino, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis” (v.10). Verdades: A. O falso mestre vem até as pessoas (v.10). B. Os falsos mestres vem trazendo um falso ensino (v.10). C. O falso mestre não deve ser acolhido com o seu ensino maligno (v.10). O falso mestre é um mensageiro do maligno e vem com falso ensino, ele não é irmão em Cristo, mas um engodo! Não receba seus falsos ensinos!

3.2 O verdadeiro cristão que se omite, ajuda o falso mestre a espalhar suas heresias. V.11

Quando você é omisso está ajudando falsos mestres a espalhar suas heresias de morte: “Porque quem o saúda participa de suas más obras” (v.11). Aplicações: a) A saudação que é proibida aqui é como irmão em Cristo não por educação (vv.10-11). b) saudar o falso mestre como irmão em Cristo é aceitar seu ensino como verdadeiro (v.11). c) Quem sauda ele como irmão em Cristo se torna cúmplice das suas obras tenebrosas: “E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as” (v.11; Ef 5.11). Não seja omisso, fale a verdade, combata o falso ensino! Não acolha o falso mestre!

CONCLUSÃO:

Vimos nessa mensagem que o cristão verdadeiro deve reconhecer a existência do falso ensino; conhecer a verdadeira doutrina para combater o falso ensino; não negociar com o falso ensino, mas rejeitá-lo por completo. Aplicação: Crentes: Qual a sua atitude? Você precisa combater o falso ensino não promovendo os seus expoentes, nem contribuir com aqueles que vivem a propagar heresias musicais, falsos apóstolos, falsos pastores e falsas igrejas. Não Crentes: Nós vimos em uma parte dessa mensagem que nós precisamos conhecer o Senhor para ter vida eterna. Você já tem certeza da sua salvação? Se partisse hoje iria morar no céu com Jesus? Se sua resposta é negativa, então renda sua vida a Cristo hoje. Você quer?

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário