Total de visualizações de página

domingo, 6 de julho de 2014

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM III JOÃO 1.1-4

TEXTO: III JOÃO 1.1-4

1 O presbítero ao amado Gaio, a quem eu amo em verdade. 2 Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai à tua alma. 3 Porque muito me alegrei quando os irmãos vieram e testificaram da tua verdade, como tu andas na verdade. 4 Não tenho maior gozo do que este: o de ouvir que os meus filhos andam na verdade”.

INTRODUÇÃO:

Uma pessoa é conhecida pelas características que a diferenciam das demais, como a cor dos olhos, cabelos, pele, costumes, etc. As pessoas precisam umas das outras por causa das suas diferenças, pois um tem mais habilidade em uma área e outro tem em outra área. Completamos-nos com as nossas diferenças. Os cristãos precisam viver de tal modo que as pessoas possam identificá-los com Jesus, amando e ajudando os outros. Será que temos vivido de maneira como Jesus viveu? Paulo ao escrever esta carta fez questão de elogiar Gaio e Demétrio, bem como denunciar Diotrefes, vamos ver algumas características de Gaio neste instante.

TEMA: CARACTERÍSTICAS DO CRISTÃO GAIO

1. TINHA FELICIDADE PLENA. V.1-2

1.1 Era amado por outros irmãos. V.1

Gaio era amado pelos irmãos, inclusive pelo apóstolo João, seu pastor: “O presbítero ao amado Gaio, a quem eu amo em verdade”. Lições: I. Gaio obedecia uma liderança ordenada: Presbítero (v.11). II. Gaio tinha relação de amor com a liderança da Igreja: “Ao amado Gaio” (v.1). III. O amor existente era de verdade: “A quem eu amo em verdade” (v.1). O amor deve permear a relação entre os irmãos e a liderança da Igreja, sem amor, sem unidade, Deus não opera!

1.2 Sua alma era satisfeita em Deus. V.2

João faz algumas declarações cristãs para Gaio: “Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai à tua alma”.(v.2). Implicações: 1ª João deseja que tudo dê certo para Gaio (v.2). 2ª João almeja que Gaio goze de saúde perfeita (v.2). 3ª João sabe que Gaio é próspero espiritualmente (v.2). Devemos desejar o bem e a saúde dos irmãos, não devemos querer o mal dos outros, mas há pessoas que percebemos uma prosperidade espiritual na sua alma, Gaio tinha isso, ele era cheio de Deus!

1.3 Sofreu afrontas pelo evangelho sem desistir. At 19.29

A Escritura nos mostra Gaio sofrendo por causa do evangelho: “Foi a cidade tomada de confusão, e todos, à uma, arremeteram para o teatro, arrebatando os macedônios Gaio e Aristarco, companheiros de Paulo” (At 19.29). Verdades: 1. Gaio foi companheiro de Paulo na obra missionária, ele ajudou na implantação de igrejas (v.29). 2. Gaio sofreu afrontas ao ser companheiro da obra missionária (v.29). 3. Gaio sofreu afrontas por pregar o evangelho verdadeiro (v.29). O evangelho recebe afrontas do mundo, devemos pregar mesmo assim!

2. TINHA UM TESTEMUNHO VERDADEIRO. V.3

2.1 Outros falavam a respeito do seu bom testemunho. V.3

A Palavra de Deus nos ensina que as pessoas falavam do bom testemunho de Gaio: “Porque muito me alegrei quando os irmãos vieram e testificaram da tua verdade, como tu andas na verdade” (v.3). Notas: A. Devemos ter bom testemunho de outras pessoas (v.3a). B. Devemos ter bom testemunho de viver na verdade (3b). C. Devemos ter bom testemunho das pessoas de fora: “Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo” (I Tm 3.7). O bom testemunho é necessário para vivermos a vida cristã diante das pessoas!

2.2 Os apóstolos falavam da sua hospitalidade para com a Igreja. Rm 16.23

A hospítalidade deve estar presente na vida cristã, como esteve na de Gaio: “Saúda-vos Gaio, meu hospedeiro e de toda a igreja. Saúda-vos Erasto, tesoureiro da cidade, e o irmão Quarto” (Rm 16.23). Anotações: a. Ser hospedeiro é um dom espiritual: “Compartilhai as necessidades dos santos; praticai a hospitalidade (Rm 12.13). b. Ser hospedeiro é uma recomendação bíblica (v.23). c. Ser hospedeiro é uma maneira de receber a Igreja para cultuar (v.23). O cristão precisa ser hospitaleiro. Você tem sido com as pessoas!

2.3 O irmão precisa dar um testemunho real da sua fé. Jo 21.24-25

O cristão precisa ter um testemunho verdadeiro: 24 Este é o discípulo que dá testemunho a respeito destas coisas e que as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. 25 Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez. Se todas elas fossem relatadas uma por uma, creio eu que nem no mundo inteiro caberiam os livros que seriam escritos” (Jo 21.24-25). Aplicações: a) O testemunho cristão só pode ser dado por um discipulo (v.24). b) O testemunho cristão deve ser totalmente verdadeiro (v.24). c) O testemunho cristão deve ser objetivo: 30 Na verdade, fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. 31 Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome(v.25; Jo 20.30-31). Como é o seu testemunho?

3. ERA MOTIVO DE ALEGRIA PARA SEU PASTOR. V.4

3.1 O pastor se alegrava ao ver o seu modo de vida. V.4

A Escritura afirma que Gaio vivia na verdade: “Não tenho maior gozo do que este: o de ouvir que os meus filhos andam na verdade” (v.4). Lições: 1. Gaio era um filho espiritual de João (v.4). 2. Gaio era motivo de alegria de João (v.4). 3. Gaio vivia na verdade e isto deixava o coração do seu pastor feliz (v.4). A maior alegria do pastor não é ver um crente prosperando financeiramente, embora seja importante, é vê-lo tendo prosperidade espiritual, vida com Deus, vida de poder!

3.2 O pastor se alegra ao ver um crente que ele batizou crescendo na fé. I Co 1.14

Gaio foi um dos poucos crentes batizados por Paulo, vejamos: “Dou graças [a Deus] porque a nenhum de vós batizei, exceto Crispo e Gaio (I Co 1.14). O pastor quando batiza um crente não é para fazer estatística, mas para vê-lo crescer, Gaio que Paulo batizou, depois foi bênção no ministério de outros pastores como João, pois ele não era crente no pastor, mas em Jesus. Ele cresceu na fé e como é bom ver alguém que você batizou crescer na fé cristã.

3.3 O pastor se alegra ao ver um crente crescer e integrar a liderança.At 20.4

A Escritura nos mostra gaio chegando a integrar a liderança da Igreja: “Acompanharam-no [até à Ásia] Sópatro, de Bereia, filho de Pirro, Aristarco e Secundo, de Tessalônica, Gaio, de Derbe, e Timóteo, bem como Tíquico e Trófimo, da Ásia” (At 20.4). Gaio que foi convertido e batizado no ministério de Paulo, chega á liderança, provavelmente foi um dos presbíteros. O Gaio crescceu na fé e na igreja, é gratificante ver um crente que você discipulou, chegando a ser um líder exemplar!

CONCLUSÃO:

Vimos nessa mensagem que Gaio tinha felicidade plena, um testemunho verdadeiro e era motivo de alegria para o seu pastor. Aplicação: Crentes: Você que é crente já recebeu de Deus alegria plena, deve testemunhar de Cristo de forma verdadeira, não sendo motivo de angústia, mas de alegria para os seus líderes. Como nós temos agido? Não crentes: Nós vimos em uma parte da mensagem que o testemunho cristão deve ter o objetivo de levar pessoas a crer e ter a vida eterna, isso nos leva a perguntar se você já creu em Jesus e tem certeza de vida eterna, se sua resposta é negativa, então se entregue a Cristo hoje e receberás essa certeza!

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário