Total de visualizações de página

domingo, 6 de julho de 2014

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM III JOÃO 1.1-4


Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: III JOÃO V. 1-4
[1] O ancião ao amado Gaio, a quem eu amo em verdade. [2] Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai à tua alma. [3] Porque muito me alegrei quando os irmãos vieram e testificaram da tua verdade, como tu andas na verdade. [4] Não tenho maior gozo do que este: o de ouvir que os meus filhos andam na verdade”.

INTRODUÇÃO:
         Uma pessoa é conhecida pelas características que a diferenciam das demais, como a cor dos olhos, cabelos, pele, costumes, etc. As pessoas precisam umas das outras por causa das suas diferenças, pois um tem mais habilidade em uma área e outro tem em outra área. Completamos-nos com as nossas diferenças. Os cristãos precisam viver de tal modo que as pessoas possam identificá-los com Jesus, amando e ajudando os outros. Será que temos vivido de maneira como Jesus viveu?
Quando escreveu esta terceira carta, João elogia o presbítero Gaio, que era um servo leal e ativo. Ele tinha muitas posses, mas usava parte delas na obra de Deus, acolhendo pregadores que viajavam de uma cidade para outra, e ajudando-os no caminho, participando assim em sua obra missionária. A carta também traz um contraste que envolve Gaio e Diótrefes. Enquanto o primeiro era um cristão abençoador, o segundo atrapalhava a obra por causa do seu coração carnal. Este trecho traz uma saudação de João para Gaio, elencamos algumas virtudes deste presbítero, faremos isto com base no tema proposto abaixo:
         
TEMA: CARACTERÍSTICAS DO CRISTÃO GAIO

1.      TINHA FELICIDADE PLENA. V.1-2

1.1     Era amado por outros irmãos. V.1
“O ancião ao amado Gaio, a quem eu amo em verdade”.

1.2     Sua alma era satisfeita em Deus. V.2
“Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai à tua alma”.

2.      TINHA UM TESTEMUNHO VERDADEIRO. V.3-4

2.1    Outros falavam a respeito do seu bom testemunho. V.3
“Porque muito me alegrei quando os irmãos vieram e testificaram da tua verdade, como tu andas na verdade”.

2.2    Seu testemunho fiel alegrava e animava outros cristãos. V.4
“Não tenho maior gozo do que este: o de ouvir que os meus filhos andam na verdade”.

CONCLUSÃO:
          Nós vimos nesta mensagem que Gaio era um verdadeiro cristão e tinha felicidade plena, era amado por outros irmãos, sua alma era satisfeita em Deus; ainda vimos que tinha um testemunho verdadeiro, outros falavam do seu testemunho, cristãos eram alegrados e animados pelo seu testemunho fiel. Nós temos buscado viver dando exemplo como este homem viveu? Como está nossa vida cristã? Gostaria que todos nós observássemos nossa obediência ao Senhor, vamos cantar a canção “Água Viva” e faremos uma aplicação nesta canção para as nossas vidas. Vamos viver em obediência exemplar ao Senhor ou andar de qualquer forma como se Deus não existisse. Você que já é crente seja mais consagrado ao Senhor e aqueles que ainda não tem certeza de vida eterna, entregue-se a Cristo e viva uma vida de paz interior com Deus.

Cada estrada em que eu andei
Eu pensei daria certo
Toda terra em que habitei
Terminou em um deserto.
Quando Deus achou-me em trevas disse: Haja luz.
Quando Deus achou-me em guerras disse: Haja paz.
Quando Deus achou-me em negras nuvens de tribulação
Fez nascer um arco-íris no céu do meu coração.
Toda vez que eu tive sede ele deu-me de beber.
Água viva deu-me de beber. (3x)

Nenhum comentário:

Postar um comentário