TEXTO:
III JOAO 1.9-12
"9 Escrevi alguma coisa à igreja; mas Diótrefes, que gosta de
ter entre eles a primazia, não nos recebe. 10 Pelo que, se eu aí for,
trarei à memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras
maliciosas; e, não contente com isto, ele não somente deixa de receber os
irmãos, mas aos que os querem receber ele proíbe de o fazerem e ainda os exclui
da igreja. 11 Amado, não imites o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de
Deus; mas quem faz o mal não tem visto a Deus. 12 Quanto a Demétrio, todos
lhe dão testemunho, até a própria verdade; e nós também damos testemunho; e
sabes que o nosso testemunho é verdadeiro.
INTRODUÇÃO
A Igreja de
Cristo mesmo na época primitiva cheia de milagres e poder visíveis, tinha
também suas dificuldades com falsos líderes, falsos mestres e falsos cristãos.
Um falso cristão não é facilmente identificado, pois Diótrefes chegou a ser
líder da Igreja, tinha uma preferência de pessoas da igreja, mas era um falso
cristão. Por outro lado também haviam os verdadeiros líderes, verdadeiros
mestres e verdadeiros cristãos, como Demétrio que João testemunha positivamente
a respeito dele. Como está nosso procedimento cristão?
O propósito desta terceira carta é
elogiar a Gaio, leigo leal e ativo que tinha consideráveis bens, por sua
hospitalidade cristã, dando acolhida a pregadores que viajavam de uma cidade
para outra, e ajudando-os no caminho, participando assim em sua obra
missionária.
A carta refere-se também a determinada cinrcunstância interna da
igreja, que envolve Gaio, Diótrefes e Demétrio. A autoria por meio de provas
disponíveis indicam que João, o apóstolo, foi o autor não somente do evangelho
do mesmo nome, mas também das três epístolas. Estas cartas foram escritas,
segundo se supõe, entre os anos 85 e 100 D.C. (Fred L. Fisher Doutor em
Teologia). Veremos nesta mensagem a distinção feita pelo
autor sacro entre um falso cristão (Diótrefes) e um verdadeiro cristão
(Demétrio).
TEMA: DISTINÇÃO
ENTRE O VERDADEIRO E O FALSO CRISTÃO
1.
O FALSO CRISTÃO
ESTÁ PRESENTE NA VIDA DA IGREJA. V. 9-11
1.1 Gosta de exercer a primazia. V.9a
“Escrevi alguma coisa à igreja; mas Diótrefes, que gosta de
ter entre eles a primazia [...]”.
A palavra
primazia significa superioridade, prioridade, e seria uma jurisdição de um
líder sobre os demais. Vem do latim Primácia e foi usado por bonifácio III na
idade média para tornar-se bispo universal ou papa, dominando assim os outros
bispos, assim gerou-se o papado e o sistema episcopal de governo. Havia um
pseudo cristão chamado Diótrefes que gostava de demonstrar superioridade sobre
os outros, mas quando alguém pretende tal coisa está se colocando no lugar de
Cristo, pois somente Ele é o Senhor da Igreja. Vejamos algumas características
dos que querem agir assim, segundo confere-se abaixo:
·
Busca a sua própria
glória e não a de Deus. (João 5.44)
“Como podeis crer, vós que recebeis glória uns dos outros e
não buscais a glória que vem do único Deus?”
Muitas vezes
o que se faz não reflete um coração que deseja ver a glória de Deus inundar a
terra, mas que o seu nome seja lembrado. Alguém sugeriu que a igreja deveria
fazer um café para os médicos, empresários, outras profissões da cidade. Mas,
porque não se pensou em um café para os garis, engraxates, pedreiros,
agricultores. A causa é que se busca status social e não a glória de Deus. John
Piper disse que tudo que formos fazer deve ser para a glória de Deus, inclusive
tomar suco de Laranja. Os puritanos do Séc. XVII entenderam isso muito bem ao
afirmar que o homem foi criado para glória de Deus e para o servir para sempre,
segundo descrito no Catecismo Maior de Westminster na sua primeira pergunta e
tendo como base escrituristica Rm 11.36; I Co 10.31; Sl 73.24-26; Jo 17.22-24.
O que você tem feito é para sua própria glória ou para glória de Deus?
·
Não aceita que
outros façam a mesma coisa que ele está fazendo. (Lucas 9.49,50)
“Disse-lhe João: Mestre, vimos um homem que em teu nome
expulsava demônios; e lho proibimos, porque não segue conosco. Respondeu-lhe
Jesus: Não lho proibais; porque quem não é contra vós é por vós”.
Muitos são os
que sentem-se perturbados quando na igreja chega alguém que toca, prega ou
canta, pois só quem pode fazer isto é ele ou ela. O colégio apostólico foi
tomado de inveja e não queriam que um homem que não estivesse com eles fizesse
o que eles estavam fazendo. Diótrefes não permitia que outros fizessem o que fazia
afinal ele era o principal. Houve determinado pastor que estava iniciando uma
igreja e a igreja começou a crescer e chegar pessoas com talentos, mas ele não
deixava ninguém fazer nada, certa vez ele estava doente e os irmãos foram pedir
a chave da igreja para fazer o culto o dito cujo disse que podiam ir para casa
que não haveria culto, pois ele estava doente e quem dirigia, cantava, tocava e
pregava era ele. Ou seja, ninguém poderia fazer o que ele fazia.
Outro pastor
que tentar meter o nariz grande dele, que por sinal é bem grande, em assuntos
que ele não entende sempre diz que na igreja dele, quem manda é ele. Na
verdade, quem tem mandado na igreja dele são as heresias de Mike Murdok, Morris
Cerulo, e todo o ensino maldito e pernicioso de Kennet Hagin e Benni Himm.
Precisamos tomar cuidado para que não queiramos ser os donos da igreja e mandar
em todo mundo, pois quem tem primazia na igreja é Cristo (Jo 1.30). Assim se
alguém se acha insubstituível precisa mostrar as marcas dos cravos nas mãos nos
pés e da coroa de espinhos na fronte, pois só Jesus é primeiro sem segundo e
último sem anterior.
·
Sua opinião é a
única válida, não pode ser contrariada. (João 9.31-34)
“Sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém for
temente a Deus, e fizer a sua vontade, a esse ele ouve. Desde o princípio do
mundo nunca se ouviu que alguém abrisse os olhos a um cego de nascença. Se este
não fosse de Deus, nada poderia fazer. Replicaram-lhe eles: Tu nasceste todo em
pecados, e vens nos ensinar a nós? E expulsaram-no”.
Neste trecho
citado acima trata de um cego de nascença que foi curado por Jesus e quando
interrogado atestou sua confiança em Jesus, os fariseus com dor de cotovelo e
sendo contrariados expulsaram o jovem da sinagoga. Uma prova que não queriam
ser contrariados. Como temos agido quando somos contrariados?
Quando você
desejar conhecer o caráter e o domínio próprio de alguém, contrarie sua
vontade. Muitos que eu vi fazendo média do seu testemunho, na prática foi tudo
o contrario. O problema nas igrejas é a falsa piedade de muitos, que amam
corrigir os outros como juizes, mas quando são contrariados a máscara cai. O
Diótrefes não aceitava opinião contrária a dele, pois ele se achava a última
gota de água mineral no deserto do Saara. Quantos de nós muitas vezes não
agimos assim? Tomemos cuidado, pois isto é característica de falso mestre.
1.2 Não dá acolhida aos mensageiros de Deus. V.9b
[“...] não nos recebe”.
Diótrefes era
um péssimo administrador das coisas de Deus, ele não recebia os mensageiros de
Deus. Muitos entendem apenas acolher com receber em casa, entretanto, acolher é
muito mais que isso, vai desde a cooperação até tratamento respeitoso. Vejamos
o que muitos fazem com relação aos mensageiros de Deus:
·
Não coopera para o sustento dos obreiros. (Malaquias 3.8-10)
“Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em
que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas. Vós sois amaldiçoados com a
maldição; porque a mim me roubais, sim, vós, esta nação toda.Trazei todos os
dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois
fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas
do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior
abastança”.
Dízimos não é
apenas para salário de obreiros, mas também para isso, temos visto muitos que
se preocupam apenas com seu bem-estar, enquanto que a obra de Deus fica a
segundo ou terceiro plano. Cuidado com o que você tem feito com aquilo que Deus
te deu para administrar. Tudo que temos é do Senhor, apenas somos
administradores. Diótrefes era um tremendo de um avarento, que não acolhia os
servos de Deus.
·
Não tem respeito pela pregação da Palavra de Deus. (Jeremias
8.9)
“Os sábios são envergonhados, espantados e presos; rejeitaram
a palavra do Senhor; que sabedoria, pois, têm eles?”
Quando
Diótrefes deixa de receber os pregadores da palavra de Deus, ele está rejeitando
a Palavra de Deus. Imagine se nós ficamos tristes quando no período de culto
alguém sai para bater papo lá fora. Como fica Deus com esta atitude? Muitas
vezes pessoas viram as costas na hora do louvor e depois vêm dizer que ama a
Palavra. É conversa pra boi dormir! Deixar de ouvir a Palavra é rebelião contra
Deus (I Sm 15.22-23).
1.3 Profere palavras maliciosas contra os mensageiros de
Deus. V.10a
“Pelo que, se eu aí for, trarei à memória as obras que ele
faz, proferindo contra nós palavras maliciosas [...]”.
Diótrefes era
um fofoqueiro, e segundo Vanderli Alves Neto, é perigoso quando alguém usa a
língua para causar dano a alguém, podendo a língua afastar as pessoas de quem
está sendo a vítima da fofoca. Tiago disse que a língua pode abençoar ou
amaldiçoar, mas não é conveniente agir assim (Tg 3.9, 10). Então, se cada um
evitar usar sua língua para o mal e somente usá-la para o bem, os que quiserem
fofocar não irão nos procurar. O grande problema é que ficamos dando ouvidos a
todo que fala, assim geramos um rede de jornalismo sem fim, dando notícia da
vida de todo mundo. Cuidemos das nossas palavras. Diótrefes falava palavras
maliciosas contra os servos de Deus. Segundo o lingüista Duarte Lopes palavra
maliciosa é uma deturpação ou interpretação maldosa. Também significa palavras
enganosas, mentirosas, ou acusações levianas.
1.4 Não trabalha e tenta atrapalhar quem quer trabalhar
para o Reino de Deus. V.10b
“[...] E, não contente com isto, ele não somente deixa de
receber os irmãos, mas aos que os querem receber ele proíbe de o fazerem e
ainda os exclui da igreja”.
O Diótrefes era tão ruim que além de não
trabalhar na obra, ele atrapalhava os que queriam fazer algo para Cristo. Era o
cão chupando manga dentro do mato. Muitas vezes as pessoas agem também assim,
ao invés de trabalhar não trabalham e atrapalham a obra de Cristo. O Diótrefes
expulsava da igreja os que queriam trabalhar para Cristo. Trabalhamos para
Cristo? O que fazemos quando vemos alguém trabalhar para ELE?
1.5 Não procede de Deus, pois vive na pratica do mal. V.11
“[...] Mas quem faz o mal não tem visto a Deus”.
Além de ser
um péssimo líder, Diótrefes vivia em pecado. O cristão que vive em pecado ou não
entendeu o que é ser cristão ou não é um cristão autêntico. Muitos entendem que
se a salvação é pela graça, não precisamos fazer as boas obras. Isso é um erro!
A salvação é pela graça, mas a graça produz boas obras (Ef 2.10). Logo, as
obras são importantes na nossa vida, elas somente não são meritórias para
salvação. Viver em pecado é viver separado de Deus (Is 59.1-2) e está distante
da graça de Deus (Rm 3.23). A Bíblia diz que a gente deve resistir ao Diabo e
ele fugirá de nós (Tg 4.7), mas da carne Ele manda fugir (I Co 6.18; I Tm 6.11).
Cuidado para usar a desculpa da carne é fraca para viver no pecado. Fuja da
carne em Nome de Jesus!
2.
O VERDADEIRO
CRISTÃO TAMBÉM ESTÁ PRESENTE NA VIDA DA IGREJA. V.11-12
2.1 O Seu
testemunho é digno de ser seguido. V.11
“Amado, não imites o mal, mas o bem [...]”.
Existem
homens que possuem um testemunho que fala por si só, sem uma palavra. Conta-se
a história de um missionário que esteve na África, quando saiu as pessoas lá
mesmo depois de vários anos lembravam Dele como homem de Deus. Como nós temos
sido lembrados?
2.2 Ele é uma pessoa de Deus. V.11
“... Quem faz o bem é de Deus [...]”.
2.3 O seu testemunho é conhecido de todos. V.12a
“Quanto a Demétrio, todos lhe dão testemunho [...]”.
O testemunho
cristão não deve ser escondido, pois somos sal da terra e luz do mundo (Mt
5.16-20). Jesus não precisa de 007. Bota a cara na rua para que as pessoas
conheçam que tu serves a Deus! A nossa vida precisa ser uma carta aberta ao
mundo. Infelizmente, muitos se escondem por ter uma vida irregular com relação
a sua prática. Testemunhamos de Cristo por palavras e ações
2.4 O seu
testemunho é verdadeiro. V.12b
“... até a própria verdade [...]”.
2.5 O seu
testemunho tem autoridade apostólica. V.12c
“... e nós também damos testemunho; e sabes que o nosso
testemunho é verdadeiro”.
CONCLUSÃO:
Caros irmãos
e amigos nesta mensagem vimos dois exemplos de vida cristã: Um mal exemplo
representado na pessoa de Diótrefes e um bom exemplo na vida do Demétrio. Nossa
vida é desafiada todos os dias para que definamos quem de fato nós somos, que
tipo de cristianismo estamos vivendo, qual o tipo de vida cristã que estamos
apresentando, esta geração conhecerá a Deus por nossas ações? Que de fato
tenhamos uma vida cristã autentica e fervorosa e que sejamos usados pelo Senhor
para influenciar positivamente esta presente era.
APLICAÇÃO:
Jesus disse:
“Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disso passar vem do
maligno” (Mateus 5.37). Alguns usam este texto para condenar qualquer
juramento, eu não irei me alongar, pois o assunto é outro neste sermão, só
quero falar que Jesus condenou aqui o falso juramento dos legalistas e que os
fariseus diziam que só deveria ser honesto sob juramento, fora disto podiam ser
desonestos. A vida cristã exige que nossa palavra seja autêntica, nossa vida
seja a expressão exata do que cremos. Diótrefes era um cristão sem cristianismo,
suas palavras não condiziam com suas ações. Como dizia Rev. Hernandes dias
Lopes: “Muitos cristãos são ortodoxos na teoria, mas hereges na prática. Não
possuem uma ortopraxia que afirme sua homilia, mas a condena. Como estamos
vivendo nosso cristianismo? Convido todos para um momento de quebrantamento,
você pode ficar à vontade, se desejar ajoelhar-se, ficar em pé, sentado; ainda
se seu desejo é chorar, você está na casa de seu Pai Celeste, não há censura
para sua adoração; se você está cansado do mundo de pecado e deseja que Jesus
passe a ser a principal prioridade da sua vida, faça isso agora.
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