Total de visualizações de página

terça-feira, 8 de julho de 2014

ESTUDANDO OS EVANGELHOS – MATEUS CAP. 11



INTRODUÇÃO:
          O trecho que vai do capitulo 11-13 tratam sobre o reino de Deus. Aqui no cap. 11 trata da realidade deste reino presente em Jesus. Vamos tratar sobre alguns aspectos deste reino, enfatizando que este reino é um reino já presente, pois quando Jesus chegou, trouxe o reino de Deus para nós (), vamos expor este estudo baseado no tema abaixo:

TEMA: A PRESENÇA REAL DO REINO DE DEUS AQUI NA TERRA

1.       AS EVIDENCIAS DA CHEGADA DO REINO DE DEUS AQUI. (1-6)

a)       O Senhor Jesus deu _________ a seus doze ______________. Ou seja, se nós queremos aprender as instruções sobre as coisas de Deus devemos aprender de Jesus. Você tem aprendido de Jesus? Uma das evidencias do reino de Deus é sermos guiados pelas instruções de Jesus (Mt 11.1a).

b)      Jesus não apenas o que mencionamos acima, mas também saiu a ____________ e a __________ nas cidades deles. Ele também está preocupado com as pessoas que não têm ainda um compromisso com Ele, quer que os homens se aproximem Dele, pois eles precisam de Jesus para a salvação. Você já tem Jesus? Já tem certeza de salvação? O reino de Deus é evidenciado pelo ardor missionário de Jesus quando foi até onde estavam as pessoas (Mt 11.1b).

c)       Um homem chamado João (Batista) que cria em Deus estava no __________, ao ouvir falar das _________ de Cristo, mandou por seus _____________ perguntar-lhe se Ele era _________ que estava para vir ou se deveriam ____________ outro. João quando estava em dúvida foi pedir informações na pessoa certa, ou seja, em Jesus. Muitos quando têm duvida vão buscar informações em horóscopos, macumbeiros, benzedores e falsos pregadores. Onde você tem buscado se informar sobre o céu, em Jesus ou em outros meios? O reino de Deus é evidenciado pela liberdade que temos de falar com Jesus (Mt 11.2-3).

d)      Nesta parte Jesus pediu que os mensageiros fossem até João e lhe anunciassem o que estavam _____________ e _______________. Os _______ estavam ____________os coxos ____________, os leprosos são ______________ e aos __________ está sendo pregado o ________________. Aqui podemos aprender que os milagres eram sinais do reino de Deus presente aqui e que Jesus não deixava sem resposta os que estando em dúvida e iam até Ele, pois respondeu a João com seus milagres que era de fato o Cristo que João estava esperando. Creia no poder do Senhor e na sua resposta, pois Ele não despreza quem vai até Ele. O reino de Deus também é evidenciado pelos milagres e pela pregação fiel do evangelho (Mt 11.4-5).

e)       Jesus terminou esta resposta a João dizendo que _____ _____________ é aquele que não achar Nele motivo de ______________. Aqui nos orienta a que não devemos ter duvidas quanto ao seu poder, seu amor e sua benção para nós, pois Ele tem poder para nos guardar e abençoar. O reino de Deus é evidenciado também pela confiança do seu povo Nele (Mt 11.6).

2.       O PAPEL DESEMPENHADO PELAS PESSOAS NO REINO DE DEUS. (7-19)

a)         Jesus falando sobre um homem chamado __________ ____________ que estava no _______________, ele não usava roupas __________, pois os que usavam roupas finas estavam nos ________________. Ele afirma que João Batista era um ______________, além disso, era o seu _________________ que iria ____________ o seu ______________. João teve um papel muito interessante, pregando e preparando as pessoas para receber Jesus, fazia isso com muita humildade. Nós somos chamados como mensageiros de Deus para preparar pessoas para ir até Jesus, esta preparação é a pregação do evangelho, porém, é importante dizer que devemos fazer isto com humildade (Mt 11.7-10).

b)         Jesus disse que entre os nascidos de _____________, ninguém apareceu maior do que ________ ______________, mas o ___________ no reino de Deus é __________ do que ele (João). O que Jesus estava dizendo? Ele estava dizendo que a humildade é essencial nas pessoas que querem fazer parte do reino de Deus, pois no reino de Deus quem quer ser o maior deve ser o menor (), João tinha esta humildade. Você tem esta humildade de reconhecer que é apenas servo como João fez? Reconhece que depende de Deus (Mt 11.11).

c)         Jesus disse que desde os dias de ________ __________ até agora, o _______ de Deus é tomado por ______________, e os que se ____________ se apoderam ____________. O que Jesus estava dizendo? Quando usou o termo “tomado por esforço” no grego significa sofrendo violência, ou seja, o reino de Deus continua crescendo mesmo com violência contra ele, é tomado para frente com força (poder), pois a força da igreja vem de Cristo e ela não será vencida, assim não é o forte que entra no reino, mas sim o fraco que sua força está em Deus (Mt 11.12).

d)         Jesus falou também que os __________ e a ______ profetizaram até ___________, disse mais que ele era o __________ que estava por vir. Ainda alerta que quem tem _______ para ouvir, ___________. Ele estava dizendo que João e a Lei profetizaram apontando para Ele, que João tinha a pregação semelhante a Elias, pregando contra o pecado e exortando a confiar em Deus, mas a pregação exige do ouvinte uma posição que é dá ouvido a Palavra pregada. Qual sua atitude com relação à pregação, você recebe a palavra ou rejeita? (Mt 11.13-15).

e)         Jesus fala que as pessoas dali (escribas e fariseus), eram semelhantes a ___________ sentados nas praças que ficavam preocupados quando tocavam __________ e os outros não ___________, quando entoavam lamentações e as pessoas não _____________. Ele disse ainda que João não _________ nem bebia (João comia gafanhotos e mel) e não era visto com pessoas consideradas excluídas, eles diziam que João tinha ______________, ao passo que Jesus _________ e _________ e eles o acusavam de __________ e ___________ de ____________, e amigo de ___________ e _____________. Jesus conclui que a ____________________ é justificada por suas ___________. Jesus aqui critica a hipocrisia dos fariseus que condenavam João por se ausentar das pessoas consideradas inferiores e ao mesmo tempo condenavam Jesus por viver sempre entre as pessoas excluídas como publicanos, prostitutas e varias pessoas consideradas de vida errada, mas Jesus transformava estas pessoas, enquanto que os fariseus continuavam do mesmo jeito, mentindo e adulterando a Palavra de Deus com tradições humanas (Mt 15.3), Jesus estava entre as pessoas no mundo, mas o mundo não estava Nele. Como é a sua vida, está no mundo ou o mundo está em você? Jesus era sábio para ganhar as pessoas e nós precisamos ser (Mt 11.16-19).
 
3.       O JULGAMENTO E SALVAÇÃO TRAZIDO PELO REINO DE DEUS (20-27)

3.1 Jesus traz julgamento (condenação) para quem não tem Compromisso com Ele (20-24).

a)       Jesus começou a _________ as cidades nas quais ele operou muitos ___________, pelo fato de não terem se _______________. Ou seja, os homens serão condenados por não terem se arrependido dos seus pecados. Você já se arrependeu dos seus pecados? Já confessou seus pecados a Jesus? Já se entregou aos cuidados de Jesus? (Mt 11.20).

b)      Jesus faz compara a cidade de Corazim e Betsaida com _________ e ___________, dizendo que se tivessem realizado os milagres em Tiro e Sidom que foram realizados em ____________ e __________________, elas teriam se arrependido com ________ de ________ e ___________. Diz ainda que _______________ que se elevou até o céu (orgulho) descerá até o _______________, pois os milagres feitos nesta cidade se tivessem sido feitos em Sodoma ela teria _________________ até o dia de Hoje. Ele estava alertando que as pessoas quando têm a oportunidade de ouvir a Palavra de Deus, deveriam reagir com fé, entregando-se ao Senhor (Mt 11.20-21, 23).

c)        Ele fala que haveria menos rigor no juízo para ___________ e ___________ do que para ___________ e ___________ e também haveria menos __________ no __________ para a terra de ________________ do que para _______________. Ele estava usando uma hipérbole para dizer a gravidade do pecado de alguém que ouve e ver as maravilhas de Deus e mesmo assim permanece incrédulo (Mt 11.22, 24).

3.2     Jesus trará salvação para os que estão unidos a Ele (25-27).

a)       Jesus aqui dá graças ao __________ por ter ocultado estas coisas (salvação) aos __________ e ________________ e ter ______________ aos _______________. Ou seja, a salvação é para quem reconhece que é pequeno, quem reconhece que depende de Deus. A salvação não é para quem se julga merecedor dela, mas para quem reconhece sua incapacidade (pequeninos), reconhecendo que sua salvação vem de Jesus (Mt 11.25).

b)      Aqui Jesus disse isso (salvação dos pequeninos, humildes) foi do __________ do ___________. A salvação é um ato gratuito de Deus e não um fruto das nossas obras, nem um merecimento do nosso coração, pois somos todos pecadores, necessitados da ajuda de Deus para sermos salvos (Mt 11.26).

c)       Jesus ainda afirma que tudo foi ___________ a _______ pelo __________ e que ____________ pode _______________ o _________ senão o Pai; e ninguém pode _______________ o Pai senão o ______________ e aquele a quem o _________ o quiser ______________. Ou seja, só se conhece o Pai por meio do filho. O que isto quer dizer? Isto quer dizer uma coisa simples: O único meio do homem ser salvo é por meio de Jesus, fora de Jesus não há salvação (Mt 11.27).

4.       A MANEIRA COMO O SER HUMANO PODE ENTRAR NO REINO DE DEUS (28-30)

a)       Jesus diz: ________ a mim, todos os que estais __________ e ______________ e eu vos _______________. Aqui há um convite Dele para todos os que estão cansados com o fardo do pecado para que possam ir até Ele para ter alivio, ou seja, a maneira de entrar no reino de Deus é se aproximar de Jesus e reconhecer que precisa da sua ajuda para se livrar do pecado e ter alívio na sua alma. (Mt 11.18).

b)      Ele ainda nos convida dizendo: ________ sobre _______ o meu ___________ e aprendei de ______________, por que sou _____________ e ___________ de coração, e achareis _______________ para a vossa ______________. Quando Ele usa o termo “jugo”, está falando sobre uma canga de bois ou carneiros, na qual os animais andam de parelha, está afirmando que nos ajudar no caminhar, Nele nossa alma tem descanso, pois Ele caminha ao nosso lado. (Mt 11.29).

c)       Jesus disse que o seu __________ é __________ e o seu fardo é ___________. Ele está afirmando que com Ele nosso caminhar se torna mais fácil, pois Ele caminhar ao nosso e nos ajuda nas lutas da vida (Mt 11.30).

CONCLUSÃO:
          Esta mensagem trata sobre a realidade da presença do reino de Deus aqui na terra, expusemos que há questões que evidenciam a presença do reino de Deus; o papel desempenhado pelas pessoas no reino de Deus; o julgamento e salvação das pessoas trazido pelo reino de Deus e; a maneira como o ser humano  pode entrar no reino de Deus. Gostaria de fazer uma aplicação prática sobre este reino que já está presente em Jesus, mas para entrar neste reino é preciso está em Jesus. Você já está unido em Cristo? Sem união com Cristo não há salvação, o que você vai querer para tua vida?

REFERENCIAS:
SMITH, William. Introdução ao Novo Testamento I: Mateus a Atos. 3 ed. Patrocínio-MG: CEIBEL, 1992.
RIDDERBOS, Hermam. O Testemunho de Mateus Sobre Jesus. Patrocínio-MG: CEIBEL, 1987.

Nenhum comentário:

Postar um comentário