Total de visualizações de página

domingo, 14 de julho de 2024

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM JUDAS 1.8-11

TEXTO: JUDAS 1.8-11

INTRODUÇÃO

Judas é uma carta apologética, escrita para defesa da fé e combate ao falso ensino. Nós jás vimos que Deus usa homens para defender a fé (vv.1-2), ainda observamos o porquê do cristão lutar pela fé (vv.3-4), verificamos que há impiedade dentro da igreja de Deus (vv.5-7), nesta mensagem se verificará sobre a identidade de uma pessoa que está dentro da igreja, mas é ímpia, isto observaremos tendo como base o assunto e tema expostos.

ASSUNTO: JUDAS, UMA CARTA APOLOGÉTICA PARA A IGREJA

TEMA 4: UM ALERTA DE COMO IDENTIFICAR UM ÍMPIO DENTRO DA IGREJA!

1. CONTAMINAM O SEU CORPO. V.8

1.1 Eles baseavam sua doutrina em revelações e visões extrabiblicas: “Sonhadores alucinados” (v.8).

O texto afirma que aqueles homens se baseavam em fontes espúrias: Sonhadores alucinados” (v.8). Implicações: A. Não podemos aceitar outro evangelho diferente ao que está na Escritura: “Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema” (Gl 1.8). B. Não podemos acrescentar nem diminuir nada ao texto da Escritura: “Nada acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor, vosso Deus, que eu vos mando” (Dt 4.2). C. Aqueles falsos mestres estavam enganando pessoas com mensagens subjetivas: “Sonhadores alucinados” (v.8). Doutrina é realizada na Escritura, não em visões extra!

1.2 Eles contaminavam o seu corpo com carnalidade: Contaminam a carne (v.8)

Com base nas visões Aqueles homens viviam em pecado, vejamos: “Ora, estes, da mesma sorte, quais sonhadores alucinados, não só contaminam a carne […]” (v.8). Anotações: A. Contaminar a carne é ter desejos carnais: “Porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo” (I Jo 2.16). B. Contaminar a carne é ter práticas carnais: 11 E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as. 12 Porque o que eles fazem em oculto, o só referir é vergonha” (Ef 5.11-12). C. Contaminar a carne é palavras carnais: “Nem conversação torpe, nem palavras vãs ou chocarrices, coisas essas inconvenientes; antes, pelo contrário, ações de graças” (Ef 5.4). D. Aqueles homens viviam continuamente na carne: “Contaminam a Carne” (v.8).

2. REJEITAM AUTORIDADES, INCLUSIVE A DE DEUS. V.8-10

2.1 Sua rejeição é a qualquer autoridade (v.8).

A Escritura afirma que os ímpios não gostam de ser governador por uma autoridade: “Ora, estes, da mesma sorte, quais sonhadores alucinados, não só contaminam a carne, como também rejeitam governo e difamam autoridades superiores” (v.8). Verdades: A. Rebeldia e teimosia é pecado semelhante à idolatria e feitiçaria: 22 Porém Samuel disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros. 23 Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar. Visto que rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei” (I Sm 15.22-23). B. Rebeldia é um pecado que recebe a ira de Deus: “Ninguém vos engane com palavras vãs; porque, por essas coisas, vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência” (Ef 5.6). C. Rebeldia é uma atitude contra uma autoridade (v.8). Crentes que rejeitam as autoridades da Igreja ou do Estado agem como ímpios!

2.2 Sua rejeição os leva a difamar qualquer autoridade (v.8).

Os ímpios, além de não aceitar autoridade sobre eles, difiamam as autoridades: “Ora, estes, da mesma sorte, quais sonhadores alucinados, não só contaminam a carne, como também rejeitam governo e difamam autoridades superiores” (v.8). Aqueles homens, além de de seguir falsos sonhos, viver na carne, eles rejeitavam as autoridades e as difamavam, crentes que são insubmissos e que vivem a inventar infâmias contra os líderes são ímpios, pois isso é característica de ímpio! Se você vive falando mal de pastores pelas costas, é impio!

2.3 Sua rejeição á autoridade tem algumas características (v.9-10).

Aqueles homens rejeitavam impiamente as autoridades: 9 Contudo, o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a proferir juízo infamatório contra ele; pelo contrário, disse: O Senhor te repreenda! 10 Estes, porém, quanto a tudo o que não entendem, difamam; e, quanto a tudo o que compreendem por instinto natural, como brutos sem razão, até nessas coisas se corrompem” (vv.9-10). Aplicações: a) Sua rejeição é indesculpável (v.9). b) Sua rejeição é desenfreada (10). c) Sua rejeição é animalesca (v.10). Cuidado com a rebeldia contra as autoridades, ela não vai terminar bem!

3. SEGUEM SEMPRE O MAU EXEMPLO. V.11

3.1 Seguiram o mau exemplo de Caim - Religião sem fé e sem conversão, (v.11).

O texto nos afirma que eles seguiram o caminho de Caim: “Ai deles! Porque prosseguiram pelo caminho de Caim […]” (v.11a). Verdades: 1ª A sua rebeldia terminará em juízo: “Ai deles” (v.11). 2ª Fizeram como Caim, um culto sem fé, apenas religioso: 3 Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor. 4 Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o Senhor de Abel e de sua oferta (v.11; Gn 4.3,4). 3ª Faziam um culto sem conversao, em pecado: 5 ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante. 6 Então, lhe disse o Senhor: Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante? 7 Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo” (v.11; Gn 4.5-7).

3.2 Seguiram o mau exemplo de Balaão - Ganância e avareza (v.11).

A Escritura afirma que os falsos mestres seguiram o caminho falso de Balaão: “[…] e, movidos de ganância, se precipitaram no erro de Balaão […]” (v.11b). Lições: I. Balaão como os falsos mestres colocaram o lucro acima da piedade (v.11). II. Balaão tal como os falsos mestres abandonaram o caminho da retidão para se renderem à injustiça: “Abandonando o reto caminho, se extraviaram, seguindo pelo caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça (II Pe 2.15). III. Balaão tal como os falsos mestres cometiam o sincretismo religioso: “Tenho, todavia, contra ti algumas coisas, pois que tens aí os que sustentam a doutrina de Balaão, o qual ensinava a Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para comerem coisas sacrificadas aos ídolos e praticarem a prostituição (Ap 2.14).

3.3 Eles seguem o mau exemplo Corá - Motim Contra a Liderança (v.11).

O texto afirma que eles também agiram como a Tenda de Coré: “[…] e pereceram na revolta de Corá” (v.11c). 1. A tenda de Coré se revoltaram contra a autoridade de Moisés: ”E se ajuntaram contra Moisés e contra Arão e lhes disseram: Basta! Pois que toda a congregação é santa, cada um deles é santo, e o Senhor está no meio deles; por que, pois, vos exaltais sobre a congregação do Senhor? (Nm 16.3). 2. Os falsos mestres também se revoltaram contra a autoridade apóstólica (v.11). 3. Os falsos mestres como a Tenda de Corá receberiam punição divina: “Abriu a sua boca e os tragou com as suas casas, como também todos os homens que pertenciam a Corá e todos os seus bens” (v.11; Nm 16.31).

CONCLUSÃO

Nós observamos como identificar um ímpio dentro da Igreja, observamos que Ele vive em pecado (contamina o corpo); é insubmisso às autoridades (Rebeldia) e seguem maus exemplos. Aplicação: Crentes: Se você tem dificuldade de se submeter às autoridades, se você vive uma vida de pecado e seus influenciadores têm dado mau exemplo, você precisa mudar, sendo obediente, vivendo em santidade e buscando pessoas que ingfluenciem positivamente sua vida. Não crentes: A maior autoridade que temos é Deus, se você deseja ter um lugar no céu e certeza da sua salvação, precisas se submeter à sua autoridade recebendo Jesus como seu único Senhor e Salvador! Quer fazer isso hoje?

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário