TEXTO: JUDAS 1.24-25
INTRODUÇÃO
Nós estamos finalizando a série de sermões em Judas, vimos até aqui que Judas escreve sua carta de forma apologética, dizendo que Deus se serve de homens para defender a fé (vv.1-2), que devemos a fé (vv.3-4), disse que Deus nos revela sua natureza e podemos conhecê-lo (vv.5-7), que há ímpios dentro da igreja (vv.8-11), que usam uma capa de crente e são ímpias (vv.12-16), orientou sobre a firmeza na palavra (vv.17-19) disse como se edificar na vida cristã (vv.20-21), sobre a evangelização das pessoas que estavam caindo nas malhas dos falsos mestres (vv.22-23), hoje veremos sobre a exaltação a Deus pela segurança de salvação.
ASSUNTO: JUDAS, UMA CARTA APOLOGÉTICA PARA O POVO DE DEUS!
TEMA: APOLOGÉTICA QUE EXALTA A DEUS PELA SEGURANÇA DE SALVAÇÃO!
1. DEUS É PODEROSO PARA NOS GUARDAR DE TROPEÇO. V.24a
1.1 Deus é todo - poderoso. V.24
Ele começa dizendo que Deus tem poder: “Ora, àquele que é poderoso [...]” (v.24a). Lições: 1º A Bíblia diz que Deus é Todo-Poderoso: “Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o Senhor e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito” (Gn 17.1). 2º As obras de Deus demonstram o seu poder total: “Ó Senhor Deus! Passaste a mostrar ao teu servo a tua grandeza e a tua poderosa mão; porque que deus há, nos céus ou na terra, que possa fazer segundo as tuas obras, segundo os teus poderosos feitos?” (Dt 3.24). 3º A salvação de pecadores demonstra o seu grande poder: “Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego” (Rm 1.16). O Deus da Bíblia é Todo-Poderoso, precisamos crê Nele!
1.2 Deus é poderoso para nos guardar de tropeçar. V.24
O texto da Bíblia que Deus nos guarda de tropeços: “Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços [...]” (v.24b). Verdades: I. Quando estamos em Cristo não tropeçamos para perdição, pois Ele é a luz: “Respondeu Jesus: Não são doze as horas do dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo” (Jo 11.9). II. Quando estamos em Cristo não tropeçamos para perdição, pois Ele é poderoso: “Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços [...]” (v.24). III. Quando estamos em Cristo não tropeçamos para perdição, pois somos guardados em Cristo: ”Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos chamados, amados em Deus Pai e guardados em Jesus Cristo” (Jd 1.1).
1.3 Deus é poderoso e nos guarda salvos. V.24
A Bíblia afirma que o poder de Deus nos traz salvação: “Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória” (v.24). Aplicações: A. Deus nos salva no presente: “Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna” (Jo 6.47). B. Deus nos mantérá salvos no fututo: “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida” (Jo 5.24). C. Deus nos mantém salvos nas suas mãos: Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão” (Jo 10.28). Deus é poderoso para nos salvar, hoje e no futuro, confiemos!
2. DEUS É PODEROSO PARA NOS LEVAR PARA A GLÓRIA. V.24b
2.1 Ele é quem nos apresenta diante Dele com exultação.
A Bíblia diz que seremos apresentados ali com Exultação (Gr. Agalliasei, Grande, intensa alegria): “Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória” (v.24). Verdades: 1ª Nós exultamos com a salvação do Senhor: “[...] eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação” (Hc 3.18). 2ª Nós exultamos ao sentir sua presença: “8 O Senhor, tenho-o sempre à minha presença; estando ele à minha direita, não serei abalado. 11 Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente” (Sl 16.8, 11). 3ª Nós exultaremos ao entrar na sua presença: “Ora, àquele que é poderoso para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória” (v.25). O senhor oferece alegria na sua presença aqui e no céu!
2.2 Ele é quem nos apresenta diante Dele imaculados.
O texto diz que Deus nos apresentará diante Dele mesmo imaculados: “Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória” (v.24) - Imaculaddos Gr. “Amomous”, sem culpa, irrepreensível). Lições: I. Na justificação Deus nos tira a culpa do pecado: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados” (At 3.19). II. Na santificação Deus nos tira o poder do pecado: “14 Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; 15 pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento” (I Pe 1.14-16); III. Na glorificação Deus nos tira a presença do pecado: “Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é” (v.25; I Jo 3.2). Um dia nós estaremos diante Dele sem pecado para sempre no céu!
2.3 Ele é quem nos apresenta diante Dele de forma gloriosa.
A Escritura nos afirma que Deus nos apresentará diante da sua glória: “Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória” (v.24). Aplicações: 1. Nós fomos escolhidos para chegarmos à glória: “E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou” (Rm 8.30). 2. Nós fomos trazidos por Deus à glória : “Ora, àquele que é poderoso para vos [...] apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória” (v.24). 3. Nós herdamos à glória por meio e para vivermos com Jesus: “Para o que também vos chamou mediante o nosso evangelho, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo” (II Ts 2.14). A Palavra de Deus que teremos um futuro glorioso em Jesus!
3. DEUS É DIGNO DE SER EXALTADO DE ETERNIDADE A ETERNIDADE. V.25
3.1 Porque exaltar a Deus? V.25
A Escritura aqui afirma a razão de exaltar a Deus: “Ao único Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo, Senhor nosso, glória, majestade, império e soberania, antes de todas as eras, e agora, e por todos os séculos. Amém!” (v.25). Notas: A. É o ùnico Deus verdadeiro (v.25). B. É o ùnico Salavador da humanidade (v.25). C. É o único Senhor da nossa vida (v.25). Você tem razões de sobra para exaltar o Senhor!
3.2 Como exaltar a Deus? V.25
A Palavra de Deus também indica a maneira de exaltar a Deus: “Ao único Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo, Senhor nosso, glória, majestade, império e soberania, antes de todas as eras, e agora, e por todos os séculos. Amém!” (v.25). Anotações: a) Mediante Jesus Cristo (v.25). b) Exaltando sua glória, majestade, poder e autoridade suprema (v.25). c) Mediante as palavras e a vida: ”E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai” (Cl 3.17). Precisamos exaltar a Deus da forma que a Escrituta diz, não por invenções humanas nem sugestões do diabo!
3.3 Quanto tempo duarará a exaltação a Deus? V.25
Deus é adorado eternamente: “Ao único Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo, Senhor nosso, glória, majestade, império e soberania, antes de todas as eras, e agora, e por todos os séculos. Amém!” (v.25). Implicações: a. Deus é eterno e sempre foi exaltado - “Antes de Todas as Eras”: “Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus” (v.25; Sl 90.2). b. Deus é eterno e deve ser exaltado no tempo presente - “Agora”: “Então, orou Ana e disse: O meu coração se regozija no Senhor, a minha força está exaltada no Senhor; a minha boca se ri dos meus inimigos, porquanto me alegro na tua salvação” (v.25; I Sm 1.2). c. Deus é eterno é será adorado eternamente - “E por toda a eternaidade. Amém!”: Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, da eternidade para a eternidade! Amém e amém!” (v.25; Sl 41.13 ). Louvado seja Deus de eternidade a eternidade. Amém!”
CONCLUSÃO
Nós vimos que Judas conclui exaltando a Deus pela segurança de salvação, pois Ele é poderoso para nos guardar de tropeços e para nos levar salvos para a glória, assim sendo deve ser exaltado pela nossa segurança de salvação. Aplicação: Crentes: Exalte a Deus pela sua salvação, pois Ele é quem te preserva salvo e te leva para o céu, além disso o exalte pregando o evangelho da graça e glória de Cristo. Não Crentes: Você pode ter segurança eterna de salvação, basta você render seu coração e sua vida a Cristo. Quer fazer isso hoje?
AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva