Total de visualizações de página

terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

ESBOÇO DESERMÃO BASEADO EM FILIPENSES 1.20-26

TEXTO: FILIPENSES 1.20-26

INTRODUÇÃO

O tempo (passado, presente e futuro) é o período contínuo no qual os eventos acontecem. Nós vimos na primeira mensagem que Paulo olhava para o passado com a ótica de Deus: Observando a soberania de Deus (v.12), observando que Deus nos coloca lugar e hora certos (v.112-13) e verificando se o nosso testemunho estimulou outros (vv.14-18). Na segunda mensagem examinamos o presente com a ótica de Deus: Devemos ter confiança em Deus, exaltá-lo e viver para Cristo. A terceira mensagem irá tratar sobre o olhar para o futuro na perspectiva de Deus, isso faremos tendo como base o assunto e tema expostos a seguir.

ASSUNTO: A ALEGRIA DE OLHAR O TEMPO NA PERSPERCTIVA CORRETA

TEMA 3: OLHANDO PARA O FUTURO NA ÓTICA DE DEUS.

I. QUANDO OLHAMOS O FUTURO DEVEMOS TER ESPERANÇA. VV.20-21

a) Nossa esperança vem com uma ardente expectativa. V.20

Paulo fala de sua esperança não apenas para o presente, mas futuro, pois esperança que se vê não  é esperança, por isso devemos tê-la também no futuro, de modo ardente e expectativa: “Segundo a minha ardente expectativa e esperança de que em nada serei envergonhado; antes, com toda a ousadia, como sempre, também agora, será Cristo engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte” (v.20). A palavra ardente expectativa vem do grego “Apokaradokian” e significa “viva, ansiosa espera”. Em Cristo nós temos uma viva esperança no Cristo Ressurreto (I Pe 1.3), devido a isto não temos medo do futuro, pois Cristo estará lá nos esperando.

b) Nossa esperança nos faz ver a morte com um lucro. V..21

Paulo vai dizer que sua vida era servir a Cristo e sua morte seria lucro, vejamos: “Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro (v.21). Mas, porque é lucro morrer para o cristão: 1. Porque morrer para o cristão é fazer a última viagem rumo ao céu: “Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor” (V.23). 2. Porque morrer para o cristão é descansar das fadigas desta vida: “Então, ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve: Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham” (Ap 14.13). 3. Porque morrer para o cristão é ver Jesus como Ele é: “Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é” (I Jo 3.2). Você tem medo da morte? não deveria. não podemos antecipar a morte, mas esperar a hora certa!

c) Nossa esperança não pode se limitar a apenas a esta vida. I Co 15.19-20

Paulo nos fala sobre esperança em outra passagem dizendo: 19 Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens. 20 Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem” (I Co 15.19-20). Algumas lições: I. Nossa esperança em Cristo não pode se limitar a esta vida (v.19). II. A esperança apenas terrena traz infelicidade (v.19). III. Nossa esperança está além desta vida porque Cristo ressuscitou, está vivo para sempre (v.20). Sua esperança vai além desta vida por que Cristo está além desta vida nos esperando!

II. QUANDO OLHAMOS O FUTURO DEVEMOS TER CONVICÇÃO DE SALVAÇÃO. VV.22-25

a) Temos convicção de salvação porque entendemos que o céu é melhor. V.23

Paulo tinha a convicção total da sua salvação em Cristo, assim sendo ele passou a almejar o céu, vejamos: “Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor (v.23). Paulo nos ensina que: I. Devemos desejar o céu porque lá estaremos com Cristo (v.23a). II. Devemos desejar habitar no céu (v.23b). III. O céu é incomparavelmente melhor que a terra (v.23c). O céu é um lindo lugar, mas para habitar nele precisa entregar a Cristo e ter certeza de vida eterna. Você já tem!

b) Temos convicção de salvação, mas não negligenciamos a pregação do evangelho. VV.22,24,25

Devemos desejar ardentemente o céu e desejar ir para lá, mas não devemos relaxar na nossa divulgação do evangelho, vejamos: 22 Entretanto, se o viver na carne traz fruto para o meu trabalho, já não sei o que hei de escolher. 24 Mas, por vossa causa, é mais necessário permanecer na carne. 25 E, convencido disto, estou certo de que ficarei e permanecerei com todos vós, para o vosso progresso e gozo da fé”. Paulo, mesmo sabendo das venturas do céu, não relaxou, mas pregou o evangelho e discipulou pessoas para que tivessem progresso na fé. Paulo queria ir para o céu, mas precisava enquanto estivesse aqui anunciar as glórias do céu. Pregue o evangelho, discipule pessoas, anuncie as glórias do céu! Pregue a salvação em Cristo!

c) Temos convicção de salvação porque cremos no poder de Deus para nos salvar. V.6

Paulo tinha uma convicção total da sua salvação, pois ela não dependia dele, mas do poder de Deus, segundo está escrito: “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus” (v.6). Paulo nos diz aqui três verdades: 1. A salvação ofertada é certa e garantida (v.6a). 2. A salvação ofertada é uma dádiva de Deus (v.6b). III. A salvação ofertada será concluída por Deus de modo cabal (v.6c). Podemos ter certeza plena da nossa salvação, pois Deus a realiza plenamente!

III. QUANDO OLHAMOS PARA O FUTURO DEVEMOS VISAR A GLÓRIA DE CRISTO. V.26

a) A presença do crente deve ser motivo de glórias ao nome de Jesus. V.26

A presença de Paulo faria aqueles crentes de Filipos dar glórias a Cristo quando lhe fosse restituída a presença, segundo está escrito: “A fim de que aumente, quanto a mim, o motivo de vos gloriardes em Cristo Jesus, pela minha presença, de novo, convosco” (v.26). Um crente deve viver de tal forma que sua presença glorifique a Cristo! Como temos vivido?

b) A presença do crente deve ser motivo de ser motivo de saudades quando se ausentar. V.26

O texto ainda diz que Paulo desejava que aumentasse muito mais o motivo deles glorificarem a Cristo quando o vissem, porque eles estavam com saudades dele, na sua ausência, leiamos: “A fim de que aumente, quanto a mim, o motivo de vos gloriardes em Cristo Jesus, pela minha presença, de novo, convosco” (v.26). Eles tinham saudades dele e por isso enviaram Epafrodito (Fp 2.15). Sua ausência deixa saudades ou alívio?

c) A presença do crente deve fazer com que quando se ausente seus ensinos sejam lembrados. II Tm 3.14

A presença do crente deve servir para que na sua ausência tudo que ele ensinou seja lembrado, observe esta orientação de Paulo ao Timóteo: “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste (II Tm 3.14). Timóteo deveria guardar o que Paulo ensinou, nós devemos guardar e imitar os bons líderes que nos aproximaram de Deus (Hb 13.7,17). Quando o crente precisa se ausentar por algum motivo, seus ensinos devem ficar vivos nos corações e vidas das pessoas.

APLICAÇÃO: Nesta mensagem vimos que devemos olhar para o futuro na ótica de Deus, sobre isto vimos que quando olhamos o futuro devemos ter esperança não apenas agora, mas futura. Também vimos que ao olhar para o futuro devemos ter certeza de salvação, pois Deus nos salva plenamente. Observamos ainda que devemos visar a glória de Cristo, a nossa vida deve glorificar a Cristo. Você que já é crente já tem esperança e certeza de vida eterna precisa viver para glória de Cristo, tendo uma vida de santidade e proclamação do evangelho. Se você não tem certeza de salvação, estás andando para um futuro nebuloso e de perigo eterno, mas podes ainda hoje podes entregar tua vida a Jesus. Queres fazer isso hoje?

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário