Total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM FILIPENSES 1.27-30

TEXTO: FILIPENSES 1.27-30

INTRODUÇÃO

Paulo escreveu esta carta para se alegrar com os irmãos de Filipos porque eles se uniram a ele desde o início na obra missionária (Fp 4.15-16), não tiveram medo de enviar doações para o apóstolo, mesmo ele estando preso (Fp 4.18), agora estavam tristes porque ele estava preso em Roma. Paulo escreve para dizer que estava alegre mesmo entre algemas (Fp 3.1), exorta-os a viver alegres em Cristo (Fp 4.4), e que vivessem de modo alegre e pleno o evangelho (vv.27-30). Sobre este assunto, nós iremos extrair algumas lições tendo como base o tema exposto.

TEMA: A ALEGRIA DE VIVER PLENAMENTE O EVANGELHO

1. RECEBEMOS MAIS FIRMEZA EM CRISTO. V.27

a) Está firme em Cristo implica em vida de santidade. V.27a

Paulo afirma que os cristãos devem viver dignamente como um salvo, vejamos: “Vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo [...]” (v.27a). Ele não está dizendo que devemos viver segundo regras e tradições de uma denominação religiosa, mas de acordo com o Evangelho, isto é, de acordo com o evangelho revelado nas Escrituras. Viver como alguém que é salvo, obedecendo a Deus, seguindo a Escritura. Fuja de qualquer lugar onde o seu pecado não seja confrontado, ali é uma arapuca de Satanás para tua condenação.

b) Está firme em Cristo implica em testemunho que impacta outros. V.27b

O evangelho pregado por Paulo e pelos apóstolos, impactou a população do império, ele disse que gostaria de ouvir falar sobre o testemunho daqueles cristãos de forma positiva, segundo está escrito: [...] para que, ou indo ver-vos ou estando ausente, ouça, no tocante a vós outros, que estais firmes [...]” (v.27b). As pessoas precisam falar sobre sua vida de crente positivamente, seu modo de falar, vestir, andar, agir deve ser um evangelho vivo para que outros queiram imitar você. Ex.: Missionário que viveu em uma casa de uma família e alguém chega e pergunta por ele dizendo: “Aquele que parece Jesus”. Jesus faria o que eu e você fazemos?

c) Está firme em Cristo em Cristo implica em unidade com os irmãos. V.27c

Paulo orienta os irmãos quanto á unidade dizendo eles deveriam não apenas tê-la no interior, mas também planejar que ela aconteça:  “[...] Que estais firmes em um só espírito, como uma só alma [...]” (v.27c).  Algumas lições: I. A unidade dos crentes é espiritual ela é costurada pelo Espírito Santo (v.27), O termo espírito deriva do grego “Pneumatos” seu sentido é espírito, isto é, desunião é carnalidade, não agrada a Deus e não veremos Deus derramar avivamento onde há não há unidade (Sl 133). II. A unidade da igreja deve fazer parte dos nossos pensamentos e planos (v.27), pois a palavra alma usada vem do grego “Psychê” e significa mente, devemos pensar e planejar a união e não desunião da igreja. 

d) Está firme em Cristo implica em defender a sã doutrina. V.27d

Aqueles irmãos precisavam entender que eles receberam de Cristo a missão de todos lutarem juntos pela sã doutrina, combatendo o falso ensino segundo temos na passagem: “[...] lutando juntos pela fé evangélica” (v.27d). O termo lutando juntos (Gr. “Synathlountes”, lutando unidos) indica que esta luta para combater o falso ensino deve ser feita por toda a comunidade cristã, se você não tem coragem de falar para as pessoas a verdade da Escritura, reveja a sua fé urgentemente! Combata o falso ensino e os falsos mestres!

2. RECEBEMOS VITÓRIA SOBRE OS INIMIGOS. V.28

a) A vitória que Deus nos oferece nos dá coragem contra os inimigos. V.28a

Os inimigos do povo de Deus tentar fazer intimidação aconteceu com O gigante Golias contra Davi (I Sm 17.1-54), Senaqueribe da Assíria (II Cr 32.1-22), em todos estes casos suas ameaças não se concretizaram, Deus agiu. Não era diferente na época de Paulo, havia os inimigos externos que eram os religiosos judeus e internos como cristãos judaizantes, em Filipos haviam os falsos mestres que pervertiam o evangelho retirando a cruz, apenas se preocupando com coisas terrenas (Fp 3.18-19), Cristo nos convida para não nos intimidarmos e pregar a verdade: “E que em nada estais intimidados pelos adversários [...]” (v.28a). Não se intimide com aqueles que tentam fazer você deixar de pregar a verdade, fale da Escritura! Fale de Cristo! Se você está intimidado e sem coragem de pregar, faça uma autoanálise da sua fé.

b) A vitória que Deus nos oferece diferencia os que o servem dos que o rejeitam. V.28b

A vitória que Deus nos concede em Cristo faz que se faça uma distinção crucial que revela onde viveremos a eternidade, vejamos: “Pois o que é para eles prova evidente de perdição é, para vós outros, de salvação, e isto da parte de Deus” (V.28b). O texto apresenta duas verdades reais e necessárias: I. Existe a perdição eterna para os que rejeitam Jesus (v.28), ou seja, Deus não é apenas amor, mas também justiça, aquela figura de um diabo furando as pessoas com um tridente é mito, quem vai atormentar as pessoas no inferno é o próprio Deus exercendo sua justiça (Ap 20.10,15). II. Existe a salvação eterna para aqueles que se voltam para Jesus (v.28), os que serão salvos se arrependem dos seus pecados (At 3.19), creem em Jesus (At 16.30-31) e confessam Jesus como Senhor e salvador diante dos homens (At 10.9-10). Salvação ou perdição, o que vais receber?

3. RECEBEMOS PRESENTES CRISTO. VV.29-30

a) Cristo nos dá o presente da fé salvadora para crermos Nele. V.29

A Palavra de Deus nos informa que foi Deus que nos concedeu a fé, vejamos: “Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo e não somente de crerdes nele” (v.29). O texto nos apresenta a verdade de que Deus é que dá a capacidade de crer para o homem. Algumas lições: I. A fé é um fruto da graça de Deus (v.29). II. A fé (Gr. “Pisteuein”, confiança) é uma entrega confiante a Cristo para salvação (v.29; Ef 2.8). III. A fé é operosa, isto é, gera boas obras, obediência (I Ts 1.3). Você já recebeu esta fé salvadora? Já tem certeza de vida eterna? Se sua resposta é negativa, clame a Jesus agora e convide-o para morar no seu coração.

b) Cristo nos dá o presente de sofrermos por Ele. VV.29-30

Paulo vai dizer algo que muitas igrejas não gostam de pregar, que o sofrimento que enfrentamos é nos dado por Deus, vejamos: 29 Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo e não somente de crerdes nele, 30 pois tendes o mesmo combate que vistes em mim e, ainda agora, ouvis que é o meu” (vv.29-30). Sobre a vida cristã aprendemos que: I. Passa por sofrimentos nesta vida igual todos os outros seres humanos (v.29). II. Os sofrimentos são frutos da graça de Deus para nos tornar mais fortes (v.29; Tg 1.2-4). III. A vida cristã não é uma colônia de férias, mas um combate, ou melhor um bom combate (v.30; II Tm 4.7). Quando você observar uma igreja dizendo: “VENHA E PARE DE SOFRER”, Saiba que ali se ensina um falso evangelho! Cristão sofre, mas o sofrimento ao invés de destruir torna ele mais forte!

CONCLUSÃO

Examinamos nesta passagem que por recebermos a alegria de Cristo devemos viver de modo pleno a dignidade do evangelho. Quando agimos assim recebemos mais firmeza em Cristo para viver em santidade, impactamos outros com nosso testemunho, nos ajuda a ter unidade com os irmãos, também defendemos o evangelho. Também recebemos vitória contra os inimigos, tendo coragem para não ficar intimidados pelos inimigos e fazendo diferença entre quem serve a Deus e quem não serve. Por fim recebemos presentes de Deus bem como a fé para a salvação e o sofrimento para crescermos no Senhor. Aplicação: Precisamos viver de modo digno do evangelho, abandonando o pecado, testemunhando de Cristo e defendendo o verdadeiro evangelho, mas no v.28 que somente existe duas realidades: Salvação ou perdição. Você já tem certeza de vida eterna? Já tem convicção que se partisse hoje iria morar no céu com Jesus? Se ainda não tem esta certeza, entregue sua vida a Cristo hoje e receberás.

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário