Total de visualizações de página

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM II CORINTIOS 1.5-7

TEXTO: II CORINTIOS 1.5-7

INTRODUÇÃO

As Escrituras sempre trazem à tona este tamática do sofrimento na vida dos servos de Deus. Alguns até fazem a seguinte pergunta: “Se Deus é bom, porque sofremos? Embora, haja na mente de muitos uma tensão entre a bondade de Deus e as tribulações sofridas. Paulo então, afirma que Deus é bom e nos permite passar por tribulações, ele queria ensinar que os cristãos seriam consolados por Deus nas suas tribulações, sobre a realidade do sofrimento na vida cristã iremos aprender algumas lições, tendo comobase o tema a seguir.

TEMA: O SOFRIMENTO NA VIDA DO CRISTÃO

1. DEUS PERMITE O SOFRIMENTO NA VIDA DE SEUS FILHOS. V.5

a) Cristo sofreu por nós e nos preparou para sofrer por Ele. V.5a

Paulo está tratando aqui da realidade do sofrimento de Cristo em nosso favor para a salvação, vejamos: “Porque, assim como os sofrimentos de Cristo se manifestam em grande medida a nosso favor [...]” (v.5a). O seu sofrimento foi tão grande por nós, tendo descido da sua glória onde era adorado pelos anjos (Hb 1.6), tinha a glória divina (Fp 2.5-6), aqui sofreu escárnios e todo tipo de insulto, tudo isso para nossa salvação, assim sendo, nada que soframos por Ele será tanto, comparando ao que fez por nós. Não reclame!

b) Cristo exerce a consolação de forma transbordante sobre nosso sofrimento. V.5b

Paulo, como já havia feito antes, afirma que Cristo nos consola, observemos “[...] assim também a nossa consolação transborda por meio de Cristo” (v.5b). A maneira que Paulo trata deste tema aqui, faz uma complementação que o consolo do Senhor ultrapassa todas as forças negativas desta terra que tentam nos empurrar para o porão do desespero, Jesus exerce o seu consolo de tal forma que nós somos cheios de uma paz tão grande que excede a todo o entendimento humano. Busque ao Senhor de todo o seu coração e receba seu consolo inundar a sua alma, apenas confie!!!

c) Cristo nos traz a consolação na pessoa de Jesus Cristo. V.5b

Podemos observar que o apóstolo além de afirmar que o consolo do Senhor é transbordante, ela vem por meio de Cristo, consoante afirma: “[...] assim também a nossa consolação transborda por meio de Cristo” (v.5b). Temos que observar que este consolo que Deus oferece somente será desfrutado plenamente através da pessoa de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. assim sendo, aqueles que possuem Cristo verdadeiramente , mesmo nos sofrimentos mais desesperadores serão consolados por Cristo. Se sua alma está angustiada e coração desesperado, Jesus te oferece alivio e descanso (Mt 11.28-30).

2. O NOSSO SOFRIMENTO PRODUZ CONSOLO E SALVAÇÃO PARA OUTROS. V.6a

Deus muitas vezes, como afirma Paulo, permite tribulação nas nossas vidas para que pessoas sejam salvas, como verificamos: “Mas, se somos atribulados, é para o vosso conforto e salvação [...]” (v.6a). Muitas vezes as perseguições nos levam a alcançar outras pessoas, vejamos algumas lições:

a) A perseguição do sinédrio judaico levou inúmeras pessoas a crer e receber a vida eterna. At 11.19, 21

Devido a perseguição que iniciou com a morte de Estevão os cristãos se espalharam e pregaram a salvação na Fenícia, Chipre e Antioquia, como observamos: “Então, os que foram dispersos por causa da tribulação que sobreveio a Estêvão se espalharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus” (At 11.19), Deus agiu e muitos se converteram ao Senhor, segundo podemos ver: “A mão do Senhor estava com eles, e muitos, crendo, se converteram ao Senhor” (At 11.21). Deus permitiu a perseguição, mas muitos creram no Senhor, pois os cristãos fugitivos das perseguições, pregavam por onde passavam e muitos creram no Senhor e foram salvos.

b) A perseguição do imperio romano levou o evangelho a chegar até casa do imperador. Fp 4.23

O apóstolo Paulo disse que todas as coisas que lhe aconteceram, seja apedrejamento, expulsões de cidades, chicotadas e até a sua prisão em Roma serviram para o progresso do evangelho (Fp 1.12), Ele ainda disse que toda a guarda pretoriana, que eram os soldados da segurança do imperador, tinham sido evangelizados por ele (Fp 1.13), imagine que estes soldados tinham infuência no império, Nero, sem saber tinha colocado dentro do palácio o maior pregador do cristianismo e diante Dele sua platéia, e depois Paulo diz que este evangelho chegou na casa do imperador e ali tinham crentes, verifiquemos: “Todos os santos vos saúdam, especialmente os da casa de César” (Fp 4.23). Não há lugar onde o evangelho nao possa entrar!

c) A perseguição do mundo não pode nos impedir de recebermos a vitória em Cristo Jesus. Jo 16.33; I Jo 5.4-5

Cristo afirmou que as portas do inferno não podem lograr êxito contra a igreja do Senhor, conforme está escrito: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (Jo 16.33), o mundo se levantará contra os servos de Deus, mas, nós vencemos o mundo por meio da nossa fé, conforme está escrito: 4 porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. 5 Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus? (I Jo 5.4-5). Ninguém pode deter a igreja, para isso teria que deter o seu fundador e este é indestrutível! Aleluia!

3. O NOSSO CONFORTO É INSTRUMENTO DE CONSOLAÇÃO PARA OS DEMAIS CRENTES. V.6b

Outras pessoas serão consoladas através do conforto que Deus nos deu nas tribulações, vejamos: “[...] se somos confortados, é também para o vosso conforto, o qual se torna eficaz, suportando vós com paciência os mesmos sofrimentos que nós também padecemos” (v.6b). Iremos observar nas Escrituras alguns eventos, nos quais demonstram esta verdade

a) A Igreja de Roma se encorajou a pregar através das algemas de Paulo. Fp 1.13-14

A igreja de Roma estava atemorizada, pregando o evangelho timidamente, mas quando souberam que Paulo entre algemas estava pregando mais do que eles, se encorajaram a pregar mais ousadamente, leiamos: 13 De maneira que as minhas cadeias, em Cristo, se tornaram conhecidas de toda a guarda pretoriana e de todos os demais; 14 e a maioria dos irmãos, estimulados no Senhor por minhas algemas, ousam falar com mais desassombro a palavra de Deus” (Fp 1.13-14). Quando nós reagimos positivamente diante das tribulações, demonstrando que Deus está conosco, incentivamos outras pessoas para se encorajar a pregar ou mesmo se entregar a Cristo!

b) A Igreja de Jerusalém se encorajou a orar através da prisão de Pedro. At 12.5

Pedro estava preso e aquele evento incentivou a igreja para que orasse por ele, sua oração foi ouvida por Deus, conforme verificamos: “Pedro, pois, estava guardado no cárcere; mas havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele” (At 12.5). Então, vemos que oa eventos, mesmos aqueles tribulosos, são oportunidades e termos mais intimidade com Deus em oração. Todos os eventos têm o objetivo de nos levar a buscar mais a Deus, ainda que seja uma pandemia. Descanse em Deus, vivendo em oração!

c) A Igreja de Fiipos se encorajou a enviar oferta para Paulo na prisão. Fp 4.18

A Igreja de Filipos foi encorajada por Deus para enviar oferta para Paulo enquanto ele estava na prisão, descrito nas Escrituras: “Recebi tudo e tenho abundância; estou suprido, desde que Epafrodito me passou às mãos o que me veio de vossa parte como aroma suave, como sacrifício aceitável e aprazível a Deus” (Fp 4.18), eles poderiam ficar com medo, pois Paulo estava sendo acusado diante do Imperador de subversivo, ou seja, eles corriam perigo ajudando Paulo, mas eles se encorajaram através das algemas de Paulo! Se vir perseguição, tenha coragem, se as lutas se avolumar, lute, não desista! Sua luta vai incentivar outras pessoas.

4. OS CRENTES NÃO SÃO POUPADOS DO SOFRIMENTO NEM PRIVADOS DA CONSOLAÇÃO. V.7

a) Cristo não promete nos livrar da tribulação, mas, que estará conosco ali. V.7a

Este versiculo 7 nos diz que nós somos participantes dos sofrimentos, analisemos: “Como sois participantes dos sofrimentos” (v.7), assim sendo, Jesus não nos promete livrar do sofrimento, mas, a sua companhia sempre estará conosco, Paulo na sua segunda prisão disse que todos o abandonaram, mas o Senhor esteve sempre com Ele (II Tm 4.16-18), Ele também estará conosco em todas as lutas que passarmos. Aleluia!!!

b) Cristo promete que nos trará consolação, mesmo em meio às tribulações. V.7b

Cristo nos diz que nós passaremos pelas tribulações, mas também pela consolação que Ele nos oferece, vejamos: “A nossa esperança a respeito de vós está firme, sabendo que, como sois participantes dos sofrimentos, assim o sereis da consolação” (v.7). As lutas vêm e trazem dor, machucados e marcas; porém, o consolo do Senhor é maior do que as nossas lutas. Tenha esperança em Deus, pois, Dele vem o consolo para sua luta. Tenha esperança e descanse na bondade do Senhor!

CONCLUSÃO

Vimos nesta mensagem que o sofrimento também faz parte da vida dos filhos de Deus, pode trazer consolo e salvação para outros, serve de conforto e consolação para os irmãos e da mesma forma que não somos poupados do sofrimento não seremos da consolação. Aplicação: Precisamos saber que sofremos, mesmo sendo cristãos, não aceite um evangelho que nega o sofrimento na vida cristã, isto não é evangelho. Nosso sofrimentos são oportunidades de sermos instrumento de salvação para outros. Se sofremos com Cristo receberemos Dele a consolação. Jesus oferece consolo e alívio ao nosso coração, rendamos, pois a Ele todo nosso ser.

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva - Igreja Presbiteriana do Brasil, 161 Anos Evangelizando o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário