Total de visualizações de página

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM II CORÍNTIOS 1.15-20

TEXTO: II CORÍNTIOS 1.15-20

INTRODUÇÃO

Paulo está tratando aqui da antecipação da sua viagem para Corinto, pois ali estava acontecendo coisas que entristeciam Paulo, alguns exemplos: Os crentes apoiando os falsos mestres (II Co 13.3), imoralidade (l Co 5.1), contendas (l Co 6.7), uso abusivo da liberdade cristã (lCo 8.10; 10.24-28), etc. Sobre esta viagem iremos extrair algumas lições tendo como base o tema exposto a seguir.

TEMA: LIÇÕES APRENDIDAS NA ANTECIPAÇÃO DA SUA VIAGEM A CORINTO

1. PAULO RESOLVE ANTECIPAR SUA VIAGEM A CORINTO. V. 15a

Paulo decide antecipar sua viagem a Corinto, conforme se anota: “Com esta confiança, resolvi ir, primeiro, encontrar-me convosco [...]” (v.15a). Sobre as razões de antecipar esta viagem iremos observar no capítulo 13 desta carta algumas razões:

a) Paulo aintecipa sua viagem para encarar os problemas de frente. II Co 13.1

Alguns falsos profetas e crentes que viviam em pecado estavam duvidando que Paulo aparecesse por lá, vejamos o que Paulo decide: “Esta é a terceira vez que vou ter convosco. Por boca de duas ou três testemunhas, toda questão será decidida” (II Co 13.1). Ele resolve que irá enfrentar io que tiver que ser enfrentado, o pastor e os crentes não podem ter medo de falar a verdade e enfrentar desafios de frente. Bater de freente com o erro!

b) Paulo antecipa sua viagem para combater o pecado e o falso ensino. II Co 13.2

Ele estava dizendo que sua viagem seria para combater o pecado e também o falso ensino, vejamos: “Já o disse anteriormente e torno a dizer, como fiz quando estive presente pela segunda vez; mas, agora, estando ausente, o digo aos que, outrora, pecaram e a todos os mais que, se outra vez for, não os pouparei” (II Co 13.2). Paulo estava indo ali para combater tanto a imoralidade presente naquela igreja como os falsos profetas que faziam vistas grossas ao pecado, para que ficassem de bem com aqueles depravados, pois falar contra o pecado gera ódio de pecadores impenitentes, mas Paulo combate tanto um como o outro.

c) Paulo antecipa sua viagem para que aquela igreja fosse revitalizada. II Co 13.9

Aqui Ele vai dizer que seu objetivo seria o aperfeicoamento daquela igreja, segundo a passagem a seguir: “Porque nos regozijamos quando nós estamos fracos e vós, fortes; e isto é o que pedimos: o vosso aperfeiçoamento” (II Co 13.9). Esse aperfeiçoamento (Gr. “Katartisis”, Sig. “juntar partes quebradas, ex: cirurgia em osso fraturado – Warren Wierbe), ou seja, é uma revitalização.

APLICAÇÃO: Paulo antecipa sua viagem para encarar os problemas de frente, combater o pecado e o falso ensino e para que aquela igreja fosse revitalizada. Nós precisamos enfrentar os problemas de frente, não fugirmos da nossa responsabilidade. Precisamos lutar contra o pecado e falso ensino, pois há muito no nosso país e precisa ser combatido. Precisamos contribuir para que a igreja se renove, revitalize-se, para isso precisamos testemunhar fielmente do evangelho e viver vida pura.

2. PAULO TRATA QUE SUA VIAGEM TINHA PROPÓSITO DEFINIDO .VV.15b-16

a) O propósoto era o beneficio espiritual dos crentes . v.15b

Paulo como pastor gostaria que sua viagem fosse benéfica para os crentes de Corinto, como Ele declara: “para que tivésseis um segundo benefício”. O termo segundo benefício signifcaria, segundo J. C.Ryle, a graça dobrada, o primeiro benefício seria a carta escrita que já havia transmitido graça, o segundo benefício seria sua presença. A presença do pastor transmite graça, o pastor deve visitar, ter cheiro de ovelha.

b) O propósito era também o beneficio do próprio apóstolo. V.16

O apóstolo ainda vai informar que aquela viagem traria um benefício para ele próprio que era ser reconhecido por intermédio da igreja, vejamos: “E, por vosso intermédio, passar à Macedônia, e da Macedônia voltar a encontrar-me convosco, e ser encaminhado por vós para a Judeia” (v.16). Paulo sabia que precisava da credencial da igreja para que seu ministério tivesse sucesso em outras cidades, assim sendo, o pastor precisa encaminhado por uma igreja local e não se autointitular pastor por si só.

c) O propósito era impulso para a obra missionária. V.16

Ele queria a credencial da igreja, não para ter sucesso pessoal, mas impulsinar a obra missionária, conforme se observa: “E, por vosso intermédio, passar à Macedônia, e da Macedônia voltar a encontrar-me convosco, e ser encaminhado por vós para a Judeia” (v.16). Ele queria que a igreja o enviasse com o que precisasse para fazer missões na Macedônia, e depois na volta ser direcionado para a Judéia. O missionário precisa integrar uma igreja e ser por ela enviado, assim sendo, tome cuidado com aqueles que querem fazer missões por conta própria sem precisaer dar conta a ninguém.

APLICAÇÃO: O propósito era o beneficio espiritual dos crentes, do próprio apóstolo e impulso para a obra missionária. Precisamos fazer tudo para que os irmãos sejam beneficiados espiritualmente, isto é possível através da pregação fiel e do combate ao pecado. Quando buscamos o benefício da igreja, Deus trata de nos abençoar junto com a obra, quando somos negligentes com a obra nós perdemos também. A nossa vida deve impulsionar o ardor missionário da igreja, tudo isso acontece se a igreja perceber que a liderança está fazendo sua parte.

3. PAULO TRATA SOBRE A CAUSA DO SUCESSO DA SUA SUA VIAGEM A CORINTO. VV.17-20

a) A viagem de Paulo teria sucesso por causa da fidelidade de Deus. V. 17-18

O apóstolo Paulo vai informar que a causa do sucesso da sua viagem não seria sua autoridade apóstolica, nem sua capacidadde, mas a fidelidade de Deus, consoante vemos: 17 Ora, determinando isto, terei, porventura, agido com leviandade? Ou, ao deliberar, acaso delibero segundo a carne, de sorte que haja em mim, simultaneamente, o sim e o não? 18 Antes, como Deus é fiel, a nossa palavra para convosco não é sim e não” (vv.17-18). Paulo vai dizer que a fidelidade de Deus faz com que sua palavra e dos seus cooperadores seja também fiel, ele iria de fato para aquela cidade, não estava mentindo, como o acusavam os falsos profetas. Deus é fiel e nossas palavras devem também ser, pois devemos ser imitadores de Deus, assim Paulo buscava sere assim devemos agir nós.

b) A viagem de Paulo teria sucesso por causa da Pessoa de Cristo. V.19

Paulo demonstra a sua confiança no Cristo que ele pregava, afirmando: “Porque o Filho de Deus, Cristo Jesus, que foi, por nosso intermédio, anunciado entre vós, isto é, por mim, e Silvano, e Timóteo, não foi sim e não; mas sempre nele houve o sim” (v.19). Ele afirmou que a sua viagem não seria frustrada porque Cristo garantiria sua chegada naquela cidade, pois em Cristo sempre o sim dentro da vontade Dele, assim sendo, devemos nós confiar em Jesus, pois Ele é quem garante que teremos sucesso na que fizermos. Deposite Nele sua confiança!

c) A viagem de Paulo teria sucesso por causa das promessas de Deus. V.20

Há uma afirmação do apóstolo sobre as promessas de Deus e a relação destas com a sua viagem para Corinto, verifiquemos: “Porque quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele o sim; porquanto também por ele é o amém para glória de Deus, por nosso intermédio” (v.20). As promessas de Deus tem um cumprimento certo. Somente Cristo pode cumprir as promessas divinas para nós, dentre estas, a salvação. Paulo confiava plenamente nas promessas de Deus, não por causa de si mesmo, mas por causa de quem cumpria aqueleas promessas, Cristo. Você confia nas promessas em Cristo? Já entregou toda sua vida nas mãos Dele?

APLICAÇÃO: A viagem de Paulo teria sucesso por causa da fidelidade de Deus, da Pessoa de Cristo e das promessas de Deus. Como Paulo confiou em Deus, nós devemos confiar também, pois Deus é fiel, deposite Nele sua confiança. O nosso sucesso não provém das nossas forças, mas de Cristo, confie tudo à Ele. Deus tem promessas para nós, em Cristo todas as suas promessas se cumprem na nossa vida, descanse nas promessas de Deus, pois Ele cumpre tudo que nos promete.

APLICAÇÃO SOTERIOLÓGICA: Paulo disse que todas as promessas de Deus têm em Cristo seu cumprimento. Há uma promessa de Jesus para nós de vida eterna: “Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão” (Jo 10.28). Jesus deseja te dar vida eterna (salvação) certa e segura, não apenas agora, mas por toda a eternidade. Você tem certeza de vida eterna (salvação)? Se sua resposta é negativa, eu te faço outra pergunta: Você deseja ter certeza de vida eterna (salvação)? Basta que você se arrependa dos seus pecados e entregue a vida a Cristo. Faça isto agora!

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva - Igreja Presbiteriana do Brasil, 162 anos evangelizando o Brasil.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário