Total de visualizações de página

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM II CORÍNTIOS 1.8-11

TEXTO: II CORINTIOS 1.8-11

INTRODUÇÃO

O sofrimento é comum na humanidade e os cristãos não ficam de fora deste. Vimos na primeira parte deste mensagem que Deus permite os sofrimentos na vida dos seus servos, que nosso sofrimento produz consolo e salvação para outros, nosso conforto recebido de Deus é instrumento de consolação para outras pessoas e que os crentes não são poupados dosofrimento nem privados da consolação (vv.5-7), hoje continuaremos tratando do mesmo assunto partindo dos cersículos 8 a 11, para isto trabalharemos a segunda parte deste mesmo assunto.

TEMA: O SOFRIMENTO NA VIDA DO CRISTÃO (PARTE II)

1. OS CRENTES MAIS PIEDOSOS PODEM ENFRENTAR PROVAS MAIS DESESPERADORAS. V.8

Paulo vai falar sobre uma grande tribulação que ele enfrentou quando passou pela´àsia, vejamos: “Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a natureza da tribulação que nos sobreveio na Ásia, porquanto foi acima das nossas forças, a ponto de desesperarmos até da própria vida” (v.8). Para esta realidade podemos observar algumas verdades sobre esta tribulação tão grande:

a) Paulo sofreu um motim instigado por Demétrio.

Demetrio era um ourives que vivia do comércio das imagens da deusa Diana (At 19.24), ele estava preocupado com sua profissão e não com sua vida espiritual (At 19.25). O que levou ele a ficar furioso e incitar a turba contra Paulo porque estavam havendo conversões ali (At 19.18-20), Ou seja, se você pregar o evangelho fielmente não espere aplausos do mundo, mas oposição. Se esttiver sendo aplaudido pelo mundo, duvide se a sua mensagem é verdadeira

b) Paulo teve que enfrentar feras em Éfeso.

As Escrituras afirma: “Se, como homem, lutei em Éfeso com feras, que me aproveita isso? Se os mortos não ressuscitam, comamos e bebamos, que amanhã morreremos” (I Co 15.32). Esta referência a “feras se refere, não a animais selvagens literais, mas pessoas que estavam buscando matar Paulo tanto os adoradores da deusa diana como também judeus incrédulos. Talvez algumas feras hoje queiram matar tua fé, como perseguições, falsos ensinos e os convites da carne e do mundo. Somente com Cristo vencemos as feras que tentam nos destruir!!!

c) Paulo sofreu aprisionamento do império Romano.

Paulo sofreu prisoes por causa do evcangelho, inclusive a carta para igreja de Éfeso foi escrita da prisão, ele afirma que Deus o fez embaixador em cadeias para levar o evangelho ali, vejamos: “Pelo qual sou embaixador em cadeias, para que, em Cristo, eu seja ousado para falar, como me cumpre fazê-lo” (Ef 6.20). Ele sofreu muitas prisões devido a sua fé (II Co 11.23), mas não deixava de confiar que a mão de Deus guiava o seu destino e nada poderia frustrar o plano de Deus, para o velho apóstolo, as prisões eram meios de pregar Cristo ali dentro, ele era um embaixador de Cristo.

d) Paulo sofreu de um mal físico que lhe causava muita dor.

Paulo orou três vezes ao Senhor para que este tirasse o “espinho na carne” que tanto afligia Paulo, vejamos: 7 E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte. 8 Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. 9 Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. A palavra espínho vem do grego “skolops” é traz a ideia de uma dor fisica, podemos então dizer que seria alguma enfermidade que Paulo contraiu que o afligia e trazia dor, porém Deus não quis curar Paulo, este deveria aprender a depender da graça de Deus. Mesmo nas lutas, doenças e tribulações, dependamos da bendita graça de Deus!

2. QUANDO CHEGAMOS AO FIM DA LINHA, DEUS ESTENDE SUA MÃO PARA NOS SOCORRER. V.9

a) A prisão e morte de Paulo estava decretada.

Paulo havia recebido o decreto de prisão e execução, vejamos: “Contudo, já em nós mesmos, tivemos a sentença de morte [...]” (v.9a). O apóstolo estava em uma armadilha como uma fera acuada sem poder fazer nada, estava a um passo de ser preso e executado ou mesmo linchado pelos adoradores da deusa diana ou mesmo pelo judeus que não criam em Jesus. Humanamente falando, o servo de Deus estava sem saída, a morte mostrou sua face para ele, tudo isso lhe causou despero, pois este homem não é um super - homem, é um ser humano falho e limitado.

b) Quando os recursos huamnos acabam resta a Paulo a confiar em Deus e não nas suas forças.

Paulo olha para um aspecto que lhe fez as esperanças renascer, a verdade que Deus ressuscita mortos, vejamos: ” [...] para que não confiemos em nós, e sim no Deus que ressuscita os mortos” (v.9b). Se Deus ressuscita os mortos, Ele faz porque é poderoso, Paulo aprendeu não seriam as forças humanas que o livrariam, mas o poder deste Deus que tinha poder para reverter as situações mais adversas. Ex de eventos que Deus agiu revertendo situações impossiveis: Sara e Abraão tiveram um filho na velhice, Moisés na travessia do Mar Vermelho, Sadraque, Mesaque e Obede-Nego na fornalha acesa, Daniel na cova dos leões, etc. Não confie nas forças humanas, mas neste Deus Todo-Poderoso!!!

3. O DEUS QUE AGIU ONTEM CONTINUA AGINDO NO DESENROLAR DA HISTÓRIA. V.10

Deus é o mesmo que livrou Paulo daquela situação advversa, mas Paulo traz a verdade bendita, que este Deus continuarria a livrar, consoante nos apresenta este versiculo: “O qual nos livrou e livrará de tão grande morte; em quem temos esperado que ainda continuará a livrar-nos” (v.10). Sobre este Deus que continua a agir trazendo livramento para o seu povo, podemos aprender algumas lições:

a) Deus continua agindo na história porque é imutável.

Deus é o mesmo que agiu, age e agirá intervindo na história da humanidade, pois é imutável, vejamos: “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre” (Hb 13.8). A imutabilidade de Deus traz esperança para Paulo (v.10), também para nós que este Deus continuará agindo e trazendo livramento para o seu povo dentro da sua vontade soberana, precisamos aprender a confiar em Deus. Nesta pandemia temos a responsabilidade de confiar em Deus, fazemos nossa parte usando mascaras, diatanciamento social, álcool gel, mas o livramento vem de Deus, Ele continuará agindo na vida do seu povo, pois não mudou e nunca mudará!!!

b) Deus continua agindo na história por causa do seu poder.

As Escrituras afirmam o seu poder, o rei impio Nabucodonosor da Babilônia experimentou isso na pele, vejamos: “Todos os moradores da terra são por ele reputados em nada; e, segundo a sua vontade, ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes? (Dn 4.35). Aquele rei quis se engrandecer seu poder e majestade (Dn 4.30), Deus tirou ele do trono (Dn 4.31), ele ficou meio doido, tornou-se um animal humano andando de quatro pés e comendo capim igual a jumentos e bois (vv.32-33), Ele afirma que ninguem pode deter a mão deste Deus quando Ele quer agir (v.34-35), quando seu juízo voltou ao normal, ele exaltou a este Deus. Ele intervém na história, age e ninguem pode detê-lo! Que Deus poderoso é este meu irmão? Ele pode intervir na tua história e transformar sua vida totalmente.

c) Deus continua agindo na história porque Ele nos ama.

Deus age na história por amor ao ser humano, um exemplo disso é a obra da salvação que foi planejada na eternidade, porém, manifestada na história por amor á humanidade, vejamos: 18 sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, 19 mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo, 20 conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós (I Pe 1.18-20). O Deus antes que existisse qualquer criação, na sua soberiania e infalível presciência, bem como determinação e graça planejou a salvação da humanidade e na história Ele realiza este plano se tornando um de nós para pagar o preço do nosso pecado e oferecer vida eterna. Você já tem certeza de vida eterna (salvação)?

4. DEUS AGE NOS SOFRIMENTOS ATRAVÉS DA ORAÇÃO. V.11

O apóstolo de Paulo afirmou que o Senhor age nos sofrimentos em resposta às orações do seu povo, analisemos: “Ajudando-nos também vós, com as vossas orações a nosso favor, para que, por muitos, sejam dadas graças a nosso respeito, pelo benefício que nos foi concedido por meio de muitos” (v.11). Algumas lições sobre o ração serão enfatizadas:

a) A oração é uma ordem de Deus para igreja. I Ts 5.17

Oração não é uma opção, mas uma ordem de Deus, conforme Paulo informa à Igreja de tessalônica: “Orai sem cessar (I Ts 5.17). Não temos o direito de viver sem orar, pois, não existe vida cristã sem oração constante. Deixar de orar é pecado (I Sm 12.23), quando você passa dias sem orar está pecando contra Deus. Ore e busque a Deus, pois todo verdadeiro cristão tem prazer de orar a Deus, se alguém diz ser um verdadeiro cristão e não tem prazer de orar algo não vai bem com sua vida espiritual.

b) A oração ajuda os crentes e os fortalece. V.11

Quando oramos o Senhor fortalece pessoas através das nossas orações, conforme observamos: “Ajudando-nos também vós, com as vossas orações a nosso favor” (v.11a). Muitas vezes deixamos de orar por nossos irmãos, pela igreja, por nossos pastores, estes são carentes das nossas orações. A oração fortalece, não apenas quem ora, mas também as pessoas frutos da suas orações. Assim sendo, ore por si mesmo e também por seus irmãos!

c) A oração levará pessoas a conhecer e dar graças a Cristo. V.11

Quando nós oramos a Deus por nossos irmãos, as respostas das orações servirão para que sejam dadas graças a Deus“[...] para que, por muitos, sejam dadas graças a nosso respeito, pelo benefício que nos foi concedido por meio de muitos” (v.11b). Quando oramos em favor de outras pessoas e Deus responde as nossas orações, estas pessoas irão render graças ao Senhor e seremos instrumentos do Senhor para que seu nome seja conhecido pelas pessoas. Ore pela cidade, governantes, segurança publica, seus vizinhos, irmãos, familiares e outros. Deus será engrandecido nas nossas orações!

d) A oração glorifica a Deus que as responde dentro da sua vontade.

Nossas orações receberão de Deus a resposta, Ele nos responde, podemos examinar isso nas palavras do apóstolo João: 14 E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. 15 E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito (I Jo 5.14-15). O Senhor atende nossas orações dentro da sua vontade que é boa, perfeita e agradável (Rm 12.2), então, aceitemos o não, sim ou espere de Deus, pois Ele sabe o que é melhor para nossa vida.

CONCLUSÃO

Vimos nesta mensagem algumas lições preciosas para a nossa vida que foram assim enumaradas: Primeira, os cristãos mais piedosos podem passar por provas desesperadoras; Segunda, quando chegamos ao fim da linha, Deus vem ao nosso encontro para nos socorrer; Terceira, O Deus que agiu no passado continuará agindo no desenrolar da história e; Quarta, Deus age nos sofrimentos através da oração. Aplicação: Quando estiver passando por sofrimentos angustiantes devemos lembrar que nossa vitória não vem das nossas forças, mas de Deus, olhe para o passado e veja o que Deus já fez, confie que Ele pode fazer da mesma forma no presente. Ore em favor de outras pessoas que estão sofrendo, quando você ora por alguém, Deus cuida de te abençoar também. O que está te causando angústia, é uma doença, mágoa, angustia no coração, convido você para que lance tudo agora nas mãos de Cristo e seja livre de todo este peso.

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva - Igreja Presbiteriana do Brasil, 161 Anos Evangelizando o Brasil.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário