Total de visualizações de página

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM II CORÍNTIOS 1.12-14

TEXTO: II CORÍNTIOS 1.12-14

INTRODUÇÃO

O pastor Russel Shedd faleceu de câncer, mais algo que nos chamou atenção é que a sua filha falou sobre ele, vejamos: “Eu só acredito que meu pai é pecador porque a Bíblia diz que todos pecaram”. Ele impactou a vida da sua filha e de muitas pessoas no seu ministério, Paulo esceve esta carta para defender seu apostololado, combater o falso ensino, bem como tratar sobre vida cristã pratica, Ele vivia uma vida de serviço ao Senhor, iremos aprender algumas liççoes sobre esta temática, tendo como base o tema abaixo.

TEMA: A VIDA DE UMA PESSOA QUE SERVE A DEUS

1. PAULO VIVIA COM A CONSCIENCIA TRANQUILA. V.12

A consciência é uma ferramenta psquica que está presente em qualquer pessoa e mede as suas atitudes, faz parte da graça comum de Deus para refrear o pecado na humanidade, sobre esta ferramenta Paulo nos ensinou que:

a) A consciencia aprova ou reprova as ações que praticamos. V.12a; Rm 12.15

Paulo chamou a atenção para a sua consciência, dizendo que esta testemunhava ao seu favor, conforme vemos: “Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência” (v.12a). A palavra consciência vem do grego “syneidēseōse significa um conselheiro interno que aprova ou reprova atitudes tomadas, sobre isso Paulo afirma: Estes mostram a norma da lei gravada no seu coração, testemunhando-lhes também a consciência e os seus pensamentos, mutuamente acusando-se ou defendendo-se” (Rm 2.15). O apóstolo vai dizer que sua consciência era sua testemunha de cristianismo autêntico, sua consciência estava tranquila!

b) A consciencia aprova a santidade e sinceridade. V.12b

Ele afirma que sua consciência não o acusavam porque ele agia de modo correto e cristão, com santidade e sinceridade, conforme a passagem exppôe: “Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que, com santidade e sinceridade de Deus” (v.12b). Paulo vai afirmar que seu procedimento é santo e sincero para com eles, pois não engavava como faziam os falsos apóstolos que o condenavam e tais coisas. Sua consciência aprova que você é santo e sincero? As desculpas que usamos para não vir aos cultos são santas e sinceras, a sua consciência está tranquila?

c) A consciència aprova não segundo a sabedoria humana, mas graça divina. V.12c

O apóstolo vai afirmar que sua consciência não aprovava seeus atos com base naquilo que era sábio aos olhos humanos, mas para Deus: “Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que, com santidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria humana, mas, na graça divina, temos vivido no mundo e mais especialmente para convosco” (v.12c). Paulo estava rebatendo uma mentira dos falsos mestres que ele teria ido à Corinto por razões mundanas, explica que tudo estava dentro da graça divina e não sabedoria humana, devido a isto Paulo podia estar de consciencia tranquila, não agia com malandragem, mas dentro da vontade soberana de Deus. Não queiramos educar nossa mente pelos valores do mundo, mas de Deus!

2. PAULO ENSINAVA A PALAVRA DE DEUS. V.13

Paulo tratava o ensino da Palavra de Deus com muita seriedade e nós também devemos agir este modo, pois, muitas vezes temos visto pessoa usar púlpitos para ensinar coisas que, segundo eles, foi uma revelação direta do céu, quando Deus já tem a sua revelação escrita perfeita, inerraante e infalivel , sobre esta verdade Paulo nos orienta que:

a) Ele não trouxe doutrina nova, mas a que já estava escrita. V.13a

Paulo não trouxe nenhuma doutrina nova, mas aquilo que já estava escrito e podia se compreendido, verifiquemos: “Porque nenhuma outra coisa vos escrevemos, além das que ledes e bem compreendeis [...]” (v.13a). O apóstolo estava trazendo algo já revelado a Ele por Jesus Cristo, mas que estava escrito, afinal de contas, ele mesmo afrmou que não devemos ir além daquilo que está escrito (I Co 4.6), em nenhum tempo devem ser trazidas novas doutrinas seja por tradição humana ou supostas revelações do Espírito, pois a Palavra de Deus é a mensagem que deve ser pregada para a salvação dos pecadores.

b) Ele pregou para que as pessoas compreendessem para crer. V.13b

Paulo vai dizer que aguardava que houve uma compreensão total da mensagem que estava transmitindo, leiamos: “[...] e espero que o compreendereis de todo” (v.13b). A compreensão total da Palavra significa que eles entenderiam o que foi revelado para a salvação, pois tudo que é necessário à salvação está claro na Bíblia, basta que creiamos. Pois, para a salvação basta reconhecer que é pecador, abandonar o pecado, crê em Jesus e Ele nos oferece vida eterna. Você entendeu isso que lhe falei? Fez sentido para você? Gostaria de ter certeza de vida eterna? Basta entregar a vida a Jesus. Quer fazer isso hoje?

3. PAULO VIA A OBRA DO SENHOR COMO UMA GLÓRIA. V.14

A igreja precisa valorizar o seu pastor, especialmente se este prega o evangelho fielmente, apontando para as Escrituras, e o pastor precisa zelar pela igreja que Deus lhe confiou, sobre esta verdade, o apóstolo Paulo vai trazer algumas lições:

a) Ele explica que o pastor dedicado é uma glória para a igreja. V.14a

Paulo está declarando que ele seria uma glória para aquela igreja devido a sua dedicação, ele houvera plantado e doutrinado aquela igreja, analisemos: “Como também já em parte nos compreendestes, que somos a vossa glória [...]” (v.14a). A igreja que tem um pastor sério, que lhe doutrina corretamente, falando a verdade e cobrando para que você mude de vida, deve esta comunidade se alegrar e ser grata a Deus, pois é uma glória ter um líder preparado e integro para lhe ensinar a verdade. Um pastor que cobra quando você falta ao culto, que cobra que você ore e leia mais a Bíblia, está preocupado com a sua alma, valorize-o!!!

b) Ele explica que as almas alcançadas pelo pastor são uma glória para Ele. V.14b

O pastor que tem uma igreja para pastorear também deve considerar isso uma glória, observemos: “[...] como igualmente sois a nossa [glória] [...]” (v.14b). Poder falar ao povo de Deus sobre a Palavra de Deus é uma glória para o pregador. Devido a isto o pregador precisa ser um exímio estudante das Sagradas Escrituras para alimentar o rebanho da maneira correta. Deus dá uma oportunidade ímpar para homens falíveis de alimentar o seu rebanho, não podemos negligenciar tão subime missão e pregar a Palavra de Deus fielmente.

c) Ele explica que esta glória será revelada na volta de Jesus. V.14c

Tanto a igreja que soube valorizar o pregador fiel como o pregador que se manteve fiel à pregação, na volta de Cristo receberão a sua glória (galardões), no dia de Cristo, leiamos: “[...] no Dia de Jesus, nosso Senhor” (v.14c). Esta glória se refere aos galardões que receberemos no Dia do Senhor, pois, a salvação é somente pela graça (Ef 2.8-9), mas os galardões são para os salvos que traabalharam na obra de Cristo. Tudo que você fizer aqui para o reino de Deus receberá sua recompensa seja aqui ou como galardão na volta de Jesus!

CONCLUSÃO

Vimos nesta mensagem sobre a vida de uma pessoa que serve a Deus, assinalamos as seguintes questões: Primeira, Paulo vivia com a consciencia tranquila; Segunda, Paulo ensinava a Palavra de Deus; Terceira, Paulo via a obra do Senhor como uma glória. Aplicação: Será que sua vida com Deus está correta a tal ponto de você poder dormir com sua consciência traquila? Temos ensinado a Palavra de Deus fielmente ou estamos falando o que agrada às pessoas? Temos valorizado os pastores que estão pregando fielmente a palavra e os irmãos que vivem a Palavra de Deus fielmente? Lembremos que daremos contas a Deus, de tudo que fizermos, no dia da volta de Jesus. Você já tem certeza da sua salvação? Já nasceu de novo, já experimentou uma verdadeira conversão, se sua resposta é negativa então entregue-se a Cristo ainda hoje!

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva - Igreja Presbiteriana do Brasil, 162 Anos Evangelizando o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário