TEXTO: MARCOS 10.32-34
“32 Estavam de caminho, subindo para Jerusalém, e Jesus ia adiante dos seus discípulos. Estes se admiravam e o seguiam tomados de apreensões. E Jesus, tornando a levar à parte os doze, passou a revelar-lhes as coisas que lhe deviam sobrevir, dizendo: 33 Eis que subimos para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos principais sacerdotes e aos escribas; condenálo-ão à morte e o entregarão aos gentios; 34 hão de escarnecê-lo, cuspir nele, açoitá-lo e matá-lo; mas, depois de três dias, ressuscitará”.
INTRODUÇÃO
Uma revelação é algo novo que ainda estava oculto, quando se tira uma foto, só se tem a foto em mãos quando o fotografo revela, mas com Jesus é diferente, verdade revelada é verdade certa, mesmo antes que aconteça. Você crê nisso! Esta passagem trata de um episódio no qual Jesus revela aos seus servos a sua obra vicária em favor deles, traz a lume o seu sofrimento (v.33-34a), a sua morte expiatória (v.34b), o cume desta revelação é a realidade da sua vitória sobre os seus inimigos não apenas na cruz, mas na tumba vazia, a qual atesta que Ele ressuscitou, o evangelho ficaria incompleto se houvesse apenas sofrimento e morte, mas Deus trouxe para nós uma revelação completa que culminou na ressurreição do Senhor Jesus, sobre esta revelação bendita, iremos extrair algumas lições importantes tendo como base o tema abaixo.
TEMA: A REVELAÇÃO COMPLETA DO EVANGELHO DE CRISTO.
1. É UMA REVELAÇÃO ESPECIAL PARA OS SEUS DISCIPULOS. V.32
a) Ele revela-se para acalmar o coração tenso dos seus discípulos. V.32a
“Estavam de caminho, subindo para Jerusalém, e Jesus ia adiante dos seus discípulos. Estes se admiravam e o seguiam tomados de apreensões [...]”.
b) Ele revela-se de maneira compreensível apenas para aqueles que lhe pertencem. V.32b
“[...] Jesus, tornando a levar à parte os doze, passou a revelar-lhes as coisas que lhe deviam sobrevir”.
2. É UMA REVELAÇÃO SACRIFICIAL POR SEUS DISCIPULOS. V. 33-34ab
a) Jesus revelou que iria receber o julgamento que era dos discípulos. V.33-34abc
I. O julgamento incluía a prisão do mestre amado por nossa causa. V.33a
“Eis que subimos para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos principais sacerdotes e aos escribas [...]”
II. O julgamento incluía a condenação do mestre amado por nossa causa. V.33b
“[...] condená-lo-ão à morte e o entregarão aos gentios [...]”
II. O julgamento incluía todo tipo de zombaria por nossa causa. V.34a
“[...] hão de escarnecê-lo, cuspir nele, açoitá-lo [...]”
b) Jesus revelou que iria receber morte que era dos discípulos. V.34c
“[...] hão de [...] matá-lo [...]”
I. A sua morte foi para resgatar a sua igreja eleita. Ef 5.25
“Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela”.
II. A sua morte foi de um justo pelos pecados dos injustos. I Pe 3.18
“Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzirvos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito”.
III. A sua morte foi de alguém que é perfeito e terá resultados perfeitos. I Pe 1.18-20
“18 sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, 19 mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo, 20 conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós”.
3. É UMA REVELAÇÃO ESPERANÇOSA PARA OS SEUS DICIPULOS. V.34d
“[...] mas, depois de três dias, ressuscitará”.
a) A esperança da igreja é a ressurreição de Cristo, por isso Ele pode interceder por nós e assegurar a nossa salvação. Hb 7.25
“Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles”.
b) A esperança da igreja é a ressurreição de Cristo, por isso Ele está presente conosco sempre. Mt 28.20b
“E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século”.
c) A esperança da igreja é a ressurreição de Cristo, por isso Ele faz que nosso trabalho não seja vão. I Co 15.58
“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão”.
CONCLUSÃO
Esta mensagem trouxe uma revelação grandiosa de Jesus para os seus discípulos, esta foi revelada nas Sagradas Escrituras para o conforto da sua igreja, sobre esta revelação extraímos três lições: Primeira, É Uma Revelação Especial Para os Seus Discípulos; Segunda, É Uma Revelação Sacrificial Por Seus Discipulos; Terceira, É Uma Revelação Esperançosa Para os Seus Discípulos. Aplicação: Esta revelação está disponível hoje de maneira escrita e clara, que é a Bíblia, falando da obra de Cristo em nosso favor, se você entende que o que esta revelação está falando para você e compreende que Jesus de fato sofreu e morreu em teu lugar e que agora está vivo e pode te ajudar, não espere mais e se entregue a este Deus maravilhoso, tua vida vai se encher de paz e alegria e você irá perceber o quanto Ele é grande, poderoso e amoroso. Faça isto hoje em Nome de Jesus. Amém!
AUTOR: Pr. Veronilton Paz da Silva - IPB Zé Doca - MA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário