Total de visualizações de página

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM JOSUÉ 1.1-9

TEXTO: JOSUÉ 1.1-9

1 Sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do Senhor, que este falou a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo: 2 Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. 3 Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés. 4 Desde o deserto e o Líbano até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus e até ao mar Grande para o poente do sol será o vosso limite. 5 Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei. 6 Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais. 7 Tão somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares. 8 Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido. 9 Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares”.

INTRODUÇÃO

a) A vida está cheia de muitas promessas descumpridas.

b) Cada dia surge a oportunidades de mudanças.

c) Josué foi escrito aproximadamente em 561 A.C. por um autor desconhecido.

d) O pano de fundo foi a morte de Moisés e Josué o substituindo como líder para conquistar a terra prometida.

e) Josué, segundo Spurgeon, é o mesmo nome de Cristo, enquanto aquele conquistou a terra de Canaã, Jesus conquistou a nova terra.

 f) Deus deu conselhos a Josué e estes conselhos iremos aplicar às nossas vidas tendo como base o tema abaixo:

TEMA: CONSELHOS QUE DEUS QUER PASSAR PARA A VIDA

1. NINGUÉM É INSUBSTITUÍVEL. V.1-2

O ser humano é limitado, mas, por vezes, devido ao pecado, seu coração quer centralizar tudo em si, agindo como se ninguém conseguisse fazer o que Ele faz, pois o coração é orgulhoso. Porém. o único ser insubstituível é Deus, pois o homem é limitado pela vida e também pela morte, aqui verifica-se que qualquer pessoa pode ser substituída, pois ninguém é eterno, assim sendo homens fazem história, mas ficam na história e outros continuam de onde parou. Sobre isso, veremos as seguintes assertivas:

a) Mesmo alguém que teve intimidade com Deus como Moisés é substituído. V.1

O homem de Deus chamado Moisés, foi impedido pela morte de continuar seu ministério, como se afirma aqui:1 Sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do Senhor, que este falou a Josué, filho de Num, servidor de Moisés” (v.1). Moisés foi um hebreu que nasceu numa época de perseguição, foi lançado no rio por sua mãe para buscar salvá-lo da morte, ele foi criado pela filha de Faraó, depois de saber que era hebreu, foi visitar seus irmãos, ele viu um egípcio maltratando um do seu povo, num ato temptestuoso matou o egipcio. No outro dia, ele viu dois hebreus brigando, foi aconselhar e o culpado disse que sabia que tinha matado um egipcio. Ele fugiu para o deserto de Midiã, ali casou com uma filha de Jetro e viu como pastor até o dia que Deus o chamou através de uma visão na sarça ardente, dizendo que ele seria o libertador do povo de Israel da escravidão do Egito. Aquele homem foi usado por Deus no Egito com as dez pragas que humilhou os deuses do Egito, no mar vermelho na travessia a pé enxuto do povo e afogamento do exército de Faraó. Fez agua sair da rocha, águas amargas em doces, criou o codigo moral do povo (10 mandamentos). Este homem teve uma biografia invejável, mas agora ele estava morto, porque NINGUÉM É INSUBUSTITUÍVEL! Eu fico imaginando se faz comemoração dos 500 anos de Calvino, de Lutero, lembramos de Simonton, José Manoel da Conceição, George Buttler, George Withifield, Charles Hadon Spurgeon, etc. Estes homens fizeram história, influenciaram uma geração, mas eles morreram, pois NINGUÉM É INSUBSTITUÍVEL!!! Eles passaram o bastão para nós e nos cabe levar à frente até que passemos para outra geração, pois ninguém, por mais intimidade com Deus que tenha, é INSUBSTITUÍVEL!!!

b) A mesma ordem que Deus deu ao servo Moisés, deu ao seu substituto Josué. V.2

Deus havia ordenado a Moisés no ínicio da sua carreira que se dispusesse a tirar o povo do Egito, agora Deus repete a ordem para seu substituto Josué, conforme o versiculo seguinte informa: 2 Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel” (v.2), ou seja, Deus ordena a Josué que se dispusesse a guiar o povo rumo à terra prometida por Deus. Esta mesma ordenança Ele nos passa também, a fim de que nós avancemos sempre rumo à nova terra, mas marchando em combate aqui. Que possamos assumir nosso posto e ter a disposição para avançar, pois temos a meta de entregarmos as proximas gerações o estandarte invicto do evangelho de Cristo. Avante Igreja!!! Avante irmãos! Deixemos um legado para quem virá depois, pois NINGUÉM É INSUBSTITUIVEL! Mas. podemos deixar uma forte influência para frente!

 2. ACEITE DESAFIOS. V.3-4

Os desafios existem para ser aceitos, Deus nos lança muitos para que aceitemos, Ele quer que experimentemos o seu agir poderoso em nossa vida, pois para o povo de Israel estava apenas começando os desafios da terra, atravessaram o deserto, agora era a hora de encarar a terra com seus perigos para alcançar as suas benesses, alguns conselhos sobre os desafios:

a) Lute para conquistar os alvos propostos nos desafios. V.3

Aquela terra era imensa e Deus vai lançando um desafio grandioso para eles, descrito aqui: 3 Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés” (v.3). Toda aquela terra estava ali para ser conquistada. O alvo proposto no desafio de Deus era que eles conquistasse cada centimetro daquele lugar. Onde eles pisassem ali era tudo deles. Que grande desafio! nós precisamos aceitar os desafios que Deus nos faz, quem sabe El está nos desafiando a ganhar almas, orarmos mais, ter alvo de se livrar das dividass ou ter uma reserva financeira. Quem sabe Deus está te desafiando a ser um crente cheio de poder, orar mais, jejuar mais. Se você aceita o desafio de Deus, Ele estará ao seu lado. Talvez, eu e você precisemos deixar de frouxidão e se lançar nos desafios de Deus!

b) Quando conquistar uma meta estabelecida, nao se acomode, estipule metas mais ousadas. V.4

Deus deu a eles uma meta grande, veja aqui: 4 Desde o deserto e o Líbano até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus e até ao mar Grande para o poente do sol será o vosso limite”.(v.4), isto é, Eles deveriam atingir aquela meta, pois Josué continuou conquistando terras, então ao estipular metas e atingir as mesmas, faça outras mais ousadas ainda e Deus te levará a atingir, tenha fé e foco, pois Deus está no controle e te ajudará a atingir as metas. William Carey, missionário inglês na Índia disse: ”Queres ver Deus fazer grandes coisas, faça orações ousadas que somente Deus pode responder”. Lute, vença e ouse sonhar alto!

3. CONFIE EM DEUS. V.5,6,7,9

Deus continua aconselhando Josué, desta vez o aconselha à confiança em Deus. Devemos depositar Nele toda a nossa esperança, descansar no Senhor, sobre esta verdade examinamos que:

a) A confiança em Deus é real por causa da sua presença em nossa vida. V.5

A razão da confiança em Deus é a sua presença, como se observa: 5 Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei” (v.5), Esta presença bendita é a causa da nossa vitória sobre os nossos inimigos (v.5a), isto é, devemos atribuir os louros da nossa vitória a Deus e não as nossas forças. A presença de Deus ainda traz a promessa de que seria algo constante (v.5b), ou seja, esta presença está presente com um crente que vive nos grandes centros, mas também com aquele irmão que trabalha dentro das matas, Ele não nos abandona nem nos deixa sozinhos, seja em situações boas ou más, Ele está conosco! Aleluia!!!

b) A confiança em Deus é real por causa das suas promessas. V.6, 7, 9

Quando confiamos em Deus, mesmo que os perigos estejam presentes, mas a nossa motivação maior é a fidelidade de Deus que cumpre todas as suas promessas e a entrada na terra foi uma promessa Dele como se vê: 6 Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais”.(v.6). Ainda podemos ver que as promessas de Deus nos motivam à obediência irrestrita com o foco centralizado em fazer a vontade de Deus, vejamo:7 Tão somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares”.(v.7). A confiança nas promessas de Deus afastam todo o medo dos nossos corações, pois a gente confiando em Deus nada temos a temer, sobre isso vejamos o que Deus disse a Josué: “9 Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares” (v.9). Deus prometeu, então confiemos, pois Ele além de poderoso, é igualmente fiel e cuidará da nossa vida.

4. BUSQUE CONHECER A PALAVRA DE DEUS. V.7-8

Deus vai dar um conselho crucial a Josué que vai direcionar toda a sua vida, deste conhelho depende seu sucesso ministerial ou seu fracasso total. Este conselho é a sua relação com a Santa Lei de Deus, sobre este assunto alguns aprendizados nos são trazidos à lume:

a) Medite nas Escrituras todas as horas, para obedecer e para nao se afastar de Deus. V.7-8

O termo ortodoxia se refere ao conhecimento da verdadeira doutrina, é o conhecimento das Sagradas Escrituras que norteia a nossa vida cristã, conforme lemos: 7 Tão somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares” (v.7). É impossivel alguém ter uma vida cristã saudavel sem ter um conhecimento biblico e ortodoxo, pois a falta de conhecimento da Palavra nos leva a desvios da sã doutrina. A ortopraxia se refere à prática da verdadeira doutrina, da Palavra de Deus, sobre esta verdade aprendemos que a meditação nos leva a pratica da verdade, como bem afirma ainda Deus a Josué: 8 Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido” (v.8). Busquemos conhecer a Palavra de Deus e viver segundo seus sagrados ensinos!

b) Pregue a Palavra sempre e de acordo com o livro. V.8

Deus vai dizer que Josué deveria pregar, conforme podemos ler: 8 Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido” (v.8). Esta pregação deve ser constante (v.8a), esta pregação também deveria ser fruto de uma meditação do pregador, pois a mensagem antes de falar com o publico precisa falar com o pregador (v.8b). A pregação deve ser uma verdade na vida do pregador, pois não pode alçguém falar uma verdade e esmagá-la com a vida (v.8c). A sua pregação seria bem sucedida se agisse como foi afirmado anteriormente (v.8d).

 

CONCLUSÃO

a) Gostaria de dizer que neste dia muitos já se foram, pois ninguém é insubstituível.

b) Você é desafiado a conquistar estudos, trabalho, família, almas para Cristo.

c) As lutas não deixarão de existir, o que mudará não é o problema, mas sua confiança em Deus.

d) Chega de fazer as coisas sem consultar a Deus, busque sua Palavra para direcionar a sua vida, obedeça e divulgue.

e) Você já tem certeza de sua salvação? Se sua resposta é negativa, nós temos uma boa notícia para você, pois se entregares a vida a Cristo, ainda hoje Ele te dá certeza de salvação e garante um lugar no céu. Você quer fazer isso agora?

AUTOR: Pr. Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário