Total de visualizações de página

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM JOSUÉ 1.10-18

TEXTO: JOSUÉ 1.10-18

10 Então, deu ordem Josué aos príncipes do povo, dizendo: 11 Passai pelo meio do arraial e ordenai ao povo, dizendo: Provede-vos de comida, porque, dentro de três dias, passareis este Jordão, para que entreis na terra que vos dá o Senhor, vosso Deus, para a possuirdes. 12 Falou Josué aos rubenitas, e aos gaditas, e à meia tribo de Manassés, dizendo: 13 Lembrai-vos do que vos ordenou Moisés, servo do Senhor, dizendo: O Senhor, vosso Deus, vos concede descanso e vos dá esta terra. 14 Vossas mulheres, vossos meninos e vosso gado fiquem na terra que Moisés vos deu deste lado do Jordão; porém vós, todos os valentes, passareis armados na frente de vossos irmãos e os ajudareis, 15 até que o Senhor conceda descanso a vossos irmãos, como a vós outros, e eles também tomem posse da terra que o Senhor, vosso Deus, lhes dá; então, tornareis à terra da vossa herança e possuireis a que vos deu Moisés, servo do Senhor, deste lado do Jordão, para o nascente do sol. 16 Então, responderam a Josué, dizendo: Tudo quanto nos ordenaste faremos e aonde quer que nos enviares iremos. 17 Como em tudo obedecemos a Moisés, assim obedeceremos a ti; tão somente seja o Senhor, teu Deus, contigo, como foi com Moisés. 18 Todo homem que se rebelar contra as tuas ordens e não obedecer às tuas palavras em tudo quanto lhe ordenares será morto; tão somente sê forte e corajoso”.

INTRODUÇÃO

“Há uma frase dita nos quartéis de Policia que é assim mencionada: “Manda quem pode e obedece quem tem juízo”. Esta passagem trata de uma ordem que Deus deu a Josué e este passou para o povo. A ordem era entrar na terra prometida (v.6). A ordem deveria ser obedecida pelo povo para que entrassem na nova vida que Deus tinha para eles na Terra prometida. Iremos fazer uma aplicação pratica para nossa vida sobre o assunto, tendo como base o tema a seguir.

TEMA: A ORDEM QUE NÓS RECEBEMOS PARA A VIDA

1. A ORIGEM DA ORDEM: DIVINA. VV.10-12

Deus havia dado a ordem a Josué para que entrasse na terra prometida como está escrito: “Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais” (v.6), esta ordem dada por Deus a Josué deveria ser espalhada. Sobre verdade algumas lições:

a) A ordem inicia pela liderança. V.10

A ordem de Deus começou a ser implantada na liderança antes de chegar no povo, conforme vemos: “Então, deu ordem Josué aos príncipes do povo” (v.10), a razão para que a ordem seja dada primeiramente à liderança do que ao povo é que o lider deve ser exemplo para o povo, pois, segundo Matthew Henry, “os líderes é que deveriam passar as ordens para o povo”. Como um líder pode passar a ordem para os liderados ser dizimistas, evangelizar, tratar bem as pessoas, pagar suas dividas, se ele não faz? A liderança deve ser exemplar!

b) A ordem deveria chegar ao povo. V.11

Os líderes fizeram a ordem chegar ao povo como se confirma: “Passai pelo meio do arraial e ordenai ao povo, dizendo: Provede-vos de comida, porque, dentro de três dias, passareis este Jordão, para que entreis na terra que vos dá o Senhor, vosso Deus, para a possuirdes” (v.11), o povo tomou conhecimento das ordens de Deus. O povo da igreja precisa saber das ordens de Deus, não podemos guardar aquilo que Deus nos falou pela Palavra, precisamos que a igreja tome conhecimento da verdade do evangelho e as ordens que o evangelho exige! Como líderes não podemos ser negligentes e sonegar ao povo as ordens de Deus, mesmo que sejam duras!

c) A ordem foi instrumentalizada por um líder humano. V.12

Deus se serve de homens para realizar a sua vontade, o instrumento usado aqui foi Josué, conforme está escrito: “Falou Josué aos rubenitas, e aos gaditas, e à meia tribo de Manassés” (v.12). Nunca esqueça que os líderes da igreja são humanos, usados por Deus, mas homens, não são supercrentes. Não cobre dos seus líderes mais do que podem fazer. Eles estão velando por vossa alma, mas tem os mesmos sofrimentos que você. Além do mais eles são colocados por Deus e devem ser tratados com respeito!

2. O CONTEÚDO DA ORDEM: AVANÇAR. VV.11-15

Deus na ordem disse que eles deveriam avançar rumo á terra prometida. Eles caminharam em um deserto bem longo, passaram pelos perigos que o deserto propicia, agora estava na hora de entrar na terra e enfrentar os perigos que ali haviam, Eles deveriam avançar sem retroceder à terra prometida, algumas lições são necessárias aprender:

a) Eles deveriam avançar preparados para a jornada. V.11

Eles deveriam preparar-se para a jornada, como o texto diz: “Provede-vos de comida, porque, dentro de três dias, passareis este Jordão, para que entreis na terra que vos dá o Senhor, vosso Deus, para a possuirdes” (v.11). Muitas vezes na jornada da vida cristã, Deus nos orienta para que possamos avançar na vida cristã com provimentos que nos ajudem a sobreviver, aqui no texto eles deveriam levar comida, nós devemos caminhar preparados com o alimento espiritual para a vida cristã. Se eles fossem para a caminhada sem provisão poderiam desfalecer no caminho, nós se formos para a caminhada sem a provisão da Bíblia e oração ficaremos extenuados espiritualmente.

b) Eles deveriam avançar confiando na promessa de Deus. V.11,13

Deus havia feito a promessa que eles entrariam na terra prometida, conforme está escrito: “dentro de três dias, passareis este Jordão, para que entreis na terra que vos dá o Senhor, vosso Deus, para a possuirdes” (v.11), ou seja, Deus está confirmando a sua promessa feita a muitos anos. Deus promete um descanso a eles naquela terra como se verifica: “Lembrai-vos do que vos ordenou Moisés, servo do Senhor, dizendo: O Senhor, vosso Deus, vos concede descanso e vos dá esta terra” (v.11), isto é, Deus também nos concederá descanso na nova terra. Você tem certeza de salvação? Tem certeza que estará na nova terra para descansar eternamente com Jesus? Se sua resposta for negativa, precisas entregar a vida a Jesus ainda hoje!

c) Eles deveriam avançar cuidando da sua família. V.14

Aqueles irmãos na jornada deveriam cuidar da sua família, conforme se descreve: “Vossas mulheres, vossos meninos e vosso gado fiquem na terra que Moisés vos deu deste lado do Jordão (v.14). Eles foram para a luta, mas antes deixaram suas familias em um lugar seguro, depois partiram, não há sucesso que valha o fracasso de uma família. Cuide da sua familia, ame a sua familia! Viva o evangelho na sua familia. Deus quer ganhemos o mundo através da nossa familia! Oremos paara que sejamos familias cristãs ganhando outras famílias!!!

d) Eles deveriam avançar não pensando somente em si, mas nos seus irmãos. V.14

Aqueles irmãos recebem outra ordem de não pensar apenas neles, mas nos seus irmãos, segundo se afirma: “Porém vós, todos os valentes, passareis armados na frente de vossos irmãos e os ajudareis” (v.14). Irmãos, precisamos tomar cuidado com o egísmo, pois muitas pensamos no nosso bem-estar e não olhamos para o nosso irmão que necessita. Aqueles homens iriam ficar em uma terra antes do Rio Jordão, mas eles precisavam avançar para ajudar seus irmãos a lutar pela conquista da terra prometida. Não sejamos egoístas, pensemos no outro.

e) Eles deveriam avançar com perseverança. V.15

Eles deveriam entrar na luta e não sair dela até que recebessem o prometido descanso na terra prometida, tanto eles como seus irmãos, como se exaure a seguir: “Até que o Senhor conceda descanso a vossos irmãos, como a vós outros, e eles também tomem posse da terra que o Senhor, vosso Deus, lhes dá; então, tornareis à terra da vossa herança e possuireis a que vos deu Moisés, servo do Senhor, deste lado do Jordão, para o nascente do sol” (v.15). Deus nos convida à perseverança nas lutas, pois quando tudo parece contrário, Deus peleja por nós. Precisamos apenas continuar confiando e perseverando na buscar ao Senhor. Confirmando isso o profeta Oseias disse que devemos conhecer e prosseguir em conhecer ao Senhor (Os 6.3). Persevere em confiar no Senhor!

3. A RESPOSTA DO POVO PARA A ORDEM: SUBMISSÃO E OBEDIÊNCIA. VV.16-18

A obediência é o caminho da benção. É impossível você ter uma vida abençoada se vive de maneira pecaminosa e desobediente. Deus nos promete abençoar se formos desobedientes, se somos desobedientes Ele nos deixa seguir nossos própios caminhos e o que alcançaremos será destruição. Algumas lições:

a) O povo respondeu com obediência. V.16

O povo se prontificou a fazer tudo que Josué estava ordenando, isto se observa no versiculo seguinte: “Então, responderam a Josué, dizendo: Tudo quanto nos ordenaste faremos e aonde quer que nos enviares iremos” (v.16), eles se prontificaram à obediencia. Nós precisamos assumir compromissos públicos de obediencia, quando nos tornamos membros da igreja fizemos o compromisso de congregar, dizimar, dar testemunho fiel do evangelho, temos honrado os nossos compromissos que assumimos?

b) O povo respondeu respeitando a autoridade espiritual. V.17

O povo não apenas se dispôs a obedecer, mas a respeitar a liderança espiritual que Deus instituiu, vejamos: “Como em tudo obedecemos a Moisés, assim obedeceremos a ti; tão somente seja o Senhor, teu Deus, contigo, como foi com Moisés” (v.17), muitas vezes somos insolentes, desrespeitosos. Quando você sai do culto e vai embora ou quando você se ausenta da igreja sem dar uma justificativa sequer, isto é desrespeito não apenas com quem está á frente, é desrespeito com Deus. Respeite a liderança da igreja, pois ela foi instituída por Deus.

c) O povo respondeu não somente obedecendo, mas defendendo a autoridade do líder. V.18a

O povo além de obedecer à liderança também defendeu a autoridade do líder, observemos: “Todo homem que se rebelar contra as tuas ordens e não obedecer às tuas palavras em tudo quanto lhe ordenares será morto; tão somente sê forte e corajoso” (v.18). Nós não temos pena de morte no nosso país, nem vivemos em uma teocracia, mas neste versículo pessoas dispostas a defender o líder que Deus tinha levantado. Alguem em outra cidade ficou chateada porque veio falar de um pastor de outra igreja, na minha casa, e eu não permiti. Quando você permite que alguém fale do líder pelas costas ou você coopera com isso está pecando contra Deus! Defenda o líder pelas costas, quando precisar falar algo, faça na frente Dele e, em particular.

d) O povo respondeu, além de obedecer, encorajando o líder. V.18b

O povo além de obedecer, defender a autoridade do líder, também encorajou o líder, consoante se verifica: “Todo homem que se rebelar contra as tuas ordens e não obedecer às tuas palavras em tudo quanto lhe ordenares será morto; tão somente sê forte e corajoso” (v.18). O líder é um ser humano e precisa também que você ore por ele, ajude-o e o incentive, o povo para Josué: “Sê forte e Corajoso”, isto é um incentivo, um encorajamento para o líder. Qual a última vez que você trouxe uma palavra de encorajamento para seu pastor? Qual a ultima vez que você elogiou seu pai e sua mãe, seus líderes?

CONCLUSÃO

Vimos nesta mensagem sobre a ordem que Deus deu a Josué algumas aplicações para a nossa vida, extraísmos as seguintes liçoes: Primeira, a origem da ordem foi divina; Segunda, o conteúdo da ordem era que o povo avançasse; Terceira, a resposta do povo foi submissão e obediencia. Aplicação: Deus tem uma ordem para a nossa vida, esta ordem deve ser sempre obedecida, se quisermos ser abençoados, você é um cristão obediente congregando, horando pai e mãe, dizimando, testemunhando da fé? Saiba que obediência é característica primária do cristão! Você já tem certeza da salvação? Se sua resposta é não, precisas ainda hoje entregar a vida a Cristo! Faça isso agora!!!

AUTOR: Pr. Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário