Total de visualizações de página

terça-feira, 8 de setembro de 2020

Esboço de Sermão Baseado em Atos 1.1-11

TEXTO: ATOS 1.1-11

INTRODUÇÃO

A ressurreição de Jesus é a pedra fundamental da fé cristã, pois se Ele não houvesse tornado à vida, a vida cristã seria uma ilusão, mas como a sua ressurreição é um fato consumado, nós podemos ter esperança presente e futura. Lucas escreveu este livro para instruir o cristão neófito Teófilo, ele já havia escrito outro livro, o Evangelho segundo Lucas para descrever o que Cristo fez (vv.1-2) e aponta agora para o Cristo continuará fazendo através da igreja. Nesta passagem Lucas trata sobre Cristo como ressurreto dentre os mortos, iremos trabalhar este assunto tendo como base o tema abaixo.

TEMA: JESUS, O SENHOR RESSUSCITADO

1. JESUS TENDO RESSUSCITADO,O SEU MINISTÉRIO CONTINUA. VV.1-2

O ministério de Jesus continuou porque Ele ressuscitou para sempre, assim sendo, Ele continua realizando a sua obra, pois sua obra somente teria encerrado se não houvesse ressurreição, estava tudo acabado, mas a ressurreição de Cristo nos traz a infirmação solene, alegre esperançosa que Ele continua entre nós, realizando seu ministério, sobre este ministério de Jesus algumas lições precisam ser aprendidas.

a) Jesus continua fazendo e falando os seus ensinos para as pessoas. V.1

1 Escrevi o primeiro livro, ó Teófilo, relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar”.

O Senhor agia diferente dos religiosos da sua época, pois não ensinava para depois fazer, ele fazia e ensinava, ou fazia os dois ao mesmo tempo, sobre este assunto William MacDonald disse: “o ministério de Jesus foi marcado pela ação e pelo ensino. Não foi doutrina sem dever, nem credo sem conduta. Cristo vai, o Espírito Santo vem, Jesus praticou o que pregou”, Cristo praticava pregando ou praticava antes de pregar. Ele continua agindo ainda hoje praticando seu ministério de misericórdia em favor dos homens e ao mesmo tempo lhes indicando pela pregação o caminho da veerdade. Você tem sido agraciado com a ação de Jesus, mas Ele quer, além das dádivas que lhe concede, lhe ensinar o caminho do céu. Você quer aprender com Jesus?

 

b) Jesus iniciou seu ministério na terra e continua por intermédio dos seus discípulos. V.2

“Até ao dia em que, depois de haver dado mandamentos por intermédio do Espírito Santo aos apóstolos que escolhera, foi elevado às alturas”.

Jesus continuou seu ministério na terra através dos homens restaurados por Ele e sobre isto John Stot comenta: “Antes, porém, de Jesus encerrar seu ministério pessoal na terra, deliberadamente tomou providências para que ele continuasse ainda na terra (por meio dos seus apóstolos), mas a partir do céu (por meio do Santo Espírito)”, o trabalho da igreja acontece por meio do proprio Jesus na sua igreja, Marcos vai narra esta verdade dizendo: “E eles, tendo partido, pregaram em toda parte, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra por meio de sinais, que se seguiam” (Mc 16.20), assim sendo, o sucesso da igreja na pregação, bem como da ação poderosa do evangelho é uma ação de Jesus por meio do Espírito Santo. Não podemos nos orgulhar ao ver pessoas sendo resgatadas pela pregação, pois é Jesus que merece todos os méritos pelo sucesso e não miseráveis pecadores como nós.

2. JESUS TENDO RESSUSCITADO SE APRESENTOU DIANTE DELES. V.3

a) Jesus ressuscitou de forma incostestável. V.3

A estes também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas provas incontestáveis, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas concernentes ao reino de Deus.

A ressurreição de Cristo aconteceu com provas Incontestáveis (Gr. tekmêrios adiâfistitos”, provas ou testes irrefutáveis), se Cristo fosse apenas visto poderia ser uma ilusão, se fosse apenas ouvido poderia ser esquisofrenia, mas ele foi também tocado pelos discipulos (Lc 24.), Tomé (Jo 20.24-28), ele ainda comeu diante deles (v.4), ou seja, não tinha como negar de forma honesta a ressurreição de Jesus, porém, a ´prova mais nitida da ressurreição de Cristo é que seus discipulos foram transformados, de covardes em corajosos pregadpres do evangelho dizendo “antes importa obedecer a Deus do que aos homens (At 5.26), e ao longo da história inumeras pessoas que se encontraram com Jesus tiveram suas vidas transformadas por Ele, pois JESUS ESTÁ VIVO PARA TODO O SEMPRE!!! Você já foi transformado por Ele?

b) Jesus ressuscitou e lhes ensinou sobte as profundidade do Reino de Deus. V.3

3 A estes também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas provas incontestáveis, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas concernentes ao reino de Deus”.

Jesus durante 40 dias esteve ensinando aos discipulos sobre coisas realacionadas ao reino de Deus, algumas lições para nossa vida:

I.Ele lhes abriu o entendimento para descobrir as grandezas do reino revelado nas Escrituras. Lc 24.45

Os discipulos ainda estavam precisando entender o reino de Deus, com sua mente humana e limitada não conseguiriam, assim sendo Jesus agiu conforme afirma Lucas: “Então, lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras” (Lc 24.45), ou seja, Jesus interviu na sua mente limitada para que compreendessem a grandeza do reino de Deus. Ainda hoje Jesus continua abrindo mentes e corações para compreenderem a sua vontade! Você já compreende sobre o Reino de Deus?

II. Ele lhes deu mandamentos pelo Espírito Santo com relação ao reino de Deus. V.2

Jesus entregou mandamentos aos seus discipulos com relação ao reino de Deus, conforme está registrado: ”Até ao dia em que, depois de haver dado mandamentos por intermédio do Espírito Santo aos apóstolos que escolhera, foi elevado às alturas” (v.2). O termo mandamentos (Gr “enteilamenos, sig. instruções minuciosas, ordenanças), Jesus deu instruções aos seus discipulos para que eles alcançassem o mundo por sua vida e conduta, incorporando-os ao reino de Deus.

III. Ele lhes demonstrou a comunhão do reino de Deus comendo com eles. V.4

Jesus queria que os discipulos entendessem que o reino de Deus é um reino de comunhão, por isso ele fez almum à época que denotava comunhão, conforme vemos: “E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes” (v.4). O ato de participar de uma refeição com alguém indicava comunhão, vejamos o que diz Jesus à Igreja de Laodicéia: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo” (Ap 3.20), quando o texto indica que Jesus comeu com eles estava demonstrando a comunhão do Reino de Deus, nós precisamos manter a comunhão do Reino de Deus.

3. JESUS TENDO RESSUSCITADO PROMETEU O ENVIO DO ESPÍRITO SANTO. VV.4-8

Jesus prometeu que a sua subida ao céu traria a descida do Espírito Santo, sobre este assunto podemos aprender algumas verdades, tais como:

a) O Espírito Santo é uma promesa do Pai. V.4

Jesus vai afirmar que a descida do Espírito Santo foi uma promessa do Pai, observemos esta verdade: “E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes” (v.4), Rev. Hernandes Dias Lopes diz que esta promessa do Pai tem duas carateristicas: É segura, pois foi o Deus que tem poder que nos prometeu; É abundante, pois as Escrituras descrevem o Espírito Santo como torrentes na terra seca (Is 44.3-5), O Pai prometeu e Ele iria cumprir!

b) O Espírito é derramado como batismo sobre os crentes. V.5

Jesus ainda vai informar que o Espírito Santo seria derramado sobre os crentes como um batismo: Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias” (v.5), ao comparar o batismo ou derramamento do Espírito Santo com o batismo de João podemos aprender que o batismo era feito derramando água sobre as pessoas, pois seguia o que dizia o velho testamento: “Então, aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei” (Ez 36.25), ao usar o batismo como exemplo indica que batismo com o Espírito Santo introduz o salvo no corpo de Cristo, como Paulo afirma: “Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito” (I Co 12.13).

c) O Espírito Santo traz o reino de Deus maneira espiritual. VV.6-7

Os apostolos estavam esperando que o reino fosse físico, humano e geografico no Israel físico, conforme está registrado: “Então, os que estavam reunidos lhe perguntaram: Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel? (v.6); mas Jesus tratou de quebrar aquela conversa dizendo: “Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade” (v.7), ou seja, enquando eles estava preocupados em estabelecer um reino politico em Israel, Jesus trata de dizer que isto não lhes compete, pois pertence ao Pai, além disso, as promessas não se cumpriria no Israel fisico, mas no Israel espiritual que é a igreja, para isto eles deveriam pregar em todo o mundo, pois este reino seria universal e não apenas loical, sobre isto explicitaremos abaixo.

d) O Espírito Santo nos reveste de poder. V.8

8 mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.

Jesus trata de culminar este ensino sobre o Espírito Santo, trazendo algumas verdades:

I. A fonte do Poder é o Espírito Santo. V.8a

A fonte do poder não é oração barulhenta nem silenciosa, não é o choro quando ora, nem é oração com palavras bonitas, muito menos está em sopro dado por um fanático em um microfone. A fonte de onde vem o poder para nossa vida é o Espírito Santo, conforme “mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo” (v.8a), precisamos buscar a presença do Espírito Santo para termos poder na vida! Você tem buscado o poder do Espírito Santo?.

II. O modo de receber este poder é revestimento. Lc 24.49

Jesus vai afirmar que o poder do Espírito Santo é um revestimento sobre o crente, vejamos: “Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder” (Lc 24.49), a palavra revestidos vem do grego “endysēsthe” que significa envolvido com um vestido, ou seja ter o poder do Espírito é ser totalmente envolvido por Ele, ter a vida controlada e guiada por Ele!

III. O resultado deste poder é expansão da obra missionária. V.8b

O Espírito Santo é missionario, pois o resultado do Seu poder é a igreja sair em busca dos perdidos, conforme se relata: “e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra” (v.8b). Ronaldo Lidório afirma no livro Sal e luz que há uma ligação entre avivamento e missões, pois em tempos de avivamentos a igreja ora muito, estuda muito a Bíblia e evangeliza muito. A Escócia, tendo John Knox com o coração aquecido pelo Espírito Santo, pregou e orou intensamento com muitas conversões, Jonathan Edwards quando foi tomado pelo avivamento do céu pregou poderosamente e numa unica noite houve 500 conversões, Goerge Withifield tendo o coração tomado pelo Espírito Santo, pregou nas praças, minas, fabricas e pessoas se acotovelavam nas praças para ouvi-lo pregar. Se orarmos mais, o Espírito Santo nos enche e pregaremos intensa e poderosamente o evangelho de Cristo.

4. JESUS TENDO RESSUSCITADO ASCENDEU AO CÉU. VV.9-11

a) Jesus antes de ascender consumou a sua obra. v.9

Após Jesus concluir as suas intruções foi subindo ao céu, como afirma Lucas: “Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos” (v.9), Ele somente subiu ao deixar sua igreja estava pronta para receber o Espírito Santo e continuar a sua obra na terra. Jesus deixa a igreja aqui e continua operando nela, com ela e poe ela.

b) Jesus foi elevado às alturas à vista de todos. V.10

A ascensão de Jesus aconteceu à vista de todos os seus discípulos, como está registrado: ”E, estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois varões vestidos de branco se puseram ao lado deles” (v.10), enquanto Ele subia ia abençoando os seus discipulos: 50 Então, os levou para Betânia e, erguendo as mãos, os abençoou. 51 Aconteceu que, enquanto os abençoava, ia-se retirando deles, sendo elevado para o céu (Lc 24.50-51). Jesus abençoou eles visivelmente enquanto subia ao céu, deixando para nós a responsabilidade de abençoar outras pessoas, enquanto trabalhamos para Ele aguardamos o seu retorno, assunto tratado a seguir.

c) Jesus voltará pessoalmente e visivelmente. VV.10-11

Jesus voltará da mesma forma como subiu, vejamos: 10 E, estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois varões vestidos de branco se puseram ao lado deles 11 e lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir” (vv.10-11), ou seja, Ele virá pessoalmente e visivelmente. A verdade mais nitida aqui descrita é que Ele voltará. Você já está preparado (a) para este dia?

CONCLUSÃO

Vimos nesta passagem que Jesus ressuscitou dentre os mortos e trabalhamos as seguintes lições: Primeira, Jesus tendo ressuscitado,o seu ministério continua; Segunda, Jesus tendo ressuscitado se apresentou diante deles; Terceira, Jesus tendo ressuscitado prometeu o envio do Espírito Santo; Quarta, Jesus tendo ressuscitado ascendeu ao céu. Aplicação: Jesus está vivo, Ele nos concedeu o Espírito Santo e ainda nos enche hoje se buscarmos. Podemos ainda verificar que Jesus virá visivelmente e pessoalmente, nós precisamos estar preparados. Se Cristo voltasse hoje, você tem certeza que subiria com Ele? Se não entregue a sua vida a Jesus!

AUTOR: Pr. Veronilton Paz da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário