Total de visualizações de página

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM II JOÃO 1.4-6

TEXTO: II JOÃO 1.4-6

INTRODUÇÃO:

A carta foi escrita que era apóstolo, mas presbítero em Éfeso, entre os anos 85 à 90 d.C. visando combater o falso ensino, que negava a humanidade de Jesus, bem como incentivar o amor e alegria entre os cristãos, e uma vida de santidade, andando na verdade, nós iremos observar algumas verdades tendo como base o tema exposto.

TEMA: O CRISTÃO DEVE ANDAR NA VERDADE

1. ANDAR NA VERDADE DEVE SER MOTIVO DE ALEGRIA. v.4a

1.1 Andar na verdade nos faz sentir alegria ao encontrar os irmaos. V.4

A Escritura nos afirma que devemos ter alegria ao encontrar os irmãos: “Muito me alegro por ter achado alguns de teus filhos andando na verdade, assim como recebemos mandamento do Pai” (v.4). Verdades: A. Quem anda na verdade se alegra ao alcançar outros da mesma fé (v.4a). B. Quem anda na verdade fica satisfeito ao ver os da fé vivendo corretamente (v.4b). C. Quem anda na verdade fica satisfeito em ter os mandamentos de Deus (v.4c). Ao encontrar outros irmãos temos alegria de verdade!

1.2 Andar na verdade nos faz cultuar a Deus com alegria junto com os irmãos. Ef 5.19

As reuniões cristãs devem ser alegres: “Falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais” (Ef 5.19). Lições: a) A reunião dos cristãos tem exposição da Escritura: “Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo [...]” (Cl 3.16). b) A reunião dos cristãos tem louvores ao Senhor: “[...] instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria [...]” (Ef 5.19). c) A reunião dos cristãos tem instrução, aconselhamento e gratidão: “[...] louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração” (Cl 3.16). Culto cristão sem alegria é falso!

1.3 Andar na verdade nos leva a ter uma vida correta diante de Deus e dos homens. Gn 6.9

Andar na verdade é ter vida com Deus e diante dos homens: “Eis a história de Noé. Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus” (Gn 6.9). Aplicações: a. Andar na verdade é ser um homem justo (v.9). b. Andar na verdade é ser um homem íntegro (v.9). c. Andar na verdade é ser um homem vivendo com Deus (v.9). Ande de forma bíblica diante de Deus, sendo correto diante dos homens!

2. ANDAR NA VERDADE É OBEDECER AOS SEUS MANDAMENTOS. v.4b

João continua afirmando que é preciso obedecer aos mandamentos: “Muito me alegro por ter achado alguns de teus filhos andando na verdade, assim como recebemos mandamento do Pai” (v.4). Observamos algumas lições em vários textos da Escritura.

2.1 Quem anda na verdade não tem os mandamentos como algo pesado. I Jo 5.3

O texto afirma que andar com Deus é guardar os mandamentos: “Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos” (I Jo 5.3). Impressões: I. Deus nos deixou mandamentos (v.3). II. Deus só é amado por quem guarda os seus mandamentos (v.3). III. Deus nos deixou mandamentos que não são penosos (v.3). Andar com Deus é obedecer por prazer e não forçado!

2.2 Quem anda na verdade tem os mandamentos como a vontade de Deus escrita. Dt .29.29

Para andar é preciso seguir sua Palavra escrita: “As coisas encobertas pertencem ao Senhor, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei” (Dt 29.29). Anotações: 1ª Há coisas que Deus não revelou e não devemos especular (v.29). 2ª Há coisas que Deus revelou e podemos conhecer (v.29). 3ª As coisas que Deus revelou para nós estão escritas (v.29). 4ª Aquilo que Deus revelou nos seus mandamentos escritos devem ser cumpridos (v.29). A Escritura acaba por afirmar que Deus tem uma revelação escrita e deve ser seguida pelos seus servos!

2.3 Quem anda na verdade sabe que os mandamentos sao vindos de Deus. V.4b

Os mandamentos foram enviados por Deus: “Muito me alegro por ter achado alguns de teus filhos andando na verdade, assim como recebemos mandamento do Pai” (v.4). Verdades: 1. Os mandamentos foram dados para o povo temer a Deus e não pecar: 19 Disseram a Moisés: Fala-nos tu, e te ouviremos; porém não fale Deus conosco, para que não morramos. 20 Respondeu Moisés ao povo: Não temais; Deus veio para vos provar e para que o seu temor esteja diante de vós, a fim de que não pequeis” (Êx 20.19-20). 2. Os mandamentos foram dados para demonstrar amor a Deus e ao próximo: 37 Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. 38 Este é o grande e primeiro mandamento. 39 O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mt 22.37-39). 3. Os mandamentos foram dados para termos uma relação paternal conosco: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele” (Jo 14.21). Deus que trouxe mandamentos para o seu povo!

3. ANDAR NA VERDADE REDUNDA EM AMAR. VV.5-6

3.1 Quando o cristão anda na verdade, Ele ama e incentiva outros a amar. V.5

A Escritura vai nos informar que quando vivemos a verdade, nós amamos e por nosso intermédio outros irão amar. Lições: A. Quando o cristão ama de verdade Anima outros cristão a amar quando apresenta o exemplo de amor de Cristo: “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros” (Jo 13.34). B. Anima-se outros cristão a amar quando apresentamos o amor como a marca do discípulo de Cristo: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros” (Jo 13.35). C. Anima-se o cristão para amar não lhe levando para novas doutrinas, mas para a original: “E agora, senhora, rogo-te, não como te escrevendo um novo mandamento, mas aquele mesmo que desde o princípio tivemos: que nos amemos uns aos outros” (v.5).

3.2 Entende o Verdadeiro Sentido o Amor. V.6

O ensino da Palavra de nos ensina que quando amamos nós entendemos o verdadeiro sentido do amor, vejamos algumas lições: A. O verdadeiro sentido do amor é a obediência: “E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este é o mandamento, como já desde o princípio ouvistes, para que nele andeis” (v.6). B. O verdadeiro sentido do amor está prescrito nos mandamentos: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele” (Jo 14.21)

3.3 O cristão que anda na verdade leva o evangelho para lhe tornar um discipulo de Cristo. Mt 28.19,20.

A forma que um cristão demonstra amor pr outro é buscar lhe discipular para que sirva a Cristo: [19] Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; [20] ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século”. (Mt 28.19-20). Aplicações: A. Uma Ordem: Fazer discipulos (v.19). B. Um método: Indo, Batizando e ensinando sobre obediênca (vv19-20). C. Uma geografia: Todas as nações (v.19). D. uma promessa consoladora: A presença constante de Jesus (v.20). Viver o evangeho é amar e apresentar Jesus às pessoas. Você já faz isso?

CONCLUSÃO:

Vimos nessa mensagem que o cristão deve andar na verdade, de modo alegre, obediente e amoroso. Aplicação: Crentes: Nós quando somos alcançados por Cristo, recebemos uma alegria interior e constante, vivemos em obediencia ao Senhor e exalamos amor a Deus e ao próximo, se sua vida não está dessa forma faça uma autoanálise da sua fé. Não Crentes: O ato de andar com Deus inicia com a fé em Cristo, no momento que você recebe a Cristo pela fé, passa a ter certeza de salvação, passa a viver uma vida de andança com Jesus. Você já tem certea de vida eterna? Se não, receba a Cristo hoje a passe a viver com Ele!

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário