Total de visualizações de página

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM II JOÃO V.4-6

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: II JOÃO V. 4-6
[4] Fiquei sobremodo alegre em ter encontrado dentre os teus filhos os que andam na verdade, de acordo com o mandamento que recebemos da parte do Pai. [5] E agora, senhora, peço-te, não como se escrevesse mandamento novo, senão o que tivemos desde o princípio: que nos amemos uns aos outros. [6] E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este 

INTRODUÇÃO:
Os cristãos verdadeiros devem ser são conhecidos por amar uns aos outros. Alguém que diz ser cristão verdadeiro e não ama precisa rever sua vida cristã. João é conhecido como o apóstolo do amor, ele traz nestas cartas algo sobre o amor que precisamos ter como cristãos. Nesta passagem João está tratando sobre o amor fraternal, e as características que um cristão precisa ter para amar verdadeiramente. Baseados nisto gostaria de tratar sobre o amor na vida cristã baseado no tema abaixo:

TEMA: CARACTERÍSTICAS DE UM CRISTÃO QUE AMA

1.       ALEGRA-SE AO ENCONTRAR OUTROS IRMÃOS AMADOS. V.4
“Muito me alegro por ter achado alguns de teus filhos andando na verdade, assim como recebemos mandamento do Pai”.

1.1    O encontro de cristãos deve ser cheio de alegria. At 15.3
“Enviados, pois, e até certo ponto acompanhados pela igreja, atravessaram as províncias da Fenícia e Samaria e, narrando a conversão dos gentios, causaram grande alegria a todos os irmãos”.

1.2    O encontro de cristãos deve ser cheio de louvor a Deus. Ef 5.19
“Falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais”.

1.3    O encontro de cristãos deve ser cheio da exposição das Escrituras. Cl 3.16
“Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração”.

2.       ANIMA OUTROS CRISTÃOS A AMAR. V.5

“E agora, senhora, rogo-te, não como te escrevendo um novo mandamento, mas aquele mesmo que desde o princípio tivemos: que nos amemos uns aos outros”.

2.1    Anima-se outros cristão a amar quando apresentamos o exemplo de amor de Cristo. Jo 13.34
“Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros”.

2.2    Anima-se outros cristão a amar quando apresentamos o amor de Cristo com o nosso exemplo. Jo 14.35
“Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros”.

3.       ENTENDE O VERDADEIRO SENTIDO DO AMOR. V.6
“E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este é o mandamento, como já desde o princípio ouvistes, para que nele andeis”.

3.1    Devemos demonstrar amor ao Senhor guardando os seus mandamentos. Jo 14.21
“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele”.

3.2    Devemos demonstrar amor ao próximo ensinando-o ensinando a guardar os mandamentos. Mt 28.19-20
[19] Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; [20] ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século”.

CONCLUSÃO:
Esta mensagem trouxe algumas características do cristão que ama, as quais foram exauridas da seguinte forma: Primeira, ALEGRA-SE AO ENCONTRAR OUTROS IRMÃOS AMADOS; Segunda, ANIMA OUTROS CRISTÃOS A AMAR; Terceira, ENTENDE O VERDADEIRO SENTIDO DO AMOR. O amor jamais acaba, mas ele precisa ser vivenciado com alegria ao ver os irmãos; animando os irmãos no amor de Cristo e entendendo o que é amor. Você ama verdadeiramente? Vive este amor na prática? Gostaria de desafiar você meu irmão a permanecer no amor de Cristo. Você que ainda não está vivenciando este amor, faça isto agora! Se existe alguém que você não consegue amar, mesmo que seja alguém que o ofendeu, convido você a liberar perdão e demonstrar seu amor pelos irmãos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário