Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM GÊNESIS 23.6a

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: GÊNESIS 23.6a
“Ouve-nos, senhor: Tu és príncipe de Deus entre nós [...]”

INTRODUÇÃO
Segundo o Dicionário informal a palavra Testemunho significa você falar algo sobre determindado acontecimento veridico religioso ou não, pode se ainda dizer que tambem temos testumunhos falsos, quero dizer; quando você conta um fato não acontecido adiante e jura de pé junto que é verdade. Este livro foi, segundo o pensamento conservador, escrito por Moisés, a partir do capítulo 12 há o relato da história da salvação com o chamado de Abraão para seguir ao Senhor. O versículo escolhido está na passagem que trata sobre a morte de Sara e a aquisição da caverna de Macpela para o sepultamento, Abraão recebe um elogio de ser “príncipe de Deus” entre aquelas pessoas, ele foi um servo de Deus exemplar, vivendo no meio de uma sociedade pecadora, porém, fez a diferença entre eles. Será que as pessoas que nos conhecem poderiam dizer isto de nós? Vamos tratar sobre o testemunho que os servos de Deus precisam dar sobre sua fé, faremos isto com base no tema abaixo.

TEMA: VERDADES SOBRE O TESTEMUNHO DE UM SERVO DE DEUS.

1.       O SEU TESTEMUNHO NÃO É APENAS O QUE ELE DIZ, MAS PRINCIPALMENTE O QUE OUTROS DIZEM SOBRE ELE. At 9.20-21
[20] E logo pregava, nas sinagogas, a Jesus, afirmando que este é o Filho de Deus. [21] Ora, todos os que o ouviam estavam atônitos e diziam: Não é este o que exterminava em Jerusalém os que invocavam o nome de Jesus e para aqui veio precisamente com o fim de os levar amarrados aos principais sacerdotes?”

1.1     O louvor ao nosso modo de viver deve ser dita por outras pessoas sem que precisemos falar. Pv 27.2
 Seja outro o que te louve, e não a tua boca; o estrangeiro, e não os teus lábios.

1.2     O louvor ao nosso modo de viver saindo dos nossos próprios lábios revelam insensatez. II Co 12.10
“Porque não ousamos classificar-nos ou comparar-nos com alguns que se louvam a si mesmos; mas eles, medindo-se consigo mesmos e comparando-se consigo mesmos, revelam insensatez”.

2.       O SEU TESTEMUNHO NÃO É ILUSÓRIO, MAS VERDADEIRO. Jo 21.24
“Este é o discípulo que dá testemunho a respeito destas coisas e que as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro”.

2.1     Para dar testemunho verdadeiro sobre Cristo é preciso experimentá-lo na sua vida. At 5.29-32
[29] Então, Pedro e os demais apóstolos afirmaram: Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens. [30] O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, a quem vós matastes, pendurando-o num madeiro. [31] Deus, porém, com a sua destra, o exaltou a Príncipe e Salvador, a fim de conceder a Israel o arrependimento e a remissão de pecados. [32] Ora, nós somos testemunhas destes fatos, e bem assim o Espírito Santo, que Deus outorgou aos que lhe obedecem”.

2.2     Para dar testemunho verdadeiro sobre Cristo é preciso examinar segundo as Escrituras. Jo 5.39
“Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim”.

3.       O SEU TESTEMUNHO NÃO BUSCA A SUA PRÓPRIA GLÓRIA, MAS A GLÓRIA DE DEUS. Mt 5.16
“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”.

3.1    Tudo que formos fazer com a vida, inclusive testemunhar, devemos dar toda a glória a Deus. I Co 10.31

3.2    Tudo que formos fazer com a vida, inclusive o testemunho, devemos promover a glória de Deus.
 “Mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação”.

CONCLUSÃO

Esta mensagem tratou sobre algumas verdades extraídas do testemunho no servo de Deus, as quais foram: Primeira, O SEU TESTEMUNHO NÃO É APENAS O QUE ELE DIZ, MAS PRINCIPALMENTE O QUE OUTROS DIZEM SOBRE ELE; Segunda, O SEU TESTEMUNHO NÃO É ILUSÓRIO, MAS VERDADEIRO; Terceira, O SEU TESTEMUNHO NÃO BUSCA A SUA PRÓPRIA GLÓRIA, MAS A GLÓRIA DE DEUS. Como tem sido o seu testemunho cristão? O que as pessoas dizem sobre sua fé? O seu testemunho cristão é verdadeiro? Você busca ser elogiado ou que Deus seja glorificado? Pense bem e seja uma testemunha fiel de Cristo. Amém!

Autor: Veronilton Paz da Silva (Licenciado, Missionário e Teólogo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário