Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM GENESIS 24.1

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: GÊNESIS 24.1
“Era Abraão já idoso, bem avançado em anos; e o SENHOR em tudo o havia abençoado”.

INTRODUÇÃO
A palavra benção no hebraico é BARAK e no grego EULOGEO, significa algo que vem por trás, ou seja, a benção de Deus vem depois da obediência e honra ao Senhor. A palavra de Deus aponta para esta verdade quando diz que “se ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos (Dt 28.2). Esta passagem está falando sobre quando Abraão enviou o seu servo para buscar uma esposa para o seu filho Isaque, porém, iremos nos ater ao v.1 que trata sobre o Deus de Abraão como um Deus abençoador, esta verdade bendita sobre este Deus está permeada em toda a Bíblia e da mesma forma como ele abençoou Abraão, também abençoa a todos nós. Sobre este Deus de bênçãos infindas queremos tratar tendo como base o tema abaixo.

TEMA: O DEUS DA BÍBLIA É ABENÇOADOR

1.     ELE NOS ABENÇOA COM A BENÇÃO DA CONCEPÇÃO.

1.1   A concepção do ser humano é uma benção de Deus do início ao fim. Sl 139.13-16
[13] Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe. [14] Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem; [15] os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. [16] Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.

1.2   A concepção do ser humano é uma benção de Deus para a glória Dele. Rm 11.33-36

“Para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado” (Ef 1.6)

[33] Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! [34] Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? [35] Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído? [36] Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!”

2.     ELE NOS ABENÇOA COM A BENÇÃO DA PROVISÃO.

2.1   A provisão de Deus é uma benção diária. Mt 6.11
“O pão nosso de cada dia dá-nos hoje”

2.2   A provisão de Deus é uma benção completa. Rm 15.29
“E bem sei que, ao visitar-vos, irei na plenitude da bênção de Cristo”.

3.     ELE NOS ABENÇOA COM A BENÇÃO DA COMUNHÃO.

3.1    A comunhão com Deus é uma benção regada por uma vida de oração. Ap 5.1-8
[1] Quando o Cordeiro abriu o sétimo selo, houve silêncio no céu cerca de meia hora. [2] Então, vi os sete anjos que se acham em pé diante de Deus, e lhes foram dadas sete trombetas. [3] Veio outro anjo e ficou de pé junto ao altar, com um incensário de ouro, e foi-lhe dado muito incenso para oferecê-lo com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro que se acha diante do trono; [4] e da mão do anjo subiu à presença de Deus a fumaça do incenso, com as orações dos santos. [5] E o anjo tomou o incensário, encheu-o do fogo do altar e o atirou à terra. E houve trovões, vozes, relâmpagos e terremoto”.

3.2    A comunhão com Deus é uma benção regada por uma vida de leitura e meditação nas Escrituras. Sl 1.1-2
[1] Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. [2] Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite”.

3.3    A comunhão com Deus é uma benção regada por uma vida de adoração comunitária. Sl 133
[1] Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! [2] É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes. [3] É como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião. Ali, ordena o SENHOR a sua bênção e a vida para sempre”.
                                                                                                                                                                                                                     
4.     ELE NOS ABENÇOA COM A BENÇÃO DA SALVAÇÃO.

4.1    A benção da salvação é causada pela graça de Deus. Ef 2.8a
“Porque pela graça sois salvos [...]”

4.2    A benção da salvação é adquirida pela fé em Jesus. Ef 2.8b
“[...] mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus”.

4.3    A benção da salvação é evidenciada por uma vida de boas obras. Mt 5.13-16
[13] Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. [14] Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; [15] nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. [16] Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”.

CONCLUSÃO
Esta mensagem trouxe uma reflexão sobre o Deus abençoador. Foram trabalhadas as seguintes verdades: Primeira, ELE NOS ABENÇOA COM A BENÇÃO DA CONCEPÇÃO; Segunda, ELE NOS ABENÇOA COM A BENÇÃO DA PROVISÃO; Terceira, ELE NOS ABENÇOA COM A BENÇÃO DA COMUNHÃO; Quarta, ELE NOS ABENÇOA COM A BENÇÃO DA SALVAÇÃO. Você crê neste Deus abençoador? Saiba que Ele pode te abençoar não apenas com bênçãos materiais, Ele tem a maior benção para te dar que é a salvação, ele te dará se você se arrepender dos seus pecados e se entregar a Cristo Jesus. Você quer fazer isto?


AUTOR: Veronilton Paz da Silva – Licenciado ao Ministério pelo Presbitério Vale do Pajeú (PRVP); Missionário Presbiteriano na Cidade de Sumé-PB; Bacharel em Teologia pelo Instituto Batista Hebron (IBHT); Licenciatura Plena em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Pós-graduando em Estudos Teologicos pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário