TEXTO: II JOÃO 1.1-3
INTRODUÇÃO
João escreveu esta carta por volta dos anos 85 a 90 d.C. para alertar os cristãos quanto ao falso ensino que negava a humanidade de Jesus, bem como para incentivar a recepção dos pregadores do verdadeiro evangelho. Ele incenticou os irmãos a que amem uns aos outros, combatam o falso ensino e busquem conhecer a verdade. Nós iremos examinar como o cristão se relaciona com a verdade a partir do tema exposto.
TEMA: QUAL A RELAÇÃO DO CRISTAO COM A VERDADE?
1. O VERDADEIRO CRISTÃO CONHECE A VERDADE. V.1
João fala do conhecimento da verdade que o cristão deve ter: “O presbítero à senhora eleita e aos seus filhos, a quem eu amo na verdade e não somente eu, mas também todos os que conhecem a verdade” (v.1).
1.1 A Verdade deve ser conhecida pela igreja e seus membros. V1a
O apostolo se intitula Presbitero (Ancião) e escreve para a Senhora Eleita (Igreja) e seus Filhos (Membros), isto é, a igreja precisa sabr a verdade. Lições: A. A verdade para ser conhecida precisa ser anunciada pela Escritura: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (Jo 17.17). B. A verdade sendo conhecida traz libertação: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8.32). C. A verdade está unicamente na pessoa de Jesus: “Se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus” (Ef 4.21). A verdade não pode ser sonegada para a Igreja, os membros devem oui-la!
1.2 A verdade deve ser vivenciada em amor. V.1a
João diz que ama os irmãos na verdade, isto indica que verdade sem amor é um erro e vice-versa, devemos falar a verdade. Aplicações: a. Devemos falar a verdade em amor: “Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo” (Ef 4.15). b. Devemos entender que o amor se alegra na verdade: “Não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade” (I Co 13.6). c. Devemos falar a verdade sempre, pois é ordenança divina: “Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros” (Ef 4.25). Viva a verdade em amor e você agradará Cristo!
1.3 A verdade deve ser vivida na comunidade da fé. V.1c
Joao vai ainda dizer que a verdade em amor deveria ser praticada por todos que conhecem a verdade (Irmãos). Verdades: a) Há mandamentos recíprocos que só se realizam no contexto de igreja: “Amem ardetemente uns aos outros por exemplo” (I Pe 1.22). b) Há ordem divina para convivência na congregação: “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima” (Hb 10.25). c) Há uma forma comunitária de vivência da verdade no Corpo de Cristo (v.1).
2. O VERDADEIRO CRISTÃO PERMANECE NA VERDADE. V.2
O cristão não apenas conhece a verdade (v.1), ele também permanece na verdade, segundo observamos: “Por causa da verdade que permanece em nós e conosco estará para sempre” (v.2). Examinaremos algumas lições importantes expostas a seguir.
2.1 Permanece na verdade quem tem o Espírito Santo. I Jo 4.13
A permanencia na verdade de Deus é dada pelo Espírito: “Nisto conhecemos que permanecemos nele, e ele, em nós: em que nos deu do seu Espírito” (I Jo 4.13). Anotações: 1ª O crente verdadeiro permanece em Deus - Perseverança (v.13). 2ª Deus permanece no crente verdadeiro - Habitação (v.13). 3ª O crente verdadeiro permanece em Deus e Deus Nele pelo Espírito Santo - Intervenção (v.13). O salvo permanece na verdade, pois o Espírito é permanente nele!
2.2 Permanece na verdade quem vive uma vida de amor a Deus e aos irmãos. I Jo 4.20
Permaneça na verdade de Deus, vivendo uma vda de amor: “Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê” (I Jo 4.20). Impressões: I. Devemos amar a Para permenecermos Nele (v.20). II. Devemos amar o irmão para permanecer em Deus (v.20). III. Quem diz que ama a Deus e odeia o irmão mente, isto é, não pertence a Deus (v.20). Para permanecer em Deus necessita -se viver em amor por Deus pelo próximo!
2.3 Permanece na verdade quem persevera em seguir a Cristo em obediência. Jo 15.10
A Igreja precisa permanecer na verdade, mas para isso precisa obedecer: “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço” (Jo 15.10). Notas: 1. Para permanecer na verdade é peciso obedecer os mandamentos (v.10). 2. Para permanecer na verdade precisa permanecer na obediência a Deus por amor (v.10). 3. Para permanecer na verdade é preciso seguir o exemplo de Jesus (v.10). Permaneça no amor, obedecendo!
3. O VERDADEIRO CRISTÃO TEM ACESSO À VERDADE SALVADORA. V.3
3.1 A causa do acesso à verdade salvadora é a graça. V.3
João inicia tratando sobre a graça como causa do acesso à verdade salvadora: “A graça, a misericórdia e a paz, da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, o Filho do Pai, serão conosco em verdade e amor” (v.3). Lições: A. A graça causa a salvação: (At 15.11). B. A graça nos traz a justificação: (Rm 3.24). C. A graça nos deve ser proclamada: (Ap 22.17).
3.2 A forma de acessar à verdade salvadora é pela misericórdia de Deus. V.3
A misericórdia é a forma que a verdade salvadora nos alcança: “A graça, a misericórdia e a paz, da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, o Filho do Pai, serão conosco em verdade e amor” (v.3). Verdades: a) A misericórdia de Deus são a causa de não sermos consumidos: “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos [...]” (Lm 3.22a). b) As misericórdias de Deus não têm fim: “[...] porque as suas misericórdias não têm fim” (Lm 3.22b). c) As misericórdias do Senhor são baseados na sua fidelidade: “[...] as suas misericórdias [...] renovam-se a cada manhã. Grande é a tua fidelidade” (Lm 3.22-23). O homem não conquista a salvação, ele a recebe por graça e misericórdia de Deus!
3.3 O resultado do acesso à verdade salvadora é a paz com Deus. V.3
Quando a verdade salvadora vem ao coraçao do homem, Deus lhe dá paz: “A graça, a misericórdia e a paz, da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, o Filho do Pai, serão conosco em verdade e amor” (v.3). Aplicações: a. Esta paz ainda é desconhecida dos homens em seu estado natural pecaminoso: “Desconheceram o caminho da paz” (Rm 3.17). b. A paz vem aos homens através do evangelho: “Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz” (Ef 6.15). c. Esta paz é recebida por meio da justificação pela fé: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm 5.1)
3.4 A fonte da verdade salvadora é Deus que é amor e verdade. V.3
“A graça, a misericórdia e a paz, da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, o Filho do Pai, serão conosco em verdade e amor” (v.3). Impressões: A. Deus Pai age para que a verdade traga salvação (v.3). B. Deus Filho age para que a verdade traga salvação (v.3). C. Deus Espírito Santo traz a verdade salvadora: “13 em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; 14 o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória” (Ef 1.13-14). Sem a Santíssima Trindade não há verdade nem salvação!
CONCLUSÃO
Vimos que o verdadeiro cristão conhece e permanece na verdade, bem como tem acesso a esta verdade de forma salvadora. Aplicação: Crentes: O cristão tem o dever de se esmerar no conhecimento da verdade, orando e lendo as Escrituras, ao observar deve permanecer nessa verdade sem alterar seu conteúdo, sabendoque o conteudo de forma salvadora somente acontece por uma ação de Deus, mas é nosso dever falar desse evangelho às pessoas. Você tem feito isso? Não Crentes: Se você está aqui hoje e ainda não tem certeza da sua salvação, saiba que esta verdade da salvação pode entrar no seu coração pela fé, se você receber a Jesus como o seu Senhor e Salvador! Você quer?
AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva
Belíssimo sermão meu pastor Veronilton. Muito bom mesmo
ResponderExcluirGraça e paz!
ExcluirObrigado Rev. Marcio Brito! A Deus seja a glória! Fico feliz de que você tenha observado esta mensagem, vindo de uma pessoa preparada como você só aumenta minha responsabilidade de buscar insaciavelmente ao Senhor. Um abraço!