Total de visualizações de página

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

ESBOÇO DE MENSAGEM BASEADA EM II JOÃO V.1-3

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam
               
TEXTO: II JOÃO V. 1-3
[1] O ancião à senhora eleita, e a seus filhos, aos quais eu amo em verdade, e não somente eu, mas também todos os que conhecem a verdade, [2] por causa da verdade que permanece em nós, e para sempre estará conosco: [3] Graça, misericórdia, paz, da parte de Deus Pai e da parte de Jesus Cristo, o Filho do Pai, serão conosco em verdade e amor.

INTRODUÇÃO
Corria o ano de 1980, chegava á cidade de Monteiro o Rev. José Maria Passos, sem conhecer ninguém, procurou um policial e perguntou onde ficava a casa de um crente ali, o soldado apontou para uma casa simples e disse: - Ali mora o crente mais verdadeiro de monteiro. Era a casa do Presbítero José Manú, homem simples e ao mesmo tempo cheio da alegria do Senhor, o pastor foi lá e viu durante seu ministério que aquele homem não divorciava verdade de pratica, pois Ele vivia a doutrina diariamente em santidade. A autoria desta é atribuída pelo pensamento ortodoxo ao apostolo João, escrita para combater o falso mestre Cerinto, embrionário da heresia gnóstica. A destinatária foi uma senhora cristã e sua família para que comunicasse á igreja estes ensinos (v.1) levando-os ao amor e verdade cristãs, algumas verdades fundamentais contidas nesta carta são: O amor cristão é a preocupação principal da igreja, afinal o cristianismo é a religião do amor; mas outra verdade de igual importância à anterior é que Deus julgará os que negam seu Filho Jesus Cristo (v.7). A passagem em apreço (v.1-3) trata da saudação de João àquela irmã, falando sobre verdade, amor e vida cristã, sendo que esta mensagem tratará sobre a verdade na vida do cristã, isto será feito com base abaixo.

TEMA: QUAL A RELAÇÃO DO CRISTAO COM A VERDADE?

1.        O VERDADEIRO CRISTÃO AMA DE VERDADE. V.1
“O ancião à senhora eleita, e a seus filhos, aos quais eu amo em verdade, e não somente eu, mas também todos os que conhecem a verdade”.

1.1     Amar de verdade é ser verdadeiro para com os outro. Ef 4.25
“Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros”.

1.2     Amar de verdade é se dispor a ajudar outros a buscar Jesus. Jo 1.40-42
[40] Era André, o irmão de Simão Pedro, um dos dois que tinham ouvido o testemunho de João e seguido Jesus. [41] Ele achou primeiro o seu próprio irmão, Simão, a quem disse: Achamos o Messias (que quer dizer Cristo), [42] e o levou a Jesus. Olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, o filho de João; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro)”.

1.3     Amar de verdade é buscar amparar o fraco em suas fraquezas. I Ts 5.14
“Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos”.

2.        O VERDADEIRO CRISTÃO PERMANECE NA VERDADE. V.2
“Por causa da verdade que permanece em nós, e para sempre estará conosco”.

2.1     Permanece na verdade quem persevera em seguir Cristo pelas Escrituras. Jo 5.39
“Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim”.

2.2     Permanece na verdade quem persevera em seguir Cristo proclamando-o. Rm 15.20
“Esforçando-me, deste modo, por pregar o evangelho, não onde Cristo já fora anunciado, para não edificar sobre fundamento alheio”.

2.3     Permanece na verdade quem persevera em seguir a Cristo em santidade. I Co 1.1-2
[1] Paulo, chamado pela vontade de Deus para ser apóstolo de Jesus Cristo, e o irmão Sóstenes, [2] à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso”.

3.        O VERDADEIRO CRISTÃO VIVE A VERDADE. V.3
“Graça, misericórdia, paz, da parte de Deus Pai e da parte de Jesus Cristo, o Filho do Pai, serão conosco em verdade e amor”.

“Graça” – Favor Imerecido de Deus: Só vivemos a verdade por causa do favor de Deus em nos dá o favor que não merecemos. “Misericórdia” – no hebraico hessed, significa que Deus retira o castigo que nós merecemos pelo seu amor infinito (Lm 3.20-23), “Paz” - no hebraico shalon significa comunhão, amizade com Deus, antes nós éramos inimigos de Deus por causa do pecado, mas agora em Cristo somos reconciliados e temos paz (Rm 5.1, II Co 5.18-21; Ef 2.14). Esta Paz só vem a nós por que Deus é gracioso e misericordioso e por isso vivemos a verdade. 

3.1      Viver a verdade é ter ortodoxia e piedade cristã. Tg 2.12
“Falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade”.

3.2      Viver a verdade é ter ortodoxia e amor (compaixão). Ef 4.15
“Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo”.

3.3     Viver a verdade é ter ortodoxia e vivacidade. At 4.31

“Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus” (At 4.31).

[40] Chamando os apóstolos, açoitaram-nos e, ordenando-lhes que não falassem em o nome de Jesus, os soltaram. [41] E eles se retiraram do Sinédrio regozijando-se por terem sido considerados dignos de sofrer afrontas por esse Nome. [42] E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar Jesus, o Cristo” (At 5.40-42).

CONCLUSÃO
A presente mensagem tratou sobre a relação do cristão com a verdade, vimos as seguintes verdades, as quais foram: Primeira, O VERDADEIRO CRISTÃO AMA DE VERDADE; Segunda, O VERDADEIRO CRISTÃO PERMANECE NA VERDADE; Terceira, O VERDADEIRO CRISTÃO VIVE A VERDADE. Qual a relação que você tem com a verdade? Você ama de verdade? Permanece na Verdade? Vive a verdade? Se ainda falta alguma coisa para você viver o evangelho, faça isto agora, consagre-se totalmente ao Senhor e pertença totalmente a Ele.

AUTOR: Veronilton Paz da Silva – Licenciado ao Ministério da Palavra pelo PRVP; Missionário Presbiteriano na Cidade de Sumé-PB; Bacharel em Teologia; Licenciatura plena em Letras – Língua Portuguesa; Formação Presbiteriana de Evangelista/Missionário pelo CPO/IBN e CEIBEL.



2 comentários:

  1. Belíssimo sermão meu pastor Veronilton. Muito bom mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz!
      Obrigado Rev. Marcio Brito! A Deus seja a glória! Fico feliz de que você tenha observado esta mensagem, vindo de uma pessoa preparada como você só aumenta minha responsabilidade de buscar insaciavelmente ao Senhor. Um abraço!

      Excluir