Total de visualizações de página

domingo, 10 de abril de 2022

OS SETE BRADOS SALVADOR NA CRUZ DO CALVÁRIO: O SÉTIMO BRADO – O BRADO DE SATISFAÇÃO

TEXTO: LUCAS 23.46

“Então, Jesus clamou em alta voz: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito! E, dito isto, expirou”.

INTRODUÇÃO

Nós estamos trazendo a serie de mensagens sobre os brados que o Salvador deu na cruz, vimos que o primeiro foi de perdão; o segundo, de salvação; o terceiro, de afeição; o quarto, de angústia; o quinto, de sofrimento, o sexto, de vitória. Hoje estaremos tratando do sétimo brado de Cristo na cruz, que foi o de satisfação, no qual Ele satisfez a justiça de Deus, ficou satisfeito ao morrer por nós e abriu o céu para sermos aceitos satisfatoriamente por Deus. Trataremos disso conforme o assunto e tema expostos a seguir.

ASSUNTO: OS SETE BRADOS SALVADOR NA CRUZ DO CALVÁRIO

TEMA: SÉTIMO BRADO – O BRADO DE SATISFAÇÃO

I. A MORTE DE JESUS NA CRUZ INDICA QUE ELE SATISFEZ TODA A JUSTIÇA DE DEUS.

A. A justiça de Deus exigia o cumprimento da pena do pecado. Êx 34.6,7

Deus é um juiz justo e inflexível quanto ao pecado, este precisa ser punido, pois Ele não inocenta o culpado, conforme observamos: 6 E, passando o Senhor por diante dele, clamou: Senhor , Senhor Deus compassivo, clemente e longânimo e grande em misericórdia e fidelidade; 7 que guarda a misericórdia em mil gerações, que perdoa a iniquidade, a transgressão e o pecado, ainda que não inocenta o culpado, e visita a iniquidade dos pais nos filhos e nos filhos dos filhos, até à terceira e quarta geração!” (Êx 34.6,7). Deus não inocenta o culpado, pelo contrário, sua justiça exige que puna o pecado, devido a isto que Cristo levou sobre si o nosso pecado para assumir nossa culpa (I Pe 2.24). O homem sozinho diante de Deus está perdido!!!

B. A justiça de Deus exigia que a pena fosse paga por alguém perfeito. I Pe 1.18-19

A satisfação da justica de Deus encontra-se em Cristo, visto que o homem não poderia quitá-la, pois era imperfeito, afinal Deus olhou do céu para terra e não havia um justo sequer (Rm 3.9-10), então, alguém perfeito deveria arcar com aquela conta, então entra a obra do Senhor Jesus, vejamos: 18 sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, 19 mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo” (I Pe 1.18-19). Algumas verdades sobre o assunto: 1. Coisas materiais não pagam a divida com homem com Deus (v.18). 2. Somos devedores a Deus porque herdamos a natureza caída dos nossos pais (v18b). 3. Somente o sangue valoroso (precioso), oferecido em sacrifício (cordeiro), perfeito (sem defeito e sem mácula) pode nos salvar. (v.19a). 4. Somente Cristo ocupa toda a perfeição, sendo capaz de pagar com a sua vida pelo nosso pecado (o sangue de Cristo).(v.19b). A justiça de Deus exigiu que um perfeito morresse para pagar o preço do pecado dos imperfeitos.

C. A justiça de Deus exigia que o pagamento fosse a morte. Rm 6.23

Deus havia dito ao homem que se comesse da arvore do conhecimento do bem e do mal, ele morreria (Gn 2.16-17), Paulo vai enfatizar que o pecado traz morte: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 6.23). Existem três tipos de morte (Gr. “Thanatos”, separação): 1. Morte fisica que é a separação do corpo do Espírito (Tg 2.26). 2. Morte espiritual sendo a separação do homem de Deus (Ef 2.1). 3. Morte eterna indicando a separação eterna de Deus (Jo 11.25-26). Ao render o espirito e expirar, Jesus nos garatiu a vitória sobre a morte física (ressurreição), da morte espiritual (regeneração) e da morte eterna (vida eterna).

II. A MORTE DE JESUS NA CRUZ INDICA QUE ELE FICOU SATISFEITO AO MORRER POR NÓS, NÃO DESISTIU.

A. Aquele momento de entrega final indicava que Ele foi até o fim, chegou até a cruz. Fp 2.8

Cristo sabendo que iria morrer e experiementar o cálice da ira de Deus, não arredou um milimetro da sua missão, foi até o fim, sobre isso Paulo diz que: “A si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz” (Fp 2.8). Podemos observar algumas particularidades neste versículo, segundo veremos: 1. Ele se humihou (v.8a), sua humilhação se deu ao nascer como homem (Jo 1.14), nascido sob a lei e de mulher (Gl 4.4), foi rejeitado pelos seus (Jo 1.11). 2. Ele foi obediente em tudo ao plano do Pai (v.8b), Ele rejeitou um caminho que excluísse a cruz,alguns diziam: desça da cruz se é o Filho de Deus (Mt 27.40), mas Ele não desceu, nós precisavamos Dele na cruz. 3. Ele culminou sua caminhada na cruz (v.8c), a cruz foi a prova que Jesus não desistiu.

B. Aquele momento de entrega final apresenta que Ele trocou a alegria proposta pela cruz.

Jesus poderia ter permanecido no céu com a sua alegria e gloria já existente, pois trocou aquela alegria pela cruz: “Olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus” (Hb 12.2). Jesus subsistindo como Deus, trocou a sua glória celeste pela humanidade e morte na cruz (Fp 2.6-8), não desistiu de nós!

C. Aquele momento de entrega final apresenta que Ele nos amou até as últimas consequencias. Jo 15.13

Jesus não desistiu de nós, mas ficou satisfeito em morrer por que Ele nos amou como ninguém, vejamos: Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos” (Jo 15.13). Ele nos amou tanto que deu a sua vida por nós, fez isso voluntariamente (Jo 10.17-18), você e eu precisamos entender que ninguém nos ama como Jesus, pois Ele morreu por nós na cruz!

III. A MORTE DE JESUS NA CRUZ INDICA QUE ELE SATISFEZ O PAI E ABRIU O CÉU PARA SERMOS ACEITOS POR DEUS.

A. O momento da entrega final de Cristo na cruz abriu o nosso acesso direto a Deus. Hb 10.19-20

Quando Cristo rendeu o espirito ao Pai o véu se rasgou (Mc 15.37-38), o autor aos Hebreus vai nos explicar o que significou este véu se rasgar, vejamos: 19 Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, 20 pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne” (Hb 10.19-20). Quando o véu se rasgou na morte de Cristo recebemos alguns benefícios: 1. Podemos entrar no Santo dos Santos, o lugar mais profundo da presença de Deus (v.19). 2. O acesso que temos é pela obra de Cristo realizada por nós na cruz (v.19b-20). Ele satisfez a justiça de Deus e abriu acesso ao céu para nós!

B. O momento da entrega final de Cristo na cruz nos traz a seguranca de que somos aceitos por Deus. Rm 5.10

Paulo vai nos informar que somos aceitos por Deus através da obra do seu Filho na cruz, segundo está escrito: “Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida” (Rm 5.10). Algumas lições explicadas: 1. Todos nós éramos inimigos de Deus, estavámos condenados (v.10a). 2. Fomos reconciliados com Deus pela morte do seu Filho (v.10b). 3. Somos salvos pela sua vida (ressurreição) (v.10c). Nós fomos recebidos por Deus mediante a morte do seu Filho! Você pode ser aceito por Deus e ter certeza de vida eterna se você se entregar a Cristo!

 

C. O momento da entrega final de Cristo na cruz nos cobriu com a sua perfeita justica. II Co 5.21

A morte de Cristo foi uma troca conosco, Deus colocou o nosso pecado sobre o seu Filho e ao mesmo tempo nos imputou a sua perfeita justiça, conforme está escrito: “Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus” (II Co 5.21). O nosso pecado feio, nojento, imundo foi lançado sobre Jesus, Ele experimentou o cálice da ira de Deus e nos tornou aceitáveis por Deus. Jesus aceitou trocar a sua alegria e gloria celeste para nos substituir na cruz, Ele ao entregar o seu espírito ao Pai estava cumprindo a sua missão, satisfez a perfeita justiça do Pai e fez que o Pai se satisfizesse em nós por causa da sua justiça em nós colocada.

CONCLUSÃO

Jesus satisfez a justiça de Deus e ao mesmo tempo ficou satisfeito ao morrer por nós, depois do seu brado final, a sua missão foi cumprida, sobre isso o profeta Isaías diz: “Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si” (Is 53.11). Jesus ficou satisfesto ao morrer por nós, como sua morte satisfez a justiça de Deus, Ele pode nos tornar e aceitos por Deus, basta que entreguemos o nosso coração e a nossa vida a Cristo!

REFERÊNCIAS

Bíblia de Estudo Genebra. 2 Ed. Ampl. São Paulo: Cultura Cristã, 2010.

Bíblia Nova Almeida Atualizada. 3 Ed. Barueri – SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2018.

PINK, Arthur W. Os Sete brados do Salvador na Cruz do Calvário. Tradução Vanderson Moura da Silva. 1 Ed. São Paulo - SP: Monergismo, 2006.

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário