Total de visualizações de página

domingo, 10 de abril de 2022

OS SETE BRADOS DO SALVADOR NA CRUZ DO CALVÁRIO: O SEXTO BRADO - O BRADO DE VITÓRIA

TEXTO: JOÃO 19.29-30

29 Estava ali um vaso cheio de vinagre. Embeberam de vinagre uma esponja e, fixando-a num caniço de hissopo, lha chegaram à boca. 30 Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito”

INTRODUÇÃO

Nós Vimos até agora cinco Brados do salvador na cruz do calvário: Primeiro, o brado de perdão aos que o vilipendiavam; Segundo, o brado de salvação ao malfeitor moribundo que nada merecia; Terceiro, o brado de afeição à sua mãe terrena e seu apóstolo João não os deixando desamparados; Quarto, o brado de angústia, sendo desprezado na cruz por Deus por causa dos nossos pecados; Quinto, o brado de sofrimento, no qual teve sede e lhe deram vinagre, assumindo nossa sede e amargor para nos oferecer a doçura do céu. Hoje trataremos sobre o sexto brado do salvador na cruz: “Está Consumado” que é a expressão grega “Teléstai” que indica para a conclusão de uma tarefa, quitação de uma dívida e a posse de uma propriedade, iremos observar estas questões tendo como base o assunto e tema expostos.

ASUNTO: OS SETE BRADOS SALVADOR NA CRUZ DO CALVÁRIO

TEMA: SEXTO BRADO – O BRADO DE VITÓRIA

I. INDICA A CONCLUSÃO DE UMA TAREFA.

1. A obra da salvação já está segura da sua conclusão desde o seu começo. Fp 1.6

O termo “teléstai” usado por Jesus ao indicar uma tarefa cumprida aponta para o total cumprimento da obra salvadora de Jesus, sobre isso Paulo aponta isto na seguinte passagem: “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus” (Fp 1.6). Paulo aqui nos informa algumas verdades: a) A salvação é uma certeza para quem crê em Jesus: Estou plenamente certo [...]” (v.6a). b) A fonte da salvação é Deus: “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós [...]”. c) A salvação não ficará pela metade será totalmente concluída: “[...] aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus”. A salvação já está concluída desde o começo!

2. A obra da salvação já está segura da sua conclusão até aquele dia. II Tm 1.12

O termo teléstai para o cumprimento da salvação de modo seguro, pois o Senhor é quem nos assegura, vejamos: “E, por isso, estou sofrendo estas coisas; todavia, não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia” (II Tm 1.12). Quando Jesus diz que “está consumado” (Teléstai) está garantindo que esta salvação está segura, vejamos: a) A vida cristã aqui passa por lutas e sofrimentos (v.12a). b) A fé em Cristo nos traz esta certeza de segurança (v.12b). c) A nossa salvação está segura nas mãos de Deus (v.12c). Até a volta de Jesus, Deus nos segura salvos!

3. A obra da salvação já está segura da sua conclusão por causa de Cristo. Jo 10.28

A palavra de Cristo sobre esta salvação completa é que ela não será impedida de forma nenhuma, conforme observamos: “Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão” (Jo 10.28). Jesus nos traz algumas verdades sobre a salvação: a) Jesus nos traz a vida eterna hoje, pois o verbo está no presente (v.28a). b) Jesus garante que os que são salvos por, no futuro, eles jamais se perderão (v.28b). c) Jesus informa que a salvação está garantida porque ninguém pode tirar os salvos das mãos Dele (v.28c). Cristo é a causa da salvação tanto agora como na eternidade.

II. INDICA A QUITAÇÃO DE UMA DÍVIDA.

1. A dívida do homem, por causa dos seus pecados, é impagável para o homem. Sl 49.7-8

O homem ao pecar contra Deus adquiriu uma dívida para com a justiça de Deus, observemos: 7 Ao irmão, verdadeiramente, ninguém o pode remir, nem pagar por ele a Deus o seu resgate 8 (Pois a redenção da alma deles é caríssima, e cessará a tentativa para sempre.)” (Sl 49.7-8). Vejamos: a) nenhum ser humano pode remir o pecado da humanidade (v.7a). b) Nenhum ser humano pode pagar o resgate da alma do homem (v.7b). c) Nenhum ser humano tem as condições de pagar o valor da alma, pois é caríssima (v.8a). d) Nenhum ser humano viverá para sempre e sua oportunidade de pagar a dívida cessaria (v.8b). A dívida do homem com Deus, ele não poderia pagar.

2. A dívida do homem, por causa dos seus pecados, foi paga definitivamente por Cristo. Cl 2.14

A Bíblia diz que Cristo pagou definitivamente o preço do nosso pecado, conforme o texto nos indica: 13 E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos; 14 tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz” (Cl 2.13-14). O texto nos informa algumas lições: a) Nós estamos vendidos à escravidão do pecado: mortos – incapazes; incircuncisos – Fora da aliança (v.13a). b) Cristo rasgou a divida que era contra nós, removendo totalmente a nossa culpa na cruz (v.14). Alguém que era preso por dívida, quando ele pagava a dívida, subia na parte mais alta da cidade, rasgava a nota promissória e gritava: “Teléstai”, a divida está ´paga. Cristo subiu parte mais alta, na cruz e gritou “telestai”, a nossa dívida foi paga!! Estamos perdoados!

3. A dívida do homem, por causa dos seus pecados, recebe a absolvição total pela fé em Cristo. Rm 5.1

Devido ao pagamento de Cristo na cruz, Ele assumiu nossa culpa nos absolvendo de todos os nossos pecados, vejamos: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm 5.1). O verbo justificar utilizado aqui vem do grego “dikaiôthentes”, está na voz passiva (tendo sido absolvidos), isto é, o termo indica que por causa de Cristo, Deus nos absolve de todos os nossos pecados, pois Cristo pagou a nossa dívida na cruz!

III. INDICA A POSSE DE UMA PROPRIEDADE HERDADA.

1. Por meio de Cristo recebemos uma propriedade no céu. Sl 73.24

Cristo quando bradou “está consumado” (Teléstai) nos adquiriu uma propriedade no céu, vejamos: “Tu me guias com o teu conselho e depois me recebes na glória” (Sl 73.24). Deus nos guia enquanto aqui vivermos, quando chegar o fim dessa vida seremos recebidos no céu de glórias, ali teremos a maior alegria que é ver Jesus como Ele é (I Jo 3.2). O brado de Cristo nos deu vitória eterna e uma casa nova no céu.

2. Por meio de Cristo recebemos uma propriedade permanente no céu.

Enquanto estivemos aqui vivemos como peregrinos, pois nossa morada permanente não aqui, mas no céu, conforme o texto nos informa: “Na verdade, não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a que há de vir” (Hb 13.14). As pessoas muitas vezes estão apenas preocupadas com as coisas terrenas (Fp 3.19), mas todos os que seguem a Cristo pela Bíblia sabem que nossa vida aqui é apenas uma passagem, um dia partiremos para uma morada permanente ao lado de Cristo. Detalhe: Somente irão para este lugar os que já se renderam a Cristo e receberam Dele a certeza de vida eterna!

3. Por meio de Cristo recebemos uma propriedade para viver eternamente com Ele no céu.

Jesus nos garantiu que temos uma propriedade no céu, na qual viveremos para sempre ao lado Dele, consoante o texto nos indica: 1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. 2 Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. 3 E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também (Jo 14.1-3). Jesus vai falar algumas verdades sobre esta casa: a) Irá morar nesta casa celeste apenas os que nele creem (v.1). b) Irá morar nesta casa apenas quem confiar no que Jesus disse (v.2a). c) Esta casa foi preparada por Jesus (v.2b). d) Jesus voltará para levar todos os que Nele creem para estar ao seu lado sempre nesta casa (v.3). Jesus tem uma propriedade adquirida para nos oferecer e somente entregando a vida a Ele iremos morar Nela.

CONCLUSÃO

Jesus disse no sexto brado na cruz: “Está consumado (Teléstai). Ele concluiu a obra da salvação; quitou a dívida do nosso pecado e; nos deu posse de uma propriedade no céu. Você pode hoje receber a salvação de uma vez por todas pela fé em Cristo. Pode ter todos os seus pecados perdoados e ainda hoje receber uma morada eterna no céu. Tudo que aqui falamos ficou claro? Isso faz sentido para você? Gostaria de receber estas bençãos descritas e ter a plena certeza da sua salvação? Você que já experimentou tudo isso, nada que você faça para Jesus é muito, pois tudo Ele fez por ti, assim sendo, evangelize, viva o evangelho para glória de Deus!

REFERÊNCIAS

Bíblia de Estudo Genebra. Textos e Notas de Rodapé. 2 Ed. Ampl. São Paulo: Cultura Cristã, 2010.

Bíblia Nova Almeida Atualizada. Textos Bíblicos Selecionados. 3 Ed. Barueri – SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2018.

PINK, Arthur W. Os Sete brados do Salvador na Cruz do Calvário. Tradução Vanderson Moura da Silva. 1 Ed. São Paulo - SP: Monergismo, 2006.

AUTOR: Pastor Veronilton Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário