Total de visualizações de página

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

SERMÃO EVANGELÍSTICO BASEADO EM GÊNESIS 5.21-24

TEXTO: GENESIS 5.21-24

21 Enoque viveu sessenta e cinco anos e gerou a Metusalém. 22 Andou Enoque com Deus; e, depois que gerou a Metusalém, viveu trezentos anos; e teve filhos e filhas. 23 Todos os dias de Enoque foram trezentos e sessenta e cinco anos. 24 Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si”.

INTRODUÇÃO

Há uma música do grupo logos, intitulada “Marcas” que relata as marcas deixadas por pessoas que andaram com Deus, deixando marcas para nós pisarmos, Enoque foi uma destas pessoas que andaram com Deus, deixando o exemplo para nós andarmos também com Deus, o texto afirma esta verdade no versículo 24, nós iremos trazer algumas questões sobre este andar com Deus, tendo como base o tema abaixo.

TEMA: O QUE É ANDAR COM DEUS!

1. É TER COMUNHÃO COM O SENHOR. Gn 17.1

Andar com o senhor é ter comunhão com Ele, andar em sua presença, conforme o texto nos indica: “Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o Senhor e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito” (Gn 17.1). ninguém pode andar com Deus longe da sua presença, para isto precisamos usar algumas ferramentas.

a) Oração constante. I Ts 5.17

A Escritura nos ensina que devemos orar sempre como Paulo diz: “Orai sem cessar” (I Ts 5.17). É impossível nós termos uma vida cristã saudável sem uma vida constante de oração. Devemos dobrar nossos joelhos e coração perante o Senhor em oração. C.H. Spurgeon disse que “quando o crente se dobra em oração sincera, quando ele levanta dos seus joelhos, nunca mais a sua vida será a mesma!” Quanto tempo você ora? Quanto sincera é a sua oração?

b) Meditação na Palavra. Sl 1.2

Precisamos meditar na Palavra de Deus, conforme a passagem indica: “Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite” (Sl 1.2). O autor sacro vai dizer que a meditação precisa ser constante e prazerosa, isto é, não podemos viver um dia sequer sem contato com a palavra de Deus. Oração e Escritura devem andar juntas, devemos ter conhecimento de Deus pelo estudo sistemático e devocional das Escrituras e também buscarmos seu poder através da oração intensa e constante.

c) Obediência à sua Palavra. Jo 15.14

A Bíbia Nova Almeida Atualizada traz o texto de João 15.14 dizendo: “Vocês são meus amigos se fazem o que eu lhes ordeno”. Se você ora e ler as Escrituras isto deve levar sua vida à obediência, se você é desobediente ao que as Escrituras afirmam, precisa rever a sua fé e saber se de fato tem orado sinceramente e conhecido a sua santa Palavra. Conhecimento sem obediência é a mesma coisa que nuvem sem chuva no Sertão, não muda sua situação. Abandone todo pecado! Viva uma vida de obediência!

2. É TER VIVÊNCIA SAUDÁVEL COM O PRÓXIMO. I Jo 4.20

Deus nos alerta na sua Palavra que nós devemos amar a Deus, também o próximo, vejamos: “Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê” (I Jo 4.20). Nós não amamos a Deus se ao mesmo tempo temos uma vivência amarga com nosso semelhante, alguns lugares que podemos ter estas relações saudáveis.

a) Na igreja. I Co 12.27

A igreja é um lugar onde convivemos com diferentes pessoas, devido a isto Paulo comparou a igreja ao corpo e as pessoas que a integram a seus membros, consoante o texto indica: “Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo” (I Co 12.27). A igreja como o corpo tem muitos membros, eles possuem diferentes funções, cada um deve fazer a sua parte, respeitando cada um, para que tenhamos na igreja relações saudáveis.

b) Na família.

A família é a mais antiga instituição, criada pelo próprio Deus, formada de Pai, mãe e filhos, devendo viver em harmonia. O pai é o provedor que anda com Deus (Sl 128.1-2), a mãe a conselheira (Pv 31.1; Pv 1.8; Pv 6.20) e os filhos são frutos da união que devem ser disciplinados (Pv 13.24), amados (Pv 3.12) e discipulados (Pv 22.6). Uma família para ter vida saudável precisa ser ter Deus no seu centro.

c) Na sociedade. Fp 2.15

Quando andamos com Deus fazemos a diferença na sociedade, conforme examinamos: “Para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo” (Fp 2.15). Quando andamos com Deus, nossa vida passa a ser conhecida pelas pessoas, de modo positivo. Estamos inseridos dentro de uma geração pervertida, corrompida pelo pecado, mas somos chamados para apresentar a luz do evangelho, pois a luz não se esconde, o cristão que anda com Deus é uma esperança para que as trevas que as pessoas vivem se tornem luz!

3. É TER CERTEZA DE VIDA ETERNA. Jo 10.28

A vida eterna é a comunhão imperdível com Deus, que Jesus nos oferece, vejamos: “Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão” (Jo 10.28). Para nos fazer chegar a esta salvação, o Senhor Jesus realizou algumas ações em nós, vejamos a seguir.

a) Jesus liberta da cegueira espiritual para andarmos com Ele. At 9.18

Saulo de Tarso que estava cego por Satanás para perseguir os cristãos, encontrou com cristo no caminho de Damasco perdeu sua visão física, depois de três dias, o cristão Ananias orou, houve dois milagres, a cura da visão física e espiritual de Paulo, vejamos: “Imediatamente, lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e tornou a ver. A seguir, levantou-se e foi batizado” (At 9.18). Paulo perseguia cristãos, matava, mas um dia Cristo tirou sua cegueira e llhe deu vida eterna. O ex-sacerdote romanista José Manoel da Conceição disse que quando ouviu a mensagem do evangelho foi como que umas escamas caíssem dos seus olhos e ele torna-se a ver. Deus retirou a cegueira do nosso coração para seguí-lo!

b) Deus convida pecadores para andarem lado a lado com eles. Lc 9.23

Jesus convidou as pessoas para segui-lo, conforme vemos: “Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me” (Lc 9.23). Este convite chama-nos para termos uma vida ao lado de Cristo, mas não força nossa vontade (v.23a), exige também que neguemos nosso eu (v.23b), conclama a que morramos para o mundo todo dia (v.23c), somente assim podemos segui Jesus e andarmos com Ele.

c) Deus chama os crentes que o serviram aqui para andar com Ele no céu. Ap  3.4-5

Jesus revelou para João no Apocalipse que aqueles que foram alcançados por Ele, viverão para sempre com Ele, conforme o texto nos indica: 4 Tens, contudo, em Sardes, umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras e andarão de branco junto comigo, pois são dignas. 5 O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos” (Ap 3.4-5). A igreja de Sardes estava morta, secularizada, mas havia ali pessoas fiéis que andariam de branco (santidade) junto dele (no céu) (v.4). Estas pessoas andariam de vestiduras brancas no céu porque andaram com Cristo na terra, confessando-o como seu Senhor e Salvador (v.5). Você precisa ainda hoje entregar-se a Cristo para ir morar com Ele no céu!

CONCLUSÃO

Precisamos andar com Deus, tendo comunhão com Ele, com o próximo, principalmente, tendo certeza de vida eterna. Jesus promete que que todos aqueles que andaram com Ele na terra, também andarão no céu. Você já tem certeza de salvação? Entendeu o que falamos aqui? Isso faz sentido para você? Gostaria de ter certeza de vida eterna? sabe o que tem que ser feito? Receber a Cristo como seu Único e Suficiente Senhor e Salvador, pois ele garante vida eterna a todo o que Nele crê. Quer fazer isso agora? vamos louvar com uma canção e após estaremos orando.

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário