Total de visualizações de página

terça-feira, 31 de agosto de 2021

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM GÁLATAS 1.1-5

TEXTO: GALÁTAS 1.1-5

1 Paulo, apóstolo, não da parte de homens, nem por intermédio de homem algum, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos, 2 e todos os irmãos meus companheiros, às igrejas da Galácia, 3 graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do [nosso] Senhor Jesus Cristo, 4 o qual se entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos desarraigar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai, 5 a quem seja a glória pelos séculos dos séculos. Amém!

INTRODUÇÃO

Antigamente a comunicação se dava por cartas, como hoje se dá por email. Paulo escreve esta carta com tom apologético para auxiliar os cristãos contra os falsos mestres que pregavam que seria salvo somente quem acrescentasse à fé, a obediência à Lei, a fé em Cristo não era suficiente. Paulo então escreve uma carta da prisão em Roma. Sobre esta carta iremos aprender algumas questões importantes.

TEMA: UMA CARTA PARA AJUDAR A IGREJA

1. O AUTOR DA CARTA. VV.1-2

a) Paulo afirma a sua autoridade apostólica. V.1a

Paulo atesta sua autoria e em consequência, sua autoridade apostólica, conforme examinamos: “Paulo, apóstolo [...]” (v.1a). A palavra apostolo vem do grego “apostolew” e significa enviado ou delegado para uma missão com a autoridade de quem o enviou. Paulo tinha autoridade apóstolica, a igreja tem autoridade dada por Cristo.

b) Paulo afirma que sua autoridade apostólica não foi delegada por homens. V.1b

Paulo também reconhece que seu chamado não foi feito por homens, sua autoridade não vinha dos homens: “[...] não da parte de homens, nem por intermédio de homem algum [...]” (v.1b). John Stot afirmou que o apostolado de Paulo não é humano em nenhum sentido, mas essencialmente divino. Devemos também entender que a igreja é uma instituição divina. A autoridade que temos como crente é emanada de Deus.

c) Paulo afirma que sua autoridade apostólica procede do Filho e do Pai. V.1c

Paulo tem autoridade divina: “[...] mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos” (v.1c). Questões importantes: 1) Paulo foi chamado diretamente por Jesus (v.1c), isto é, não houve agir humano na conversão de Paulo, o próprio Jesus fez. 2) Paulo Foi chamado por Deus Pai (v.1c), ou seja, Paulo não foi a Cristo, o Pai o levou ao Filho (Jo 6.44). 3) Paulo foi chamado para ter e proclamar a esperança da ressurreição (v.1c), a ressurreição de Cristo traz esperança agora e no futuro.

d) Paulo afirma que sua autoridade não o isenta da ajuda de outras pessoas. V.2

O apóstolo vai dizer que a autoridade recebida por Deus não o torna um super crente, mas para necessita de ajuda de outros irmãos, vejamos: “E todos os irmãos meus companheiros, às igrejas da Galácia” (v.2). Semelhante a Paulo, devemos entender que nenhum cristão cresce ou exerce seu ministério sozinho, há muitos mandamentos reciprocos nas Escrituras como amar, orar, ajudar uns aos outros. Se você está afastado da comunhão da igreja local, volte-se urgentemente!

2. O DESTINO E SAUDAÇÃO DA CARTA. V.2-3

a) A carta era destinada para cristãos. V.2

Paulo se dirige aos cristãos para tratar sobre a doutrina da graça ofendida por judaizantes, aqui ele se dirige a estes irmãos, vejamos: “E todos os irmãos meus companheiros, às igrejas da Galácia” (v.2). Ele visava fortalecer aqueles irmãos, Paulo usa três palavras gregas para se referir aos irmãos: a) “Adelfos”, irmão carnal, indica que a igreja é uma familia (Ef 2.19). b) “Koinonon”, indicando parceria e comunhão na obra. c) “Ekklesia”, uma assembléia reunida, isto é, quem quer ser povo de Deus precisa se unir á igreja local.

b) A saudação da carta exaltava a ação de Deus no homem. V.3

Paulo vai enfatizar que Deus agiu primeiro no homem antes de qualquer reeação do ser humano, vejamos: “Graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do [nosso] Senhor Jesus Cristo” (v.3). Ao fazer essta declaração Paulo vai enfatizar duas verdades: I. Agraça de Deus em Cristo é a raiz da salvação (v.3a), ou seja, não foi o homem que conquistou a salvação, mas Deus por sua graça (Gr. “Charis”, favor, dádiva sem merecimento) que ele salvou o ser humano. II. A paz é o resultado da graça (v.3b), isto é, depois que somos alcançados pela graça de Deus, recebemos a salvação e como consequência recebemos paz (Gr. “Eirene”, bem estar, satisfação) na alma.

3. O EVANGELHO APRESENTADO NA CARTA.

a) O evangelho apresenta a natureza do sacrifício de Cristo na cruz. V.4

A natureza do ssacrifício de Cristo foi que o próprio Cristo que se entregou, conforme a passsagem indica: “O qual se entregou a si mesmo [...]” (v.4a). A morte de Cristo não o pegou de surpreza, pois Ele afirma que ninguem tira a sua vida, ele a dá espontaneamente entrega e depois a reassumirá (Jo 10.18). Cristo morreu voluntariamente por nós! Louvado seja o nome de Jesus!

b) O evangelho apresenta o propósito do sacrifício de Cristo na cruz. V.4

A morte de Cristo teve um propósito defenido nesta passagem, conforme observamos: “O qual se entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos desarraigar deste mundo perverso [...]” (v.4b). O texto traz um proposito duplo: I) Cristo morreu para pagar a divida do nosso pecado (v.4b), pois a dívida que contraímos era impagável (Sl 49.7-8), somente Jesus pagou a rasgou o nosso escrito de dívida (Cl 2.14). II) A morte de Cristou nos tirou da perversidade do mundo (v.4b), isto é, nos libertou totalmente, pois desarraigar (Gr. “Exelêtai”, arrancar pela raiz). O salvo não deseja mais viver na prática do pecado, pois Deus a arancou!!

c) O evangelho apresenta a origem do sacrifício de Cristo. V.4

A morte de Cristo foi planejada antes que houvesse mundo (Ap 13.8), pela vontade de Deus Pai, Jesus se entregou por nós como o texto diz: “O qual se entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos desarraigar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai” (v.4c). A vontade de Deus já havia predeterminado antes do mundo existir que Jesus morreria por nós (At 4.27-28). Deus nos amou e entregou seu Filho por nós para nos dar certeza de vida eterna (Jo 3.16). Creia nisso!

4. A ADORAÇÃO APRESENTADA NA CARTA. V.5

a) A glória é dada de maneira exclusiva a Deus. V.5

Não devemos dar glória a qualquer pessoa, pois o texto apresenta que glória pertence somente a Deus, vejamos: “A quem seja a glória pelos séculos dos séculos. Amém!” (v.5). A Reforma Prostestante, segundo maior avivamento da igreja, trouxe de volta esta verdade sob o lema: Soli Deo Glória” (Glória a Deus somente). Não deve-se dar o louvor ou atribuir aos homens ou anjos atributos divinos. A Deus seja a glória!

b) A glória é dada a Ele pela criação. Ap 4.11

A glória deve ser dada ao Senhor porque Ele é o criador, vejamos: “Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas” (Ap 4.11). A glória da criação deve ser dada ao Senhor, pois Ele criou tudo por que quis (v.11a), criou de maneira maneira poderosa, pois fez tudo do nada (v.11b). Nós não somos fruto de uma evolução das espécies, o universo não é fruto do acaso, mas criação deste Deus. Aleluia!!!

c) A glória é dada a Ele pela obra salvadora realizada. Sl 95.1

A glória deve ser dada somente ao Senhor porque Ele é quem nos salva, vejamos: “Vinde, cantemos ao Senhor, com júbilo, celebremos o Rochedo da nossa salvação” (Sl 95.1). Do Senhor vem a nossa salvação, por isso não conquistamos a vida eterna, mas recebemos de Deus, pois foi o Pai que nos escolheu, o Filho pagou pelo nosso pecado e o Espírito Santo nos santifica para salvação (I Pe 1.2). Deus tem salvação gratuita e eterna para o ser humano.

CONCLUSÃO

O crente tem autoridade dada por Deus, mas esta autoridade não o isenta de ajuda. O crente precisa estar entre cristãos, deixar de congregar sem justa causa é pecado. O crente recebe através da obra de Cristo perdão de pecados e vida eterna. Devemos adorar somente a Deus,exaltá-lo, porque além de nos criar, também salvou, não murmure, adore! Você já crê neste Deus apresentado por Paulo? Já tem certeza de salvação? Se sua primeira resposta é sim e a segunda não, sua fé está com Defeito e precisa ser consertada hoje. Entregue-se totalmente a Cristo hoje e receba certeza de vida eterna. Você quer?

 AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário