Total de visualizações de página

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

ESBOÇO DE SERMÃO TÓPICO BASEADO EM I REIS 14.15-16

TEXTO: I REIS 14.15-16
15 Também o SENHOR ferirá a Israel para que se agite como a cana se agita nas águas; arrancará a Israel desta boa terra que dera a seus pais e o espalhará para além do Eufrates, porquanto fez os seus postes-ídolos, provocando o SENHOR à ira. 16 Abandonará a Israel por causa dos pecados que Jeroboão cometeu e pelos que fez Israel cometer”.

INTRODUÇÃO
Há uma expressão intitulada “abandonar o barco”, ela faz parte dos ditados populares que significa “deixar pra lá, desistir, pular fora”, é usada quando uma pessoa deixa de lado alguma coisa para seguir outra ou porque cansou de esperar mudança ou porque por questão de justiça precisa dar uma lição em alguém, como por exemplo na frase:  A mãe decidiu abandonar o barco, uma vez que o filho não muda de comportamento, ela quis lhe dá uma lição. O texto de escolhido trata de Jeroboão, filho de Nebate e Zerua, serviu a Salomão como um dos chefes,  mas se rebelou e reinou sobre as dez tribos que não aceitaram Roboão, filho de Salomão, reinar sobre eles. Construiu dois bezerros de outro e instigou o povo à idolatria, por isso o Senhor os abandonou aos seus pecados, não iremos falar sobre estes aspectos da monarquia de Israel, iremos tratar sobre o verbo abandonar ao longo das Escrituras, extraindo algumas lições para nossas vidas, isto será feito a partir do tema abaixo.

TEMA: LIÇOES EXTRAÍDAS SOBRE O VERBO ABANDONAR A PARTIR DAS ESCRITURAS

1.        DEUS FOI ABANDONADO PELO HOMEM. Dt 28.20
20 O SENHOR mandará sobre ti a maldição, a confusão e a ameaça em tudo quanto empreenderes, até que sejas destruído e repentinamente pereças, por causa da maldade das tuas obras, com que me abandonaste”.

1.1     O homem que abandona a Deus é um louco. Dt 32.15
15 Mas, engordando-se o meu amado, deu coices; engordou-se, engrossou-se, ficou nédio e abandonou a Deus, que o fez, desprezou a Rocha da sua salvação”.

1.2     O homem que abandona a Deus se esquece da sua Lei. Sl 119.53
53 De mim se apoderou a indignação, por causa dos pecadores que abandonaram a tua lei”.

1.3     O Homem que abandona a Deus rejeita a repreensão Dele. Pv 3.11-12
11 Filho meu, não rejeites a disciplina do SENHOR, nem te enfades da sua repreensão. 12 Porque o SENHOR repreende a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem”.

2.        DEUS ABANDONA AQUELES QUE SE ESQUECEM DELE. II Rs 21.13-15
13 Estenderei sobre Jerusalém o cordel de Samaria e o prumo da casa de Acabe; eliminarei Jerusalém, como quem elimina a sujeira de um prato, elimina-a e o emborca. 14 Abandonarei o resto da minha herança, entregá-lo-ei nas mãos de seus inimigos; servirá de presa e despojo para todos os seus inimigos. 15 Porquanto fizeram o que era mau perante mim e me provocaram à ira, desde o dia em que seus pais saíram do Egito até ao dia de hoje”.

2.1     Quem se esquece de Deus é entregue aos seus pecados. Rm 1.24
24 Por isso, Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem o seu corpo entre si”.

2.2     Quem se esquece de Deus será lançado no inferno. Sl 9.17
17 Os perversos serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus”.

2.3     Quem se esquece de Deus será esquecido lá no céu. Mt 10.32-33
32 Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus; 33 mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus”.

3.        DEUS NÃO ABANDONA AQUELES QUE SE APROXIMA DELE. Hb 13.5
5 Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei”.

3.1     Todos aqueles que vão até o Senhor, Ele não os abandona. Jo 6.37
37 Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora”.

3.2     Todos aqueles que vão até o Senhor recebem misericórdia e ajuda. Hb 4.14-16
14 Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão. 15 Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. 16 Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna”.

3.3     Todos aqueles que vão até o Senhor encontram a Vida eterna. I Jo 5.11-13
11 E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho. 12 Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida. 13 Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus”.

CONCLUSÃO
Tratamos nesta mensagem sobre o verbo abandonar ao longo das Escrituras, examinamos que: Primeiro, Deus foi abandonado pelo homem: O homem que abandona a deus é um louco, se esquece da sua lei e rejeita a repreensão dele. Segunda, Deus abandona aqueles que se esquecem Dele: Quem se esquece de deus é entregue aos seus pecados, será lançado no inferno, será esquecido lá no céu. Terceira, Deus não abandona aqueles que se aproxima Dele: Todos aqueles que vão até o senhor, ele não os abandona, recebem misericórdia e ajuda, encontram a vida eterna. Como você tem vivido? Você vive com Cristo ou tem o abandonado? Saiba que todo aquele que abandona Cristo não terá lugar no céu, mas tem uma passagem comprada para o inferno, e todo aquele que se aproxima Dele recebe misericórdia e vida eterna. Você só tem duas opções: Ou você recebe a Jesus ou você o abandona, e recebe as consequências. Qual a sua decisão?


AUTOR: Missº Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário