Total de visualizações de página

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM JOÃO 4.46-54

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: JOÃO 4.46-54
46 Dirigiu-se, de novo, a Caná da Galiléia, onde da água fizera vinho. Ora, havia um oficial do rei, cujo filho estava doente em Cafarnaum. 47 Tendo ouvido dizer que Jesus viera da Judéia para a Galiléia, foi ter com ele e lhe rogou que descesse para curar seu filho, que estava à morte. 48 Então, Jesus lhe disse: Se, porventura, não virdes sinais e prodígios, de modo nenhum crereis. 49 Rogou-lhe o oficial: Senhor, desce, antes que meu filho morra. 50 Vai, disse-lhe Jesus; teu filho vive. O homem creu na palavra de Jesus e partiu. 51 Já ele descia, quando os seus servos lhe vieram ao encontro, anunciando-lhe que o seu filho vivia. 52 Então, indagou deles a que hora o seu filho se sentira melhor. Informaram: Ontem, à hora sétima a febre o deixou. 53 Com isto, reconheceu o pai ser aquela precisamente a hora em que Jesus lhe dissera: Teu filho vive; e creu ele e toda a sua casa. 54 Foi este o segundo sinal que fez Jesus, depois de vir da Judéia para a Galiléia”.

INTRODUÇÃO
A Bíblia se resume a falar de Jesus Cristo, no Velho Testamento havia a promessa da vinda do Messias, no Novo Testamento há o cumprimento da vinda do Messias e todos esperamos a sua segunda vinda na qual Ele restaurará todas as coisas ao seu estado orginal, Jesus é o principal conteúdo deste livro Sagrado. Esta passagem fala que Jesus retorna a Caná da Galiléia onde transformara agua em vinho (v.46), encontra um homem com um filho doente à beira da morte (v.47), Jesus sabia que aquele precisaria ver algo acontecer para crê (v.48), o homem clamou que ele fosse lá para fazer seu filho voltar á vida (v.49), Jesus declarou a cura do filho do oficial e ele creu antes de ver a cura, aconteceu conforme a Palavra de Jesus e seu Filho foi curado (v.50-53). Esta mensagem concluiu com a salvação daquela família, Jesus nos ensina algumas lições muito preciosas aqui neste texto, que iremos refletir a partir do tema abaixo.

TEMA: LIÇÕES QUE APRENDEMOS NA CURA DO FILHO DO OFICIAL ROMANO

1.       JESUS SE SERVE DE MEIOS DIVERSOS PARA REALIZAR A SUA VONTADE. V.47-47a

1.1    Ele usou uma falta de vinho para que ali manifestasse a sua glória. V.46a
46 Dirigiu-se, de novo, a Caná da Galiléia, onde da água fizera vinho [...]”

1.2    Ele usou uma enfermidade para que seu poder fosse apresentado as pessoas. V.46b
“[...] Ora, havia um oficial do rei, cujo filho estava doente em Cafarnaum”.

1.3    Ele usou homens para divulgar o seu nome e as suas maravilhas. V.47a
47 Tendo ouvido dizer que Jesus viera da Judéia para a Galiléia [...]”

2.       JESUS É O ÚNICO QUE PODE AJUDAR O SER HUMANO NAS SUAS NECESSIDADES. V.47b, 49, 50b-53

2.1    O homem precisa buscar solução onde pode achar, ou seja , na pessoa de Jesus. V.47b

a.       Indo até Jesus achará a solução certa.
“[...] foi ter com ele [...]

b.       Clamando a Jesus receberá a resposta exata.
“[...] e lhe rogou que descesse para curar seu filho, que estava à morte”.

c.       Tendo perseverança na busca alcançará a vitória buscada. V.49
49 Rogou-lhe o oficial: Senhor, desce, antes que meu filho morra”.

2.2    O Homem precisa crê na fonte onde está buscando solução, ou seja, na pessoa de Jesus. V.50b-53
“[...] O homem creu na palavra de Jesus e partiu. 51 Já ele descia, quando os seus servos lhe vieram ao encontro, anunciando-lhe que o seu filho vivia. 52 Então, indagou deles a que hora o seu filho se sentira melhor. Informaram: Ontem, à hora sétima a febre o deixou. 53 Com isto, reconheceu o pai ser aquela precisamente a hora em que Jesus lhe dissera: Teu filho vive; e creu ele e toda a sua casa”.

a.       Precisa crê antes de ver e não ver para crer. V.50b
“[...] O homem creu na palavra de Jesus e partiu”.

b.       Precisa crê que as suas vitórias vem do Senhor. V.51-53b
51 Já ele descia, quando os seus servos lhe vieram ao encontro, anunciando-lhe que o seu filho vivia. 52 Então, indagou deles a que hora o seu filho se sentira melhor. Informaram: Ontem, à hora sétima a febre o deixou. 53 Com isto, reconheceu o pai ser aquela precisamente a hora em que Jesus lhe dissera: Teu filho vive [...]”.

c.       Precisa crê e proclamar esta crença para os seus familiares. V.53c
“[...] e creu ele e toda a sua casa”.

3.       JESUS CONHECE O CORAÇÃO DO SER HUMANO POR COMPLETO. V.48
48 Então, Jesus lhe disse: Se, porventura, não virdes sinais e prodígios, de modo nenhum crereis”.

3.1    Jesus conhece as fraquezas do nosso coração e Ele nos faz fortes. II Co 12.9-10
9 Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. 10 Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.

3.2    Jesus conhece os nossos pecados ocultos do nosso coração, mas Ele nos perdoa. Sl 19.12
12 Quem há que possa discernir as próprias faltas? Absolve-me das que me são ocultas”.

3.3    Jesus conhece os nossos temores do nosso coração, mas Ele nos faz corajosos. II Cr 20.1-17
1 Depois disto, os filhos de Moabe e os filhos de Amom, com alguns dos meunitas, vieram à peleja contra Josafá. 2 Então, vieram alguns que avisaram a Josafá, dizendo: Grande multidão vem contra ti dalém do mar e da Síria; eis que já estão em Hazazom-Tamar, que é En-Gedi. 3 Então, Josafá teve medo e se pôs a buscar ao SENHOR; e apregoou jejum em todo o Judá. 4 Judá se congregou para pedir socorro ao SENHOR; também de todas as cidades de Judá veio gente para buscar ao SENHOR. 5 Pôs-se Josafá em pé, na congregação de Judá e de Jerusalém, na Casa do SENHOR, diante do pátio novo, 6 e disse: Ah! SENHOR, Deus de nossos pais, porventura, não és tu Deus nos céus? Não és tu que dominas sobre todos os reinos dos povos? Na tua mão, está a força e o poder, e não há quem te possa resistir. 7 Porventura, ó nosso Deus, não lançaste fora os moradores desta terra de diante do teu povo de Israel e não a deste para sempre à posteridade de Abraão, teu amigo? 8 Habitaram nela e nela edificaram um santuário ao teu nome, dizendo: 9 Se algum mal nos sobrevier, espada por castigo, peste ou fome, nós nos apresentaremos diante desta casa e diante de ti, pois o teu nome está nesta casa; e clamaremos a ti na nossa angústia, e tu nos ouvirás e livrarás. 10 Agora, pois, eis que os filhos de Amom e de Moabe e os do monte Seir, cujas terras não permitiste a Israel invadir, quando vinham da terra do Egito, mas deles se desviaram e não os destruíram, 11 eis que nos dão o pago, vindo para lançar-nos fora da tua possessão, que nos deste em herança. 12 Ah! Nosso Deus, acaso, não executarás tu o teu julgamento contra eles? Porque em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti. 13 Todo o Judá estava em pé diante do SENHOR, como também as suas crianças, as suas mulheres e os seus filhos. 14 Então, veio o Espírito do SENHOR no meio da congregação, sobre Jaaziel, filho de Zacarias, filho de Benaia, filho de Jeiel, filho de Matanias, levita, dos filhos de Asafe, 15 e disse: Dai ouvidos, todo o Judá e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Josafá, ao que vos diz o SENHOR. Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, mas de Deus. 16 Amanhã, descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz; encontrá-los-eis no fim do vale, defronte do deserto de Jeruel. 17 Neste encontro, não tereis de pelejar; tomai posição, ficai parados e vede o salvamento que o SENHOR vos dará, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR é convosco”.

CONCLUSÃO
Esta mensagem que extraímos desta passagem de João 4.46-54 trouxe algumas lições reflexivas para a nossa vida, as quais foram assim enunciadas: Primeira, Jesus se serve de meios diversos para realizar a sua vontade:  Usando uma falta de vinho para que ali manifestasse a sua glória, uma enfermidade para que seu poder fosse apresentado as pessoas e homens para divulgar o seu nome e as suas maravilhas. Segunda, Jesus é o único que pode ajudar o ser humano nas suas necessidades: O homem precisa buscar solução onde pode achar, crê na fonte onde está buscando solução, crê antes de ver e não ver para crer, crê que as suas vitórias vem do Senhor, crê e proclamar esta crença para os seus familiares, ele só encontrar solução na pessoa de Jesus. Terceira,  Jesus conhece o coração do ser humano por completo: Jesus conhece as fraquezas do nosso coração e Ele nos faz fortes, conhece os nossos pecados ocultos do nosso coração, mas Ele nos perdoa, conhece os nossos temores do nosso coração, mas Ele nos faz corajosos. Aplicação: Você já teve um encontro com Jesus, já é um instrumento nas mãos Dele?  Em quem você deposita a sua confiança nas horas de necessidades? Você sabia que o que você faz em oculto o Senhor sabe? O convite que fazemos é que você deposite a sua vida nas mãos de Jesus. Ele tem todo o poder e pode mudar toda a tua vida ainda hoje, faça isto agora! Em nome de Jesus!

AUTOR: Missº Veronilton Paz da Silva

2 comentários: