Total de visualizações de página

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

ESBOÇO DE SERMÃO TÓPICO BASEADO EM LUCAS 24.47

TEXTO: LUCAS 24.36-53
36 Falavam ainda estas coisas quando Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: Paz seja convosco! 37 Eles, porém, surpresos e atemorizados, acreditavam estarem vendo um espírito. 38 Mas ele lhes disse: Por que estais perturbados? E por que sobem dúvidas ao vosso coração? 39 Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e verificai, porque um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho. 40 Dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. 41 E, por não acreditarem eles ainda, por causa da alegria, e estando admirados, Jesus lhes disse: Tendes aqui alguma coisa que comer? 42 Então, lhe apresentaram um pedaço de peixe assado [e um favo de mel]. 43 E ele comeu na presença deles. 44 A seguir, Jesus lhes disse: São estas as palavras que eu vos falei, estando ainda convosco: importava se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos. 45 Então, lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras; 46 e lhes disse: Assim está escrito que o Cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia 47 e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém. 48 Vós sois testemunhas destas coisas. 49 Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder. 50 Então, os levou para Betânia e, erguendo as mãos, os abençoou. 51 Aconteceu que, enquanto os abençoava, ia-se retirando deles, sendo elevado para o céu. 52 Então, eles, adorando-o, voltaram para Jerusalém, tomados de grande júbilo; 53 e estavam sempre no templo, louvando a Deus”.

INTRODUÇÃO
Arrependimento é uma mudança radical de mente e vontade. Esta passagem trata sobre uma das aparições de Cristo depois da ressurreição, podemos examinar que Ele veio estar com aqueles discípulos medrosos que haviam o abandonado, agora ele lhes saúda com a paz (v.36), eles duvidaram do que estavam vendo pensando estarem vendo um espirito (v.37), Jesus acaba com a duvida deles, pois além da prova audiovisual, eles puderam tocar nele e ver que era ele mesmo com carne e osso (v.38-39), depois para encerrar de vez as duvidas comeu com eles (v.41-43), sanadas as duvidas, agora chega a hora de ensinar a eles, Jesus como um bom pedagogo iniciou relembrando tudo que lhes tinha ensinado: 1. Ele falou tudo que as Escrituras haviam dito sobre Ele, sua morte, e ressurreição (v.44), abriu o seu entendimento para entender (v.45-48), reafirma a sua promessa de revestimento de poder pelo Espirito Santo (v.49), depois disto Ele os abençoou e subiu (v.50-51), após isso eles passaram a cumprir a missão que Cristo os ordenou: 1. Eles o adoraram (v.52a), eles foram tomados de jubilo (alegria inexplicável), e louvavam ao Senhor no templo. Tudo isto daria uma mensagem muito maravilhosa sobre a ressurreição de Cristo e a vida cristã, porém, queremos fazer um recorte no v.47 que diz: “47 e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém”, baseado neste faremos uma reflexão sobre o tema arrependimento, isto faremos extraindo algumas lições do tema abaixo.

TEMA: VERDADES SOBRE O ARREPENDIMENTO

1.        O ARREPENDIMENTO É CONCEDIDO POR DEUS AO HOMEM. Rm 2.4
4 Ou desprezas a riqueza da sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento?”

1.1     Deus concede arrependimento aos judeus. At 5.31
31 Deus, porém, com a sua destra, o exaltou a Príncipe e Salvador, a fim de conceder a Israel o arrependimento e a remissão de pecados”.

1.2     Deus concede arrependimento aos gentios. At 11.18
18 E, ouvindo eles estas coisas, apaziguaram-se e glorificaram a Deus, dizendo: Logo, também aos gentios foi por Deus concedido o arrependimento para vida”.

1.3     Deus concede arrependimento para a salvação. II Co 7.9-10
9 agora, me alegro não porque fostes contristados, mas porque fostes contristados para arrependimento; pois fostes contristados segundo Deus, para que, de nossa parte, nenhum dano sofrêsseis. 10 Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte”.

2.        O ARREPENDIMENTO É A PORTA DE ENTRADA NO REINO DE DEUS. Mt 3.1-2
1 Naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia e dizia: 2 Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus”.

2.1     O arrependimento é uma necessidade urgente do ser humano. At 17.30-31
30 Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam; 31 porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos”.

2.2     O arrependimento é uma exigência de Deus para o ser humano. Mc 1.15
15 dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho”.

2.3     O arrependimento é uma realidade unicamente em Jesus para o ser humano. Lc 24.47
47 e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém”.

3.        O ARREPENDIMENTO É VISTO POR MEIO DE UMA VIDA DE FRUTOS. Lc 3.8
8 Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento e não comeceis a dizer entre vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos afirmo que destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão”.

3.1     A nossa vida de frutos deve acontecer com relação a Deus. Rm 7.4
4 Assim, meus irmãos, também vós morrestes relativamente à lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerdes a outro, a saber, aquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que frutifiquemos para Deus”.

3.2     A nossa vida de frutos deve acontecer com relação a nós mesmos. Rm 6.20-22
20 Porque, quando éreis escravos do pecado, estáveis isentos em relação à justiça. 21 Naquele tempo, que resultados colhestes? Somente as coisas de que, agora, vos envergonhais; porque o fim delas é morte. 22 Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna”.

3.3     A nossa vida de frutos deve acontecer com relação ao próximo. Gl 5.22-23
22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.

CONCLUSÃO
A presente mensagem tratou sobre o arrependimento vimos que o arrependimento é: Primeiro, Concedido por Deus: Aos judeus, gentios e para a salvação. Segundo, a porta de entrada no reino de Deus: Necessidade urgente, exigência de Deus e uma realidade unicamente em Jesus para o ser humano, e. Terceiro, visto por meio de uma vida de frutos: Com relação a Deus, a nós mesmos e ao próximo. Aplicação: Você já se arrependeu verdadeiramente? Se você já fez isso, preciso viver uma vida de frutos, se você ainda não fez, precisa fazer isto agora.

ORAÇÃO

“Senhor Deus! Reconheço que sou um pecador, que Jesus morreu por mim naquela cruz. Sei que o Senhor não se agrada do pecado, mas está disposto a perdoar aquele que se arrependeu dos seus pecados, assim sendo, eu me arrependo dos meus pecados, te peço que o Senhor aceite este pecador, te peço que venhas morar em meu coração para sempre. Tudo isto te peço em Nome de Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário