Total de visualizações de página

terça-feira, 5 de setembro de 2017

ESBOÇO DE UM SERMÃO TÓPICO BASEADO EM LUCAS 23.46

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: LUCAS 23.46
46 Então, Jesus clamou em alta voz: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito! E, dito isto, expirou”.

INTRODUÇÃO
Uma relação familiar entre pai e filho tem suas tensões, momentos de desentendimentos, porém, geralmente a pessoa que o filho tem mais intimidade é com o pai, outro dia quando o pai de um homem morreu ele disse: “Perdi meu paizinho, perdi meu melhor amigo”, por que de fato a relação de pai e filho precisa ser de intimidade, é esta relação que Deus quer ter conosco. Este versículo escolhido trata da crucificação de Jesus, na qual Ele estava se entregando na cruz para dar vida aos pecadores, ali ele foi julgado de maneira injusta (v.14), Pilatos se acovardou (v.22-24), os lideres religiosos o condenaram à morte (v.1-3), ele perdoou ali na cruz (v.34) e se entregou ao Pai como oferta, concluiu dizendo: “Pai em tuas mãos entrego o meu espírito (v.46), o interessante é que nesta passagem Ele usou o termo “Pai” referindo-se a Deus esta palavra vem do grego “Aba” que significa “paizinho”, sobre este significado iremos trazer algumas implicações para a nossa vida.

TEMA: IMPLICAÇÕES DA PALAVRA “ABA” PARA NÓS

1.       O TERMO ABA (PAIZINHO) SÓ PODE SER USADO POR QUEM RENUNCIA A SUA VONTADE PARA FAZER A VONTADE DELE. Mc 14.36
36 E dizia: Aba, Pai, tudo te é possível; passa de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, e sim o que tu queres”.

1.1     Negar a sua própria vontade é um pré-requisito para seguir Jesus. Lc 9.23
23 Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me”.

1.2     Negar a sua própria vontade é um pré-requisito para viver em santidade. Cl 3.6
5 Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; 6 por estas coisas é que vem a ira de Deus [sobre os filhos da desobediência]”.

1.3     Negar a própria vontade é um pré-requisito para ver a vontade de Deus na sua vida. Gl 2.20
20 logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim”.

2.       O TERMO ABA (PAIZINHO) SÓ PODE SER USADO POR QUEM FOI ADOTADO COMO FILHO DE DEUS. Rm 8.15
15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai”.

2.1     Só pode dizer que é filho de Deus quem recebe a Jesus e crê no seu nome. Jo 1.11-12
11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. 12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome”.

2.2     Só pode dizer que é filho de Deus quem saiu das trevas para a luz. Ef 5.8
8 Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz”.

2.3     Só pode dizer que é filho de Deus quem faz a vontade do Pai. Mc 3.35
35 Portanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe”.

3.       O TERMO ABA (PAIZINHO) SÓ PODE SER USADO POR QUEM TEM O ESPÍRITO SANTO. Gl 4.6
6 E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai!”

3.1     O Espírito Santo é quem convence o pecador dos seus erros. Jo 16.8
8 Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo”.

3.2     O Espírito Santo é quem santifica a igreja de Cristo. II Ts 2.13
13 Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade”.

3.3     O Espírito Santo é quem habita naquele que pertence a Cristo. Rm 8.9
9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele”.

CONCLUSÃO
A mensagem atual trouxe uma mensagem sobre o termo “Pai” que vem do grego “Aba” e significa “Paizinho”, trabalhamos sobre este termo que: Primeiro, o termo aba (paizinho) só pode ser usado por quem renuncia a sua vontade para fazer a vontade Dele: Negar a sua própria vontade é um pré-requisito para seguir Jesus, para viver em santidade, para ver a vontade de Deus na sua vida. Segunda, o termo aba (paizinho) só pode ser usado por quem foi adotado como filho de Deus: Só pode dizer que é filho de Deus quem recebe a Jesus e crê no seu nome, quem saiu das trevas para a luz, quem faz a vontade do Pai. Terceira,  o termo aba (paizinho) só pode ser usado por quem tem o Espírito Santo: O Espírito Santo é quem convence o pecador dos seus erros, é quem santifica a igreja de Cristo, é quem habita naquele que pertence a Cristo. Aplicação: Você já pode dizer a Deus Aba (paizinho)? Já renunciou a sua vontade para fazer a de Deus? Já é um filho de Deus? (Detalhe: Não é todo mundo que é filho de Deus, todo mundo é criatura de Deus, só é filho de Deus quem recebe a Jesus como o seu único Senhor e Salvador). Você já fez isso? Você já é habitação do Espírito de Deus, Deus já habita no seu coração? Para Deus habitar no coração do homem ele precisa se arrepender dos seus pecados, ser santificado (separado das praticas erradas para pertencer a Jesus). Você quer fazer isso agora? Jesus pode hoje ainda te resgatar de todo o mal e te garantir um lugar no céu. Faça isto neste instante!


Autor: Missº Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário