Total de visualizações de página

terça-feira, 11 de outubro de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM GENESIS 27.26-29, 38-40

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: GÊNESIS 27.26-29, 38-40
[26] Então, lhe disse Isaque, seu pai: Chega-te e dá-me um beijo, meu filho. [27] Ele se chegou e o beijou. Então, o pai aspirou o cheiro da roupa dele, e o abençoou, e disse: Eis que o cheiro do meu filho é como o cheiro do campo, que o SENHOR abençoou; [28] Deus te dê do orvalho do céu, e da exuberância da terra, e fartura de trigo e de mosto. [29] Sirvam-te povos, e nações te reverenciem; sê senhor de teus irmãos, e os filhos de tua mãe se encurvem a ti; maldito seja o que te amaldiçoar, e abençoado o que te abençoar. [...] [38] Disse Esaú a seu pai: Acaso, tens uma única bênção, meu pai? Abençoa-me, também a mim, meu pai. E, levantando Esaú a voz, chorou. [39] Então, lhe respondeu Isaque, seu pai: Longe dos lugares férteis da terra será a tua habitação, e sem orvalho que cai do alto. [40] Viverás da tua espada e servirás a teu irmão; quando, porém, te libertares, sacudirás o seu jugo da tua cerviz”.

INTRODUÇÃO
Já ouvimos algumas vezes a expressão “roubar a benção”, que é utilizada quando alguém acaba por receber uma coisa que seria destinada a outra pessoa. Nesta passagem foi isto o que aconteceu com os gêmeos Esaú e Jacó, a benção era para o primeiro, porém, o segundo por astucia e da sua mãe acabaram enganando Isaque que já estava velho e com a visão parca, porém, nada disso aconteceu fora do controle de Deus, Deus na sai soberania não é o autor do pecado, mas usa todas as circunstancias, inclusive aqueles que são pecaminosas para realizar a sua vontade decretiva e final para o ser humano, sobre isto iremos falar com base no seguinte tema.

TEMA: O PLANO PERFEITO DE DEUS MESMO EM MEIO À FALÊNCIA HUMANA

1.    O PLANO DE DEUS JÁ ERA DE AMAR JACÓ E ABORRECER ESAÚ. Rm 9.12-13
[12] já fora dito a ela: O mais velho será servo do mais moço. [13] Como está escrito: Amei Jacó, porém me aborreci de Esaú”

1.1  Porque a eleição (salvação) não depende dos méritos humanos, mas pelo chamado soberano de Deus. Rm 9.11
“E ainda não eram os gêmeos nascidos, nem tinham praticado o bem ou o mal (para que o propósito de Deus, quanto à eleição, prevalecesse, não por obras, mas por aquele que chama)”.

1.2  Porque a eleição (salvação) não depende dos méritos humanos, mas da misericórdia infinita de Deus. Rm 9.14-18
[14] Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum! [15] Pois ele diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão. [16] Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia. [17] Porque a Escritura diz a Faraó: Para isto mesmo te levantei, para mostrar em ti o meu poder e para que o meu nome seja anunciado por toda a terra. [18] Logo, tem ele misericórdia de quem quer e também endurece a quem lhe apraz”.

1.3  Porque a eleição (salvação) não depende dos méritos humanos, mas pela ação redentora de Deus. I Pe 1.1-2
[1] Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos que são forasteiros da Dispersão no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia, [2] eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas.

2.    O PLANO DE DEUS JÁ ERA DE ABENÇOAR JACÓ AO INVÉS DE ESAÚ. Gn 27.29
“Sirvam-te povos, e nações te reverenciem; sê senhor de teus irmãos, e os filhos de tua mãe se encurvem a ti; maldito seja o que te amaldiçoar, e abençoado o que te abençoar”.

2.1  Quando Deus quer abençoar o crente, sua benção ninguém pode revogar. Nm 23.20-23
[20] Eis que para abençoar recebi ordem; ele abençoou, não o posso revogar. [21] Não viu iniqüidade em Jacó, nem contemplou desventura em Israel; o SENHOR, seu Deus, está com ele, no meio dele se ouvem aclamações ao seu Rei. [22] Deus os tirou do Egito; as forças deles são como as do boi selvagem. [23] Pois contra Jacó não vale encantamento, nem adivinhação contra Israel; agora, se poderá dizer de Jacó e de Israel: Que coisas tem feito Deus!

2.2  Quando Deus quer abençoar o crente, sua benção alcança até quem está próximo. Gn 39-1-5
[1] José foi levado ao Egito, e Potifar, oficial de Faraó, comandante da guarda, egípcio, comprou-o dos ismaelitas que o tinham levado para lá. [2] O SENHOR era com José, que veio a ser homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio. [3] Vendo Potifar que o SENHOR era com ele e que tudo o que ele fazia o SENHOR prosperava em suas mãos, [4] logrou José mercê perante ele, a quem servia; e ele o pôs por mordomo de sua casa e lhe passou às mãos tudo o que tinha. [5] E, desde que o fizera mordomo de sua casa e sobre tudo o que tinha, o SENHOR abençoou a casa do egípcio por amor de José; a bênção do SENHOR estava sobre tudo o que tinha, tanto em casa como no campo”.

2.3  Quando Deus quer abençoar o crente, sua benção só em plena se estiver em Cristo. Rm 15.29
“E bem sei que, ao visitar-vos, irei na plenitude da bênção de Cristo”.

3.    O PLANO DE DEUS JÁ ERA DE INCLUIR JACÓ COMO EXEMPLO DE SALVAÇÃO E NÃO ESAÚ. Rm 11.26
“E, assim, todo o Israel será salvo, como está escrito: Virá de Sião o Libertador e ele apartará de Jacó as impiedades”.

3.1  No seu plano Deus quis que Jacó, apesar das suas falhas estivesse na genealogia do salvador. Mt 1.2
“Abraão gerou a Isaque; Isaque, a Jacó; Jacó, a Judá e a seus irmãos”.

3.2  No seu plano Deus quis que Jacó, apesar das suas falhas estivesse na lista dos patriarcas. Mt 22.32
“Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó? Ele não é Deus de mortos, e sim de vivos”.

3.3  No seu plano Deus quis que Jacó, apesar das suas falhas estivesse na lista dos heróis da fé. Hb 11.21
“Pela fé, Jacó, quando estava para morrer, abençoou cada um dos filhos de José e, apoiado sobre a extremidade do seu bordão, adorou”.

CONCLUSÃO
Vimos nesta mensagem que Deus realiza sua vontade soberana e decretiva apesar das falências humanas, extraímos as seguintes lições: Primeira, O PLANO DE DEUS JÁ ERA DE AMAR JACÓ E ABORRECER ESAÚ; Segunda, O PLANO DE DEUS JÁ ERA DE ABENÇOAR JACÓ AO INVÉS DE ESAÚ; Terceira, O PLANO DE DEUS JÁ ERA DE INCLUIR JACÓ COMO EXEMPLO DE SALVAÇÃO E NÃO ESAÚ. Saiba que mesmo e apesar das minhas e das suas falhas, Deus tem plano na nossa vida, se você crê nisso, se entregue ao Senhor Jesus Cristo hoje mesmo!

AUTOR: Veronilton Paz da Silva - Licenciado, Missionário e Teólogo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário