Total de visualizações de página

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM GÊNESIS 22.1-18

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: GENESIS 22.1-18
[1] Depois dessas coisas, pôs Deus Abraão à prova e lhe disse: Abraão! Este lhe respondeu: Eis-me aqui! [2] Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei. [3] Levantou-se, pois, Abraão de madrugada e, tendo preparado o seu jumento, tomou consigo dois dos seus servos e a Isaque, seu filho; rachou lenha para o holocausto e foi para o lugar que Deus lhe havia indicado. [4] Ao terceiro dia, erguendo Abraão os olhos, viu o lugar de longe. [5] Então, disse a seus servos: Esperai aqui, com o jumento; eu e o rapaz iremos até lá e, havendo adorado, voltaremos para junto de vós. [6] Tomou Abraão a lenha do holocausto e a colocou sobre Isaque, seu filho; ele, porém, levava nas mãos o fogo e o cutelo. Assim, caminhavam ambos juntos. [7] Quando Isaque disse a Abraão, seu pai: Meu pai! Respondeu Abraão: Eis-me aqui, meu filho! Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? [8] Respondeu Abraão: Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto; e seguiam ambos juntos. [9] Chegaram ao lugar que Deus lhe havia designado; ali edificou Abraão um altar, sobre ele dispôs a lenha, amarrou Isaque, seu filho, e o deitou no altar, em cima da lenha; [10] e, estendendo a mão, tomou o cutelo para imolar o filho. [11] Mas do céu lhe bradou o Anjo do SENHOR: Abraão! Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui! [12] Então, lhe disse: Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho. [13] Tendo Abraão erguido os olhos, viu atrás de si um carneiro preso pelos chifres entre os arbustos; tomou Abraão o carneiro e o ofereceu em holocausto, em lugar de seu filho. [14] E pôs Abraão por nome àquele lugar – O SENHOR Proverá. Daí dizer-se até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá. [15] Então, do céu bradou pela segunda vez o Anjo do SENHOR a Abraão [16] e disse: Jurei, por mim mesmo, diz o SENHOR, porquanto fizeste isso e não me negaste o teu único filho”. [17] que deveras te abençoarei e certamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e como a areia na praia do mar; a tua descendência possuirá a cidade dos seus inimigos, [18] nela serão benditas todas as nações da terra, porquanto obedeceste à minha voz.

INTRODUÇÃO
Eu assistia um filme intitulado “Deus Não Está Morto II”, uma professora estava sendo julgada por causa da sua fé, devido ao fato de ter respondido a pergunta de uma aluna sobre Jesus na sala de aula, fazendo isto sem tomar partido para sua fé mesmo assim alguns ateus junto aos pais da aluna queriam puni-la, a docente disse ao pai dela que quanto mais orava, Deus continuava em silêncio e a resposta do ancião foi: “Não esqueça que quando estamos fazendo uma prova o professor fica em silêncio, mas isto não quer dizer que Ele não esteja por perto”, esta frase me trouxe lições brilhantes, pois Deus está presente mesmo quando a prova parece difícil. A vida de Abraão foi de impossíveis se tornando realidade, pois saiu de sua parentela para uma terra que o Senhor ia mostrar (Gn 12.1), ele nunca se perdeu pelo caminho; ele e a esposa eram estéreis, mas tiveram um filho na velhice (Gn 21.3), agora Deus pede seu único filho da velhice em sacrifício (v.1-2), Abraão estava disposto a obedecer, pois segundo o autor aos hebreus Abraão tinha fé que Deus era poderoso para o ressuscitar dos mortos (Hb 11.17-19), esta prova de Abraão é muitas vezes a nossa prova todos os dias, sobre isto vamos extrair algumas lições tendo como base o tema abaixo.

TEMA: LIÇÕES QUE APRENDEMOS COM A PROVA DE ABRAÃO.

1.     DEUS QUER QUE TENHAMOS DISPOSIÇÃO PARA OUVIR A SUA VOZ. V.1; 3-4

1.1  Abraão ao ouvir a voz do Senhor deu uma resposta com os lábios. V.1
“Depois dessas coisas, pôs Deus Abraão à prova e lhe disse: Abraão! Este lhe respondeu: Eis-me aqui!”

1.2  Abraão ao ouvir a voz do Senhor deu uma resposta com as suas ações. V.3-4
[3] Levantou-se, pois, Abraão de madrugada e, tendo preparado o seu jumento, tomou consigo dois dos seus servos e a Isaque, seu filho; rachou lenha para o holocausto e foi para o lugar que Deus lhe havia indicado. [4] Ao terceiro dia, erguendo Abraão os olhos, viu o lugar de longe”.

2.     DEUS QUER QUE TENHAMOS DEDICAÇÃO EXCLUSIVA PARA COM ELE. V.2; 9-14

2.1  O desafio do Senhor é que sacrifiquemos algo que amamos em prova do amor por Ele. V.2
“Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei”.

2.2  O desafio do Senhor é que sacrifiquemos algo que amamos no lugar determinado por Ele. V.9-10
[9] Chegaram ao lugar que Deus lhe havia designado; ali edificou Abraão um altar, sobre ele dispôs a lenha, amarrou Isaque, seu filho, e o deitou no altar, em cima da lenha; [10] e, estendendo a mão, tomou o cutelo para imolar o filho”.

2.3  O desafio do Senhor é que sacrifiquemos algo que amamos apenas com base na obra do cordeiro de Deus. V.11-14
[11] Mas do céu lhe bradou o Anjo do SENHOR: Abraão! Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui! [12] Então, lhe disse: Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho. [13] Tendo Abraão erguido os olhos, viu atrás de si um carneiro preso pelos chifres entre os arbustos; tomou Abraão o carneiro e o ofereceu em holocausto, em lugar de seu filho. [14] E pôs Abraão por nome àquele lugar – O SENHOR Proverá. Daí dizer-se até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá”.

3.     DEUS QUER QUE TENHAMOS CONFIANÇA NA SUA FIDELIDADE. V.5-8; 15-18

3.1   Quando temos confiança em Deus não murmuramos, pelo contrário, adoramos e Ele. V.5-6
[5] Então, disse a seus servos: Esperai aqui, com o jumento; eu e o rapaz iremos até lá e, havendo adorado, voltaremos para junto de vós. [6] Tomou Abraão a lenha do holocausto e a colocou sobre Isaque, seu filho; ele, porém, levava nas mãos o fogo e o cutelo. Assim, caminhavam ambos juntos”.

3.2   Quando temos confiança em Deus não murmuramos, pelo contrário, confiamos Nele. V.7-8
[7] Quando Isaque disse a Abraão, seu pai: Meu pai! Respondeu Abraão: Eis-me aqui, meu filho! Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? [8] Respondeu Abraão: Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto; e seguiam ambos juntos”.

3.3   Quando temos confiança em Deus não murmuramos, pelo contrário, somos abençoados por Ele. V.15-17
[15] Então, do céu bradou pela segunda vez o Anjo do SENHOR a Abraão [16] e disse: Jurei, por mim mesmo, diz o SENHOR, porquanto fizeste isso e não me negaste o teu único filho”. [17] que deveras te abençoarei e certamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e como a areia na praia do mar; a tua descendência possuirá a cidade dos seus inimigos”.

3.4   Quando temos confiança em Deus não murmuramos, pelo contrário, nos tornamos divulgadores da missão Dele. V.18
“Nela serão benditas todas as nações da terra, porquanto obedeceste à minha voz”.

CONCLUSÃO
Esta mensagem extraiu algumas lições na prova de Abraão quando Deus lhe pediu para sacrificar seu filho Isaque, foram estas: Primeira, DEUS QUER QUE TENHAMOS DISPOSIÇÃO PARA OUVIR A SUA VOZ; Segunda, DEUS QUER QUE TENHAMOS DEDICAÇÃO EXCLUSIVA PARA COM ELE; Terceira, DEUS QUER QUE TENHAMOS CONFIANÇA NA SUA FIDELIDADE. Você tem ouvido a voz de Deus? Sua vida é dedicada exclusivamente a Ele? Tem confiado na sua fidelidade? Volte-se para Cristo e para o seu coração misericordioso, Ele tem bênçãos e vitórias, mas acima de tudo a salvação para te dar. Faça isto hoje e conhecerás Cristo e seu coração amoroso. Amém!

AUTOR: Veronilton Paz da Silva - Licenciado, Missionário e Teólogo


Nenhum comentário:

Postar um comentário