Total de visualizações de página

terça-feira, 11 de outubro de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM GÊNESIS 20-1-9

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: GENESIS 20.1-9
[1] Partindo Abraão dali para a terra do Neguebe, habitou entre Cades e Sur e morou em Gerar. [2] Disse Abraão de Sara, sua mulher: Ela é minha irmã; assim, pois, Abimeleque, rei de Gerar, mandou buscá-la. [3] Deus, porém, veio a Abimeleque em sonhos de noite e lhe disse: Vais ser punido de morte por causa da mulher que tomaste, porque ela tem marido. [4] Ora, Abimeleque ainda não a havia possuído; por isso, disse: Senhor, matarás até uma nação inocente? [5] Não foi ele mesmo que me disse: É minha irmã? E ela também me disse: Ele é meu irmão. Com sinceridade de coração e na minha inocência, foi que eu fiz isso. [6] Respondeu-lhe Deus em sonho: Bem sei que com sinceridade de coração fizeste isso; daí o ter impedido eu de pecares contra mim e não te permiti que a tocasses. [7] Agora, pois, restitui a mulher a seu marido, pois ele é profeta e intercederá por ti, e viverás; se, porém, não lha restituíres, sabe que certamente morrerás, tu e tudo o que é teu. [8] Levantou-se Abimeleque de madrugada, e chamou todos os seus servos, e lhes contou todas essas coisas; e os homens ficaram muito atemorizados. [9] Então, chamou Abimeleque a Abraão e lhe disse: Que é isso que nos fizeste? Em que pequei eu contra ti, para trazeres tamanho pecado sobre mim e sobre o meu reino? Tu me fizeste o que não se deve fazer”.

INTRODUÇÃO
Há uma passagem de Isaías que traz um alerta contra o pecado dizendo: Clama a plenos pulmões, não te detenhas, ergue a voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão e à casa de Jacó, os seus pecados”, nesta passagem ele ordena clamar em alta voz (v.1a), sem protelação (v.1b), e alertando, pois a trombeta tinha o propósito de alertar o povo para o combate. Deus continua usando seus pregadores ainda hoje para alertar as pessoas como as trombetas alertavam para a guerra, assim também o alerta hoje é que fuja do pecado. Abraão nesta passagem deixou de agir com fé e teve medo de morrer por causa de Sara sua mulher que era bonita (v.2a, 10), aqui estava presente o pecado dele e também o pecado do rei que ia levar ela para ser sua mulher (v.2b), Deus quis alertar aquele homem contra o pecado antes de agir com sua justiça, Deus sempre alerta o ser humano contra este grande mal chamado pecado, sobre este assunto iremos trazer um alerta tendo como base o tema abaixo.

TEMA: PECADO, CUIDADO COM ELE!

1.     PORQUE ELE TE AFASTA DE DEUS. IS 59.1-2
[1] Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. [2] Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.

1.1  A separação de Deus não é causada por Ele, mas pelo próprio homem. V.1
Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir.

1.2  A separação de Deus é causada pelos pecados que estão no homem. V.2
Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.


2.     PORQUE ELE TRAZ CONSEQUENCIAS PARA A VIDA.  Gl 6.7
“Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará”.

2.1  O pecado traz conseqüências para a vida da própria pessoa. Gn 3.17ac
[17] E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses [...]; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida”. [19] No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás”.

2.2  O pecado traz conseqüências para a vida de outros.  Gn 3.17b
[17] [...] maldita é a terra por tua causa [...], [18] Ela produzirá também cardos e abrolhos, e tu comerás a erva do campo”.

3.     PORQUE ELE LEVA O HOMEM À CONDENAÇÃO ETERNA. Jo 8.21, 24
[21] De outra feita, lhes falou, dizendo: Vou retirar-me, e vós me procurareis, mas perecereis no vosso pecado; para onde eu vou vós não podeis ir. [24] Por isso, eu vos disse que morrereis nos vossos pecados; porque, se não crerdes que EU SOU, morrereis nos vossos pecados”.

3.1  A condenação eterna é para quem prefere viver no pecado do que crê em Jesus V.24
“Por isso, eu vos disse que morrereis nos vossos pecados; porque, se não crerdes que EU SOU, morrereis nos vossos pecados”.

3.2  A condenação eterna não existirá na vida daqueles que deixando o pecado se voltam para Cristo. Rm 8.1
“Portanto, agora, nenhuma condenação  para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito”.

CONCLUSÃO
Esta mensagem trouxe um alerta contra o pecado dando algumas razões para você fugir dele, tais como: Primeiro, PORQUE ELE TE AFASTA DE DEUS; Segundo, PORQUE ELE TRAZ CONSEQUENCIAS PARA A VIDA; Terceiro, PORQUE ELE LEVA O HOMEM À CONDENAÇÃO ETERNA. Você só tem duas opções: Afaste-se do pecado ou ele te afastará de Cristo. Qual destas duas é a sua escolha?


Nenhum comentário:

Postar um comentário