Total de visualizações de página

terça-feira, 25 de outubro de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM MATEUS 15.7-9

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: MATEUS 15.7-9
[7] Hipócritas! Bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: [8] Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. [9] E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens”.

INTRODUÇÃO
Um pastor coreano estava indo realizar um trabalho evangelístico no Japão, toda vez ele sentava ao lado de um japonês muito simpático e ali apresentava Cristo ao homem, deu-lhe uma bíblia ao homem e ele falou que estava lendo outro livro e quando terminasse começaria a ler a Bíblia, um dia ao chegar ali no transporte, o homem veio sorridente e disse que havia começado a ler a Bíblia e queria ser crente, o pastor perguntou sobre o livro que ele tinha dito que estava lendo, o senhor falou que o livro que estava lendo era a vida daquele homem de Deus. Se alguém ler nossa vida,será que verá Cristo nela? Este livro foi escrito por Mateus (Levi) e tinha por objetivo apresentar Jesus como o Messias esperado para cumprir o plano redentor de Deus, segundo Willian Smith esta passagem trata da autoridade do reino, no qual Jesus apresenta o reino de Deus como contrário a todos os reinos conhecidos até aquele momento, na passagem citada ele responde objeções dos fariseus e escribas, pois estes diziam que seus discípulos estavam transgredindo a tradição dos anciãos por comer sem lavar aos mãos (v.1-2), Jesus atesta que aqueles fariseus e escribas estavam com a sua tradição invalidando a Palavra de Deus (v.3-6), Jesus conclui dizendo que o que é do coração que provém todas as ações que fazemos vem do coração, assim sendo o que contamina o homem é o que sai da boca e não o que entra. Nos versículos 7 – 9 trata dos maus costumes dos escribas e fariseus que falavam algo bonito, porém por dentro eram podres, foi dado um tema para trabalharmos e sobre ele iremos trabalhar abaixo.

TEMA: DO QUE ADIANTA TER CRISTO NOS LÁBIOS E O MUNDO NO CORAÇÃO?

1.        FALAR DE CRISTO TENDO O MUNDO NO CORAÇÃO É PECAMINOSO.

1.1     Porque vem imbuído do pecado da hipocrisia, que é falar de algo que não se tem. Mt 15.7-8
[7] Hipócritas! Bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: [8] Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim”.

1.2     Porque vem imbuído do pecado da idolatria, que é ter o coração divido entre Cristo e o mundo. Tg 4.4
“Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”.

1.3     Porque vem imbuído do pecado da apatia espiritual, que é deixar o mundo sufocar a Palavra. Mc 4.7, 18, 19
[7]  Outra parte caiu entre os espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram, e não deu fruto. [18] Os outros, os semeados entre os espinhos, são os que ouvem a palavra, [19] mas os cuidados do mundo, a fascinação da riqueza e as demais ambições, concorrendo, sufocam a palavra, ficando ela infrutífera.

2.        FALAR DE CRISTO TENDO O MUNDO NO CORAÇÃO É ILUSÓRIO.

2.1     Porque o mundo inteiro jaz no maligno. I Jo 5.19
“Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno”.

2.2     Porque o mundo passará com tudo aquilo que é seu. I Jo 2.17
“Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente”.

3.        FALAR DE CRISTO TENDO O MUNDO NO CORAÇÃO É PERIGOSO.

3.1     Porque Deus vê tudo que está no coração do homem. Ap 2.23
“[...] eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras”.

3.2     Porque Deus julgará não somente pelas palavras, mas pela motivação do coração. Jr 17-9-10
[9] Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? [10] Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações.”

3.3     Porque Deus não aceitará aqueles que tão somente falam sobre Ele, mas os que o coração é totalmente Dele. II Cr 16.9a
“Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele [...]”

CONCLUSÃO
Vimos nesta mensagem que é inútil ter Jesus no lábios e o mundo no coração, trabalhamos algumas verdades: Primeira, FALAR DE CRISTO TENDO O MUNDO NO CORAÇÃO É PECAMINOSO, Segunda, FALAR DE CRISTO TENDO O MUNDO NO CORAÇÃO É ILUSÓRIO, Terceira, FALAR DE CRISTO TENDO O MUNDO NO CORAÇÃO É PERIGOSO. Você fala de Cristo para outras pessoas? Voce já tem Cristo preenchendo teu coração? Se você ainda não tem Cristo  como seu guia, faça isto hoje e se entregue a Cristo. Você que já é crente viva o evangelho de Cristo de maneira autentica. Amém!


ESBOÇO DE MENSAGEM BASEADA EM GENESIS 33.20

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: GÊNESIS 33.20
“E levantou ali um altar e lhe chamou Deus, o Deus de Israel”.

TEXTO DE APOIO: GÁLATAS 6.16
“E, a todos quantos andarem de conformidade com esta regra, paz e misericórdia sejam sobre eles e sobre o Israel de Deus”.

INTRODUÇÃO
A definição de povo de Deus precisa ser trazida à luz do chamado de Abraão que ao sair da sua terra, da sua parentela ele atendeu a voz de Deus e foi para uma terra que Deus lhe prometeu entregar, a promessa também seria que a sua descendência ia ser numerosa e todas as nações da terra seriam alcançadas, ou seja, Deus quis que seu povo tivesse judeus e não judeus. Este versículo 20 tem como contexto o encontro de Esaú e Jacó, Jacó estava com medo de seu irmão por causa do passado (v.1-17), depois do encontro ter acontecido sem nenhum mal estar, ele erigiu um altar e chamou Deus, de o Deus de Israel (.18-20), não iremos trabalhar de maneira expositva, mas tópica sobre o povo que pertence a Deus, para isto serão extraídas algumas verdades do tema abaixo.

TEMA: DEUS TEM UM POVO APENAS

1.     ESTE POVO É ESCOLHIDO POR ELE. I Pe 2.9
“Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”.

1.1  Este povo foi escolhido para a salvação. II Ts 2.13
“Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade”.

1.2  Este povo foi escolhido para ser o povo exclusivo de Deus. V.9b
“[...] povo de propriedade exclusiva de Deus [...]”

1.3  Este povo foi escolhido pela misericórdia de Deus. I Pe 2.10
“Vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia”.

1.4  Este povo foi escolhido e formado de pessoas fracas e pequenas para o mundo. I Co 1.26-30
[26] Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; [27] pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; [28] e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; [29] a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus. [30] Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção, [31] para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor”.

2.     ESTE POVO É SANTIFICADO POR ELE. Ef 5.26-27
[26] para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, [27] para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito”.

2.1  Deus santifica este povo pela Palavra. Jo 17.17
“Santifica-os na verdade; a tua Palavra é a verdade”.

2.2  Deus santifica este povo por meio de Cristo. Hb 10.10-14
[10] Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas. [11] Ora, todo sacerdote se apresenta, dia após dia, a exercer o serviço sagrado e a oferecer muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca jamais podem remover pecados; [12] Jesus, porém, tendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à destra de Deus, [13] aguardando, daí em diante, até que os seus inimigos sejam postos por estrado dos seus pés. [14] Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados”.

2.3  Deus santifica este povo por meio do Espírito Santo. Ez 36.25-27
[25] Então, aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. [26] Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. [27] Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis”.

3.     ESTE POVO É SALVO POR ELE. Ef 2.8-10
8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;
9 não de obras, para que ninguém se glorie.
10 Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.

3.1  A salvação tem como causada a graça de Deus. Ef 2.8a
“Porque pela graça sois salvos [...]”

3.2  A salvação é adquirida mediante a fé em Jesus sem as obras. Ef 2.8b-9
[8] [...] mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; [9] não de obras, para que ninguém se glorie.

3.3  A salvação resulta em uma vida de boas obras. Ef 2.10
“Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”.

4.     ESTE POVO É QUE ANUNCIA ELE.
“[...] a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”.

4.1  A Palavra deve anunciada de maneira verbal. At 18.9-10
[9] Teve Paulo durante a noite uma visão em que o Senhor lhe disse: Não temas; pelo contrário, fala e não te cales; [10] porquanto eu estou contigo, e ninguém ousará fazer-te mal, pois tenho muito povo nesta cidade”.

4.2  A Palavra deve ser anunciada de maneira pratica.
“Falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade”.

4.3  A Palavra deve ser anunciada de maneira fiel. Mt 5.19
“Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus”.

CONCLUSÃO

Esta mensagem trouxe uma verdade central de que DEUS TEM UM POVO APENAS, desta derivaram verdades essenciais para a fé cristã, que foram: Primeira, ESTE POVO É ESCOLHIDO POR ELE; Segunda, ESTE POVO É SANTIFICADO POR ELE; Terceira, ESTE POVO É SALVO POR ELE; Quarta, ESTE POVO É QUE ANUNCIA ELE. Você é povo de Deus? Você já é igreja? O mais importante não é freqüentar à igreja, embora seja importante, o mais importante é ser igreja, é ter Cristo habitando dentro do seu coração. Você já se entregou a Cristo? Já é igreja de Cristo? Se não, faça isto hoje e busque entregar a sua vida a Cristo.

AUTOR: Missº Veronilton Paz da Silva

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM MATEUS 8.23-27

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: MATEUS 8.23-27
[23] Então, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram. [24] De repente sobreveio no mar uma grande tempestade, de sorte que o barco era varrido pelas ondas. Entretanto, Jesus dormia. [25] Mas os discípulos vieram acordá-lo, clamando: Senhor, salva-nos! Perecemos! [26] Perguntou-lhes, então, Jesus: Por que sois tímidos, homens de pequena fé? E, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar; e fez-se grande bonança. [27] E maravilharam-se os homens, dizendo: Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?”

INTRODUÇÃO
Assistindo uma reportagem sobre uma tempestade, ela é assombrosa, deixa as pessoas em polvorosa, depois de tudo só resta observar os prejuízos. Esta passagem traz o fato de Jesus ter acalmado uma tempestade, apresentando assim a sua divindade, uma vez que Deus é que tinha poder sobre as forças da natureza (Sl 29.3-4; 65.5-7; 89.9; 107.23-30), por isto que os discípulos perguntaram “quem é este?” (v.27). Assim sendo, a igreja precisa crê no poder de Deus, pois Ele fez maravilhas como trazer bonança em uma tempestade, ainda hoje pode fazer coisas semelhantes em nossas vidas, gostaria de falar sobre este assunto tendo como base o tema abaixo.

TEMA: VERDADES QUE PODEM SER EXTRAÍDAS DA TEMPESTADE PARA A VIDA.

1.     CRISTO PERMITIU QUE OS SEUS DISCÍPULOS PASSAGEM POR TEMPESTADES LITERAIS E TAMBÉM NOS PERMITE PASSAR POR TEMPESTADES NA VIDA. V.24abc

1.1  As tempestades são repentinas. V.24a
“De repente sobreveio no mar [...]”

1.2  As tempestades são grandes aos olhos do ser humano. V.24b
“[...] uma grande tempestade [...]”

1.3  As tempestades são assustadoras. V.24c
“[...] de sorte que o barco era varrido pelas ondas [...]”

2.     CRISTO ESTAVA COM OS SEUS DISCIPULOS NAS TEMPESTADES LITERAIS E TAMBÉM ESTÁ CONOCO NAS TEMPESTADES DA VIDA. V.23, 24d-26

2.1  Precisamos entender que Jesus está no barco de quem o segue. V.23
“Então, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram”.

2.2  Precisamos entender que Jesus traz paz durante a tempestade.

§  Ele dormiu no barco mesmo estando em tempestade, ele pode nos dá descanso nas lutas da vida. V.24d
“[...] Entretanto, Jesus dormia”.

§  Ele aclamou os ventos e o mar que pareciam indomáveis para nos dizer que as nossas lutas estão debaixo do seu controle soberano. V.26b
“[...] E, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar; e fez-se grande bonança”.

2.3  Precisamos entender que nas tempestades Cristo não quer que tenhamos medo, Ele quer que tenhamos fé. V.25-26a
[25] Mas os discípulos vieram acordá-lo, clamando: Senhor, salva-nos! Perecemos! [26] Perguntou-lhes, então, Jesus: Por que sois tímidos, homens de pequena fé? [...]”

3.     CRISTO USOU AS TEMPESTADES DA VIDA PARA QUE OS SEUS DISCÍPULOS O CONHECESSEM E TAMBÉM USA AS TEMPESTADES DA VIDA PARA QUE SAIBAMOS QUEM ELE É. V.27

3.1  Ele é o Deus da obra da criação. Jo 1.1-3
[1] No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. [2] Ele estava no princípio com Deus. [3] Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez”.

3.2  Ele é o Deus da completa provisão. Mt 6.25-30
[25] Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? [26] Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? [27] Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? [28] E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. [29] Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. [30] Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?”

3.3  Ele é o Deus da eterna redenção. Hb 9.12
“Não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção”.

3.4  Ele é o Deus que voltará em plena glorificação. Mt 24.30
“Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória”.

CONCLUSÃO

Esta mensagem extraiu algumas lições da tempestade literal para a vida cristã que foram: Primeira, CRISTO PERMITIU QUE OS SEUS DISCÍPULOS PASSAGEM POR TEMPESTADES LITERAIS E TAMBÉM NOS PERMITE PASSAR POR TEMPESTADES NA VIDA; Segunda, CRISTO ESTAVA COM OS SEUS DISCIPULOS NAS TEMPESTADES LITERAIS E TAMBÉM ESTÁ CONOCO NAS TEMPESTADES DA VIDA; Terceira, CRISTO USOU AS TEMPESTADES DA VIDA PARA QUE OS SEUS DISCÍPULOS O CONHECESSEM E TAMBÉM USA AS TEMPESTADES DA VIDA PARA QUE SAIBAMOS QUEM ELE É. Como você reage quando passa por tempestades? Já sabe quem é Jesus? Você precisa conhecê-lo e ainda pode fazer isto hoje. Faça isto!

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

ESBOÇO DE MENSAGEM BASEADA EM GENESIS 32.22-32

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: GÊNESIS 32.22-32
[22] Levantou-se naquela mesma noite, tomou suas duas mulheres, suas duas servas e seus onze filhos e transpôs o vau de Jaboque. [23] Tomou-os e fê-los passar o ribeiro; fez passar tudo o que lhe pertencia, [24] ficando ele só; e lutava com ele um homem, até ao romper do dia. [25] Vendo este que não podia com ele, tocou-lhe na articulação da coxa; deslocou-se a junta da coxa de Jacó, na luta com o homem. [26] Disse este: Deixa-me ir, pois já rompeu o dia. Respondeu Jacó: Não te deixarei ir se me não abençoares. [27] Perguntou-lhe, pois: Como te chamas? Ele respondeu: Jacó. [28] Então, disse: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste. [29] Tornou Jacó: Dize, rogo-te, como te chamas? Respondeu ele: Por que perguntas pelo meu nome? E o abençoou ali. [30] Àquele lugar chamou Jacó Peniel, pois disse: Vi a Deus face a face, e a minha vida foi salva. [31] Nasceu-lhe o sol, quando ele atravessava Peniel; e manquejava de uma coxa. [32] Por isso, os filhos de Israel não comem, até hoje, o nervo do quadril, na articulação da coxa, porque o homem tocou a articulação da coxa de Jacó no nervo do quadril”.

INTRODUÇÃO
No ano de 1988 passou um filme sucesso de cinema que durante o filme sempre aparecia a frase: “Eu Sei o que você fez, eu sei quem você é”, Deus sabe o que nós fazemos e também quem nós somos. Nesta passagem um personagem bíblico controverso chamado Jacó que já tinha tido algumas atitudes erradas como enganar o pai e o irmão, mentiu, Deus guardou Jacó, porém, não concordou com as suas práticas, aqui no Vau de Jaboque, Deus enviou um anjo para lutar com Jacó (v.24), este anjo lutou até o romper do dia (v.25), Jacó queria a benção (v.26), mas só a recebeu depois que foi transformado de enganador, trapaceiro e mentiroso para Israel príncipe de Deus vencedor (v.28-29). Você age como Jacó ou Israel? Com qual deles você se identifica? Quem é você e quem sou eu? Isto você e eu vamos examinar na mensagem que traremos com base no tema abaixo.

TEMA: VOCÊ SABE QUEM VOCE É?

1.     VOCÊ PODE SER IDENTIFICADO COMO JACÓ. V.27
“Perguntou-lhe, pois: Como te chamas? Ele respondeu: Jacó”.

1.1  Precisamos saber que Jacó significa enganador, trapaceiro e mentiroso. Gn 27.36
“Disse Esaú: Não é com razão que se chama ele Jacó? Pois já duas vezes me enganou: tirou-me o direito de primogenitura e agora usurpa a bênção que era minha. Disse ainda: Não reservaste, pois, bênção nenhuma para mim?

1.2  Precisamos saber que Jacó queria a benção de Deus sem ser transformado.
[22] Levantou-se naquela mesma noite, tomou suas duas mulheres, suas duas servas e seus onze filhos e transpôs o vau de Jaboque. [23] Tomou-os e fê-los passar o ribeiro; fez passar tudo o que lhe pertencia, [24] ficando ele só; e lutava com ele um homem, até ao romper do dia. [25] Vendo este que não podia com ele, tocou-lhe na articulação da coxa; deslocou-se a junta da coxa de Jacó, na luta com o homem. [26] Disse este: Deixa-me ir, pois já rompeu o dia. Respondeu Jacó: Não te deixarei ir se me não abençoares”.

2.     VOCÊ PODE SER IDENTIFICADO COMO ISRAEL. V.28a
“Então, disse: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel [...]”

2.1  A Bíblia afirma que Israel significa príncipe de Deus, vencedor. V.28b
“[...] pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste”.

2.2  A Bíblia afirma que Israel transformado viu a Deus face a face. V.30a
“Àquele lugar chamou Jacó Peniel, pois disse: Vi a Deus face a face [...]”

3.     VOCÊ PODE SER IDENTIFICADO COM A VIDA OU MORTE, DEPENDENDO DA SUA IDENTIDADE AQUI. V.30b
“[...] e a minha vida foi salva.

3.1  A vida e a morte estão á nossa disposição e cada um escolhe aquilo que se identifica.
[19] Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, [20] amando o SENHOR, teu Deus, dando ouvidos à sua voz e apegando-te a ele; pois disto depende a tua vida e a tua longevidade; para que habites na terra que o SENHOR, sob juramento, prometeu dar a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó”.

3.2  A vida e a morte estão à nossa disposição, mas somente escolhe a vida aquele que Cristo tirou da morte. Ef 2.1
Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados”.

3.3  A vida e a morte estão à nossa disposição, e esta vida é dada de maneira gratuita em Jesus Cristo. Rm 6.23
“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor”.

CONCLUSÃO
A presente mensagem trouxe uma mensagem desafiadora sobre a mudança do nome de Jacó para Israel, ele começa com uma pergunta desafiadora: Quem é você? Foram trabalhados alguns pontos, assim enunciados: Primeiro, VOCÊ PODE SER IDENTIFICADO COMO JACÓ. V.27; Segundo, VOCÊ PODE SER IDENTIFICADO COMO ISRAEL. V.28; Terceiro, VOCÊ PODE SER IDENTIFICADO COM A VIDA OU MORTE, DEPENDENDO DA SUA IDENTIDADE AQUI. V.30b. Depois de vermos esta mensagem, repetimos a pergunta desafiadora: Quem é você? Você se identifica com Jacó enganador, trapaceiro e mentiroso ou com o Israel, príncipe de Deus e que tem intimidade com Deus. Você já tem a vida de Cristo em você? Se ainda não faça isto agora se entregando aos cuidados amorosos de Cristo. Amém!


AUTOR: Veronilton Paz da Silva (Licenciado, Missionário e Teólogo)

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM GÊNESIS 31.42

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: GÊNESIS 31.42
“Se não fora o Deus de meu pai, o Deus de Abraão e o Temor de Isaque, por certo me despedirias agora de mãos vazias. Deus me atendeu ao sofrimento e ao trabalho das minhas mãos e te repreendeu ontem à noite”.

INTRODUÇÃO
A palavra suficiência significa “característica daquilo que é suficiente; qualidade que baste ou plenitude”, e nós não teremos suficiência espiritual em nós mesmos, somente Deus pode nos fazer plenos. Esta passagem é rodeada pelo contexto da fuga de Jacó, ele foi enganado pelo seu sogro Labão desde que chegou ali, quando trabalhou sete anos por Raquel e lhe deram outra mulher chamada Lia, depois teve que trabalhar mais sete anos por Raquel (Gn 29.1-30), continuando com o engano ele teve seu salário mudado dez vezes, mudavam o seu salário para cabras salpicadas e Deus fazia os animais darem crias de salpicados, quando viam que os animais davam salpicados, mudavam o seu salário para os animais malhados, Deus fazia elas darem á luz malhados e assim foi enganado por dez vezes (31.7, 41), porém, Deus fez com que Jacó enriquecesse apesar de não ser um exemplo de servo, porque já havia enganado o pai e o irmão antes, Deus sendo gracioso o supriu de maneira graciosa de modo que podemos dizer que a sua suficiência vinha de Deus somente. Sobre isto queremos falar extraindo algumas lições do tema abaixo.

TEMA: A PLENA SUFICIÊNCIA DO CRENTE

1.     É ENCONTRADA SOMENTE EM DEUS E NÃO NOS HOMENS. V.42a
“Se não fora o Deus de meu pai, o Deus de Abraão e o Temor de Isaque, por certo me despedirias agora de mãos vazias [...]”.

1.1  O ser humano na sua ignorância poderá tentar satisfação em outras fontes que não podem satisfazer. Jr 2.13
“Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas.

1.2  O ser humano quando tocado pelo Senhor encontrará plena satisfação em Deus. Jo 7.37-39
[37] No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. [38] Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.

1.3  O ser humano como a sua alma plenamente satisfeita em Deus influenciará outros a conhecer o Senhor. Jo 4.28-30; 39-42
[28] Quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens: [29] Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo?! [30] Saíram, pois, da cidade e vieram ter com ele. [39] Muitos samaritanos daquela cidade creram nele, em virtude do testemunho da mulher, que anunciara: Ele me disse tudo quanto tenho feito. [40] Vindo, pois, os samaritanos ter com Jesus, pediam-lhe que permanecesse com eles; e ficou ali dois dias. [41] Muitos outros creram nele, por causa da sua palavra, [42] e diziam à mulher: Já agora não é pelo que disseste que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo”.

2.     É ENCONTRADA SOMENTE EM DEUS QUE NOS ATENDE QUANDO CLAMAMOS. V.42b
Deus me atendeu ao sofrimento e ao trabalho das minhas mãos [...]”

2.1   A resposta de Deus não é sempre a que esperamos, mas segundo a sua vontade. Mt 26.39
“Adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres”.

2.2   A resposta de Deus muitas vezes não é compreendida pelos que a recebem. Jo 13.7
“Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois”.

2.3   A resposta de Deus sempre realiza a sua vontade para sua glória. II Cr 7.1-3
[1] Tendo Salomão acabado de orar, desceu fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a glória do SENHOR encheu a casa. [2] Os sacerdotes não podiam entrar na Casa do SENHOR, porque a glória do SENHOR tinha enchido a Casa do SENHOR. [3] Todos os filhos de Israel, vendo descer o fogo e a glória do SENHOR sobre a casa, se encurvaram com o rosto em terra sobre o pavimento, e adoraram, e louvaram o SENHOR, porque é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre”.

3.     É ENCONTRADA SOMENTE EM DEUS QUE REPREENDE OS NOSSOS INIMIGOS. V.42c
“[...] e te repreendeu ontem à noite”.

3.1   Deus nos ajuda a vencer os nossos inimigos por meio de uma vida de oração. Ef 6.10-11, 18-20
[10] Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. [11] Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; [18] com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos [19] e também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho, [20] pelo qual sou embaixador em cadeias, para que, em Cristo, eu seja ousado para falar, como me cumpre fazê-lo”.

3.2   Deus nos ajuda a vencer os nossos inimigos por meio do contato com a Bíblia. Ef 6.10-11, 17
[10] Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. [11] Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; [17] Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus”.

3.3   Deus nos ajuda a vencer os nossos inimigos por meio da sua Igreja. Mt 16.18
“Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.

3.4   Deus nos ajuda a vencer os nossos inimigos por meio da intervenção do Espírito Santo.

3.4.1        Na oração, O Espírito intercede por nós. Rm 8.26
“Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis”.

3.4.2        Na Bíblia, Ele nos guia a verdade bíblica. Jo 16.13
“Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir”.

3.4.3        Na Igreja, Ele nos batiza e introduz no corpo de Cristo. I Co 12.13
Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito.

CONCLUSÃO
Esta mensagem nos trouxe algumas verdades sobre a PLENA SUFICIENCIA DO CRENTE, vimos que: Primeira, É ENCONTRADA SOMENTE EM DEUS E NÃO NOS HOMENS. V.42a; Segunda, É ENCONTRADA SOMENTE EM DEUS QUE NOS ATENDE QUANDO CLAMAMOS. V.42b; Terceira, É ENCONTRADA SOMENTE EM DEUS QUE REPREENDE OS NOSSOS INIMIGOS. V.42c. Você já está pleno em Cristo? Já tem alegria completa na pessoa de Jesus? Já tem certeza de salvação? Se ainda não está com plena certeza da salvação, então se entregue aos cuidados do Senhor Jesus e receberás Dele a vida eterna.

AUTOR: Veronilton Paz da Silva.


terça-feira, 18 de outubro de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM GÊNESIS 30.22-24

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: GÊNESIS 30.22-24
[22] Lembrou-se Deus de Raquel, ouviu-a e a fez fecunda. [23] Ela concebeu, deu à luz um filho e disse: Deus me tirou o meu vexame. [24] E lhe chamou José, dizendo: Dê-me o SENHOR ainda outro filho”.

INTRODUÇÃO
Você já precisou de alguma intervenção de alguém em seu favor? Se você pensa que não, saiba que todos os dias você tem a intervenção da mão providencial de Deus e uma prova disto é que você está vivo, sem Ele nada faremos (Jo 15.5). Raquel era a esposa muito amada por seu marido (Gn 29.30), só que ela tinha um problema, era estéril (Gn 29.31), à época a esterilidade era vista como uma maldição, os homens achavam que uma mulher que não desse filhos seria de segunda classe (Gn 30.1-2). Porém, este texto diz que foi o próprio Deus que agiu na vida dela, hoje também Ele é o mesmo que pode agir na minha e na tua vida. Sobre a ação de Deus na vida daqueles que o servem vamos exaurir algumas lições, tendo como base o tema abaixo.

TEMA: LIÇÕES QUE APRENDEMOS SOBRE A AÇÃO DE DEUS NA VIDA DO SEU SERVO.

1.        DEUS É QUEM AGE NA VIDA DOS SEUS SERVOS. V.22

1.1     O Senhor se lembra dos seus servos, Ele não os esquece. V.22a
“Lembrou-se Deus de Raquel [...]”

1.2     O Senhor ouve o clamor dos seus servos. V.22b
“[...] ouviu-a [...]”

1.3     O Senhor faz frutificar os seus servos. V.22c
“[...] e a fez fecunda”.

2.        DEUS É QUEM EXALTA OS SEUS SERVOS. V.23
“Ela concebeu, deu à luz um filho e disse: Deus me tirou o meu vexame”.

2.1     Ele exalta os seus servos quando se humilham perante a sua presença. Lc 18.9-14
[9] Propôs também esta parábola a alguns que confiavam em si mesmos, por se considerarem justos, e desprezavam os outros: [10] Dois homens subiram ao templo com o propósito de orar: um, fariseu, e o outro, publicano. [11] O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano; [12] jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho. [13] O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, pecador! [14] Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado”.

2.2     Ele exalta os seus servos quando se confiam na sua potente mão. I Pe 5.6
“Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte”.

3.        DEUS É QUEM ACRESCENTA BENÇÃOS NA VIDA DOS SEUS SERVOS. V.24
E lhe chamou José, dizendo: Dê-me o SENHOR ainda outro filho.

José deriva do nome hebraico “Yosef” que significa “o que acrescenta”, benção acrescentada, ou “descobridor das coisas ocultas”. É um nome bastante popular nos idiomas latinos, incluindo o português e o castelhano. Entre os personagens Bíblicos com este nome, dois se destacam que são: José do Egito e José o pai adotivo de Jesus.

3.1 Deus acrescenta as bênçãos aos seus servos quando são obedientes. Dt 28.1-6
[1] Se atentamente ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o SENHOR, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra. [2] Se ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos: [3] Bendito serás tu na cidade e bendito serás no campo. [4] Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais, e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas. [5] Bendito o teu cesto e a tua amassadeira. [6] Bendito serás ao entrares e bendito, ao saíres.

3.2 Deus acrescenta as bênçãos aos seus servos e esta se estende a quem está a sua volta. Gn 39.1-6
[1] José foi levado ao Egito, e Potifar, oficial de Faraó, comandante da guarda, egípcio, comprou-o dos ismaelitas que o tinham levado para lá. [2] O SENHOR era com José, que veio a ser homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio. [3] Vendo Potifar que o SENHOR era com ele e que tudo o que ele fazia o SENHOR prosperava em suas mãos, [4] logrou José mercê perante ele, a quem servia; e ele o pôs por mordomo de sua casa e lhe passou às mãos tudo o que tinha. [5] E, desde que o fizera mordomo de sua casa e sobre tudo o que tinha, o SENHOR abençoou a casa do egípcio por amor de José; a bênção do SENHOR estava sobre tudo o que tinha, tanto em casa como no campo”.

3.3 Deus acrescenta as bênçãos aos seus servos para que estes vivam na plenitude de Cristo. Rm 15.29
“E bem sei que, ao visitar-vos, irei na plenitude da bênção de Cristo”.

CONCLUSÃO
A presente mensagem tratando sobre ação de Deus na vida de Raquel, extraímos algumas lições sobre esta ação na nossa vida, vimos que: Primeira, DEUS É QUEM AGE NA VIDA DOS SEUS SERVOS. V.22; Segunda, DEUS É QUEM EXALTA OS SEUS SERVOS. V.23; Terceira, DEUS É QUEM ACRESCENTA BENÇÃOS NA VIDA DOS SEUS SERVOS. V.24. Precisamos confiar na ação poderosa deste Deus e esperar que Ele aja em nossa vida, nos exalte no seu tempo e derrame suas bênçãos sobre nós. Porém, sabemos que a maior benção que podemos receber de Deus é a certeza de salvação, você já tem esta certeza? Se não busque hoje mesmo se entregar a Cristo hoje.

AUTOR: Veronilton Paz da Silva (Igreja Presbiteriana de Sumé-PB)


segunda-feira, 17 de outubro de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM GÊNESIS 29.31-35

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: GÊNESIS 29.31-35
[31] Vendo o SENHOR que Lia era desprezada, fê-la fecunda; ao passo que Raquel era estéril. [32] Concebeu, pois, Lia e deu à luz um filho, a quem chamou Rúben, pois disse: O SENHOR atendeu à minha aflição. Por isso, agora me amará meu marido. [33] Concebeu outra vez, e deu à luz um filho, e disse: Soube o SENHOR que era preterida e me deu mais este; chamou-lhe, pois, Simeão. [34] Outra vez concebeu Lia, e deu à luz um filho, e disse: Agora, desta vez, se unirá mais a mim meu marido, porque lhe dei à luz três filhos; por isso, lhe chamou Levi. [35] De novo concebeu e deu à luz um filho; então, disse: Esta vez louvarei o SENHOR. E por isso lhe chamou Judá; e cessou de dar à luz”.

INTRODUÇÃO
Eu vi uma frase em na traseira de um caminhão que dizia o seguinte: “Suas atitudes falam mais alto que as suas palavras”, pensando nisso percebo que nós muitas vezes temos nossas pregações ofuscados pelas nossas atitudes. Vamos continuar agindo assim? Esta passagem de Gênesis trata de uma mulher chamada Lia que era filha de Labão (Gn 29.16), casou com Jacó juntamente com sua irmã Raquel (Gn 31.4), era menos amada por seu esposo do que sua irmã (Gn 29.30), porém, o Senhor atentou para ela e sua humilhação fazendo-a fecunda (Gn 29.31), nós não vemos esta mulher murmurar, pelo contrário, ela sempre está louvando ao Senhor, ela sempre tem atitudes louváveis com relação ao Senhor, sobre este peculiar, vamos ver algumas atitudes de Lia com relação ao Senhor.

TEMA: ATITUDES DE LIA COM RELAÇÃO AO SENHOR.

1.     ELA RECONHECEU O SENHOR COMO AQUELE QUE É O SEU SOCORRO NA HORA DA AFLIÇÃO. V.31-32
[31] Vendo o SENHOR que Lia era desprezada, fê-la fecunda; ao passo que Raquel era estéril. [32] Concebeu, pois, Lia e deu à luz um filho, a quem chamou Rúben, pois disse: O SENHOR atendeu à minha aflição. Por isso, agora me amará meu marido”.

1.1   Deus é o socorro presente na hora da aflição de quem o serve. Sl 46.1
“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações”.

1.2   Deus é o socorro poderoso no momento de aflição de quem o serve. EX 15.1-6
[1] Então, entoou Moisés e os filhos de Israel este cântico ao SENHOR, e disseram: Cantarei ao SENHOR, porque triunfou gloriosamente; lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro. [2] O SENHOR é a minha força e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus; portanto, eu o louvarei; ele é o Deus de meu pai; por isso, o exaltarei. [3] O SENHOR é homem de guerra; SENHOR é o seu nome. [4] Lançou no mar os carros de Faraó e o seu exército; e os seus capitães afogaram-se no mar Vermelho. [5] Os vagalhões os cobriram; desceram às profundezas como pedra. [6] A tua destra, ó SENHOR, é gloriosa em poder; a tua destra, ó SENHOR, despedaça o inimigo”.

1.3   Deus é o socorro cuidadoso quando vem a aflição na vida de quem o serve. Sl 121
[1] Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? [2] O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra. [3] Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda. [4] É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel. [5] O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita. [6] De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua. [7] O SENHOR te guardará de todo mal; guardará a tua alma. [8] O SENHOR guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre”.

2.     ELA RECONHECEU O SENHOR COMO AQUELE QUE NÃO DESPREZA SEUS SERVOS. V.33
“Concebeu outra vez, e deu à luz um filho, e disse: Soube o SENHOR que era preterida e me deu mais este; chamou-lhe, pois, Simeão”.

2.1   Deus não desiste dos seus servos, por isso Ele os corrige porque os ama. Hb 12.6-8
[6] porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. [7] É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige? [8] Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos”.

2.2   Deus não desiste dos seus servos, por isso Ele os preserva até o fim. Jd V.24
“Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória”.

2.3   Deus não desiste dos seus servos, por isso Ele os transforma até ficarem parecidos com Jesus. Rm 8.28-30

3.     ELA RECONHECEU O SENHOR COMO AQUELE QUE TRAZ UNIÃO NA FAMILIA. V.34
“Outra vez concebeu Lia, e deu à luz um filho, e disse: Agora, desta vez, se unirá mais a mim meu marido, porque lhe dei à luz três filhos; por isso, lhe chamou Levi”.

3.1   A família para ser unida precisa ter o Senhor convidado para dentro dela.
[1] Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galiléia, achando-se ali a mãe de Jesus. [2] Jesus também foi convidado, com os seus discípulos, para o casamento”.

3.2   A família para ser unida precisa ter o Senhor como o centro dela. Sl 128
[1] Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos! [2] Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem. [3] Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa. [4] Eis como será abençoado o homem que teme ao SENHOR! [5] O SENHOR te abençoe desde Sião, para que vejas a prosperidade de Jerusalém durante os dias de tua vida, [6] vejas os filhos de teus filhos. Paz sobre Israel!

4.     ELA RECONHECEU O SENHOR COMO AQUELE QUE É DIGNO DO SEU LOUVOR. V.35
“De novo concebeu e deu à luz um filho; então, disse: Esta vez louvarei o SENHOR. E por isso lhe chamou Judá; e cessou de dar à luz”.

4.1   O louvor deve ser dado exclusivamente ao Senhor. I Tm 1.17
“Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!

4.2   O louvor deve ser dado o melhor para o Senhor. Hb 13.15
“Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome”.

4.3   O louvor deve dado com alegria e fervor para o Senhor. Sl 100
[1] Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras. [2] Servi ao SENHOR com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico. [3] Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio. [4] Entrai por suas portas com ações de graças e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome. [5] Porque o SENHOR é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade.

CONCLUSÃO
A mensagem ora ensinada trouxe algumas atitudes de Lia para com o seu Senhor, que também nós pó chamamos de Senhor nosso, as lições foram: Primeira, ELA RECONHECEU O SENHOR COMO AQUELE QUE É O SEU SOCORRO NA HORA DA AFLIÇÃO. V.31-32; Segunda, ELA RECONHECEU O SENHOR COMO AQUELE QUE NÃO DESPREZA SEUS SERVOS. V.33; Terceira, ELA RECONHECEU O SENHOR COMO AQUELE QUE TRAZ UNIÃO NA FAMILIA. V.34; Quarta, ELA RECONHECEU O SENHOR COMO AQUELE QUE É DIGNO DO SEU LOUVOR. V.35. Queridos irmãos quais as atitudes nossas com relação ao Senhor? Temos reconhecido o seu socorro, cuidado e proteção? Temos louvado somente a Ele ou dividimos sua glória com outras coisas? Vamos levar o evangelho a sério, vivendo uma vida que glorifique a Deus em Nome de Jesus. Amém!


AUTOR: Veronilton Paz da Silva