Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de abril de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM MARCOS 16.14-18

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: MARCOS 16.14-18
[14] Finalmente, apareceu Jesus aos onze, quando estavam à mesa, e censurou-lhes a incredulidade e dureza de coração, porque não deram crédito aos que o tinham visto já ressuscitado. [15] E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. [16] Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado. [17] Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; [18] pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados.

INTRODUÇÃO
Segundo o site Significados, “Missão é um encargo, uma incumbência, um propósito, é uma função específica que se confere a alguém para fazer algo, é um compromisso, um dever, uma obrigação a executar. Para os cristãos, missão significa propagar o Evangelho através da Igreja. Os evangelhos narraram a vida e obra de Cristo e também o comissionamento que Ele fez para os seus discípulos (igreja) que continuariam sua obra depois que fosse assunto ao céu. Marcos narra nesta passagem um dialogo que Jesus teve com os seus servos depois que ressuscitou dos mortos, designando assim a forma como a igreja deveria continuaria a fazer a sua obra, sobre este assunto serão tratados alguns pontos importantes, isto será baseado no tema abaixo.

TEMA: COMO A IGREJA REALIZA A OBRA DE CRISTO?

1.    CRENDO (CONFIANDO) NO SEU PODER. V.14
“Finalmente, apareceu Jesus aos onze, quando estavam à mesa, e censurou-lhes a incredulidade e dureza de coração, porque não deram crédito aos que o tinham visto já ressuscitado”.

1.1   A obra de Cristo só pode ser realizada pelos que já creram e entregaram suas vidas a Ele. II Co 4.13
“Tendo, porém, o mesmo espírito da fé, como está escrito: Eu cri; por isso, é que falei. Também nós cremos; por isso, também falamos”.

1.2   A obra de Cristo só pode ser realizada pelos que já creram e confiam no seu poder para sustentar a sua obra. Sl 23.1
“O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará”.

1.3   A obra de Cristo só pode ser realizada pelos que já creram e confiam no seu poder para salvar pecadores. I Tm 1.15
“Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal”.

2.    PREGANDO O EVANGELHO DE CRISTO. V.15-16
[15] E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. [16] Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado”.

2.1   O evangelho deve ser pregado a todos indistintamente sobre a fé em Jesus. V. 15
“E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura”.

2.2   O evangelho deve ser pregado desafiando o pecador à receber a salvação pela fé em Jesus. V.16a
“Quem crer e for batizado será salvo [...]”

2.3   O evangelho deve ser pregado apontado para a condenação de quem rejeita a fé em Jesus. V.16b
“[...] quem, porém, não crer será condenado”.

3.    BUSCANDO O ENCHIMENTO DO ESPÍRITO SANTO. V.17-18
[17] Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; [18] pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados”.

3.1   O crente cheio do Espírito Santo tem poder sobre as forças do mal. V.17a
“Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios [...]”

3.2   O crente cheio do Espírito Santo recebe os dons do Espírito Santo. V.17b
“Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome [...] falarão novas línguas”.

3.3   O crente cheio do Espírito Santo vêem Deus realizar obras sobrenaturais por meio deles. V.18
“Pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados”.

CONCLUSÃO
Esta mensagem retirada do último dialogo de Jesus com seus discípulos depois da ressurreição e antes da ascensão trouxe a designação de Jesus para a igreja fazer a sua obra e a forma como ela deveria fazer, e vimos que deve ser assim: Primeiro, CRENDO (CONFIANDO) NO SEU PODER; Segundo, PREGANDO O EVANGELHO DE CRISTO; Terceiro, BUSCANDO O ENCHIMENTO DO ESPÍRITO SANTO. Você já faz a obra de Cristo? Se a resposta for negativa é sinal que você precisa voltar à prática das primeiras obras e viver para agradar ao Senhor fazendo a sua obra. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário