Total de visualizações de página

domingo, 24 de abril de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM GÊNESIS 2.7

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: GÊNESIS 2.7
“Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente”.

INTRODUÇÃO
Deus criou todas as coisas: Céus e terra (Gn 1.1),luz e trevas (Gn 1.3-4), dia e noite (Gn 1.5), Firmamento (Gn 1.6), águas (Gn1.7), terra (Gn 1.8-10), mares (Gn 1.10), plantas que dão sementes e frutos (Gn 1.11-13), Sol, Lua e Estrelas (Gn 1.14-19), animais aquáticos, aves e repteis (Gn 1.20-23), animais domésticos e selváticos (Gn 1.24-25), homem e mulher conforme sua imagem e semelhança para governar todos os seres viventes (Gn 1.26-30). No versículo 31 Deus diz que o que criou é muito bom. A diferença entre as demais coisas criadas foi que aquelas foram criadas pela palavra e o homem foi trabalhado pelas mãos do próprio Deus. No capitulo 2 e versículo 7 fala como aconteceu esta criação do ser humano e sobre este assunto trabalharemos alguns pontos importantes tendo como base o tema abaixo.

TEMA: O HOMEM, CRIAÇÃO ESPECIAL DE DEUS.

1.     O HOMEM É UMA OBRA FEITA PELAS MÃOS DO PRÓPRIO DEUS. V.7a
“Então, formou o SENHOR Deus ao homem [...]”

1.1   Porque ele é uma obra de quem Deus diz que é a coroa sobre a criação. Sl 8.3-8
[3] Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, e a lua e as estrelas que estabeleceste, [4] que é o homem, que dele te lembres E o filho do homem, que o visites? [5] Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste. [6] Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão e sob seus pés tudo lhe puseste: [7] ovelhas e bois, todos, e também os animais do campo; [8] as aves do céu, e os peixes do mar, e tudo o que percorre as sendas dos mares.

1.2   Porque ele é uma obra com quem Deus se relaciona de maneira paterna. II Co 6.18
“Serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso”.

1.3   Porque ele é uma obra a quem Deus entregou a mordomia da criação. Gn 1.26-30
[26] Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. [27] Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. [28] E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra. [29] E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento. [30] E a todos os animais da terra, e a todas as aves dos céus, e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes será para mantimento. E assim se fez.

2.     O HOMEM É UMA OBRA FEITA DO PÓ DA TERRA. V.7b
“[...] formou [...] do pó da terra [...]”

2.1   Para que ele entenda que o poder é de Deus e não dele. II Co 4.7
“Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós”.

2.2   Para que ele entenda que o controle da sua vida é de Deus e não dele. Is 64.8
“Mas agora, ó SENHOR, tu és nosso Pai, nós somos o barro, e tu, o nosso oleiro; e todos nós, obra das tuas mãos”.

3.     O HOMEM É UMA OBRA FEITA COM O SOPRO DE VIDA DO SENHOR. V.7c
“[...] e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente”.

3.1   O Senhor é quem dá vida, sendo Ele o único que pode tirar. II Sm 2.6
“O SENHOR é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz subir”.

3.2   O senhor é quem dá o sopro de vida tanto terrena como eterna.

“Nem é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais” (At 17.25).

“Eu lhes dou a vida eterna; jamais se perderão, e ninguém as arrebatará da minha mão” (Jo 10.28).

CONCLUSÃO

Nesta mensagem foi tratado do homem como uma obra especial da criação divina, foram trabalhados os seguintes pontos: Primeiro, O HOMEM É UMA OBRA FEITA PELAS MÃOS DO PRÓPRIO DEUS; Segundo, O HOMEM É UMA OBRA FEITA DO PÓ DA TERRA; Terceiro, O HOMEM É UMA OBRA FEITA COM O SOPRO DE VIDA DO SENHOR. O Senhor nos criou de maneira especial e Ele quer te dá um novo sopro que vai te trazer vida nova, felicidade e salvação. Você quer? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário