Total de visualizações de página

segunda-feira, 11 de abril de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM MARCOS 15.42-47

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: MARCOS 15.42-47
[42] Ao cair da tarde, por ser o dia da preparação, isto é, a véspera do sábado, [43] vindo José de Arimatéia, ilustre membro do Sinédrio, que também esperava o reino de Deus, dirigiu-se resolutamente a Pilatos e pediu o corpo de Jesus. [44] Mas Pilatos admirou-se de que ele já tivesse morrido. E, tendo chamado o centurião, perguntou-lhe se havia muito que morrera. [45] Após certificar-se, pela informação do comandante, cedeu o corpo a José. [46] Este, baixando o corpo da cruz, envolveu-o em um lençol que comprara e o depositou em um túmulo que tinha sido aberto numa rocha; e rolou uma pedra para a entrada do túmulo. [47] Ora, Maria Madalena e Maria, mãe de José, observaram onde ele foi posto”.

INTRODUÇÃO
No Credo Apostólico há uma parte que relata ter Jesus descido ao lugar dos mortos, ou seja, Ele foi sepultado e até nesta hora nos substituiu porque a sua morte e sepultamento significa a nossa morte para o mundo para uma nova vida (Rm 6.1-6). Após a morte Jesus foi sepultado e no seu sepultamento Ele também trouxe ensinos preciosos para nossas vidas que serão vistos baseados no tema abaixo.

TEMA: VERDADES APREENDIDAS COM O SEPULTAMENTO DE JESUS

1.     O SEPULTAMENTO DE JESUS FEZ O DISCIPULO SAIR DO ANONIMATO. V.42-45
[42] Ao cair da tarde, por ser o dia da preparação, isto é, a véspera do sábado, [43] vindo José de Arimatéia, ilustre membro do Sinédrio, que também esperava o reino de Deus, dirigiu-se resolutamente a Pilatos e pediu o corpo de Jesus. [44] Mas Pilatos admirou-se de que ele já tivesse morrido. E, tendo chamado o centurião, perguntou-lhe se havia muito que morrera. [45] Após certificar-se, pela informação do comandante, cedeu o corpo a José”.

1.1    O discípulo precisa sair do anonimato porque seu testemunho público glorifica a Deus. Mt 5.14-16
[14] Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; [15] nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. [16] Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”.

1.2    O discípulo precisa sair do anonimato porque seu testemunho público pode levar pessoas á salvação.

[30] Na verdade, fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. [31] Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome” (Jo 20.30-31).

[24] Este é o discípulo que dá testemunho a respeito destas coisas e que as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. [25] Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez. Se todas elas fossem relatadas uma por uma, creio eu que nem no mundo inteiro caberiam os livros que seriam escritos” (Jo 21.24-25).

2.     O SEPULTAMENTO DE JESUS FEZ O DISCIPULO INVESTIR RECURSOS EM JESUS. V.46
“Este, baixando o corpo da cruz, envolveu-o em um lençol que comprara e o depositou em um túmulo que tinha sido aberto numa rocha; e rolou uma pedra para a entrada do túmulo”.

2.1     O discípulo de Cristo precisa investir recursos financeiros para que seu nome seja divulgado. I Tm 5.17-18
[17] Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino. [18] Pois a Escritura declara: Não amordaces o boi, quando pisa o trigo. E ainda: O trabalhador é digno do seu salário”.

2.2     O discipulo de Cristo precisa investir recursos espirituais para que sua obra seja confirmada. Ef 6.18-20
[18] com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos [19] e também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho, [20] pelo qual sou embaixador em cadeias, para que, em Cristo, eu seja ousado para falar, como me cumpre fazê-lo”.

2.3    O discípulo de Cristo precisa investir recursos humanos, se dispondo para que sua obra seja expandida. Is 6.8
“Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim”.

3.     O SEPULTAMENTO DE JESUS FEZ DISCIPULOS TRANSFORMADOS POR ELE VIREM À TONA. V.47
“Ora, Maria Madalena e Maria, mãe de José, observaram onde ele foi posto”.

3.1     A transformação de Cristo faz que a pessoa se torne nova e deixe a vida de pecado.

“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (II Co 5.17).

“Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância” (I Pe 1.14)

3.2     A transformação de Cristo faz que a pessoa queira ter proximidade com Cristo. Lc 8.38-40
[38] O homem de quem tinham saído os demônios rogou-lhe que o deixasse estar com ele; Jesus, porém, o despediu, dizendo: [39] Volta para casa e conta aos teus tudo o que Deus fez por ti. Então, foi ele anunciando por toda a cidade todas as coisas que Jesus lhe tinha feito. [40] Ao regressar Jesus, a multidão o recebeu com alegria, porque todos o estavam esperando”.

CONCLUSÃO
A presente mensagem trouxe algumas verdades expostas, que foram: Primeira, O SEPULTAMENTO DE JESUS FEZ O DISCIPULO SAIR DO ANONIMATO; Segunda, O SEPULTAMENTO DE JESUS FEZ O DISCIPULO INVESTIR RECURSOS EM JESUS; Terceira, O SEPULTAMENTO DE JESUS FEZ DISCIPULOS TRANSFORMADOS POR ELE VIREM À TONA. Você já é um discipulo público de Jesus ou ainda está com medo de ser identificado como seu seguidor? Investe recursos no reino de Deus? Foi transformado por Ele? Além de publicar sua fé, investir no reino de Deus, você precisa ser transformado por Ele. Que Deus te abençoe em nome de Jesus. Amém!

Autor: Veronilton Paz da Silva – Presbítero Licenciado ao Sagrado Ministério pelo PRVP; Missionário Presbiteriano na cidade de Sumé-PB; Bacharel em teologia pelo IBHT; Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa pela UEPB; Formação de Evangelista/Missionário pelo CEIBEL e CPO/IBN.


Nenhum comentário:

Postar um comentário