Total de visualizações de página

domingo, 24 de abril de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM GÊNESIS 2.7

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: GÊNESIS 2.7
“Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente”.

INTRODUÇÃO
Deus criou todas as coisas: Céus e terra (Gn 1.1),luz e trevas (Gn 1.3-4), dia e noite (Gn 1.5), Firmamento (Gn 1.6), águas (Gn1.7), terra (Gn 1.8-10), mares (Gn 1.10), plantas que dão sementes e frutos (Gn 1.11-13), Sol, Lua e Estrelas (Gn 1.14-19), animais aquáticos, aves e repteis (Gn 1.20-23), animais domésticos e selváticos (Gn 1.24-25), homem e mulher conforme sua imagem e semelhança para governar todos os seres viventes (Gn 1.26-30). No versículo 31 Deus diz que o que criou é muito bom. A diferença entre as demais coisas criadas foi que aquelas foram criadas pela palavra e o homem foi trabalhado pelas mãos do próprio Deus. No capitulo 2 e versículo 7 fala como aconteceu esta criação do ser humano e sobre este assunto trabalharemos alguns pontos importantes tendo como base o tema abaixo.

TEMA: O HOMEM, CRIAÇÃO ESPECIAL DE DEUS.

1.     O HOMEM É UMA OBRA FEITA PELAS MÃOS DO PRÓPRIO DEUS. V.7a
“Então, formou o SENHOR Deus ao homem [...]”

1.1   Porque ele é uma obra de quem Deus diz que é a coroa sobre a criação. Sl 8.3-8
[3] Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, e a lua e as estrelas que estabeleceste, [4] que é o homem, que dele te lembres E o filho do homem, que o visites? [5] Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste. [6] Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão e sob seus pés tudo lhe puseste: [7] ovelhas e bois, todos, e também os animais do campo; [8] as aves do céu, e os peixes do mar, e tudo o que percorre as sendas dos mares.

1.2   Porque ele é uma obra com quem Deus se relaciona de maneira paterna. II Co 6.18
“Serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso”.

1.3   Porque ele é uma obra a quem Deus entregou a mordomia da criação. Gn 1.26-30
[26] Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. [27] Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. [28] E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra. [29] E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento. [30] E a todos os animais da terra, e a todas as aves dos céus, e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes será para mantimento. E assim se fez.

2.     O HOMEM É UMA OBRA FEITA DO PÓ DA TERRA. V.7b
“[...] formou [...] do pó da terra [...]”

2.1   Para que ele entenda que o poder é de Deus e não dele. II Co 4.7
“Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós”.

2.2   Para que ele entenda que o controle da sua vida é de Deus e não dele. Is 64.8
“Mas agora, ó SENHOR, tu és nosso Pai, nós somos o barro, e tu, o nosso oleiro; e todos nós, obra das tuas mãos”.

3.     O HOMEM É UMA OBRA FEITA COM O SOPRO DE VIDA DO SENHOR. V.7c
“[...] e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente”.

3.1   O Senhor é quem dá vida, sendo Ele o único que pode tirar. II Sm 2.6
“O SENHOR é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz subir”.

3.2   O senhor é quem dá o sopro de vida tanto terrena como eterna.

“Nem é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais” (At 17.25).

“Eu lhes dou a vida eterna; jamais se perderão, e ninguém as arrebatará da minha mão” (Jo 10.28).

CONCLUSÃO

Nesta mensagem foi tratado do homem como uma obra especial da criação divina, foram trabalhados os seguintes pontos: Primeiro, O HOMEM É UMA OBRA FEITA PELAS MÃOS DO PRÓPRIO DEUS; Segundo, O HOMEM É UMA OBRA FEITA DO PÓ DA TERRA; Terceiro, O HOMEM É UMA OBRA FEITA COM O SOPRO DE VIDA DO SENHOR. O Senhor nos criou de maneira especial e Ele quer te dá um novo sopro que vai te trazer vida nova, felicidade e salvação. Você quer? 

quinta-feira, 21 de abril de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM MARCOS 16.14-18

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: MARCOS 16.14-18
[14] Finalmente, apareceu Jesus aos onze, quando estavam à mesa, e censurou-lhes a incredulidade e dureza de coração, porque não deram crédito aos que o tinham visto já ressuscitado. [15] E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. [16] Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado. [17] Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; [18] pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados.

INTRODUÇÃO
Segundo o site Significados, “Missão é um encargo, uma incumbência, um propósito, é uma função específica que se confere a alguém para fazer algo, é um compromisso, um dever, uma obrigação a executar. Para os cristãos, missão significa propagar o Evangelho através da Igreja. Os evangelhos narraram a vida e obra de Cristo e também o comissionamento que Ele fez para os seus discípulos (igreja) que continuariam sua obra depois que fosse assunto ao céu. Marcos narra nesta passagem um dialogo que Jesus teve com os seus servos depois que ressuscitou dos mortos, designando assim a forma como a igreja deveria continuaria a fazer a sua obra, sobre este assunto serão tratados alguns pontos importantes, isto será baseado no tema abaixo.

TEMA: COMO A IGREJA REALIZA A OBRA DE CRISTO?

1.    CRENDO (CONFIANDO) NO SEU PODER. V.14
“Finalmente, apareceu Jesus aos onze, quando estavam à mesa, e censurou-lhes a incredulidade e dureza de coração, porque não deram crédito aos que o tinham visto já ressuscitado”.

1.1   A obra de Cristo só pode ser realizada pelos que já creram e entregaram suas vidas a Ele. II Co 4.13
“Tendo, porém, o mesmo espírito da fé, como está escrito: Eu cri; por isso, é que falei. Também nós cremos; por isso, também falamos”.

1.2   A obra de Cristo só pode ser realizada pelos que já creram e confiam no seu poder para sustentar a sua obra. Sl 23.1
“O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará”.

1.3   A obra de Cristo só pode ser realizada pelos que já creram e confiam no seu poder para salvar pecadores. I Tm 1.15
“Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal”.

2.    PREGANDO O EVANGELHO DE CRISTO. V.15-16
[15] E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. [16] Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado”.

2.1   O evangelho deve ser pregado a todos indistintamente sobre a fé em Jesus. V. 15
“E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura”.

2.2   O evangelho deve ser pregado desafiando o pecador à receber a salvação pela fé em Jesus. V.16a
“Quem crer e for batizado será salvo [...]”

2.3   O evangelho deve ser pregado apontado para a condenação de quem rejeita a fé em Jesus. V.16b
“[...] quem, porém, não crer será condenado”.

3.    BUSCANDO O ENCHIMENTO DO ESPÍRITO SANTO. V.17-18
[17] Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; [18] pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados”.

3.1   O crente cheio do Espírito Santo tem poder sobre as forças do mal. V.17a
“Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios [...]”

3.2   O crente cheio do Espírito Santo recebe os dons do Espírito Santo. V.17b
“Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome [...] falarão novas línguas”.

3.3   O crente cheio do Espírito Santo vêem Deus realizar obras sobrenaturais por meio deles. V.18
“Pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados”.

CONCLUSÃO
Esta mensagem retirada do último dialogo de Jesus com seus discípulos depois da ressurreição e antes da ascensão trouxe a designação de Jesus para a igreja fazer a sua obra e a forma como ela deveria fazer, e vimos que deve ser assim: Primeiro, CRENDO (CONFIANDO) NO SEU PODER; Segundo, PREGANDO O EVANGELHO DE CRISTO; Terceiro, BUSCANDO O ENCHIMENTO DO ESPÍRITO SANTO. Você já faz a obra de Cristo? Se a resposta for negativa é sinal que você precisa voltar à prática das primeiras obras e viver para agradar ao Senhor fazendo a sua obra. Amém!


ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM MARCOS 16.1-13 (SEGUNDA MENSAGEM)

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: MARCOS 16.1-13
“[1] Ora, passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo. [2] E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro muito cedo, ao levantar do sol. [3] E diziam umas às outras: Quem nos revolverá a pedra da porta do sepulcro? [4] Mas, levantando os olhos, notaram que a pedra, que era muito grande, já estava revolvida; [5] e entrando no sepulcro, viram um moço sentado à direita, vestido de alvo manto; e ficaram atemorizadas. [6] Ele, porém, lhes disse: Não vos atemorizeis; buscais a Jesus, o nazareno, que foi crucificado; ele ressurgiu; não está aqui; eis o lugar onde o puseram. [7] Mas ide, dizei a seus discípulos, e a Pedro, que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis, como ele vos disse. [8] E, saindo elas, fugiram do sepulcro, porque estavam possuídas de medo e assombro; e não disseram nada a ninguém, porque temiam”. [9] Ora, havendo Jesus ressurgido cedo no primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios. [10] Foi ela anunciá-lo aos que haviam andado com ele, os quais estavam tristes e chorando; [11] e ouvindo eles que vivia, e que tinha sido visto por ela, não o creram. [12] Depois disso manifestou-se sob outra forma a dois deles que iam de caminho para o campo, [13] os quais foram anunciá-lo aos outros; mas nem a estes deram crédito.

INTRODUÇÃO
A ressurreição de Cristo é um dos acontecimentos mais gloriosos da história e que nós devemos proclamá-la com alegria, pois a ressurreição de Cristo valida toda sua obra em nosso favor, já dizia o filosofo Renê descartes que toda teoria é atestada pela experiência empírica, ou seja, toda teoria tem que ser comprovada na prática. Marcos tratando sobre este tema relata este importante acontecimento da fé cristã, sendo esta a pedra fundamental da fé cristã, ao longo das Escrituras podemos provar que cristo de fato voltou á vida, isto se fará com base no tema abaixo.

TEMA: COMO PROVAR QUE CRISTO RESSUSCITOU?

1.    O PRÓPRIO SENHOR JESUS PROMETEU QUE RESSUSCITARIA.

1.1   A ressurreição de Jesus fazia parte obra redentora e era necessária para o seu povo. Mt 16.21
“Desde esse tempo, começou Jesus Cristo a mostrar a seus discípulos que lhe era necessário seguir para Jerusalém e sofrer muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes e dos escribas, ser morto e ressuscitado no terceiro dia” (Mt 16.21).

1.2   A ressurreição de Jesus seria a reconstrução do santuário de Deus com os homens. Jo 2.19-21
[19] Jesus lhes respondeu: Destruí este santuário, e em três dias o reconstruirei. [20] Replicaram os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este santuário, e tu, em três dias, o levantarás? [21] Ele, porém, se referia ao santuário do seu corpo.

1.3   A ressurreição de Jesus teria por objetivo levar os homens a crê em Jesus segundo as Escrituras. Jo 2.22
“Quando, pois, Jesus ressuscitou dentre os mortos, lembraram-se os seus discípulos de que ele dissera isto; e creram na Escritura e na palavra de Jesus”.

2.    AS ESCRITURAS AFIRMAM SUA RESSURREIÇÃO. Lc 24.44-49

2.1   As Escrituras afirmam que Jesus ressuscitou para viver com o seu povo. Jo 14.18-19
[18] Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros. [19] Ainda por um pouco, e o mundo não me verá mais; vós, porém, me vereis; porque eu vivo, vós também vivereis”.

2.2   As Escrituras afirmam que Jesus ressuscitou para interceder pelo seu povo. Hb 7.25
“Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles”.

2.3   As escrituras afirmam que Jesus ressuscitou para todo o sempre. Ap 1.17-18
[17] Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último [18] e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno”.

3.    O TUMULO ESTAVA VAZIO.

3.1   O túmulo vazio atesta que Jesus não pode ser identificado com o que está morto. Lc 24.5-6
[5] Estando elas possuídas de temor, baixando os olhos para o chão, eles lhes falaram: Por que buscais entre os mortos ao que vive? [6] Ele não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos de como vos preveniu, estando ainda na Galiléia”.

3.2   O túmulo vazio atesta que Jesus deseja que ele deseja que seus servos o encontrem vivo. Mt 28.5-7
[5] Mas o anjo, dirigindo-se às mulheres, disse: Não temais; porque sei que buscais Jesus, que foi crucificado. [6] Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Vinde ver onde ele jazia”.  [7] Ide, pois, depressa e dizei aos seus discípulos que ele ressuscitou dos mortos e vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis. É como vos digo!

4.    ELE APARECEU AOS SEUS DISCIPULOS. Jo 20.11-23

4.1   Ele apareceu a Maria Madalena. Mc 16.9
“Havendo ele ressuscitado de manhã cedo no primeiro dia da semana, apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual expelira sete demônios”.

4.2   Ele apareceu a sete discípulos. Jo 21.1-12
[1] Depois disto, tornou Jesus a manifestar-se aos discípulos junto do mar de Tiberíades; e foi assim que ele se manifestou: [2] estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael, que era de Caná da Galiléia, os filhos de Zebedeu e mais dois dos seus discípulos. [3] Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Disseram-lhe os outros: Também nós vamos contigo. Saíram, e entraram no barco, e, naquela noite, nada apanharam. [4] Mas, ao clarear da madrugada, estava Jesus na praia; todavia, os discípulos não reconheceram que era ele. [5] Perguntou-lhes Jesus: Filhos, tendes aí alguma coisa de comer? Responderam-lhe: Não. [6] Então, lhes disse: Lançai a rede à direita do barco e achareis. Assim fizeram e já não podiam puxar a rede, tão grande era a quantidade de peixes. [7] Aquele discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: É o Senhor! Simão Pedro, ouvindo que era o Senhor, cingiu-se com sua veste, porque se havia despido, e lançou-se ao mar; [8] mas os outros discípulos vieram no barquinho puxando a rede com os peixes; porque não estavam distantes da terra senão quase duzentos côvados. [9] Ao saltarem em terra, viram ali umas brasas e, em cima, peixes; e havia também pão. [10] Disse-lhes Jesus: Trazei alguns dos peixes que acabastes de apanhar. [11] Simão Pedro entrou no barco e arrastou a rede para a terra, cheia de cento e cinqüenta e três grandes peixes; e, não obstante serem tantos, a rede não se rompeu. [12] Disse-lhes Jesus: Vinde, comei. Nenhum dos discípulos ousava perguntar-lhe: Quem és tu? Porque sabiam que era o Senhor.

4.3   Ele apareceu a Cefas, aos doze e a Saulo. I Co 15.7-8
[7] Depois, foi visto por Tiago, mais tarde, por todos os apóstolos [8] e, afinal, depois de todos, foi visto também por mim, como por um nascido fora de tempo.

4.4   Ele apareceu a mais de quinhentos irmãos. I Co 15.6
“Depois, foi visto por mais de quinhentos irmãos de uma só vez, dos quais a maioria sobrevive até agora; porém alguns já dormem”.

5.    A VIDA DOS SEUS DISCÍPULOS FOI TRANSFORMADA.

5.1   Cristo queria encontrar os seus discípulos, mesmo eles tendo fugido e o abandonado na hora da sua prisão. V.Mc 13.7a
“Mas ide, dizei a seus discípulos [...] que ele vai adiante de vós para a Galiléia; lá o vereis, como ele vos disse.

5.2   Cristo queria encontrar dentre os seus discípulos a Pedro, mesmo depois que ele o negou três vezes. V.7b
“Mas ide, dizei [...] a Pedro que ele vai adiante de vós para a Galiléia; lá o vereis, como ele vos disse”.

CONCLUSÃO

 A mensagem atual trouxe algumas provas da ressurreição de Cristo que fora: Primeira, O PRÓPRIO SENHOR JESUS PROMETEU QUE RESSUSCITARIA; Segunda, AS ESCRITURAS AFIRMAM SUA RESSURREIÇÃO; Terceira, O TUMULO ESTAVA VAZIO; Quarta, ELE APARECEU AOS SEUS DISCIPULOS; Quinta, A VIDA DOS SEUS DISCÍPULOS FOI TRANSFORMADA. Você crê que Jesus ressuscitou? Crê que Ele pode te dar uma nova vida? Então, se entregue a Ele. Em Nome de Jesus. Amém!

Autor: Veronilton Paz da Silva - Presbítero Licenciado ao Sagrado Ministério; Missionário presbiteriano na cidade de Sum-PB; Bacharel em Teologia; Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa; Formação de Evangelista/Missionário.

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM GÊNESIS 4.7

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: GÊNESIS 4.7
“Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo”.

INTRODUÇÃO
O pecado vem de uma palavra grega, hamartia, que significa “errar o alvo”, era quando um arqueiro atirava para um determinado alvo e não conseguia. Deus criou o homem com um alvo que os puritanos definiram que este alvo seria glorificar a Deus e se alegrar na sua presença para sempre. Porém, o homem saiu deste propósito e afastou-se da presença de Deus. Neste versículo vemos o estrago que o pecado de Adão causou na humanidade, tendo inicio nos descendentes do casal, sobre o pecado vamos extrair algumas lições tendo como ponto de partida o tema abaixo.

TEMA: LIÇÕES QUE APRENDEMOS NESTE TEXTO SOBRE O PECADO

1.     O PECADO É UMA REALIDADE NA VIDA DO SER HUMANO. V.7a
“Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta [...]”

1.1   O pecado faz o homem viver separado de Deus. Is 59.1-2
[1] Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. [2] Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça”.

1.2   O pecado torna o homem incapaz de buscar a Deus. Rm 3.10-12
[10] como está escrito: Não há justo, nem um sequer, [11] não há quem entenda, não há quem busque a Deus; [12] todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer”.

1.3   O pecado faz o homem viver eternamente longe de Jesus, Jo 8.21, 24
[21] De outra feita, lhes falou, dizendo: Vou retirar-me, e vós me procurareis, mas perecereis no vosso pecado; para onde eu vou vós não podeis ir.
[24] Por isso, eu vos disse que morrereis nos vossos pecados; porque, se não crerdes que EU SOU, morrereis nos vossos pecados.

2.     O PECADO NEUTRALIZA A VONTADE DO SER HUMANO. V.7b
[...]o seu desejo será contra ti [...]”

2.1   O homem pecador é um escravo do pecado. Jo 8.34
“Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado”.

2.2   O homem pecador não faz a sua vontade, mas a de outros: a saber, a carne, o mundo e o diabo. Ef 2.2-3
[2] nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; [3] entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais”.

2.3   O homem pecador não pode agradar a Deus vivendo na prática do pecado. Rm 8.8
“Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus”.

3.     O PECADO PODE SER VENCIDO PELO SER HUMANO. V.7c
“[...] mas a ti cumpre dominá-lo”.

3.1    O pecado é vencido pelos que entregam a vida a Cristo pela fé. Rm 1.1-6
[1] Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? [2] De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos? [3] Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? [4] Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. [5] Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição, [6] sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos;

3.2    O pecado é vencido pelos que entregam a vida a Cristo em oração. Mt 26.41
“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca”.

3.3    O pecado é vencido pelos que entregam a vida a Cristo em oração. Ap 16.15
“(Eis que venho como vem o ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua vergonha.)”.

CONCLUSÃO
Nesta mensagem foram aprendidas algumas lições sobre o pecado e explanou-se que: Primeira, O PECADO É UMA REALIDADE NA VIDA DO SER HUMANO; Segunda, O PECADO NEUTRALIZA A VONTADE DO SER HUMANO; Terceira, O PECADO PODE SER VENCIDO PELO SER HUMANO. Vimos no terceiro ponto que a maneira que podemos vencer o pecado é por meio da fé em Cristo, e vivendo uma vida intensa de oração e vigilância. Você quer vencer o pecado? Então você precisa entregar sua vida a Cristo e viver aos pés Dele e Ele te ajuda a vencer o pecado. Amém!


Autor: Veronilton Paz da Silva – Presbítero Licenciado ao Sagrado Ministério pelo PRVP; Missionário Presbiteriano na cidade de Sumé-PB; Bacharel em Teologia pelo IBHT; Licenciatura em Letras – Lingua Portuguesa pela UEPB; Formação de Evangelista/Missionário pelo CEIBEL e CPO/IBN.

quarta-feira, 20 de abril de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM MATEUS 1.1-17

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: MATEUS 1.1-17
[1] Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. [2] Abraão gerou a Isaque; Isaque, a Jacó; Jacó, a Judá e a seus irmãos; [3] Judá gerou de Tamar a Perez e a Zera; Perez gerou a Esrom; Esrom, a Arão; [4] Arão gerou a Aminadabe; Aminadabe, a Naassom; Naassom, a Salmom; [5] Salmom gerou de Raabe a Boaz; este, de Rute, gerou a Obede; e Obede, a Jessé; [6] Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi, a Salomão, da que fora mulher de Urias; [7] Salomão gerou a Roboão; Roboão, a Abias; Abias, a Asa; [8] Asa gerou a Josafá; Josafá, a Jorão; Jorão, a Uzias; [9] Uzias gerou a Jotão; Jotão, a Acaz; Acaz, a Ezequias; [10] Ezequias gerou a Manassés; Manassés, a Amom; Amom, a Josias; [11] Josias gerou a Jeconias e a seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. [12] Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou a Salatiel; e Salatiel, a Zorobabel; [13] Zorobabel gerou a Abiúde; Abiúde, a Eliaquim; Eliaquim, a Azor; [14] Azor gerou a Sadoque; Sadoque, a Aquim; Aquim, a Eliúde; [15] Eliúde gerou a Eleazar; Eleazar, a Matã; Matã, a Jacó. [16] E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama o Cristo. [17] De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze; desde Davi até ao exílio na Babilônia, catorze; e desde o exílio na Babilônia até Cristo, catorze”.

INTRODUÇÃO
A genealogia na Bíblia é simplificada, mostrando apenas um dos filhos de cada personagem. A genealogia completa contaria com todos. A Bíblia normalmente usa o personagem que tem mais importância na história e descreve a sua genealogia, por isto que esta genealogia conta quatorze gerações de Abraão até Davi, de Davi para o Exílio e do exílio até Cristo. Nesta passagem Mateus ao narrar esta genealogia nos traz algumas lições importantes que podemos avaliar nos personagens principais, dentre estes em Cristo que veremos tendo como base o tema abaixo.

TEMA: LIÇÕES QUE APRENDEMOS COM A GENEALOGIA DE JESUS

1.    A GENEALOGIA TRAZ JESUS COMO DESCENDENTE DE ABRÃAO. V.1-4
[1] Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. [2] Abraão gerou a Isaque; Isaque, a Jacó; Jacó, a Judá e a seus irmãos; [3] Judá gerou de Tamar a Perez e a Zera; Perez gerou a Esrom; Esrom, a Arão; [4] Arão gerou a Aminadabe; Aminadabe, a Naassom; Naassom, a Salmom”.

1.1  O chamado para o crente Abraão foi para que por meio deste chamado o seu povo atraísse as nações para Ele. Gn 12.3
“Abençoarei aos que te abençoarem, e amaldiçoarei àquele que te amaldiçoar; e em ti serão benditas todas as famílias da terra”.

1.2  O chamado para o crente Abraão foi plenamente realizado em Cristo Jesus que atrai homens de todas as tribos, povos, línguas e nações por meio da fé. Ap 7.9-14
[9] Depois destas coisas olhei, e eis uma grande multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, que estavam em pé diante do trono e em presença do Cordeiro, trajando compridas vestes brancas, e com palmas nas mãos; [10] e clamavam com grande voz: Salvação ao nosso Deus, que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro. [11] E todos os anjos estavam em pé ao redor do trono e dos anciãos e dos quatro seres viventes, e prostraram-se diante do trono sobre seus rostos, e adoraram a Deus, [12] dizendo: Amém. Louvor, e glória, e sabedoria, e ações de graças, e honra, e poder, e força ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém. [13] E um dos anciãos me perguntou: Estes que trajam as compridas vestes brancas, quem são eles e donde vieram? [14] Respondi-lhe: Meu Senhor, tu sabes. Disse-me ele: Estes são os que vêm da grande tribulação, e levaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.

1.3  O chamado para o crente Abraão foi colocado como um desafio para ser aceito por todos os que querem se achegar a Deus por meio de Jesus. Gl 3.7,16
[7] Sabei, pois, que os que são da fé, esses são filhos de Abraão. [16] Ora, a Abraão e a seu descendente foram feitas as promessas; não diz: E a seus descendentes, como falando de muitos, mas como de um só: E a teu descendente, que é Cristo” (Gl 3.16).

2.    A GENEALOGIA DE JESUS TRAZ JESUS COMO DESCENDENTE DE DAVI. V.5-16
[5] Salmom gerou de Raabe a Boaz; este, de Rute, gerou a Obede; e Obede, a Jessé; [6] Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi, a Salomão, da que fora mulher de Urias; [7] Salomão gerou a Roboão; Roboão, a Abias; Abias, a Asa; [8] Asa gerou a Josafá; Josafá, a Jorão; Jorão, a Uzias; [9] Uzias gerou a Jotão; Jotão, a Acaz; Acaz, a Ezequias; [10] Ezequias gerou a Manassés; Manassés, a Amom; Amom, a Josias; [11] Josias gerou a Jeconias e a seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. [12] Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou a Salatiel; e Salatiel, a Zorobabel; [13] Zorobabel gerou a Abiúde; Abiúde, a Eliaquim; Eliaquim, a Azor; [14] Azor gerou a Sadoque; Sadoque, a Aquim; Aquim, a Eliúde; [15] Eliúde gerou a Eleazar; Eleazar, a Matã; Matã, a Jacó. [16] E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama o Cristo”.

2.1 Davi foi o homem segundo o coração de Deus e Jesus é o único por meio de quem agradamos a Deus.

“E tendo deposto a este, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também, dando testemunho, disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade” (At 13.22).

[16] E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre Ele. [17] Em seguida, uma voz dos céus disse: “Este é meu Filho amado, em quem muito me agrado” (Mt 3.16-17).

2.2 Davi foi o rei que foi escolhido por Deus e Jesus é o Rei dos reis e Senhor dos Senhores.
“Agora, porém, não subsistirá o teu reino; já tem o Senhor buscado para si um homem segundo o seu coração, e já o tem destinado para ser príncipe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou” (I Sm 13.14).

[11] E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava montado nele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga a peleja com justiça. [12] Os seus olhos eram como chama de fogo; sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo. [13] Estava vestido de um manto salpicado de sangue; e o nome pelo qual se chama é o Verbo de Deus. [14] Seguiam-no os exércitos que estão no céu, em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro. [15] Da sua boca saía uma espada afiada, para ferir com ela as nações; ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso. [16] No manto, sobre a sua coxa tem escrito o nome: Rei dos reis e Senhor dos senhores” (Ap 19.11-16).

2.3 Davi foi quem chamou Cristo de Senhor e Jesus só salvará aqueles que aceitarem o seu senhorio sobre eles.

“Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés” (Sl 110.1).

[30] e, tirando-os para fora, disse: Senhores, que me é necessário fazer para me salvar? [31] Responderam eles: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa” (At 16.30-31).

3.    A GENEALOGIA TRAZ JESUS COMO O DESCENDENTE, NO QUAL CULMINA O AMOR DE DEUS. V.17
“De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze; desde Davi até ao exílio na Babilônia, catorze; e desde o exílio na Babilônia até Cristo, catorze”.

3.1  Deus fez o chamado para o crente Abraão e seus descendentes. V.17a
“De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze [...]”

3.2  Deus teve o chamado feito para o crente Abraão abandonado por seus descendentes. V.17b
“[...] desde Davi até ao exílio na Babilônia, catorze [...]”

3.3  Deus teve o chamado feito para o crente Abraão, que foi deixado de lado pelos homens, restabelecido por Cristo para os seus descendentes. V.17c
“[...] e desde o exílio na Babilônia até Cristo, catorze”.

CONCLUSÃO
Esta mensagem trouxe algumas lições que foram extraídas da genealogia de Jesus, as quais foram assim enumeradas: Primeira, A GENEALOGIA TRAZ JESUS COMO DESCENDENTE DE ABRÃAO, o seu chamado foi para que seu povo atraísse as nações para Cristo, este chamado só pode ser realizado por meio de Jesus e deve ser aceito pelo homem por meio da fé; Segunda, A GENEALOGIA DE JESUS TRAZ JESUS COMO DESCENDENTE DE DAVI, como Davi era o homem segundo o coração de Deus, Jesus é o único meio de agradarmos a Deus, Davi foi o rei escolhido por Deus e Jesus é o Rei dos reis e Senhor dos Senhores, Davi chamou Jesus de Senhor e só será salvo quem aceitar Jesus como Senhor; Terceira, A GENEALOGIA TRAZ JESUS COMO O DESCENDENTE, NO QUAL CULMINA O AMOR DE DEUS, Deus fez o chamado para Abraão e seus descendentes, este chamado foi abandonado pelos seus descendentes, e Jesus restaura os descendentes e os leva de volta a Deus.


domingo, 17 de abril de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM ATOS 24.14-15

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: ATOS 24.14-15
[14] Porém confesso-te que, segundo o Caminho, a que chamam seita, assim eu sirvo ao Deus de nossos pais, crendo em todas as coisas que estejam de acordo com a lei e nos escritos dos profetas, [15] tendo esperança em Deus, como também estes a têm, de que haverá ressurreição, tanto de justos como de injustos.

INTRODUÇÃO
A fé cristã sempre foi confessional, ou seja, declarada por meio de Confissões de fé ou credos, o primeiro credo que a história apresenta é o Credo Apostólico, antes da ICAR, ser criada, bem outros credos que apresentam a fé cristã. Nesta passagem vemos uma pequena declaração de fé do apostolo Paulo quando esteve perante o governador Félix, nesta confissão de fé Paulo declarou algumas verdades da fé cristã que serão examinadas a partir do tema abaixo.

TEMA: A CONFISSÃO QUE O CRISTÃO DEVE FAZER

1.     È UMA CONFISSÃO DE ALGUÉM QUE SERVE A DEUS. V.14a
“Porém confesso-te que, segundo o Caminho, a que chamam seita, assim eu sirvo ao Deus de nossos pais [...]”.

1.1     O serviço a Deus deve ser exclusivo. Mt 6.24
“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas”.

1.2     O serviço a Deus deve ser humilde. Mc 10.42-45
[42] Mas Jesus, chamando-os para junto de si, disse-lhes: Sabeis que os que são considerados governadores dos povos têm-nos sob seu domínio, e sobre eles os seus maiorais exercem autoridade. [43] Mas entre vós não é assim; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; [44] e quem quiser ser o primeiro entre vós será servo de todos. [45] Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.

1.3     O serviço a Deus deve ser constante. II Ts 3.4-5
[4] Nós também temos confiança em vós no Senhor, de que não só estais praticando as coisas que vos ordenamos, como também continuareis a fazê-las. [5] Ora, o Senhor conduza o vosso coração ao amor de Deus e à constância de Cristo”.

2.     É UMA CONFISSÃO DE ALGUÉM QUE CRÊ EM DEUS. V.14b
“[...] crendo em todas as coisas que estejam de acordo com a lei e nos escritos dos profetas”.

2.1     A crença em Deus deve ser segundo as escrituras. Jo 7.37-38
[37] No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. [38] Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”.

2.2     A crença em Deus é para testemunho diante dos homens. Jo 4.28-30; 39-42
[28] Quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens: [29] Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo?! [30] Saíram, pois, da cidade e vieram ter com ele [...]. [39] Muitos samaritanos daquela cidade creram nele, em virtude do testemunho da mulher, que anunciara: Ele me disse tudo quanto tenho feito. [40] Vindo, pois, os samaritanos ter com Jesus, pediam-lhe que permanecesse com eles; e ficou ali dois dias. [41] Muitos outros creram nele, por causa da sua palavra, [42] e diziam à mulher: Já agora não é pelo que disseste que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo”.

2.3     A crença em Deus traz para o ser humano a vida eterna.

Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” (Jo 3.36).

[10] Aquele que crê no Filho de Deus tem, em si, o testemunho. Aquele que não dá crédito a Deus o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus dá acerca do seu Filho. [11] E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho. [12] Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida. [13] Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus” (I Jo 5.10-13).

3.     É UMA CONFISSÃO DE ALGUÉM QUE TEM ESPERANÇA EM DEUS. V.15
“Tendo esperança em Deus, como também estes a têm, de que haverá ressurreição, tanto de justos como de injustos”.

3.1     A esperança em Deus faz o homem ter alegria. Rm 12.12
 “Regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes”.

3.2     A esperança em Deus faz o homem não limitar sua crença apenas a esta vida. I Co 15.19
[19] Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens. [20] Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem”.

3.3    A esperança em Deus faz o homem minimizar os sofrimentos presentes e maximizar a glória de Cristo. Cl 1.26-27
[26] o mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; agora, todavia, se manifestou aos seus santos; [27] aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória”.

3.4    A esperança em Deus faz o homem afastar-se da vida de pecado. I Jo 3.3
“E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro”.

CONCLUSÃO

Esta mensagem tratou baseado na declaração de Paulo perante o governador Félix, na qual ele fez algumas declarações da fé de Paulo que deve ser a fé de todos os cristãos, isto foi tratado em alguns pontos: Primeiro, È UMA CONFISSÃO DE QUE SERVE A DEUS; Segundo, É UMA CONFISSÃO DE ALGUÉM QUE CRÊ EM DEUS; Terceiro, É UMA CONFISSÃO DE ALGUÉM QUE TEM ESPERANÇA EM DEUS. Você já confessou a sua fé em Cristo? Deseja fazer isto hoje? Se você já confessou sua fé em Cristo, permaneça firme; mas, se ainda não o fez, tome esta decisão hoje em Nome de Jesus. Amém!

sexta-feira, 15 de abril de 2016

SERMÃO BASEADO EM JOÃO 9.1-11 (ATENTAR V.11)

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: JOÃO 9.1-11 (Atentar para o V.11)
[1] Caminhando Jesus, viu um homem cego de nascença. [2] E os seus discípulos perguntaram: Mestre, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? [3] Respondeu Jesus: Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi para que se manifestem nele as obras de Deus. [4] É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar. [5] Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. [6] Dito isso, cuspiu na terra e, tendo feito lodo com a saliva, aplicou-o aos olhos do cego, [7] dizendo-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que quer dizer Enviado). Ele foi, lavou-se e voltou vendo. [8] Então, os vizinhos e os que dantes o conheciam de vista, como mendigo, perguntavam: Não é este o que estava assentado pedindo esmolas? [9] Uns diziam: É ele. Outros: Não, mas se parece com ele. Ele mesmo, porém, dizia: Sou eu. [10] Perguntaram-lhe, pois: Como te foram abertos os olhos? [11] Respondeu ele: O homem chamado Jesus fez lodo, untou-me os olhos e disse-me: Vai ao tanque de Siloé e lava-te. Então, fui, lavei-me e estou vendo”.

INTRODUÇÃO
Um dos maiores mistérios da história foi o Deus eterno se tornar homem. Alguns não entenderam isto e acabaram por afirmar inconsistências como: Jesus é só homem (Arianismo), outros: “Jesus é só Deus” (Modalismo), mas a igreja cristã afirmou: “Jesus é 100% Deus e 100% Homem, e suas duas naturezas são inseparavelmente unidas. Esta passagem trata sobre a cura de um cego de nascença e quando perguntaram quem o havia curado o cego disse que foi o “Homem chamado Jesus”, e este titulo traz justamente a ideia de João sobre Jesus que é “Um Homem que é Deus”, sendo assim Ele é homem divino e sobre este homem incrível tratar-se-à nesta mensagem baseado no tema abaixo.

TEMA: O HOMEM CHAMADO JESUS, VOCÊ O CONHECE?

1.    ELE É O QUE SE TORNOU UM DE NÓS. JO 1.14
“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai”.

1.1   Ele trouxe a revelação do Pai. Jo 1.18
“Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou”.

1.2   Ele trouxe a graça e a verdade do Pai. Jo 1.16-17
“[16] Porque todos nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça. [17] Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo”.

1.3   Ele trouxe a vida do Pai. Jo 5.26
“Porque assim como o Pai tem vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo”.

2.    ELE É O QUE MORREU EM NOSSO LUGAR. MC 9.31a
“Porque ensinava os seus discípulos e lhes dizia: O Filho do Homem será entregue nas mãos dos homens, e o matarão [...]”

2.1   A sua morte foi por causa dos nossos pecados. I Co 15.3
“Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras”.

2.2   A sua morte cumpriu o plano salvador de Deus. Jo 19.30
[28] Depois, vendo Jesus que tudo já estava consumado, para se cumprir a Escritura, disse: Tenho sede! [29] Estava ali um vaso cheio de vinagre. Embeberam de vinagre uma esponja e, fixando-a num caniço de hissopo, lha chegaram à boca. [30] Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito.

2.3   A sua morte trouxe a vida para os que lhe pertencem. Rm 5.18
“Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida”.

3.    ELE É O QUE RESSUSCITOU PARA VIVER CONOSCO. Mc 9.31b
“[...] mas, três dias depois da sua morte, ressuscitará”.

3.1  Ele ressuscitou para nunca mais morrer. Ap 1.17-18
[17] Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último [18] e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno”.

3.2  Ele ressuscitou porque Ele é o autor da vida. At 3.15
“Dessarte, matastes o Autor da vida, a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas”.

3.3  Ele ressuscitou e no grande dia nos ressuscitará. I Co 15.20-22
[20] Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. [21] Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. [22] Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo”.

4.    ELE É O QUE INTERCEDE POR NÓS À DIREITA DE DEUS. Rm 8.34
“Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós”.

4.1  A sua intercessão sustenta nossa salvação eterna. Hb 7.25
“Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles”.

4.2  A sua intercessão abre o nosso caminho a Deus. Hb 10.19-21
[19] Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, [20] pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, [21] e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus”.

5.    ELE É O QUE VOLTARÁ PARA NOS LEVAR PARA JUNTO DELE. JO 14.1-3
[1] Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. [2] Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. [3] E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também”.

5.1   A sua volta será de maneira visível. Ap 1.7
“Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém!

5.2   A sua volta será de maneira corporal. At 1.10-11
[10] E, estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois varões vestidos de branco se puseram ao lado deles [11] e lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir”.

5.3   A sua volta será para de maneira salvatória e condenatória. Mt 25.46
“E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna”.

CONCLUSÃO
Esta mensagem tratou sobre um titulo dado ao Senhor no texto da cura do cego de nascença que foi O homem chamado Jesus, foi feita a pergunta se você o conhece, e foram trabalhados os seguintes pontos: Primeiro, ELE É O QUE SE TORNOU UM DE NÓS; Segundo, ELE É O QUE MORREU EM NOSSO LUGAR; Terceiro, ELE É O QUE RESSUSCITOU PARA VIVER CONOSCO; Quarto, ELE É O QUE INTERCEDE POR NÓS À DIREITA DE DEUS; Quinto, ELE É O QUE VOLTARÁ PARA NOS LEVAR PARA JUNTO DELE. A pergunta persiste: Você já conhece o homem chamado Jesus? Se não, você pode conhecê-lo nesta noite e ter um encontro com Ele neste instante. Faça isto e verás que tua vida terá sentido. Em Nome de Jesus. Amém!

Autor: Veronilton Paz da Silva – Licenciado ao Sagrado Ministério; Missionário Presbiteriano na cidade de Sumé-PB; Bacharel em Teologia pelo IBHT; Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa pela UEPB; Formação de Evangelista/Missionário pelo CEIBEL e CPO/IBN.